A SANTA EUCARISTIA EXPLICADA
CATECISMO §1º. – Da natureza da Santíssima Eucaristia
e da presença real deJesus Cristo neste Sacramento
594) Que é o Sacramento da Eucaristia?
A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável
conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a
substância do vinho no seu precioso Sangue, contém verdadeira, real e
substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso
Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento,
espiritual
595) Está na Eucaristia o mesmo Jesus Cristo que está
no Céu e que nasceu, na terra, da Santíssima Virgem?
Sim, na Eucaristia está verdadeiramente o mesmo Jesus
Cristo que está no Céu e que nasceu, na terra, da Santíssima Virgem Maria
596) Por que acreditais que no Sacramento da
Eucaristia está verdadeiramente Jesus Cristo?
Eu acredito que no Sacramento da Eucaristia está
verdadeiramente presente Jesus Cristo, porque Ele mesmo o disse, e assim no-lo
ensina a Santa Igreja.
597) Qual é a matéria do Sacramento da Eucaristia?
A matéria do Sacramento da Eucaristia é a que foi
empregada por Jesus Cristo, a saber: o pão de trigo e o vinho de uva
598) Qual é a forma do Sacramento da Eucaristia?
A forma do Sacramento da Eucaristia são as palavras
usadas por Jesus Cristo: Isto é o meu Corpo: este é o meu Sangue
599) Que é a hóstia antes da consagração?
A hóstia antes da consagração é pão de trigo
600) Depois da consagração, que é a hóstia?
Depois da consagração, a hóstia é o verdadeiro Corpo
de Nosso Senhor Jesus Cristo, debaixo das espécies de pão
601) Que está no cálice antes da consagração?
No cálice, antes da consagração, está vinho com
algumas gotas de água
602) Depois da consagração, que há no cálice?
Depois da consagração, há no cálice o verdadeiro
Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, debaixo das espécies de vinho
603) Quando se faz a mudança do pão no Corpo, e do
vinho no Sangue de Jesus Cristo?
A conversão do pão no Corpo, e do vinho no Sangue de
Jesus Cristo, faz-se precisamente no ato em que o sacerdote, na santa Missa,
pronuncia as palavras da consagração
604) Que é a consagração?
A consagração é a renovação, por meio do sacerdote, do
milagre operado por Jesus Cristo na última Ceia, quando mudou o pão e o vinho
no seu Corpo e no seu Sangue adorável, por estas palavras: Isto é o meu Corpo;
este é o meu Sangue
605) Como é chamada pela Igreja a miraculosa conversão
do pão e do vinho no Corpo e no Sangue de Jesus Cristo?
A miraculosa conversão, que todos os dias se opera
sobre os nossos altares, é chamada pela Igreja transubstanciação
606) Quem deu tanta virtude às palavras da consagração?
Foi o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, Deus
onipotente, que deu tanta virtude às palavras da consagração.
607) Depois da consagração não fica ainda alguma coisa
do pão e do vinho?
Depois da consagração ficam só as espécies do pão e do
vinho
608) Que são as espécies do pão e do vinho?
Dizem-se espécies a quantidade e as qualidades
sensíveis do pão e do vinho, como a figura, a cor, o sabor
609) De que maneira podem ficar as espécies do pão e
do vinho sem a sua substância?
As espécies do pão e do vinho ficam maravilhosamente
sem a sua substância por virtude de Deus Onipotente
610) Debaixo das espécies de pão está só o Corpo de
Jesus Cristo, e debaixo das espécies de vinho está só o seu Sangue?
Tanto debaixo das espécies de pão, corno debaixo das
espécies de vinho, está Jesus Cristo vivo e todo inteiro com seu Corpo, Sangue,
Alma e Divindade
611) Podereis dizer-me por que tanto na hóstia como no
cálice está Jesus Cristo todo inteiro?
Tanto na hóstia como no cálice está Jesus Cristo todo
inteiro, porque Ele está na Eucaristia vivo e imortal como no céu; por isso
onde está o seu Corpo, está também o seu Sangue, sua Alma e sua Divindade; e
onde está seu Sangue está também seu Corpo, sua Alma e sua Divindade, pois tudo
isto é inseparável em Jesus Cristo
612) Quando Jesus está na hóstia, deixa de estar no
Céu?
Quando Jesus está na hóstia, não deixa de estar no
Céu, mas encontra-se ao mesmo tempo no Céu e no Santíssimo Sacramento
613) Jesus Cristo está presente em todas as hóstias
consagradas do mundo?
Sim, Jesus está presente em todas as hóstias
consagradas.
614) Como é possível que Jesus Cristo esteja em todas
as hóstias consagradas?
Jesus Cristo está em todas as hóstias consagradas, por
efeito da onipotência de Deus, a quem nada é impossível
615) Quando se parte a hóstia, parte-se também o Corpo
de Jesus Cristo?
Quando se parte a hóstia, não se parte o Corpo de
Jesus Cristo, mas partem-se somente as espécies do pão
616) Em que parte da hóstia fica o Corpo de Jesus
Cristo?
O Corpo de Jesus Cristo fica inteiro em todas e em
cada uma das partes em que a hóstia foi dividida
617) Está Jesus Cristo tanto numa hóstia grande como
na partícula de uma hóstia?
Tanto numa hóstia grande, como na partícula de uma
hóstia, está sempre o mesmo Jesus Cristo
618) Por que motivo se conserva nas igrejas a
Santíssima Eucaristia?
Conserva-se nas igrejas a Santíssima Eucaristia, a fim
de ser adorada pelos fiéis, e levada aos enfermos, quando for necessário
619) Deve-se adorar a Eucaristia?
A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque Ela
contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor
CATECISMO § 2º. – Da instituição e dos efeitos do
Sacramento da Eucaristia
620) Quando instituiu Jesus Cristo o Sacramento da
Eucaristia?
Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia na
última ceia que celebrou com seus discípulos, na noite que precedeu sua Paixão
621) Por que instituiu Jesus Cristo a Santíssima
Eucaristia?
Jesus Cristo instituiu a Santíssima Eucaristia, por
três razões principais:
1º para ser o sacrifício da nova lei;
2º para ser alimento da nossa alma;
3º para ser um memorial perpétuo da sua Paixão e
Morte, e um penhor precioso do seu amor para conosco e da vida eterna
622) Por que Jesus Cristo instituiu este Sacramento debaixo
das espécies de pão e de vinho?
Jesus Cristo instituiu este Sacramento debaixo das
espécies de pão e de vinho, porque a Eucaristia devia ser nosso alimento
espiritual, e era por isso conveniente que nos fosse dada em forma de comida e
de bebida.
623) Que efeitos produz em nós a Santíssima
Eucaristia?
Os principais efeitos que a Santíssima Eucaristia
produz em quem a recebe dignamente são estes:
1º conserva e aumenta a vida da alma, que é a graça,
como o alimento material sustenta e aumenta a vida do corpo;
2º perdoa os pecados veniais e preserva dos mortais;
produz consolação espiritual
624) Não produz em nós a Santíssima Eucaristia outros
efeitos?
Sim. A Santíssima Eucaristia produz em nós outros três
efeitos, a saber:
1º enfraquece as nossas paixões, e em especial
amortece em nós o fogo da concupiscência;
2º aumenta em nós o fervor e ajuda-nos a proceder em
conformidade com os desejos de Jesus Cristo;
3º dá-nos um penhor da glória futura e da ressurreição
do nosso corpo
CATECISMO § 3º. – Das disposições necessárias para bem
comungar
625) Produz o Sacramento da Eucaristia sempre em nós
os seus maravilhosos efeitos?
O Sacramento da Eucaristia produz em nós os seus
maravilhosos efeitos, quando o recebemos com as devidas disposições
626) Quantas coisas são necessárias para fazer uma
comunhão bem feita?
Para fazer uma comunhão bem feita, são necessárias
três coisas:
1º estar em estado de graça;
2º estar em jejum desde uma hora antes da comunhão;
3º saber o que se vai receber e aproximar-se da
sagrada Comunhão com devoção
627) Que quer dizer: estar em estado de graça?
Estar em estado de graça quer dizer: ter a consciência
limpa de todo o pecado mortal
628) Que deve fazer antes de comungar quem sabe que
está em pecado mortal?
Quem sabe que está em pecado mortal, deve fazer uma
boa confissão antes de comungar; porque para quem está em pecado mortal, não
basta o ato de contrição perfeita, sem a confissão, para fazer uma comunhão bem
feita
629) Por que não basta o ato de contrição perfeita, a
quem sabe que está em pecado mortal, para poder comungar?
Porque a Igreja ordenou, em sinal de respeito a este
Sacramento, que quem é culpado de pecado mortal, não ouse receber a Comunhão,
sem primeiro se confessar
630) Quem comungasse em pecado mortal, receberia a
Jesus Cristo?
Quem comungasse em pecado mortal, receberia a Jesus
Cristo, mas não a sua graça; pelo contrário, cometeria sacrilégio e incorreria
na sentença de condenação
631) Em que consiste o jejum eucarístico?
O jejum eucarístico consiste em abster-se de qualquer
espécie de comida ou bebida, exceto a água natural, que, na atual disciplina
eucarística, não quebra o jejum
632) Pode comungar quem engoliu restos de comida
presos aos dentes?
Quem engoliu restos de comida presos aos dentes, pode
comungar, porque já não são tomados como alimentos ou perderam tal condição
633) Quem não está em jejum, pode comungar alguma vez?
Comungar sem estar em jejum é permitido aos doentes
que estão em perigo de morte, e aos que obti prolongada. A comunhão feita pelos
doentes em perigo de morte chama-se Viático, porque os sustenta na viagem que
eles fazem desta vida à eternidade
634) Que querem dizer as palavras: saber o que se vai
receber?
Saber o que se vai receber quer dizer: conhecer o que
ensina com respeito a este Sacramento a Doutrina Cristã e acreditá-lo
firmemente
635) Que quer dizer: comungar com devoção?
Comungar com devoção quer dizer: aproximar-se da
sagrada Comunhão com humildade e modéstia, tanto na própria pessoa como no
vestir, e fazer a preparação antes e a ação de graças depois da Comunhão.
636) Em que consiste a preparação antes da Comunhão?
A preparação antes da Comunhão consiste em nos
entretermos algum tempo a considerar quem é Aquele que vamos receber e quem
somos nós; e em fazer atos de fé, de esperança, de caridade, de contrição, de
adoração, de humildade e de desejo de receber a Jesus Cristo
637) Em que consiste a ação de graças depois da
Comunhão?
A ação de graças depois da Comunhão consiste em nos
conservarmos recolhidos a honrar a presença do Senhor dentro de nós mesmos,
renovando os atos de fé, de esperança, de caridade, de adoração, de
agradecimento, de oferecimento e de súplica, pedindo sobretudo aquelas graças
que são mais necessárias para nós e para aqueles por quem somos obrigados a
orar
638) Que se deve fazer no dia da Comunhão?
No dia da Comunhão deve-se manter, o mais possível, o
recolhimento, ocupar-se em obras de piedade, bem como cumprir com grande esmero
os deveres de estado
639) Depois da sagrada Comunhão, quanto tempo
permanece Jesus Cristo em nós?
Depois da sagrada Comunhão, Jesus Cristo permanece em
nós com a sua graça enquanto se não peca mortalmente; e com a sua presença real
permanece em nós enquanto se não consomem as espécies sacramentais
§ 4º – Da maneira de comungar
640) Como devemos apresentar-nos no ato de receber a
sagrada Comunhão?
No ato de receber a sagrada Comunhão devemos estar de
joelhos, com a cabeça medianamente levantada, com os olhos modestos e voltados
para a sagrada Hóstia, com a boca suficientemente aberta e com a língua um
pouco estendida sobre o lábio inferior. Senhoras e meninas devem estar com a
cabeça coberta
641) Como se deve segurar a toalha ou a patena da
Comunhão?
A toalha ou a patena da Comunhão deve-se segurar de
maneira que recolha a sagrada Hóstia, caso ela viesse a cair
642) Quando se deve engolir a sagrada Hóstia?
Devemos procurar engolir a sagrada Hóstia o mais
depressa possível, e convém abster-nos de cuspir algum tempo
643) Se a sagrada Hóstia se pegar ao céu da boca, que
se deve fazer?
Se a sagrada Hóstia se pegar ao céu da boca, é preciso
despegá-la com a língua, nunca porém com os dedos
catecismo § 5.o – Do preceito da comunhão
644) Quando há obrigação de comungar?
Há obrigação de comungar todos os anos pelei Páscoa,
na própria paróquia, e além disso em perigo de morte
645) Em que idade começa a obrigar o preceito da
Comunhão pascal?
O preceito da Comunhão pascal começa a obrigar na
idade em que a criança é capaz de recebê-la com as devidas disposições
646) Pecam aqueles que têm idade capaz para serem
admitidos à Comunhão e não comungam?
Aqueles que, tendo a idade capaz para serem admitidos
à Comunhão, não comungam, ou porque não querem, ou porque não estão instruídos
por sua culpa, pecam sem dúvida. Pecam outrossim os seus pais, ou quem lhes faz
as vezes, se o adiamento da Comunhão se dá por sua culpa, e hão de dar por isso
severas contas a Deus
647) É coisa boa e útil comungar frequentemente?
É coisa ótima comungar frequentemente e até todos os
dias, contanto que se faça com as devidas disposições
648) Qual a frequência com que se deve comungar?
Pode-se comungar tão frequentemente quanto o permita o
conselho de um confessor piedoso e douto
Toda 5ª feira é dia de São Justino, o santo da Eucaristia, dia de meditarmos os mistérios dela.
ResponderExcluirNossa Senhora de Medjugorje, mãe do povo da antiga Iugoslávia e mãe de todos os povos de todos os tempos, rogai por nós.
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