A ETERNA LUTA CONTRA OS HEREGES
“AO HOMEM HEREGE, DEPOIS DE UMA E
OUTRA ADMOESTAÇÃO, EVITA-O” - (TITO 3,10)
“Por seu
pecado , os hereges merecem não apenas ser separados da Igreja , PELA
EXCOMUNHÃO , mas também do mundo , pela morte” – SÃO TOMÁS DE AQUINO
Nos dias de hoje em que reina a confusão, são muitos os católicos -
leigos ou pertencentes a mais alta hierarquia - que dão escândalo ao andarem de
braços dados com hereges dentro das igrejas e ao defenderem heresias. Eu nem
preciso citar nomes, creio que cada um de vocês poderá apontar um nome - famoso
ou não - de alguém que se comporta desta maneira atualmente, dando espaço até
mesmo para que hereges "preguem" dentro das igrejas, diante do
Santíssimo
Vivemos tempos tão perigosos para as almas, tão terríveis, que temos a
todo momento que parar para pensar de onde tal figura tirou aquele pensamento,
aquela palavra. Pensamos: "será que isso é católico?", "será que
ele está defendendo algo verdadeiro?". Temos dúvidas até mesmo do que dizem
os padres, outrora tão mais respeitados. Mas hoje são tantos que defendem
mentiras que fica difícil confiar em tudo o que dizem, sejam bispos ou padres
ou outros religiosos. E lá vai então o simples católico correr para buscar
ajuda para entender o que tal ou qual membro da hierarquia acabou de dizer...
quanta confusão!
Algumas coisas que mais me chocaram nesses anos de Fé católica foi ver
gente da Igreja defendendo hereges e - pior! - heresiarcas! Isso não dá para
suportar, é difícil demais, dói demais. Parece até que quebra algo dentro da
gente ver a defesa de desgraçados que blasfemam, que se desfazem da Igreja, de
Nossa Senhora, de Deus mesmo. É duro, é doloroso, é triste. Mas Nossa Senhora
em La Salette já advertiu sobre esses tempos, então temos que orar e vigiar ainda
mais
Em obediência ao Concílio Vaticano II : " Não basta, porém, que o povo cristão esteja presente e
estabelecido num país; não basta também que ele exerça o apostolado do exemplo;
está estabelecido, está presente com esta finalidade: anunciar Cristo aos seus
concidadãos não-cristãos pela palavra e ação, e ajudá-lo a receber plenamente a
Cristo" Ad Gentes Artigo 3 cap. 15 em continuidade com a
Tradição Católica e Apostólica é ação missionária o anúncio e o combate
aos inimigos da fé que trabalham arduamente pela ruína das almas
"Não nos deixemos enganar pelo
falso espírito de caridade, hereges convictos são ajudantes do diabo" (Santo Agostinho) . Por essa razão, apresento cartas e
textos que corroboram com o combate à heresia tão amortecido pelo irenismo e
relativismo dos dias atuais, recordando, sempre, "que a nossa luta não é
contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os
dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas
regiões celestes" - (Ef 6,12)
Padre Manoel Bernardes : “Nem se engane alguém com as especiosas aparências destes homens
[os hereges], quando mostram nas igrejas maior modéstia que muitos católicos,
ou se portam liberais e afáveis, ou afetam erudição e letras. Porque destas primeiramente
têm, quando muito, só as naturais juntas com tal arrogância e fasto, que com
dois dedos de eloqüência latina ou grega, presumem dominar a Sagrada Teologia e
interpretar as Divinas Escrituras. Mas, se alguém os provoca a desafio, ou
lançam tudo a gritaria e descompostura, ou não aceitam, como desavergonhados,
sobre covardes e ignorantes
Isto experimentou várias vezes o nosso
São Francisco de Sales nos países dos
Chablaix. E de virtudes, impossível é terem as verdadeiras e sólidas,
faltando-lhes a fé, fundamento de todas e princípio de agradar a Deus, Autor
delas. Só lhes ficaram algumas cascas, que lhês guardam com suma hipocrisia, e
que os demônios, que são os seus padrinhos, ou familiares e assessores (como
sentem os Santos Padres) , lhes não impugnam, ou por não espantar a caça, que
está segura no laço da condenação, ou porque serve também ao seu intento de
pegar o contágio aos bons, que pensam que também eles o sejam
Porque, como disse São Bernardo , ".....todo herege é ovelha na lã, raposa nas
entranhas, lobo nas obras: ‘Haeretici oves sunt habitu, astu vulpes, actu et
crudelitate lupi . Querem parecer, mas não ser bons; e querem ser, mas não
parecer maus, porque o parecer bons lhes serve de que não tenhamos a eles por
maus, e de que sejam piores, sendo maus não só para si, senão para quem se lhes
chega, tendo-os por bons” (Padre
Manoel Bernardes. Nova Floresta. Livraria Chardron, Porto: 1911, 5º tomo, p.
175-6)
Papa Bento XV : “Um zelo tão ardente em salvaguardar a integridade da Fé atirava São
Jerônimo em veementíssimas polêmicas contra os filhos rebeldes da Igreja, que ele considerava seus inimigos
pessoais: ".....Ser-me-á
suficiente responder [dizia ele] que jamais poupei os hereges e que empreguei
todo o meu zelo em fazer dos inimigos da Igreja meus inimigos pessoais" .
Em uma carta a Rufino ele escreveu : ‘.....Há um ponto em que não poderei
concordar contigo: poupar os hereges, não me mostrar católico’ (...)
Sabemos com que vigor ele combatia os inimigos da Igreja . Aplaudindo seu jovem
companheiro de armas, Agostinho , que sustentava os mesmos combates, e
felicitando-o por haver com este atraído sobre si o furor dos hereges, Jerônimo
lhe escreveu : ".....Honra à tua bravura! O mundo inteiro
tem os olhos postos sobre ti. Os católicos veneram e reconhecem em ti o
restaurador da antiga fé, e, sinal ainda mais glorioso, todos os hereges te
amaldiçoam e me perseguem contigo com um ódio igual, matando-nos pelos seus
desejos, na impossibilidade nos imolar sob seus gládios" . Este
testemunho se acha magnificamente confirmado por Postumiano, em Sulpício Severo
: "Uma luta de todos os instantes e um duelo ininterrupto com os maus
concentravam sobre Jerônimo os ódios dos perversos. Nele, os hereges odeiam
aquele que não cessa de os atacar; os clérigos, quem lhes recrimina a vida e os
crimes. Mas todos os homens virtuosos, sem exceção, o amam e
admiram" . Este ódio dos hereges e dos maus levou Jerônimo a
suportar penosos sofrimentos, sobretudo quando os pelagianos se atiraram sobre
o mosteiro de Belém e o saquearam; mas ele suportou com equanimidade todos os
maus tratos e todas as injúrias, disposto que estava a morrer pela defesa da Fé
cristã” - (Papa Bento XV - Encíclica “Spiritus
Paraclitus”, de 15 de setembro de 1920, sobre São Jerônimo, Padre e Doutor da
Igreja)
Padre Manoel Bernardes : “(...) Daqui veremos a cautela, estranheza e ainda
desprezo com que nos devemos portar com os hereges. É dogma de São Paulo em vários textos (Tito 3, 10; 2 Tim 3,1s; Rom 16,7)
; e São João (2 Jo 5, 10) proíbe até saudá-los: ‘Nec ave ei dixeritis’; onde se note que ‘ave’, ou ‘salve’, por estilo
dos romanos, se dizia na entrada, como o ‘vale’ à despedida; e, porquanto, com
semelhante gente, mais segura é a despedida do que a entrada, e quem evitar
esta evitada tem aquela, por isso diz São João que nem a saudação ‘ave’ lhe
digamos . Como têm as entranhas da intenção corruptas, é força que o bafo das
palavras seja pestilento; e, se nos desviamos do que respira um apestado ou
tísico por ressalvar a nossa saúde corporal, quanto mais depressa
devemos evitar o de um herege por acautelar a alma? O mesmo São João
confirmou com o exemplo o que ensinara com a palavra, pois não quis entrar no
banho onde Cerinto, herege, se lavara. Notável é o caso que sucedeu a São
Martinho, bispo : por uma leve e quase inevitável comunicação que teve com
Itácio, herege, levou uma repreensão do seu Anjo, e dali por diante
experimentou mais dificuldade e trabalho em curar os possessos, e por dezesseis
anos que lhe restaram de vida se absteve de entrar em sínodo” (Padre Manoel Bernardes. Nova Floresta. Livraria Chardron, Porto: 1911,
5º tomo, p. 174-5)
Dom Felix Sardá y Salvany : "A suma intransigência católica
não é senão suma caridade católica. Suma caridade em relação ao próximo, quando
para seu próprio bem o confunde, envergonha, ofende e castiga . Suma caridade
em relação ao bem alheio, quando, para livrar o próximo do contágio de um erro,
desmascara seus autores e fautores, chama-os por seus verdadeiros nomes de maus
e perversos, fá-los aborrecer e desprezar como
aborrecidos e desprezados devem ser, denuncia-os à execração comum e, se
possível, ao elo da força social encarregada de reprimi-los e puni-los . Suma
caridade, finalmente, em relação a Deus, quando para Sua glória e serviço se
faz necessário prescindir de todas as considerações, passar por cima de
todos os limites, afrontar todo respeito humano, ferir todos os interesses,
expor a própria vida e todas as vidas que seja preciso expor para tão alto
fim" (SALVANY, Dom Felix Sardá y. El
Liberalismo es pecado. Edição E. P. C., S. A.: Madrid, 1936, cap. XXI, p. 85)
Santo Atanásio : "Que Deus vos console. Soube que não só vos entristece meu
exílio, senão sobre tudo o fato de que os outros, quer dizer os arianos, se hão
apoderado dos templos por violência e, entretanto, vós haveis sido expulsos
desses lugares. Eles então possuem os templos; vós, em troca, a
tradição da Fé apostólica. Eles, consolidados nesses lugares, estão, na
realidade, à margem da verdadeira Fé, em troca vós, que estais excluídos dos
templos, permaneceis dentro dessa Fé. Confrontemos, pois, que coisa seja mais
importante, o templo ou a Fé, e resultará evidente desde logo, que é
mais importante a verdadeira Fé . Vós sois os ditosos que pela Fé permaneceis
dentro da Igreja, descansais nos fundamentos da Fé, e gozais da totalidade da
Fé, que permanece inconfusa. Por tradição apostólica ela há chegado até vós, e
muito frequentemente um ódio nefasto há querido destruí-la, mas não há podido;
ao contrário, esses mesmos conteúdos da Fé que eles hão querido destruir, os
hão destruído a eles. (...) Portanto, ninguém prevalecerá jamais contra vossa
Fé, meus queridos irmãos, e se em algum momento Deus vos devolver os templos,
será necessário o mesmo convencimento : que a Fé é mais importante que os
templos. E precisamente uma Fé tão viva supre para vós, por agora, a falta dos
templos. (...) . Portanto, agora também, de que serve a eles ter os templos?
Sim, efetivamente os têm, mas isso aos olhos daqueles que se mantêm fiéis a
Deus indica que são culpáveis, porque hão feito cova de ladrões e casas de
negócios, ou lugares de disputas vãs o que antes era um lugar santo, de modo
que agora este pertence a quem antes não era lícito nele entrar . Caríssimos,
por te-lo ouvido daqueles hão chego até aqui, sei tudo isto e muitas outras
coisas piores; mas, repito, quanto maior é o empenho destes por dominar
a Igreja, tanto mais estão fora dela. Crêem estar dentro da verdade, embora na
realidade estejam excluídos dela, prisioneiros de outra coisa, enquanto a
Igreja, desolada, sofre a devastação destes supostos benfeitores" (Santo Atanásio; Patrologia Grega, tomo 26, col. 118/90)
São Tomás : “(...) Nem vai contra a natureza da
paciência atacarmos, quando necessário, quem faz o mal; porque, como disse
São João Crisóstomo (Hom. Op. imperf.) acerca daquilo da Escritura – ‘Vai-te
satanás’ (Mt IV,10) – sofrermos com paciência as injúrias que nos atingem,
é digno de louvor; mas é excesso de impiedade tolerar pacientemente as injúrias
feitas contra Deus” (São Tomás de Aquino, Suma
Teológica, 2a. 2ae., q. 136, a. 4, ad. 3)
São Pio X : "Estão, pois, muito equivocados os que acreditam
possível e esperam para a Igreja um estado permanente de plena tranqüilidade,
de prosperidade universal, e um reconhecimento prático e unânime de seu poder,
sem contradição alguma; porém, é pior e mais grave o erro daqueles que se
iludem pensando que alcançarão essa paz efêmera mediante a dissimulação dos
direitos e interesses da Igreja, sacrificando-os aos interesses privados,
diminuindo-os injustamente, comprazendo ao mundo, "no qual domina
inteiramente o demônio" (I Jo. V, 19) , com o pretexto de captar
a simpatia dos fautores de novidade e atraí-los à Igreja, como se fora possível
a harmonia entre a luz e as trevas, entre Cristo e o demônio . Trata-se de
sonhos doentios, de alucinações que sempre ocorreram e ocorrerão enquanto houver soldados covardes que deponham as armas à simples
presença do inimigo, ou traidores que pretendam a todo
custo fazer as pazes com os opositores, a saber, com o inimigo irreconciliável
de Deus e dos homens" - (Papa
São Pio X, Encíclica Communium Rerum de 21 de abril de 1909)
Carta de São Bernardo : "Tive uma grande alegria com a chegada de meu caríssimo
irmão e colega, o abade Bernardo de Grandselve, pelas gratas notícias que me
trouxe de vossa constância e lealdade no serviço que deveis à vossa Fé (...),
bem como no ódio e zelo que alimentais contra os hereges , de modo que
cada um de vós pode repetir sem mentira aquilo do Profeta: ‘Porventura não
aborrecia eu, Senhor, os que Vos odeiam? E não me consumia por causa dos Vossos
inimigos? Com ódio perfeito os aborrecia, e tive-os por meus inimigos,
só por saber que eram Vossos inimigos" (Sl CXXXVIII, 21-22)
"Dou graças a Deus porque se dignou abençoar minha ida até vós e
fez que minha permanência em vossa companhia, embora breve, produzisse algum
bem. Pela verdade que vos manifestamos, não só com palavras, mas também por
meio de prodígios, foram descobertos os lobos que, introduzidos entre
vós, sob disfarce de ovelhas, faziam verdadeira devastação em vosso povo e
devoravam as almas, tal como um homem esfaimado deglute o pão fresco e engole a
carne das ovelhas que matou. E juntamente com os lobos descobrimos as raposas
que devastavam a vinha preciosíssima do Senhor, a saber, vossa nobre cidade
. Pena é que, embora descobertos, esses inimigos ainda não tenham sido
apanhados! Ao trabalho, pois, caríssimos meus:
consagrai-vos a persegui-los sem afrouxar, acossai-os, encurralai-os, até dar
cabo de todos e fazê-los desaparecer de vossa terra, pois não vos podeis
entregar ao repouso enquanto houver à espreita serpentes que vos rondam a casa. Permanecem eles de emboscada, escondidos com os poderosos e ricos
deste mundo, para assaltar e matar os inocentes . São salteadores e
ladrões, como observa o Senhor no Evangelho; gente perdida, que cifra todo
o seu prazer em perder os demais. São corruptores ao mesmo tempo
de vossos bons costumes e de vossa fé. Bem se diz que ‘as conversas más
corrompem os bons costumes’ (I Cor XV, 33), e que ‘a linguagem desses
tais estende sua corrupção com a rapidez da gangrena’ (II Tm II,17)” - (Carta de São Bernardo, Doutor da Igreja, aos habitantes de Toulouse (In
“Obras Completas del Doctor Melifluo, San Bernardo, Abad de Claraval”, tradução
espanhola do Pe. Jaime Pons, S. J. – Rafael Casulleras Librero-Editor:
Barcelona, 1929 , vol. V, “Epistolário”, carta CCXLII, p. 505
A Igreja santíssima de Cristo
permanecerá firme até que Ele volte . Aumentar o número de sacerdotes, santos,
conhecedores da doutrina, orantes e cheios de fé, significa povo também santo,
orante, conhecedor da doutrina e cheio de fé. Significa Jesus Eucarístico para
nos alimentar e adorar. Significa, Cristo,verdadeiro Deus e verdadeiro homem no
meio de nós
Santo Hilário de Poitiers: -"Foi sempre privilégio da Igreja vencer quando é ferida,
progredir quando é abandonada, crescer em ciência , quando é atacada"
LITURGIA DO DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (IS 40,25-31)
LEITURA DO
LIVRO DO PROFETA ISAÍAS - 25“Com
quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?” – fala o Santo.26Levantai
os olhos para o alto e vede: Quem criou tudo isto? – Aquele que expressa em
números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza
e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada. 27Então,
por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista
do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus?” 28Acaso ignoras,
ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não
falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao
desvalido e aumenta o vigor do mais fraco.30Cansam-se as crianças e
param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor
renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham
sem parar - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
(SL 102)
BENDIZE, Ó MINHA ALMA, AO SENHOR
— Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e
todo o meu ser, o seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te
esqueças de nenhum de seus favores!
— Pois ele te perdoa toda culpa e cura
toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho
e compaixão;
— O Senhor é indulgente, é favorável, é
paciente, é bondoso e compassivo, não nos trata como exigem nossas faltas, nem
nos pune em proporção às nossas culpas
EVANGELHO (MT 11,28-30)
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO
MATEUS - Naquele tempo,
tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais
cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.29Tomai
sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração,
e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu
fardo é leve” - Palavra da Salvação
Mensagem do dia 25 de setembro de 1994 - "Eu me alegro com vocês e convido-os
à oração. Filhinhos, rezem segundo as Minhas intenções. As suas orações me são
necessárias; por meio delas, desejo aproximá-los de Deus. Ele é a salvação de
vocês. Deus envia-me para ajudá-los e conduzi-los ao Paraíso, que é a meta de
vocês. Por isso, filhinhos, rezem, rezem, rezem" – Mensagem de Nossa Senhora em Medjugorje
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO DÂMASO - Ocupou a Sé de Roma de 366 a 384. Foi natural, ou pelo
menos originário, da antiga Hispânia. O Livro Pontifical, não
muito posterior, dá-o como hispanus. Seu
pai e uma irmã ao menos, Santa Irene, viveram também em Roma. Lá, S. Dâmaso
erigiu uma Basílica a S. Lourenço, que recebeu o cognome de in Damaso. Viveu num
período de grande agitação para a Igreja. No tempo de seu Pontificado, era
Bispo de Milão o grande Santo Ambrósio e São Jerônimo punha sua formidável
inteligência ao serviço da Igreja. São Dâmaso teve que enfrentar um cisma
causado por um antipapa, isto no início do seu Pontificado. Infelizmente este
não consistiu no único problema para Dâmaso, já que teve de combater o
Arianismo, que negava a consubstancialidade de Cristo com o Pai. Sendo ele
Papa, chegou quase a extinguir-se a heresia ariana. O Imperador Teodósio, se
não encontrou nele um indomável mestre de moral como Santo Ambrósio, encontrou
um Papa que afirmou sempre, com serena firmeza, a “autoridade da Sé
Apostólica”. Dâmaso fez de tudo pela unidade da Igreja, e para deixar claro o
Primado do Papa, pois foi o próprio Cristo quem quis: “E eu te declaro: tu és Pedro,
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não
prevalecerão contra ela” (Mt 16,18) . O Papa Dâmaso esteve no II
Concílio Ecumênico onde aconteceu a definição dogmática sobre a Divindade do
Espírito Santo. Foi ele quem encarregou São Jerônimo na tradução da Bíblia da
língua original para o latim, língua oficial da Igreja. Conhecido como o “Papa
das Catacumbas”, São Dâmaso foi responsável pela zelosa restauração das
catacumbas dos mártires. Em Roma, conseguiu separar Estado e Paganismo. A sua
obra foi paciente e oculta, mas não medíocre nem definhante. Soube ligar à Sé
apostólica todas as Igrejas e obteve do poder civil o maior respeito. São Dâmaso, o Papa mais notável do
século IV, veio a falecer em 384. Na chamada Cripta dos Papas, por ele
explorada nas Catacumbas de S. Calisto, no fim de uma longa inscrição,
escreveu: “Aqui eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas
tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos”. Humildade e discrição de um Papa
verdadeiramente santo, que de fato preparou para si a sepultura longe, num
local solitário, à margem da Via Ardeatina - São Dâmaso, rogai por nós!
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