TODAS AS
RELIGIÕES SÃO CAMINHOS DE SALVAÇÃO?
A pergunta-título deste post é bastante pertinente .
Vivemos numa sociedade em que a tolerância “politicamente correta” para com as
diversas religiões não só está na moda como também constitui um verdadeiro
compromisso para muita gente e para muitas organizações importantes
Pluralismo e tolerância são palavras bastante populares na cultura atual. Todas as religiões teriam o mesmo valor, e a nenhuma delas é dado o crédito de ser a defensora da verdade. Quantas vezes ouvimos dizer que “o importante é crer em alguma coisa” , e quem afirma o contrário se arrisca a ser perseguido
O mais grave é que mesmo dentro de ambientes religiosos, que teriam por
obrigação defender a verdade perante o mundo, - sem a preocupação de atender os
interesses de quem quer que seja, sem “ficar em cima do muro”, sem “fazer
média” com ninguém, - os conceitos de tolerância e de pluralismo têm adquirido
enorme espaço, a ponto de determinados ensinamentos catequéticos terem se
tornado, de certo modo, assuntos "politicamente incorretos", que estão
sendo evitados ou, pelo menos, suavizados. Já
não se diz a verdade simplesmente, mas procura-se disfarçá-la ou “enfeitá-la”.
É O CASO, POR EXEMPLO, QUANDO SE TRATA DA JUSTIÇA DE DEUS . Muitos padres e catequistas já não querem mais
falar em justiça divina: dizem apenas que Deus é Amor, é misericórdia infinita,
como se de um dia para o outro a doutrina cristã tivesse mudado
Nesta época em que domina a pressão
globalista a favor do relativismo religioso, "ter uma fé clara, segundo o
Credo da Igreja, muitas vezes é classificado como fundamentalismo",
assim como já esclarecia o Cardeal Joseph Ratzinger/ Papa Bento XVI (Missa Pro
Eligendo Romano Pontifice, abril de 2005)
Cuidado Católico !! O que se busca é uma espécie de religião única,
globalista, que unifique todos os credos numa super religião . Assim, cria-se a equivocada sensação de que
qualquer proposta religiosa é válida para a salvação, até as mais absurdas,
as mais contrárias aos valores que construíram a nossa civilização, a nossa
sociedade. A tática consiste na elaboração de um sistema neopagão para o qual
não exista nenhuma autoridade planetária que não a política . - Obviamente, a
doutrina católica, sobretudo o que afirma sobre o papado e o ensinamento sobre a necessidade da Igreja para a salvação, que são artigos irrenunciáveis da fé cristã, tornam-se pedras de
tropeço para esse objetivo
O MAGISTÉRIO DA IGREJA , preocupado com a onda relativista,
procurou e vem procurando esclarecer esses assuntos em várias ocasiões. O Verbo
de Deus encarnou-se uma única vez; somente
Nele se encontra a plenitude da Revelação e os meios necessários para o
autêntico encontro com Deus. É através de Jesus Cristo e de sua continuação
histórica na terra, que é a Igreja
Católica, que o homem pode ser salvo
Sabemos que não há outro Nome debaixo
do céu pelo qual a humanidade possa alcançar a salvação (At 4,12), o que nos
leva a lembrar a Declaração Dominus
Iesus, que diz: "Assim como existe um só Cristo, também
existe um só seu Corpo e uma só sua Esposa"
Portanto, nós, católicos, não podemos aceitar a proposta de globalização
da religião . Cremos que já existe a religião global, universal. Esta religião é a
católica, sendo que a palavra quer dizer exatamente isto, universal. A Igreja
Católica é a Igreja para a qual todos os seres humanos foram criados, e Jesus
veio a este mundo para que todos, aqui na Terra, ou derradeiramente lá no Céu,
pertençam à sua Igreja. Se alguém tem alguma dúvida de que esta é a doutrina
católica, basta consultar os documentos oficiais da Igreja, como a Declaração Dominus Iesus (2000)
e/ou a notificação da Congregação para a Doutrina da Fé sobre o livro
"Para uma teologia cristã do pluralismo religioso", do padre jesuíta
Jacques Dupuis
Este documento (2001) elencou cinco pontos básicos e inegociáveis da
doutrina católica, principalmente na temática da salvação . A Santa Sé visava corrigir certos equívocos do autor
do livro, padre Dupuis (lê-se 'Dipuí'), e, ao mesmo tempo,
ajudar os católicos a praticarem uma reta reflexão acerca do pluralismo e da
tolerância religiosa, dentro do que é aceitável e verdadeiramente católico
O primeiro ponto Jesus Cristo é
o único e universal mediador da salvação de toda a humanidade. A notificação
rechaça a tese de "uma ação salvífica do Verbo" alheia à Pessoa de
Cristo, ou seja, "independentemente da humanidade do Verbo
encarnado". Com isso, a Congregação reafirma a supremacia do cristianismo
sobre todas as outras religiões. Somente na fé cristã Deus se encarnou, sofreu
e morreu na cruz pela humanidade. A ideia segundo a qual Deus teria, de algum modo,
se encarnado em todas as religiões, e que Jesus seria portanto apenas mais uma
dessas muitas encarnações ou avatares é
para o cristianismo simplesmente absurda, sem qualquer respaldo teológico ou
bíblico
O segundo ponto destaca a
unicidade e a plenitude da revelação em Jesus Cristo. É um dever de todo
cristão crer firmemente na Mediação de Cristo, no cumprimento e na plenitude da
Revelação nEle e através dEle, sendo "contrário à fé da Igreja"
afirmá-la "limitada, incompleta e imperfeita" . Não há uma única verdade de fé necessária à salvação que não esteja
contida na doutrina católica e, embora existam elementos de verdade nas
outras religiões, todas elas, de uma maneira ou de outra, derivam "em última análise da mediação frontal
de Jesus Cristo". Nenhuma outra doutrina ou religião “completa” o
cristianismo
O terceiro ponto recorda a
capacidade do Espírito Santo de agir "de maneira salvífica tanto nos
cristãos como nos não-cristãos". Todavia,
a mesma notificação ensina ser "contrário à fé católica pensar que a ação
salvífica do Espírito Santo possa estender-se para além da única e universal
economia salvífica do Verbo encarnado" . Isso quer dizer
que toda ação do Espírito Santo tem por meio a Igreja - sacramento universal da
salvação -, mesmo entre os não-cristãos. A ação do Espírito Santo fora da
Igreja existe, MAS TEM A INTENÇÃO
DE TRAZER TODAS AS PESSOAS À IGREJA DE CRISTO, QUE CONFERE OS SACRAMENTOS PARA
A SANTIFICAÇÃO E SALVAÇÃO
O quarto ponto recorda a
vocação universal do homem. Toda a humanidade foi orientada para Jesus: existe
uma vocação específica dos seres humanos de todos os tempos, de todos os
lugares da história para a Igreja de Cristo. Com isso, a Congregação afirma que
"também
os seguidores das outras religiões estão orientados para a Igreja e todos são
chamados a fazer parte dela", não sendo possível "considerar
as várias religiões do mundo como vias complementares à Igreja em ordem à
salvação"
O quinto e último ponto da Congregação para a Doutrina da Fé responde à pergunta
central : "Nós podemos afirmar que todas as religiões são caminhos de
salvação?"
O esclarecimento é categórico ao
definir que, se por um lado "é legítimo defender que o Espírito Santo
realiza a salvação nos não-cristãos também mediante os elementos de verdade e
de bondade presentes nas várias religiões", por outro "não tem qualquer fundamento na teologia católica considerar estas
religiões, enquanto tais, caminhos de salvação, até porque nelas existem
lacunas, insuficiências e erros que dizem respeito a verdades fundamentais
sobre Deus, o homem e o mundo". As verdades contidas nestas religiões
podem contribuir para a salvação dos seus membros enquanto verdades ligadas à
Pessoa de Jesus Cristo
RESUMO
Finalmente, que dizer a respeito das
muitas religiões? São elas caminhos de salvação? Por tudo o que vimos, a
resposta é bastante clara: enquanto religiões, não; elas não são caminhos ou
instrumentos de salvação. As verdades que estão contidas nelas, - e que se
encontram também fora delas, pois o Espírito Santo age em diversos povos,
culturas, religiões, orientando as
pessoas para Cristo e para sua Igreja , - podem servir como instrumentos que
acabarão, indiretamente, conduzindo à salvação
Esta doutrina, que para o gosto dos
homens modernos muitas vezes parece antiquada, ao contrário do que alguns podem
imaginar, está em plena concordância com o que afirma o Concílio Vaticano II,
citada na Constituição Lumem Gentium (nº16). Por isso, um pluralismo religioso é uma
realidade incompatível com a doutrina católica
Com estes ensinamentos a Igreja não quer dificultar o diálogo
interreligioso, tampouco insuflar a intolerância . A Igreja quer, sim,
conviver pacificamente com todas as culturas e religiões. Não raras vezes
convidou para o diálogo humano fraterno e respeitoso. Mas não pode renunciar
àquela missão que lhe foi confiada por Nosso Senhor : "Ide pelo
mundo e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) . Para que exista um diálogo saudável, porém, é
necessário que ambas as partes sejam sinceras e conscientes de suas
identidades. Caso contrário, corre-se o risco de edificar a casa sobre a areia
da mentira e da falsidade, condenando-a, futuramente, ao desmoronamento. Foi o que explicou o próprio Cardeal
Ratzinger a propósito das polêmicas relacionadas à Declaração Dominus
Iesus
A
missão da Igreja é universal, pois corresponde ao chamado do Salvador, que quer
que todos as pessoas sejam salvas. Mas esta missão se dá através dEle, o Filho
de Deus encarnado, Jesus Cristo; A SALVAÇÃO DOS HOMENS SÓ ACONTECE POR MEIO DE JESUS
CRISTO, NA SUA CONTINUAÇÃO HISTÓRICA NESTA TERRA: A IGREJA CATÓLICA
(Fontes: * DECLARAÇÃO "DOMINUS IESUS" SOBRE A UNICIDADE E A UNIVERSALIDADE SALVÍFICA DE JESUS CRISTO E DA IGREJA, Congregação para a Doutrina da Fé
NOTIFICAÇÃO
** NOTIFICAÇÃO A PROPÓSITO DO LIVRO DE JACQUES DUPUIS "PARA UMA TEOLOGIA CRISTÃ DO PLURALISMO RELIGIOSO" (ED. QUERINIANA, BRÉSCIA 1997)
Congregação apra a Doutrina da Fé, disponível em
Acesso 7/10/013)
LITURGIA DO DIA 11 DE OUTUBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (JL 1,13-15; 2,1-2)
LEITURA DA PROFECIA DE JOEL
- 1,13Ponde as vestes e chorai, sacerdotes, gemei, ministros do altar.
Entrai no templo, deitai-vos em sacos, ministros de Deus; a casa de vosso Deus
está vazia de oblações e libações. 14Prescrevei o jejum sagrado,
convocai a assembleia, congregai os anciãos e toda a gente do povo na casa do
Senhor, vosso Deus, e clamai ao Senhor: 15“Ai de nós neste dia! O
dia do Senhor está às portas, está chegando com a força devastadora da
tempestade. 2,1Tocai trombeta em Sião, gritai alerta em meu santo monte;
tremam os habitantes da terra, pois está chegando o dia do Senhor, ele está às
portas. 2É um dia de escuridão fechada, dia de nuvens e remoinhos;
como aurora espraiada nos montes, assim é um povo numeroso e forte, tal como
jamais se viu algum outro nem jamais se verá, até os anos de gerações futuras” -
Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
O SENHOR HÁ DE JULGAR
O MUNDO INTEIRO COM JUSTIÇA
— Senhor, de coração vos darei graças, as vossas
maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus
Altíssimo!
— Repreendestes as nações, e os maus perdestes, apagastes
o seu nome para sempre. Os maus caíram no buraco que cavaram, nos próprios
laços foram presos os seus pés
— Mas Deus sentou-se para sempre no seu trono, preparou o
tribunal do julgamento; julgará o mundo inteiro com justiça, e as nações há de
julgar com equidade
EVANGELHO (LC 11,15-26)
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO LUCAS
- Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15Mas alguns
disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os
demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediram-lhe um sinal do céu. 17Mas,
conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si
mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se
até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é
por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por
meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se
é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino
de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa,
seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do
que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que
roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe
comigo dispersa.24Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em
lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar
para minha casa de onde saí’. 25Quando ele chega encontra a casa
varrida e arrumada. 26Então ele vai, e traz consigo outros sete
espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem
fica em condição pior do que antes” - Palavra
da Salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE - "Queridos filhos! Que este tempo seja
para vocês um tempo de oração e silêncio. Descansem seu corpo e espírito,
que eles possam estar no amor de DEUS. Permitam-Me, filhinhos, guiar vocês,
abram os seus corações ao Espírito Santo para que todo o bem que está em vocês
possa florescer e dar frutos ao cêntuplo. Comecem e terminem o dia com a oração
com o coração. Obrigada por terem respondido ao Meu chamado" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA À VIDENTE MIRJANA EM 2 DE
JULHO DE 2011
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ALEXANDRE SAULI - Santo Alexandre Sauli
nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais
abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na
Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da
Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e
nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez
Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades
inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão
abalizado mestre os meios para chegar à perfeição . Ainda não tinha 32 anos
quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou
este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de
Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V . O novo Bispo, apenas
sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o
rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese
inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes
escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à
decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde
se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os
jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o
santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes . A veneração em que era tido
o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo
para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à
qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do
Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre
empreendeu logo a visita da sua nova diocese . Contudo, Santo Alexandre adoeceu
gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade
diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado
em 1904 por São Pio X . Santo Alexandre
Sauli, rogai por nós!
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