O SACRAMENTO POR EXCELÊNCIA, O MAIOR
MILAGRE DE JESUS CRISTO
A instituição da Eucaristia na Santa Ceia: o sacramento por
excelência, o maior milagre de Jesus Cristo, o maior tesouro que Ele nos
deixou, que é sua presença contínua nesta Terra. Corpus Christi, a festa para
honrar e adorar o Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo na Eucaristia. O sagrado Corporal sobre o qual verteu o
Sangue de Cristo em 1264. Esse corporal, que testemunha há exatos 750 anos o
“Milagre Eucarístico de Bolsena”, é comemorado na brilhante procissão de Corpus
Christi pelas ruas de Orvieto (Itália) — espetáculo superlativo de fé pública,
próprio meditado na celebração do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, que
transcorreu no dia 19 deste mês . Em seu glorioso Pontificado, o Papa São Pio X
(1903 a 1914) impulsionou extraordinariamente a piedade eucarística. Ele
recomendou a comunhão frequente quando declarou que “todos os fieis têm
liberdade de receber a sagrada comunhão com frequência e até diariamente, como
é desejo de Jesus Cristo e de Sua Igreja; e que, portanto, não se deve negá-la a
ninguém, que se aproxime da Sagrada Mesa em estado de graça e com reta e devota
intenção” . O Sumo Pontífice também incentivou a primeira comunhão concedida às
crianças, para isso bastando que elas “soubessem distinguir entre o ‘Pão
Eucarístico’ e o ‘pão material ordinário’”. E que, quanto à doutrina,
exigir-se-ia apenas que elas tivessem “certo conhecimento dos rudimentos da fé”
. A partir da determinação de Urbano IV para se festejar o dia de Corpus
Christi, uma soleníssima procissão se realiza todos os anos pelas encantadoras
ruas de Orvieto. Antes de seu início, logo pela manhã, no interior da Catedral
é realizada com grande pompa a cerimônia da exposição e adoração da Santíssima
Eucaristia. Segue-se a celebração da Missa solene. Logo depois tem início a
magnífica procissão, com o venerável Corporal percorrendo as ruas da cidade
Papa São Pio X conduz o
Santíssimo Sacramento pelas ruas de Veneza
Incentivando a comunhão frequente e a aproximação das
crianças à mesa da comunhão, São Pio X concorreu eficazmente para que as ideias
modernistas e jansenistas não se expandissem nos ambientes católicos de então.
Com efeito, a heresia jansenista — alegando um falso respeito e negando a
misericórdia infinita de Deus — enfraquecia a devoção ao Santíssimo Sacramento
. Esse Santo Papa, que passou para a História como o “Pontífice da Eucaristia”,
sintetiza o mais excelso de todos os sacramentos — que, como sabemos, são sete:
Batismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Extrema-Unção, Ordem e Matrimônio
— com essas eloquentes palavras: “A devoção à Eucaristia é a mais nobre de
todas as devoções, porque tem o próprio Deus por objeto; é a mais salutar
porque nos dá o próprio autor da graça; é a mais suave, pois suave é o Senhor.
Se os anjos pudessem sentir inveja, nos invejariam porque podemos comungar”.
Conforme Santo Tomás de Aquino, “todos os sacramentos estão ordenados para a
Eucaristia como para o seu fim”. O Doutor Angélico ainda afirmou que a dádiva
do Divino Sacramento é “uma graça de heroísmo na luta, e que seu efeito próprio
é não só o de amortecer em nós o fogo das paixões, como o de tornar-nos
invencíveis contra todas as potências infernais”. Ele defendeu a tese de ser o
Santíssimo Sacramento o maior dos milagres operados por Nosso Senhor Jesus
Cristo, o sacramento por excelência, a maravilha das maravilhas, o “Maximum
miraculum Christi”
Nesse mesmo sentido, Santo Agostinho, de modo muito
inspirado, assim se manifestou sobre esse milagre divino: “Que Deus, como ser
infinitamente sábio e infinitamente poderoso, não poderia e nem saberia dar-nos
mais precioso mimo do que o da Eucaristia; visto que, neste dom, se nos dava a
Si mesmo”. Impossível maior manifestação de amor de Deus pelos homens, segundo
o Apóstolo São João. “Tendo Jesus amado aos seus, que estavam no mundo, amou-os
até ao extremo” (Jo 13,1). Não seria,
portanto, ingratidão para com Nosso Senhor Jesus Cristo desprezar essa tão
excelsa manifestação do amor divino, se recusássemos esse “alimento espiritual”
que Ele misericordiosamente nos concedeu? Claro que sim. Ademais, seria
desprezar uma graça que aumenta nossa união com Deus, que nos propicia uma
prelibação da visão beatifica; uma dádiva que nutre nossas almas, fortifica
nossas virtudes, conserva e aumenta em nós a vida da graça (a vida
sobrenatural); que nos dá forças para vencer as tentações, dominando nossas
paixões desordenadas; além de apagar os pecados veniais, nossas faltas leves
Papa São Pio X com os
paramentos e a tiara papais
Segundo definição do Concílio de Trento (1545 – 1563), a
Eucaristia é “um antídoto que nos purifica das faltas que cometemos todos os
dias e nos preserva de quedas mortais” . Nosso Senhor, em sua extrema
manifestação do divino amor para com seus filhos neste mundo, nas vésperas de
sua Crucifixão, Ressurreição e subida ao Céu, instituiu o sacramento
eucarístico na Santa Ceia, a última com os Apóstolos, para não nos abandonar
nunca, permanecendo na Terra até fisicamente presente no sacrário. Não apenas
de modo simbólico, mas verdadeiramente presente sob as aparências das Sagradas
Espécies consagradas (o pão e o vinho). Assim, habitando sempre entre nós —
para ouvir nossas súplicas e atendê-las quando necessárias para nossa salvação
eterna — cumpriu-se esta promessa divina: “Eu estarei convosco até a consumação
dos séculos” (Mt 28,20) . Testemunharam-no os Apóstolos e registraram os
Evangelhos: “Enquanto ceavam, Jesus tomou o pão, e o benzeu, e o partiu, e
deu-o a seus discípulos, e disse: Tomai e comei; isto é o meu corpo. E, tomando
o cálice, deu graças e deu-lho dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é meu
sangue (que será o selo) do novo testamento, o qual será derramado por muitos
para a remissão dos pecados” (Mt 26, 26-28)
“Sacerdos alter Christus” (O sacerdote é um outro Cristo).
Como ensina a Santa Igreja, na parte mais importante da Missa, que é a
Consagração — pelo poder conferido por Nosso Senhor aos Apóstolos ao ordenar
“Fazei isso em memória de mim” (Lc 22,19) —, a substância do pão de trigo e do
vinho de uva converte-se em seu corpo e alma substancialmente, e em estado
glorioso, impassível, intangível e invisível. O sacerdote na Missa — que é a
renovação incruenta do sacrifício do Calvário — pronunciando as palavras
sacramentais durante a Consagração, “agit in persona Christi” (atua na pessoa
de Cristo). O sacerdote não diz “Tomai e comei, isto é o corpo de Cristo”, mas,
sim, “Tomai e comei, isto é o meu corpo” — neste momento dá-se a
“transubstanciação”, como muito apropriadamente denomina a Igreja. Com efeito,
no Concílio de Trento, a respeito da presença real e substancial de Jesus
Cristo nas espécies eucarísticas, foi promulgado: “No sublime sacramento da
santa Eucaristia, depois da Consagração do pão e do vinho, Nosso Senhor Jesus
Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, está contido verdadeira, real e
substancialmente sob aparência das coisas sensíveis”
Eucaristia: o modo correto de receber o augusto
sacramento
Uma vez que no Santíssimo Sacramento da Eucaristia Nosso
Senhor encontra-se verdadeiramente presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade,
não é uma grande graça poder visitá-Lo com frequência? Não é considerado uma
grande honra visitar um rei? Imagine-se então quão grande é a honra poder
visitar o Rei dos Reis, o Senhor do Céu e da Terra — sempre à nossa disposição
nos sacrários, tanto das ricas e imponentes catedrais quanto das pobres e
simples capelinhas! Se fôssemos
convidados a visitar uma rainha — por exemplo, a Rainha da Inglaterra —, não
nos prepararíamos primorosamente para tal visita e a faríamos com todo
respeito? Se assim é, com razão ainda maior devemos visitar o Santíssimo
Sacramento e receber a Sagrada Comunhão com sumo respeito, numa atitude de
adoração, estando em estado de graça (sem a mancha de qualquer pecado mortal).
É sapiencial tradição da Igreja recebê-la de joelhos e sobre a língua; no caso
das senhoras, cobertas com o véu na cabeça e convenientemente vestidas
Não estando em estado de graça, deve-se primeiro purificar a
consciência, arrependendo-se e confessando-se antes de receber a Comunhão. Como
adverte São Paulo Apóstolo: “Todo aquele que comer este pão ou beber o cálice
do Senhor indignamente, será réu do Corpo e do Sangue do Senhor. Examine-se,
pois, a si mesmo o homem, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque
aquele que o come e bebe indignamente, come e bebe para si a condenação, não
distinguindo o corpo do Senhor” (I Cor. 11, 27-29). Consonante com essas
palavras do Apóstolo, o Concílio de Trento reafirmou: “Ninguém cônscio de
pecado mortal, por mais contrito que se julgue, se aproxime da Sagrada
Eucaristia sem ter recebido antes o Sacramento da penitência" . Para nós,
simples mortais, a transubstanciação é um mistério, o “Mysterium Fidei”. Cremos porque nos é
ensinado pela Fé, que nos leva a crer em Deus e em todas as coisas que Ele faz,
mesmo que nos pareçam incompreensíveis. “A fé é o fundamento da esperança, é
uma certeza a respeito do que não se vê” (Hb 11,1). A Eucaristia é um altíssimo mistério, que
excede a pobre inteligência humana, pois nossos olhos mortais não veem senão o
pão e o vinho. Mas temos a certeza que é o Corpo de Cristo, pois para Deus NADA
é impossível
“Mistério de fé” — o
sublime mistério eucarístico
De modo muito expressivo e poético, um dos hinos compostos
por Santo Tomás de Aquino para adoração do Santíssimo Sacramento, o “Adoro te
devote”, assim canta essa misteriosa e sublime verdade de fé: “Eu te adoro com
afeto, Deus oculto, que te escondes nestas aparências. A Ti sujeita-se o meu
coração por inteiro e desfalece ao te contemplar. A vista, o tato e o gosto não
te alcançam, mas só com o ouvir-te firmemente creio. Creio em tudo o que disse
o Filho de Deus, nada mais verdadeiro do que esta Palavra da Verdade”. Se do
nada Deus criou todo o Universo, não poderia Ele mudar a substância do pão e do
vinho em seu Corpo e Sangue? — Responde o grande Santo Ambrósio: “Se
acreditamos que Deus pode criar do nada todos os seres, não deveremos crer mais
facilmente que possa permutar uma substância por outra? Se todos os dias, por
virtude natural, e não menos incompreensível, o pão e o vinho se transformam no
corpo e no sangue daqueles a quem serve de alimento, por que não haveremos de
crer que, por divina virtude, os mesmos objetos se transformem no corpo e no
sangue de Jesus Cristo?” . Entretanto, em algumas ocasiões, Nosso Senhor
misericordiosamente nos desvendou o mistério eucarístico, mostrando-se
realmente presente na Hóstia Santa por meio de comoventes milagres. Estes
confirmam a presença Real de Deus na Eucaristia, e, assim, fortalecem a fé de
muitos de nós que, como São Tomé, às vezes precisamos “ver para crer”
Na praça em frente à
Catedral de Orvieto, os assistentes aguardam o início da Procissão de Corpus
Christi
Impossível elencar nas páginas disponíveis para este artigo
todos os prodígios operados ao longo dos séculos, que confirmam a presença Real
na Eucaristia, mas nos deteremos em um que neste ano completa 750 anos exatos.
Um milagre portentoso que está na origem da expansão das festividades públicas
em honra do Santíssimo Sacramento, as procissões de Corpus Christi. Antes,
porém, algumas linhas explicativas sobre a origem de tal celebração. As maiores
manifestações públicas da fé no dogma da Presença Real de Nosso Senhor Jesus
Cristo na Eucaristia são as festas de Corpus Christi — como as belas e já
conhecidas celebradas solenemente em diversas cidades de norte a sul do Brasil,
com suas ruas enfeitadas com “tapetes” de flores etc . A origem da festa de
Corpus Christi remonta a uma religiosa agostiniana, Santa Juliana de Cornillon
(1193 – 1258), a quem Deus revelou a conveniência para a Igreja de uma
celebração dedicada a glorificar o Santíssimo Sacramento. Esta grande devota da
Eucaristia foi superiora da abadia de Mont-Cornillon de Liège (Bélgica),
fundada em 1124. Neste lugar de recolhimento, surgiu um movimento eucarístico
que incentivou várias práticas de adoração à Hóstia Consagrada, como a
Exposição e a Bênção do Santíssimo Sacramento . Em 1246, Santa Juliana pediu ao
bispo de Liège, Dom Roberto de Thorote, a instituição da festa de ação de
graças pela presença Real, em Corpo e Alma, de Nosso Senhor Jesus Cristo na
Eucaristia. O Bispo concordou com a celebração na diocese, mas não chegou a ver
cumprida a solenidade, pois faleceu no mesmo ano . Somente em 1250 o Cardeal
Cher, também de Liège, decidiu instituir em toda a diocese a nova festividade.
Assim, a primeira celebração, com o nome de “Fête-Dieu”, foi realizada no
interior da igreja de Saint-Martin, num cerimonial dirigido pelo próprio
Cardeal
O sacrossanto Corporal,
levado num andor, sob um belo pálio, na procissão de Corpus Christi em Orvieto
Desenvolveremos com mais detalhes para os leitores as
festividades de Corpus Christi em Orvieto (Itália). Sem dúvida uma das mais
bonitas, ou mesmo a mais bela manifestação em honra do Santíssimo Sacramento.
Em qualquer caso, é considerada a primeira procissão de Corpus Christi
realizada publicamente . Sobre um plateau a 300 metros de altitude, tendo a
seus pés uma planície repleta de formosos vinhedos, Orvieto, com um pouco mais
de 20 mil habitantes, situa-se mais ou menos a 100 km ao norte de Roma. A
“Cidade do Corpus Christi” — como é denominada — possui notáveis monumentos
medievais, sendo o mais importante o Duomo — o “Lírio das Catedrais” [foto].
Sua frente foi classificada por Plinio Corrêa de Oliveira como “a mais bela
fachada da Cristandade”. Dedicado à Virgem Santíssima, é uma obra-prima da arte
gótica italiana, floreado por preciosos mosaicos e baixos relevos (retratando
fatos do Antigo e do Novo Testamento), além de afrescos de Fra Angélico e de
Luca Signorelli. Sua construção teve início em 1290 para que fosse um grandioso
escrínio no qual ficasse dignamente conservado e venerado o “Milagre de
Bolsena”
Diversos e preciosos
gonfalões são portados no solene cortejo de Orvieto. Neste acima, a
representação da "Missa de Bolsena", durante a qual se operou o impressionante
milagre eucarístico
Que milagre é esse? Encontrei sua narração no livro Leituras
Eucarísticas (Editora Vozes, 1935), do Frei Mariano Wentzen. Eis um pequeno
resumo: Entre os milagres realizados
pela Santíssima Eucaristia, o de Bolsena (província de Viterbo, diocese de
Orvieto) é o mais conhecido, pois está na origem da festa de Corpus Christi (ou
Corpus Domini). Em 1264, o Padre Peter, oriundo de Praga, empreendeu uma viagem
desde sua região (a Boêmia) até Roma. Embora fosse um sacerdote piedoso, ele
desejava revigorar sua fé na Cidade Eterna, pedir ao Papa alguns
esclarecimentos e expor-lhe dúvidas a respeito da doutrina da
transubstanciação. Como vimos acima, durante a Consagração, ocorre a mudança da
substância do pão e do vinho em Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor
Jesus Cristo — permanecendo, contudo, na aparência do pão e do vinho . Chegando
à cidade de Bolsena, o referido sacerdote celebrou a Missa na Igreja de Santa
Cristina. Foi esta a última vez que as dúvidas de fé sobre a presença Real de
Jesus na Santíssima Eucaristia o atormentaram!
Imagem do interior da lindíssima
catedral de Orvieto
No momento da Consagração do pão e do vinho, na Sagrada
Hóstia ocorreu uma efusão do preciosíssimo Sangue, que começou a transbordar e
gotas verteram-se sobre o corporal (tecido de linho branco que fica debaixo do
Cálice), tingindo-o de sangue . Assustado com aquele inexplicável acontecimento,
o sacerdote primeiro procurou esconder o sagrado corporal, pois julgava que
isso ocorrera em castigo devido às suas dúvidas de fé. Mas o sangue transpôs o
linho e quatro gotas caíram sobre os degraus do altar, deixando impressos no
mármore sinais evidentes do adorável Sangue. Não podendo mais ocultar o
milagre, foi à procura do Papa Urbano IV — que se encontrava em Orvieto, cidade
bem próxima de Bolsena — para se confessar e narrar o acontecido. Assim, o Papa
mandou trazer à sua presença aquele corporal e ordenou uma apuração meticulosa,
que resultou na comprovação inequívoca do milagre
O cortejo histórico e
solene de Orvieto
Daí a edificação da Catedral de Orvieto para a guarda e
veneração do sacrossanto Corporal — objeto de grande devoção não apenas dos
italianos, mas de pessoas do mundo inteiro que para lá se dirigem. Quanto ao
mármore sobre o qual pingaram gotas do preciosíssimo Sangue, conserva-se até
hoje na Igreja de Santa Cristina de Bolsena, onde ocorrera o impressionante
milagre, outra prodigiosa comprovação da presença Real de Nosso Senhor Jesus
Cristo na Hóstia consagrada . Com a bula Transiturus de hoc mundo, de 11 de
agosto de 1264, Urbano IV estendeu a todo o Orbe católico a Festa de Corpus
Christi, a ser celebrada publicamente de modo solene pelas ruas e praças. A data
da comemoração foi fixada para a quinta-feira após o dia da Santíssima
Trindade. O dia escolhido foi em memória da celebração da primeira Missa por
Nosso Senhor, na última ceia no Cenáculo, que foi na Quinta-Feira Santa, quando
instituiu o incomparável Sacramento da Eucaristia . Também o Papa Urbano IV
pediu a Santo Tomás de Aquino para compor cânticos para se festejar com maior
esplendor o dia de Corpus Christi. Ele então compôs cinco hinos em louvor ao
Santíssimo Sacramento — o “Lauda Sion”, “Adoro Te Devote”, “Pange Lingua”,
“Sacris Sollemnis” e “Verbum Supernum”. Conta-se que para a criação de um dos
hinos, o Papa encomendou a São Boaventura e a Santo Tomás, mas quando o Romano
Pontífice fez leitura em voz alta do ofício composto por Santo Tomás, São Boaventura,
despretensiosamente, foi rasgando a sua composição... Tal hino é o célebre e
belíssimo “Lauda Sion” (Louva Sião)
LITURGIA DO DIA 25 DE
JUNHO DE 2014
PRIMEIRA LEITURA (2RS 22,8-13;23,1-3)
Leitura do Segundo
Livro dos Reis - Naqueles
dias, 22,8o sumo sacerdote Helcias disse ao secretário Safã: “Achei o livro da
Lei na casa do Senhor!” Helcias deu o livro a Safã, que também o leu. 9Então o
secretário Safã foi à presença do rei e fez-lhe um relatório nestes termos: “Os
teus servos juntaram o dinheiro que se achou no templo e entregaram-no aos
empreiteiros encarregados do templo do Senhor”. 10Em seguida, o secretário Safã
comunicou ao rei: “O sacerdote Helcias entregou-me um livro”. E Safã leu-o
diante do rei. 11Ao ouvir as palavras do livro da Lei, o rei rasgou as suas
vestes. 12E ordenou ao sacerdote Helcias, a Aicam, filho de Safã, a Acobor,
filho de Miqueias, ao secretário Safã e a Asaías, ministro do rei: 13“Ide e
consultai o Senhor a meu respeito, a respeito do povo e de todo o Judá, sobre
as palavras deste livro que foi encontrado. Grande deve ser a ira do Senhor que
se inflamou contra nós, porque nossos pais não obedeceram as palavras deste
livro, nem puseram em prática tudo o que nos fora prescrito”.23,1Então o rei
mandou que se apresentassem diante dele todos os anciãos de Judá e de
Jerusalém. 2E subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os
habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, do maior ao
menor. Leu diante deles todo o conteúdo do livro da Aliança que tinha sido
achado na casa do Senhor. 3De pé, sobre o seu estrado, o rei concluiu a aliança
diante do Senhor, obrigando-se a seguir o Senhor e a observar seus mandamentos,
preceitos e decretos, de todo o seu coração e de toda a sua alma, cumprindo as
palavras da Aliança escritas naquele livro. E todo o povo aderiu à Aliança - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (Sl
118)
Ensinai-me a viver
vossos preceitos, ó Senhor!
— Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los
fielmente até o fim!
— Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o
coração a guardarei
— Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele
encontrarei felicidade
— Inclinai meu coração às vossas leis, e nunca ao dinheiro e
à avareza
— Desviai o meu olhar das coisas vãs, dai-me a vida pelos
vossos mandamentos!
— Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó
Senhor, porque sois justo!
EVANGELHO (MT 7,15-20)
Proclamação do
Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15“Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de
ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus
frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim,
toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma
árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos
bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo.
20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis” - Palavra da Salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos, com todo o Meu Coração e Alma cheia de
Fé e Amor no Pai Celestial, Eu dei Meu Filho a vocês e estou dando Ele a vocês
novamente. Meu Filho trouxe vocês, pessoas do mundo inteiro, a conhecerem o
único Deus verdadeiro e o Seu Amor. Ele tem levado vocês no caminho da verdade
e feito vocês irmãos e irmãs. Portanto, Meus filhos, não se desviem, não fechem
os seus corações diante da verdade, esperança e amor. Tudo ao redor de vocês
está passando e tudo está partindo, somente a Glória de Deus permanece.
Portanto, renunciem a tudo que distancia vocês do Senhor. Adorem-no somente,
porque Ele é o único Deus Verdadeiro. Eu estou com vocês e Eu permaneço com
vocês. Eu estou especialmente rezando pelos pastores para que possam ser
verdadeiros representantes de Meu Filho e possam conduzir vocês com amor no
caminho da verdade. Obrigada" -
Mensagem de Nossa Senhora em 25 de agosto de 2011
A IGREJA CELEBRA HOJE ,
SÃO GUILHERME, COMBATENTE CONTRA O MAL - Com grande devoção, hoje, lembramos a santidade de vida de
São Guilherme, que nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085. Órfão muito
cedo, foi morar com os familiares que em nada o impediram de seguir Jesus e
realizar seus anseios de vida religiosa. Quando tinha apenas 14 anos, Guilherme
saiu com vestes penitenciais para visitar o Santuário de Santiago de
Compostela, na Espanha, visando expressar sua caminhada espiritual. Aconteceu
que desejava peregrinar para a Terra Santa, mas devido a turbulências
políticas, desviou-se e acabou se retirando no Monte Partênio (Monte da Virgem)
e ali permaneceu em silêncio, penitência e oração. São Guilherme, ao começar a
construção do Santuário de Nossa Senhora do Monte Virgine, com o tempo, teve de
organizar a comunidade dos monges formada a partir de sua total consagração. E
desta forma nasceu o primeiro dos vários mosteiros fundados pelo Santo. Combatente
contra o mal, durante os 67 anos de existência ele não admitiu o pecado em sua
vida, tanto que diante da malícia de uma mulher, ele preferiu jogar-se em
brasas acesas do que nos braços do pecado; e por graça foi preservado milagrosamente
de qualquer ferimento. São Guilherme,
rogai por nós!
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