A
TIBIEZA E OS PECADOS VENIAIS , OS CAMINHOS PARA O PURGATÓRIO
A grande porta
aberta para os tormentos do Purgatório, quando pela misericórdia, não se
precipitam muitas almas no pecado grave e no inferno, é a tibieza e o seu sintoma
certo é o pecado venial. Meditemos um pouco o mal da tibieza para vermos como
é arriscado viver assim, sem procurar uma vida fervorosa, arriscando a própria
salvação e preparando um horrível Purgatório depois da morte
Vejamos o que é a
tibieza : A tibieza define-a Santo Afonso pelo que a caracteriza: o pecado
venial . A tibieza, diz o Santo Doutor, é o hábito do pecado venial plenamente
voluntário : “A tibieza é o hábito não combatido do pecado venial,
ainda que seja um só. É um hábito fundado num cálculo implícito: — Esta falta
não ofenderá a Nosso Senhor gravemente, não me há de condenar. Pois vou
cometê-la. É um hábito dificílimo de se desarraigar da alma. E um hábito muito
espalhado, sobretudo entre as pessoas que fazem profissão de piedade e entre as
almas consagradas a Deus”. É uma doença espiritual e das mais graves e perigosas.
É o verme roedor da piedade. Micróbio terrível! Mina o organismo espiritual,
sem que o enfermo o perceba
Enfraquece a pobre
alma. Amortece as energias da vontade. Inspira horror ao esforço. Afrouxa a
vida cristã. Espécie de langor ou torpor, diz Tanquerey, que não é ainda a
morte, mas que a ela conduz sem se dar por isso, enfraquecendo gradualmente as
nossas forças morais. Pode-se compará-la a estas doenças que definham, como a
tísica, e consomem pouco a pouco algum dos órgãos vitais. É uma sonolência, um
sistema de acomodações na vida espiritual O PECADO VENIAL : Há muitos
sinais de tibieza, mas o que a caracteriza é o pecado venial deliberado e
habitual. Vejamos a malícia do pecado venial, que é tão castigado no Purgatório
e que é causa de tantos suplícios das pobres almas. Embora em grau inferior, o
pecado venial oferece, todavia, as mesmas características de malícia que o
pecado mortal
A rainha Maria
Teresa, de França, esposa de Luiz XIV, chorava uma falta venial. A delicada
consciência da princesa a deixava inconsolável. — Como? — Disseram-lhe — tanta
lágrima por uma falta leve, um pecado venial?! — Sim, pode ser venial, mas é
mortal para o meu coração! Tudo quanto ofende a Nosso Senhor nunca é leve ou
coisa de somenos importância para uma alma fervorosa. E o pecado venial é uma
ofensa a Deus. Há nele três circunstâncias agravantes: 1.ª) Uma injuria à
Majestade Divina ; 2.ª) Revolta contra a Autoridade de Deus ; 3.ª) Ingratidão à
Bondade Eterna Quem comete facilmente o pecado venial, dificilmente
escapará dos pecados mortais, afirmam experimentados mestres da vida
espiritual. “Por um justo castigo de Deus, diz Santo Isidoro, os que fazem
pouco caso dos pecados veniais, das faltas leves, vêm a cair um dia nos maiores
pecados”. Santo Agostinho tem uma frase que deve merecer de nós
sérias reflexões. O pecado mortal é, segundo ele, uma montanha que esmaga, que
mata, e os pecados veniais, grãos de areia
Acontece, porém,
que o desprezo das faltas leves faz com que a alma venha a perecer como estes
infelizes, que morrem sufocados sob um montão de areia. É verdade que só o
pecado mortal dá morte à alma, e os pecados veniais, por mais numerosos que
sejam, não nos podem tirar a graça santificante. Mas, diz São Gregório,
o hábito dos pecados veniais tira aos nossos olhos a malícia do pecado grave, e
em breve não receamos passar das faltas mais leves aos maiores pecados
Consequência e castigos da tibieza : A tibieza prepara a impenitência final.
— Será possível? Dirá alguém. Sim, a experiência o tem provado mil vezes
Tibieza é o abuso
da graça, e o abuso da graça teve quase sempre, como consequência última, a
impenitência final. Deus non irridetur! — Com
Deus não se brinca! Conheceis a palavra de São Paulo? A terra que
bebe muitas vezes as águas da chuva e que só produz cardos e espinhos, está
reprovada e próxima da maldição. Será entregue ao fogo e reduzida a cinzas (Hb.
6, 7). Deus nos chama, bate, bate mil vezes à porta do coração. É
desprezado. Ai! Um dia o candelabro da graça com todas as suas luzes será
transportado para outro lugar: Eu mudarei teu candelabro (Ap. 2, 5). E ai! Meu
Deus! Pobre alma! O abismo da impenitência final a espera. E ela sorri,
presunçosa, dorme tranquila na inconsciência, na cegueira do seu lamentável
estado!
Quando pela
misericórdia divina uma pobre alma não chega pela tibieza ao abismo do pecado
grave e à condenação, prepara para si um terrível Purgatório. Um pecado venial
é punido severamente nas chamas expiadoras. E quanto mais
luzes e graças recebeu neste mundo uma alma, tanto há de pagar até ao último
ceitil. As revelações particulares nos mostram almas padecendo no purgatório
até séculos por um pecado venial! Não abusemos da graça. Não digamos: é um pecado
venial, não tem importância... Se soubéssemos e meditássemos melhor o que é o
Purgatório, não seriamos tão levianos e insensatos para viver na tibieza e
cometer o pecado com tanta facilidade!
LITURGIA DO
DIA 11 DE JULHO DE 2014
PRIMEIRA LEITURA
(OS 14,2-10)
Leitura da
Profecia de Oséias - Assim fala o Senhor: 2Volta, Israel, para
o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3Vós todos,
encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: “Livra-nos de todo o mal
e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4A Assíria
não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais
‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão
misericórdia”. 5“Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los,
deles afastou-se a minha cólera. 6Serei como orvalho para Israel; ele
florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7Seus
ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume
como o do Líbano. 8Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o
trigo, e florescerão com a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9Que
tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou
como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10Compreenda
estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os
caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali
tropeçam e caem” - Palavra do Senhor
SALMO
RESPONSORIAL (Sl 50)
Minha boca anunciará o vosso
louvor!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de
vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai
completamente a minha culpa!
— Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me
ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a
neve ficarei
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um
espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim
o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com
espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca
anunciará vosso louvor!
EVANGELHO (MT
10,16-23)
Proclamação do
Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus
aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de
lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado
com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas
suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por
minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos
entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele
momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis
vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através
de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o
filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós
sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim,
esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.
Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel,
antes que venha o Filho do Homem - Palavra
da Salvação
Mensagem de Nossa Senhora em 2 de junho de
2012 para a vidente Mirjana Dragicevic - “Queridos filhos, Eu
continuo no meio de vós porque, com meu infinito amor, Eu desejo mostrar-vos a
Porta do Céu. Eu desejo dizer-vos como ela pode ser aberta: através da bondade,
misericórdia, amor e paz – através do Meu Filho. Portanto, meus filhos, não
percam tempo com futilidades. Somente o conhecimento do amor do Meu Filho pode
salvar-vos. Através do amor salvífico e do Espírito Santo Ele Me escolhe e Eu,
junto com Ele, estou escolhendo a vós para ser apóstolos do Seu amor e vontade.
Meus filhos, é uma grande responsabilidade sobre vós. Eu desejo que pelo vosso
exemplo vós ajudais os pecadores a recuperar a visão, enriquecer suas pobres
almas e trazê-las de volta para o meu abraço. Dessa forma, rezem, rezem, jejuem
e confessem-se regularmente. Se receber Meu Filho na Eucaristia for o centro de
vossas vidas, então não tenham medo, vocês podem fazer tudo. Eu estou convosco.
Todos os dias Eu rezo pelos pastores e espero o mesmo de vós. Isso porque, Meus
Filhos, sem a sua orientação e o fortalecimento que advém de suas bênçãos, vós
não podeis fazê-lo. Obrigada” –
Mensagem de Nossa Senhora em Medjugorje
A
IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BENTO,
VIDA DE ORAÇÃO E MEDITAÇÃO - Abade vem de “Abbá”, que significa pai, e isto o santo de
hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo
de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna,
no período de decadência do Império. Diante da decadência – também moral e
espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar
nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos
diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta,
passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos
traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma
maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso
mosteiro de Monte Cassino. A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de
inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos
de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e
dominou a Europa, principalmente com a máxima “Ora et labora”. Para São Bento a
vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total
equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o
Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas
de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no
céu com 67 anos. São Bento, rogai por
nós!
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