O PEQUENO NÚMERO DE ALMAS QUE SE SALVAM
POR SÃO LEONARDO DE PORTO MAURICIO
Quam dabit homo commnitationem pro anima sua?
“Que dará o homem em troca da sua alma?”
(MT.16,26.)
A doutrina de São Leonardo de Port Maurice salvou e salvará
almas sem conta até ao fim dos tempos. Eis o que a Igreja diz na oração do
Ofício Divino, Sexta Lição, ao falar da eloquência celestial de S. Leonardo: Ao
ouvi-lo, até corações de ferro e de bronze foram poderosamente inclinados à
penitência, devido à espantosa eficácia do sermão e do zelo ardente do
pregador. E na oração litúrgica pedimos ao Senhor que nos conceda o poder de
vergar os corações dos pecadores empedernidos através das obras de pregação
Este sermão de São Leonardo de Port Maurice foi pregado
durante o reinado do Papa Bento XIV (1740-1758), que tanto estimava o grande
missionário
O texto é longo , mas maravilhoso , forte e verdadeiro , e
deve ser lido . O leitor que medita sobre este texto notável irá captar a
solidez de sua argumentação, que mereceu a aprovação da Igreja . Este sermão,
como seus outros escritos, foi submetido a exame canônico durante o processo de
canonização . Nele, ele analisa os vários estados de vida dos cristãos e
conclui com o pequeno número daqueles que são salvos, em relação à totalidade .
Vivemos hoje , a era em que aparecem a cada dia mais o “libertador”, o “restaurador” da “Igreja”,
aquele que enfim veio livrá-la (a Igreja) de seu passado pesado, de seus ritos
complexos, de toda sua carga que sufoca as pessoas, afinal os tempos de hoje
exigem “amor”, “compreensão”, e não mais doutrina, isso fica para um segundo
plano, quiçá se tiver lugar na nova religião
Essa leitura, longe de ter me deixado inquieto, demonstrou
mais uma vez a realidade nua e crua, realidade que muitos teimam em negar ,
sobre a salvação das almas . Hoje os poucos Católicos de verdade se calam ;
porquê ? : Obediência? Humildade? Obediência ao que? Humildade no que? Devemos
sim , obedecermos e sermos humildes , ao Papa , ao Magistério eterno e perene
da Igreja , á sua Tradição bi milenar , aos seus Dogmas , Concílios , Bulas
Papais , decretos , leis , Encíclicas Papais , ensinamentos dos santos , e
principalmente , ao Evangelho de Nosso Senhor . Já dizia São Pedro, quando se
trata da Fé integral: “antes obedecer a Deus que aos homens”
Por que dessas críticas ácidas, desses adjetivos pesados e
sem sentido contra os católicos que querem viver na radicalidade , na entrega
total á Nosso Senhor por parte de tantos "católicos" ? Se ,
estranhamente , ao mesmo tempo são tratados com “delicadeza”, com
“complacência”, com “misericórdia” e com "caridade" , todos aqueles
declarados inimigos da Santa Igreja , que guerreiam abertamente contra Cristo?
Hipocrisia , respeito humano , que era considerado por São João , um pecado
gravíssimo . Pois eu digo á vocês : O respeito humano , carrega tantas e tantas
almas ao Inferno , simplesmente , por omitir toda a verdade plena da vontade de
Deus para nossa salvação . Vai chegar um momento , em que ou todos se submetem
ao modernismo , ou seremos legados ao ostracismo, à periferia
Os escritos de São Leonardo , Leitor , APROVADOS PELA IGREJA , fá-lo-ão examinar a
sua consciência, não uma mas duas vezes, e usar o Sacramento da Confissão mais
frequentemente e com mais fervor . Muitos Cristãos estão totalmente
inconscientes de terem uma Amiga tão poderosa e uma tão graciosa Mãe no Céu .
Maria viu-nos, conheceu-nos e amou-nos mesmo antes de nós termos nascido, e
desde então Ela continuou a Amar-nos
Fique descansado, Leitor, com a certeza de ter no Céu a Mãe
mais poderosa e misericordiosa . Devemos abraçar de todo o coração as poderosas
devoções a Nossa Senhora, para que a nossa salvação seja ainda mais segura;
inscreva-se no Escapulário do Carmo e use-o sempre. Reze ao menos um Terço do
Santíssimo Rosário . São Leonardo de Port Maurice era um frade Franciscano
muito santo que foi um dos maiores missionários da História da Igreja. A
devoção à Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Sempre Virgem Maria, a adoração
do Santíssimo Sacramento e a veneração do Sagrado Coração de Jesus eram as suas
cruzadas. Ele foi responsável, de maneira não pequena, pela definição do dogma
da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, feita pouco mais de cem anos após a
sua morte. Ele deixou-nos ainda os Divinos Louvores e a devoção às Estações da
Cruz. Este sermão, em que ele confiava para a conversão dos pecadores, foi
submetido a exame canónico durante o seu processo de canonização. Nele, S. Leonardo
faz a revisão dos diversos estados de vida dos Cristãos e conclui com o pequeno
número daqueles que são salvos, em relação com a totalidade dos homens. O
Leitor que meditar neste texto notável há-de apreciar a solidez da sua
argumentação, que mereceu a aprovação da Igreja
Leia agora o comovente sermão de São Leonardo :
“O assunto de que hoje vou tratar é muito grave; fez mesmo
tremer os pilares da Igreja, encheu de terror os maiores Santos e povoou os
desertos com anacoretas. O ponto desta instrução está em decidir se o número de
Cristãos que se salvam é maior ou menor do que o número de Cristãos que se
condenam; e produzirá em vós, segundo espero, um salutar temor dos juízos de
Deus
Porque devo eu falar claramente . Meus Irmãos, pelo Amor que
eu tenho por vós, bem gostaria de poder sossegar-vos com a perspectiva da felicidade
eterna, dizendo a cada um de vós: Tende a certeza de que ireis para o Paraíso;
a maior parte dos Cristãos salva-se e, por isso, vós também vos salvareis. Mas
como posso eu dar-vos tão doce segurança, se vós vos revoltais contra os
decretos de Deus, como se vós fôsseis os vossos piores inimigos? Eu observo em
Deus um desejo sincero de vos salvar, mas encontro em vós uma decidida
inclinação para serdes condenados. Então, o que farei eu hoje se falar
claramente? Ser-vos-ei desagradável. Mas, se eu não falar, serei desagradável a
Deus
Portanto, dividirei este assunto em dois pontos. No
primeiro, para vos encher de terror, deixarei os teólogos e os Padres da Igreja
decidir sobre este assunto e declarar que o maior número de Cristãos adultos se
condena; e, em silenciosa adoração deste terrível mistério, guardarei para mim
os sentimentos pessoais. No segundo ponto, tentarei defender a bondade de Deus
versus a falta de Deus, provando-vos que aqueles que são condenados se condenam
pela sua própria malícia, porque querem ser condenados. Portanto, há aqui duas
verdades muito importantes. Se a primeira verdade vos assusta, não me censureis
por isso, como se eu quisesse fazer mais estreito, para vós, o caminho para o
Céu, pois quis ser neutro nesta matéria; censurai antes os teólogos e os Padres
da Igreja, que hão-de gravar esta verdade nos vossos corações pela força da
razão. Se ficastes desiludidos com a segunda verdade, dai graças a Deus por
isso, pois Ele só quer uma coisa: que vós Lhe deis inteiramente o vosso
coração. Finalmente, se vós me obrigais a dizer-vos o que eu penso, eu fá-lo-ei
para vossa consolação
Este tópico é muitíssimo importante . Não é curiosidade vã,
mas sim uma precaução salutar proclamar do alto do púlpito certas verdades que
servem à maravilha PARA CONTER A INDOLÊNCIA DOS LIBERTINOS, QUE TANTO FALAM DA
MISERICÓRDIA DE DEUS E DE COMO É FÁCIL CONVERTER-SE, QUE VIVEM MERGULHADOS EM
TODA A SORTE DE PECADOS E DORMEM PROFUNDAMENTE NO SEU CAMINHO PARA O INFERNO .
Para os desiludir, e para os acordar do seu torpor (inactividade mental) ,
examinemos hoje esta grande questão: O número de Cristãos que se salvam será
maior do que o número de Cristãos que se condenam? Ó almas piedosas, vós podeis
sair; este sermão não é para vós. O seu único propósito é conter o orgulho dos
libertinos, que lançam fora do seu coração o santo temor de Deus e juntam
forças com o demónio que, segundo o sentir de Eusébio, condena as almas ao
mesmo tempo que as sossega. Para resolver esta dúvida, ponhamos os Padres da
Igreja, tanto Gregos como Latinos, de um lado; do outro, os teólogos mais
ilustrados e os historiadores mais eruditos; e ponhamos a Bíblia ao meio, para
que todos a vejam. E agora ouvi, não o que eu vos disser – pois já afirmei que
não quero falar por mim próprio nem decidir neste assunto – mas ouvi aquilo que
estas mentes ilustres têm para vos dizer, eles que são faróis na Igreja de Deus
para darem luz aos outros, de modo a eles não perderem o caminho para o Céu.
Deste modo, guiados pela luz tripla da fé, da autoridade e da razão, seremos
capazes de dar resposta a este grave assunto e resolvê-lo com uma absoluta
certeza
Jesus, cheio de Amor e compaixão, mostra-nos o caminho para
o Céu, mas muitas almas estão embaraçadas pelas maldades e armadilhas do
demônio e seguem o seu caminho enganador, descendo até às profundezas do
Inferno
Falam os Teólogos mais reconhecidos : Notem bem que aqui não
é questão da raça humana tomada como um todo, nem de todos os Católicos tomados
sem distinção, mas apenas dos Católicos adultos , que têm livre escolha e,
consequentemente, são capazes de cooperar na grande matéria da sua salvação .
Primeiro, consultemos os teólogos reconhecidos por examinarem as coisas mais
cuidadosamente e por não exagerarem nos seus ensinamentos: ouçamos dois
Cardeais eruditos, Cajetano e (S. Roberto) Belarmino. Ensinam eles que o maior
número de Cristãos adultos se condena, e se eu tiver tempo para vos apontar as
razões em que eles se baseiam, convencer-vos-eis disso por vós mesmos. Mas eu
limitar-me-ei aqui a citar Suárez (o grande teólogo). Depois de consultar todos
os teólogos e de fazer um diligente estudo sobre o assunto, escreveu ele: “O
sentimento mais comum que é mantido é o de que, entre os Cristãos, há mais
almas condenadas do que almas predestinadas”
Os Padres Gregos e Latinos ensinam-nos : Acrescente-se a
autoridade dos Padres Gregos e Latinos à dos teólogos, e descobrireis que quase
todos eles dizem a mesma coisa. É este o sentimento de S. Teodoro, S. Basílio,
Santo Efrém e S. João Crisóstomo . E, o que é mais, segundo Barónio, era
opinião comum entre os Padres Gregos que esta verdade tinha sido expressamente
revelada a S. Simão Estilita e que ele, depois de tal revelação, decidiu, para
assegurar a sua salvação, viver de pé no cimo de um pilar durante quarenta
anos, exposto às intempéries, como modelo de penitência e santidade para todos.
Consultemos agora os Padres Latinos. Ouviríeis S. Gregório a dizer claramente:
“Muitos atingem a fé, mas poucos o Reino dos Céus.” Santo Anselmo declara: “São
poucos os que se salvam.” E Santo Agostinho afirma, ainda com maior clareza:
“Por conseguinte, poucos são aqueles que se salvam, em comparação com aqueles
que se condenam” . O mais aterrorizador
é, contudo, São Jerónimo. No fim da vida, na presença dos seus discípulos, ele
pronunciou estas palavras terríveis : “De cem mil pessoas cujas vidas foram
sempre más, dificilmente se encontrará uma que seja merecedora de indulgência”
As palavras da Sagrada Escritura : Mas porquê procurar as
opiniões dos Padres e teólogos, quando a Sagrada Escritura resolve esta questão
tão claramente? Olhai para o Antigo e para o Novo Testamentos, e encontrareis
uma multidão de figuras, símbolos e palavras que salientam claramente esta
verdade: muito poucos se salvam . No tempo de Noé, toda a raça humana foi
submersa pelo Dilúvio, e só oito pessoas se salvaram na Arca. São Pedro afirma:
“Esta arca era a figura da Igreja,” enquanto Santo Agostinho acrescenta: “E
estas oito pessoas que se salvaram significam que muito poucos Cristãos se
salvam, porque há muito poucos que renunciam sinceramente ao mundo, e aqueles
que a ele renunciam só em palavras não pertencem ao mistério representado por
aquela arca” . A Bíblia diz também que
só dois dos dois milhões de Hebreus entraram na Terra Prometida após terem
saído do Egito, e que só quatro escaparam ao fogo de Sodoma e das outras
cidades queimadas que com ela pereceram. Tudo isto significa que o número dos
condenados que serão lançados ao fogo como palha é muitíssimo maior do que o
dos que são salvos, os quais o Pai do Céu há-de um dia reunir no Seu celeiro
como trigo precioso
As palavras de Jesus : Eu nunca mais acabaria se tivesse de
vos indicar todas as figuras pelas quais a Sagrada Escritura confirma esta
verdade; contentemo-nos em ouvir o oráculo vivo da Sabedoria Incarnada. O que
respondeu Nosso Senhor àquele homem curioso do Evangelho que Lhe perguntou:
“Senhor, só uns poucos se salvarão?” . ACASO SE CALOU?
Ou respondeu hesitantemente? Acaso ocultou Ele o Seu
pensamento por medo de assustar a multidão? Não . Questionado só por um, Ele
dirigiu-se a todos os presentes. E disse-lhes : “Perguntais-Me se só alguns
serão salvos?” Aqui está a minha resposta: “Em verdade, em verdade vos digo:
Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque muitos procurarão entrar e
não serão capazes” . Quem está aqui a
falar? É o Filho de Deus, Verdade Eterna, que em outra ocasião diz ainda mais
claramente : “Muitos são os chamados, mas poucos são os escolhidos” . Ele não diz que todos são chamados e que,
de entre todos os homens, poucos são os escolhidos, mas sim que muitos são
chamados; o que significa, segundo explica São Gregório, que de entre todos os
homens, muitos são chamados para a Verdadeira Fé, mas que, de entre eles,
poucos se salvam . MEUS IRMÃOS, SÃO ESTAS AS PALAVRAS DE NOSSO SENHOR JESUS
CRISTO. ACASO SÃO CLARAS? SÃO A VERDADE. Dizei-me agora se vos é possível ter
fé no vosso coração e não tremer
A Salvação nos diversos estados de vida : Mas, oh! Vejo que,
ao falar assim de todos em geral, estou a desviar-me do meu tema. Apliquemos
então esta verdade a vários estados, e compreendereis que deveis ignorar a
razão, a experiência e o senso comum dos fiéis, ou então confessar que a maior
parte dos Católicos será condenada
Haverá no mundo algum estado de vida mais favorável à
inocência, no qual a salvação pareça mais fácil e do qual as pessoas tenham uma
ideia mais elevada, do que o dos sacerdotes, os lugar-tenentes de Deus? À
primeira vista, quem não pensaria que a maior parte deles é, não apenas boa,
senão mesmo perfeita? Mas eu fico horrorizado quando ouço São Jerônimo declarar
que, embora o mundo esteja cheio de padres, dificilmente um em cem vive de um
modo que esteja em conformidade com o seu estado (vocação); quando ouço um
servo de Deus testemunhando que soube, por uma revelação, que o número de
padres que, em cada dia, cai no inferno é tão grande que se lhe afigura
impossível que tenham ficado alguns na terra ; quando ouço São João Crisóstomo
exclamar de lágrimas nos olhos: “Eu não acredito que muitos sacerdotes se
salvem; pelo contrário, acredito que o número daqueles que se condenam é maior”
Olhai ainda mais para cima, e vede os prelados da Santa
Igreja, pastores que têm as almas a seu cargo. Entre estes, será acaso o número
dos que se salvam maior do que o número dos que se condenam? Ouvi então
Cantimpré; ele contar-vos-á um certo acontecimento, e vós podeis tirar as
conclusões. Havia um sínodo que se realizava em Paris, e a ele assistia um
grande número de prelados e pastores de almas; o Rei e os príncipes vieram
também, acrescentando lustro àquela assembleia com a sua presença. Um pregador
famoso fora convidado para pregar
E, enquanto ele estava a preparar o seu sermão, um demônio
horrível apareceu-lhe e disse : “PÕE DE PARTE OS TEUS LIVROS. SE QUERES FAZER
UM SERMÃO QUE SEJA ÚTIL A ESTES PRÍNCIPES E PRELADOS, CONTENTA-TE EM
DIZER-LHES, DA NOSSA PARTE: ‘NÓS, OS PRÍNCIPES DAS TREVAS, VOS AGRADECEMOS A VÓS,
PRÍNCIPES, PRELADOS, E PASTORES DE ALMAS, PORQUE, DEVIDO À VOSSA NEGLIGÊNCIA, O
MAIOR NÚMERO DOS FIÉIS SE CONDENARÁ; TEMOS TAMBÉM GUARDADA UMA RECOMPENSE PARA
VÓS, POR ESTE FAVOR, QUANDO ESTIVERDES CONOSCO NO INFERNO”
“Quando fui apresentado diante do Tribunal de Deus, sessenta
mil pessoas chegaram ao mesmo tempo, de todas as partes do mundo; desse número,
três foram salvas, passando pelo Purgatório, e todas as outras se condenaram”
Ai de vós que mandais noutros! Se se perdem tantos por vossa
culpa, o que vos acontecerá? Se poucos dos que estão em lugares preeminentes na
Igreja de Deus se salvam, o que vos acontecerá? Vede todos os estados, ambos os
sexos, todas as condições: maridos, esposas, viúvos, raparigas, rapazes,
soldados, comerciantes, artífices, ricos e pobres, nobres e plebeus. Que
havemos de dizer de todas estas pessoas que vivem tão mal? A seguinte narrativa
de São Vicente Ferrer mostrar-vos-á o que podereis pensar sobre isto. Conta ele
que um arcediago em Lyon deixou o seu cargo e retirou-se para um lugar deserto
para fazer penitência, e morreu no mesmo dia e hora de São Bernardo . Depois da
sua morte, ele apareceu ao seu Bispo e disse-lhe : “Sabei, Monsenhor, que à
mesma hora em que eu morri, morreram também trinta e três mil pessoas. Deste
número, São Bernardo e eu subimos ao Céu sem demora, três foram para o
Purgatório, e todas as outras caíram no Inferno”
As nossas crônicas relatam um acontecimento ainda mais
terrível. Um dos nossos irmãos, bem conhecido pela sua doutrina e santidade,
estava a pregar na Alemanha . Representava ele a fealdade do pecado da impureza
de um modo tão forte que uma mulher caiu ali morta de tristeza, diante de toda
a gente. Depois, tendo voltado à vida, disse ela: “Quando eu fui apresentada
diante do Tribunal de Deus, sessenta mil pessoas chegaram ao mesmo tempo,
vindas de todas as partes do mundo; daquele número, três foram salvas, passando
pelo Purgatório, e todas as restantes se condenaram” Oh, abismos dos juízos de Deus! De trinta
mil, só cinco se salvaram! E de sessenta mil, só três foram para o Céu! Vós,
pecadores que me ouvis, em que categoria sereis vós contados?... O que me
dizeis?... O que pensais?...Eu vejo quase todos vós a baixar a cabeça, cheios
de assombro e horror. Mas deixemos de parte o nosso espanto e, em vez de nos
lisonjearmos uns aos outros, tentemos retirar algum proveito do nosso medo .
Não é verdade que há dois caminhos que levam ao Céu: a inocência e o
arrependimento? Ora, se eu vos mostrar que há muito poucos que tomam um ou
outro destes dois caminhos, concluireis, como pessoas racionais, que muito
poucos se salvam. E para mencionar provas: em qual idade, emprego ou condição
não achareis que o número dos perversos é cem vezes maior do que o dos bons, e
de cada um se poderia dizer : “Os bons são tão raros e os maus são tão
numerosos”?
Podemos dizer dos nossos tempos o que Salviano disse do
tempo dele: é mais fácil de achar uma multidão inumerável de pecadores imersos
em toda a sorte de iniquidades do que uns poucos de homens inocentes. Quantos
servidores são totalmente honestos e fiéis nos seus deveres? Quantos
comerciantes são justos e equitativos no seu comércio; quantos artífices são
exactos e verdadeiros; quantos vendedores são desinteressados e sinceros?
Quantos homens das leis não esquecem a equidade? Quantos soldados não calcam
aos pés a inocência; quantos senhores não retêm injustamente o salário daqueles
que os servem, ou não procuram dominar os seus subordinados? Por toda a parte,
os bons são raros e os maus numerosos . Quem não sabe que hoje há tanta
libertinagem entre os homens maduros, licenciosidade entre as moças jovens,
vaidade entre as mulheres, voluptuosidade na nobreza, corrupção na classe
média, dissolução no povo, descaramento entre os pobres, de tal maneira que se poderia
dizer o mesmo que David disse dos tempos dele: “Todos, por igual, se afastaram
do bem... não há nem um que pratique o bem, nem sequer um só"
Ide às ruas e às praças, ao palácio e à casa, à cidade e ao
campo, ao tribunal e às casas das leis, e até mesmo ao templo de Deus. Onde
encontrareis a virtude? “Ai de nós!” clama Salviano, “excepto um número muito
pequeno que foge do mal, o que é a assembleia de Cristãos senão um poço de
vício?” . Tudo o que podemos encontrar
por toda a parte é egoísmo, ambição, gula e luxúria. Não está a maior parte dos
homens conspurcada pelo vício da impureza, e não tinha São João toda a razão ao
dizer : “O mundo inteiro está assente na maldade?” . E não sou eu quem vos diz isto; a razão
obriga-vos a acreditar que, de entre aqueles que vivem tão mal, muito poucos se
salvam . Mas, dir-me-eis: Não pode a penitência reparar com proveito a falta de
inocência? Eu admito que é verdade. Mas também sei que a penitência é tão
difícil na prática, não tendo nós perdido assim tão completamente o mau hábito,
e dela tão gravemente abusam os pecadores, que só isto deveria bastar para vos
convencer de que muito poucos se salvam por este caminho. Oh, quão inclinado,
estreito, cheio de silvas e horrível de ver e difícil de escalar ele é! Por
onde quer que olhemos, só vemos vestígios de sangue e coisas que recordam
tristes memórias. Muitos enfraquecem só ao vê-lo. Muitos retiram-se mesmo no
começo. Muitos caem de cansaço a meio caminho, e muitos infelizes desistem no
fim. E são tão poucos os que perseveram até à morte! Diz Santo Ambrósio que é
mais fácil encontrar pessoas que tenham conservado a sua inocência do que achar
alguém que tenha feito a penitência necessária
Horríveis abusos da Confissão : Se se considerar o
Sacramento da Penitência, há tantas Confissões distorcidas, tantas desculpas
estudadas, tantos arrependimentos enganadores, tantas falsas promessas, tantas
resoluções ineficazes, tantas absolvições inválidas! Consideraríeis válida a
Confissão de alguém que se acusa de pecados de impureza e continua ainda
agarrado às ocasiões de os cometer? Ou a de alguém que se acusa de injustiças
óbvias e que não tem a menor intenção de fazer uma qualquer reparação por elas?
Ou a de alguém que recai de novo nas mesmas iniquidades logo depois de ir à
Confissão?
OH, QUE HORRÍVEIS ABUSOS DE UM TÃO GRANDE SACRAMENTO! Um
confessa-se para evitar a excomunhão, outro para ter uma reputação de penitente.
Um descarta os seus pecados para acalmar os remorsos, outro esconde-os por
vergonha. Um acusa-os imperfeitamente por malícia, outro revela-os por hábito.
Um não tem presente na sua mente o verdadeiro fim do Sacramento, outro não tem
o arrependimento necessário, e outro ainda o firme propósito de não voltar a
pecar. Pobres confessores, que esforços fazeis para levardes o maior número
possível de penitentes àquelas resoluções e actos sem os quais a Confissão é um
sacrilégio, a absolvição uma condenação e a penitência uma ilusão!
Onde estão eles agora, aqueles que acreditam que, de entre
os Cristãos, o número dos que se salvam é maior do que o daqueles que se
condenam e que, para autorizar a sua opinião, raciocinam assim: a maior parte
dos Católicos adultos morre nas suas camas, armados com os Sacramentos da Santa
Igreja, logo, a maior parte dos Católicos adultos salva-se? Oh, que grande
raciocínio! Deveis dizer exactamente o contrário . A maior parte dos Católicos
adultos confessa-se mal à hora da morte; portanto, a maior parte deles se
condena. E digo “quanto mais certo,” porque um moribundo que não se confessou
bem quando tinha saúde terá ainda mais dificuldade em o fazer quando está de
cama com um coração pesado, uma cabeça fraca, uma mente baralhada; quando tem a
oposição, de muitas maneiras, de objectos ainda vivos, de ocasiões ainda
frescas, de hábitos adoptados, e acima de tudo de demônios que procuram todos
os meios para o lançar no Inferno
Ora, se juntardes a todos estes falsos penitentes todos os
outros pecadores que morrem inesperadamente em pecado, por ignorância dos
médicos ou por culpa dos parentes, que morrem por envenenamento ou por ficarem
enterrados em terramotos, ou de uma síncope, ou de uma queda, ou no campo de
batalha, numa briga, apanhados numa armadilha, fulminados pelo relâmpago,
queimados ou afogados, não sois obrigados a concluir que a maior parte dos
Cristãos adultos se condena?
É este o raciocínio de São João Crisóstomo . Este Santo diz
que a maioria dos Cristãos, através da sua vida, caminha pela estrada que vai
dar ao inferno. Porquê, então, ficais tão surpreendidos com o facto de o maior
número ir para o inferno? Para chegar a uma porta, vós deveis tomar o caminho
que ali conduz. O que tendes a responder a uma razão tão poderosa?
A resposta, dir-me-ão, é que a misericórdia de Deus é
grande. Sim, para aqueles que O temem, como diz o Profeta; mas grande é também
a Sua Justiça para com aqueles que não O temem, e ela condena todos os
pecadores obstinados
O Paraíso é só para os Cristãos : O Paraíso é para os
Cristãos, evidentemente, mas para aqueles que não desonraram o seu carácter e
que vivem como Cristãos . Além disso, se ao número de Cristãos adultos que
morrem na graça de Deus se acrescentar a hoste incontável de crianças que
morrem depois do baptismo e antes de atingirem a idade da razão, não se ficará
surpreendido com o que diz o Apóstolo São João , ao falar daqueles que se
salvam : “Eu vi uma grande multidão que ninguém poderia contar”
E é isto o que engana aqueles que pretendem que o número dos
que se salvam, de entre os Católicos, é maior do que o dos condenados ... Se a
esse número acrescentardes os adultos que conservaram o manto da inocência, ou
que, depois de o terem manchado, o lavaram em lágrimas de penitência, é certo
que é o maior número que se salva; e tal explica as palavras de São João : “Eu
vi uma grande multidão,” e estas outras palavras de Nosso Senhor: “Muitos
hão-de vir do Oriente e do Ocidente, e festejarão com Abraão, Isaac e Jacob no
Reino do Céu,” e as outras figuras geralmente citadas a favor desta opinião
Mas se vos referis a Cristãos adultos, a experiência, a
razão, a autoridade, a propriedade e as Escrituras concordam em provar que a
maioria é condenada, Não penseis que, por causa disso, o Paraíso está vazio;
pelo contrário, é um reino muito povoado . E se os condenados são “tão
numerosos como a areia do mar, ” os que se salvam são “tão numerosos como as
estrelas do Céu,” , isto é, tanto uns
como os outros são incontáveis, embora em proporções muito diferentes
Certo dia, São João Crisóstomo , pregando na catedral de
Constantinopla e considerando estas proporções, não pôde deixar de tremer de
horror e de perguntar : “Deste grande número de pessoas, quantas pensais vós
que se salvarão?” . E, sem esperar pela
resposta, acrescentou : “Entre tantos milhares de pessoas, não acharemos uma
centena que se salve; e eu tenho dúvidas sobre essas cem pessoas” . Que coisa
terrível! O grande Santo acreditava que, de tanta gente, nem uma centena de
salvaria, e mesmo assim, não estava seguro desse número. Que vos acontecerá, a
vós que me escutais. Grande Deus, não posso pensar nisso sem me arrepiar! Meus
Irmãos, o problema da salvação é uma coisa muito difícil; pois, de acordo com
as máximas dos teólogos, quando um fim exige grandes esforços, somente poucos o
atingem
É por isso que São Tomás, o Doutor Angélico , depois de ter
ponderado todas as razões a favor e contra na sua imensa erudição, conclui
finalmente que o maior número de Católicos adultos se condena. E diz : “Porque
a bem-aventurança eterna ultrapassa o estado natural, especialmente porque este
foi privado da graça original, é um pequeno número o dos que se salvam” .
Assim, pois, tirai a venda dos vossos olhos, que vos está a cegar com o amor de
vós próprios, que vos impede de crer numa verdade tão evidente, dando-vos
ideias muito falsas sobre a justiça de Deus, “Justo Pai, o mundo não Vos
conheceu,” disse Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele não diz: “Pai Todo Poderoso,
Pai muito bom e misericordioso”
Ele diz “Justo Pai,” para que compreendamos que, de todos os
atributos de Deus, nenhum é menos conhecido que a Sua justiça , porque os
homens recusam-se a acreditar naquilo que têm medo de enfrentar . Por isso,
retirai a venda que vos cobre os olhos e dizei com lágrimas : Ai de nós! O
maior número dos Católicos, o maior número dos que vivem aqui, talvez mesmo dos
que estão nesta assembleia, será condenado! Haverá um assunto que seja mais
merecedor das nossas lágrimas?
O Rei Xerxes, no cimo de uma colina, olhando para o seu
exército de cem mil soldados preparados para dar batalha, e considerando que
nenhum deles estaria vivo dali a cem anos, foi incapaz de reter as lágrimas.
Não teremos nós mais razões para chorar, ao pensar que, de tantos Católicos, a
maior parte deles se perderá? Este pensamento não devia fazer com que corressem
rios de lágrimas dos nossos olhos, ou pelo menos produzir no nosso coração o
sentimento de compaixão que sentiu um Irmão Agostinho, o Venerável Marcelo de
São Domingos? Um dia, quando estava a meditar sobre os sofrimentos eternos, o
Senhor mostrou-lhe quantas almas iam para o inferno naquele momento, e
mostrou-lhe uma estrada muito larga em que vinte e dois mil pecadores estavam a
correr para o abismo, chocando uns com os outros. O servo de Deus ficou varado
de espanto e exclamou : “Oh, que número! Que número! E ainda vêm mais. Ó Jesus!
Ó Jesus! Que loucura!” . Deixai-me
repetir, com Jeremias: “Quem dará água à minha cabeça, e uma fonte de lágrimas
aos meus olhos? E chorarei dia e noite pelos mortos da filha do meu povo”
Pobres almas! Como podeis correr tão apressadamente para o
inferno? Por misericórdia, parai e ouvi-me por um momento! Ou compreendeis o
que significa ser salvo e ser condenado por toda a eternidade, ou não
compreendeis. Se compreendeis e, apesar disso, não vos decidis a mudar de vida
hoje, fazer uma boa Confissão e desprezar o mundo, numa palavra, fazer todos os
esforços para serdes contado no pequeno número dos que se salvam, digo-vos que
não tendes a Fé. Tereis mais desculpa se não compreendeis, porque então
dir-se-á de vós que haveis perdido o juízo. Ser salvo por toda a eternidade,
ser condenado por toda a eternidade, e não fazer todos os esforços para evitar
um e assegurar o outro, é algo de inconcebível
A bondade de Deus : Talvez ainda não acrediteis nas verdades
terríveis que acabei de vos ensinar. Mas foram os teólogos mais considerados,
os Padres mais ilustres que vos falaram através de mim. Então, pois, como
podeis resistir a razões apoiadas por tantos exemplos e palavras das Sagradas
Escrituras? Se, apesar disso, ainda hesitais e se a vossa mente se inclina para
a direcção oposta, esta mesma consideração não será suficiente para vos fazer
tremer? Oh, demonstra que não vos preocupais muito com a vossa salvação! Sobre
esta matéria tão importante, um homem de bom senso é mais afectado pela menor
dúvida do risco que corre do que pela evidência da ruína total noutros assuntos
em que a alma não está implicada. Um dos nossos Irmãos, o Beato Giles,
costumava dizer que, se apenas um homem houvesse de ser condenado, ele faria todos
os possíveis para se certificar de que não seria esse homem
Então o que devemos nós fazer, nós que sabemos que a maioria
será condenada, e não só parte da totalidade dos Católicos? O que devemos
fazer? Tomar a resolução de pertencer ao pequeno número dos que se salvam .
Direis: Se Cristo queria condenar-me, porque é que Ele me criou? SILÊNCIO,
LÍNGUA ATREVIDA! Deus não criou ninguém para o condenar; mas quem for
condenado, sê-lo-á porque quer. Vou, portanto, defender agora a bondade do meu
Deus e ilibá-Lo de toda a culpa: será este o assunto da segunda parte
Antes de continuarmos, ponhamos de um lado todos os livros e
todas as heresias de Lutero e Calvino, e do outro lado os livros e heresias dos
Pelagianos e dos Semi-Pelagianos, para os queimarmos. Alguns destroem a graça,
outros a liberdade, e todos eles estão cheios de erros; lancemo-nos, portanto,
à fogueira. Todos os condenados têm na fronte o oráculo do Profeta Oseias, “A
tua perdição vem de ti,” para que compreendam que quem é condenado, é condenado
pela sua própria malícia e porque quer ser condenado
Em primeiro lugar, tomemos por base estas duas verdades
inegáveis: “Deus quer que todos os homens se salvem,” “Todos precisam da graça
de Deus.” Ora bem, se vos mostrar que Deus quer salvar todos os homens, e que,
para esse fim, dá a todos eles a Sua graça e todos os outros meios necessários
para alcançar esse fim sublime, sereis obrigados a concordar que quem for
condenado deve imputá-lo à sua própria malícia, e que, se a maior parte dos
Cristãos é condenada, é porque eles querem que assim seja. “A tua perdição vem
de ti; a tua ajuda só reside em Mim”
Deus enviou a Sua Mãe Santíssima, a Nossa Mãe de
Misericórdia, através de Cujo Cuidado Maternal nos aproximaremos de Jesus. Na
imagem acima, numa procissão em honra de Nossa Senhora de Fátima, vemos também
a Sua Mensagem de aviso, para que emendemos as nossas vidas
Deus deseja que todos os homens se salvem : Numa centena de
lugares das Sagradas Escrituras, Deus diz-nos que o Seu desejo é, de facto,
salvar todos os homens. “Será a Minha vontade que um pecador morra, e não que
ele se converta dos seus pecados e viva? ... Eu vivo, disse o Senhor Deus. Não
desejo a morte do pecador, Convertei-vos e vivei” . Quando alguém deseja muito qualquer coisa,
costuma dizer-se que está a morrer de desejo; é uma hipérbole. Mas Deus quis e
continua a querer tanto a nossa salvação que morreu de desejo, e sofreu a morte
para nos dar vida. Esta vontade de salvar todos os homens não é, portanto, uma
vontade afectada, superficial e aparente em Deus; é uma vontade real, efectiva
e benéfica, porque Ele nos fornece todos os meios mais apropriados para que nós
nos salvemos . Não no-los dá para que não a obtenhamos; dá-no-los com uma
vontade sincera, com a intenção de nós alcançarmos os seus efeitos. E se não os
alcançamos, Ele mostra-se preocupado e ofendido por essa causa. Ordena até aos
condenados que os usem, para se salvarem; exorta-os a que o façam; obriga-os a
fazê-lo; e se não o fazem, cometem um pecado. Portanto, podiam fazê-lo e dessa
maneira ser salvos
E muito mais: como Deus vê que não podemos sequer fazer uso
da Sua graça sem a Sua ajuda, dá-nos outras ajudas; e se por vezes não fazem
efeito, a culpa é nossa, porque com estas mesmas ajudas, uma pessoa pode abusar
delas e ser condenada com elas, e outra pode usá-las bem e ser salva; poderia
até ser salva com ajudas menos poderosas. Sim, pode acontecer que abusemos de
uma grande graça e nos condenemos, enquanto que outros colaboram com uma graça
menor e são salvos. Santo Agostinho exclama : “Se, por conseguinte, alguém se
desvia da justiça, esse é levado pela sua livre vontade, guiado pela sua
concupiscência, enganado pela sua própria persuasão” . Mas para quem não compreende a teologia, eis
o que lhes tenho a dizer: Deus é tão bom que, quando Ele vê um homem a correr
para a sua ruína, o Senhor corre atrás dele, chama-o, admoesta-o e acompanha-o
até mesmo às portas do inferno; o que não fará Ele para o converter? Envia-lhe
boas inspirações e santos pensamentos, e se ele não tira proveito deles, mostra
a Sua ira e indignação e persegue-o. Para o fulminar? Não; falha e perdoa-lhe.
Mas o pecador ainda não se converteu. Deus envia-lhe uma doença mortal. Decerto
é o fim para ele. Não, meus Irmãos, Deus cura-o; o pecador torna-se obstinado
no mal e Deus, na Sua misericórdia, procura outro caminho; o Senhor dá-lhe mais
um ano e, quando esse ano termina, dá-lhe ainda mais outro
Não acuseis a Deus! : Mas se o pecador continua a querer
lançar-se no inferno, apesar de tudo isso, o que faz Deus? Abandona-o? Não .
Pega-lhe na mão e continua a pregar-lhe, mesmo que ele tenha um pé no inferno e
outro fora; implora-lhe que não abuse das Suas graças. Agora pergunto-vos, se
aquele homem for condenado, não é verdade que é condenado contra a vontade de
Deus e porque quer ser condenado? Vinde agora perguntar-me: Se Deus queria
condenar-me, porque é que me criou? Pecador ingrato, aprende hoje que, se estás
condenado, não é Deus que deve ser censurado, mas és tu e a tua própria vontade
. Para te persuadir desta verdade, desçamos até às profundas do abismo, e de lá
te trarei uma daquelas almas que ardem no inferno, para que ela possa
explicar-te esta verdade. Ora aqui está uma : “Diz-me, quem és tu?” “Eu sou um
pobre idólatra, nascido numa terra desconhecida; Nunca ouvi falar do Céu nem do
Inferno, nem daquilo que estou a sofrer agora.” “Pobre infeliz! Vai-te, não és
aquele que eu procuro.” Vem mais um; aqui está ele. “Quem és tu?” “Eu sou um
cismático dos confins da Tartária
Vivi sempre numa nação não-civilizada, mal sabendo que
existe um Deus.” “Tu não és aquele que eu quero; volta para o inferno.” Aqui
está outra. “E quem és tu?” “Eu sou um pobre herege do Norte. Nasci abaixo do
Polo e nunca vi nem a luz do sol nem a luz da fé.” “Também não é a ti que eu
procuro; volta para o inferno.” Meus
Irmãos, parte-se-me o coração ao ver, entre os condenados, estes infelizes que
nunca conheceram sequer a Verdadeira Fé . Mesmo assim, sabei que a sentença de
condenação foi pronunciada contra eles e lhes foi dito: “A vossa condenação
provém de vós.” Eles foram condenados porque o quiseram ser. Eles receberam tantas
ajudas de Deus para se salvarem! Nós não sabemos em que tais ajudas
consistiram, mas eles sabem-no bem, e agora eles clamam: “Ó Senhor, Vós sois
justo... e os Vossos julgamentos são de equidade"
MEUS IRMÃOS, DEVEIS SABER QUE A CRENÇA MAIS ANTIGA É A LEI
DE DEUS, E QUE TODOS NÓS A TRAZEMOS NO NOSSO CORAÇÃO; QUE ELA PODE APRENDER-SE
SEM PROFESSOR ALGUM, E QUE BASTA TER A LUZ DA RAZÃO PARA CONHECER TODOS OS
PRECEITOS DESSA LEI
É por isso que mesmo os bárbaros se escondem quando cometem
um pecado, porque tiveram consciência de ter procedido mal; e são condenados
por não terem observado a lei natural que traziam escrita no seu coração;
porque, se eles a tivessem observado, Deus antes teria feito um milagre, de
preferência a deixá-los ser condenados; Ele ter-lhes-ia enviado alguém que os
ensinasse e ter-lhes-ia dado outras ajudas, das quais eles se tornaram indignos
por não viverem em conformidade com as inspirações da sua consciência, que
nunca deixou de os avisar sobre o bem que eles deviam fazer e sobre o mal que
eles deviam evitar. Assim sendo, foi a sua consciência que os acusou no
Tribunal de Deus, e que lhes diz constantemente no inferno: “A tua perdição vem
de ti.” Não sabem o que hão-de responder e são obrigados a confessar que
merecem o seu destino. Ora se estes infiéis não têm desculpa, haverá alguma
desculpa para um Católico que tinha tantos sacramentos, tantos sermões, tantas
ajudas ao seu dispor? Como ousará ele dizer: “Se Deus queria condenar-me,
porque é que me criou?” Como ousará falar desta maneira, quando Deus lhe deu
tantas ajudas para se salvar? Continuemos a confundi-lo
Vós que sofreis nas profundas, respondei-me! Há alguns
Católicos entre vós? “Claro que há!” Quantos? Venha um deles cá acima! “É
impossível, eles estão muito lá para o fundo, e trazê-los cá acima iria revirar
todo o inferno de pernas para o ar; seria mais fácil impedir um deles enquanto
lá está para cair” . Sendo assim,
dirijo-me a vós que viveis no hábito do pecado mortal, no ódio, no abismo do
vício da impureza, e que a cada dia estais mais perto do inferno . Parai, e
voltai atrás; é Jesus que vos chama e que, com as Suas chagas, assim como
tantas vozes eloquentes, vos grita: “Meu filho, se estás condenado, só a ti
mesmo deves acusar: ‘A tua perdição vem de ti’ . Levanta os olhos e vê todas as graças com que
te enriqueci, para garantir a tua salvação eterna. Podia ter-te feito nascer
numa floresta da Barbária; foi o que fiz a muitos outros; mas fiz-te nascer na
Fé Católica; fiz com que fosses educado por um bom pai e uma mãe excelente, com
as instruções e ensinamentos mais puros. Se és condenado apesar de tudo isso,
de quem é a culpa? Tua, Meu filho, tua: ‘A tua perdição vem de ti"
“Podia ter-te lançado no inferno depois do primeiro pecado
mortal que cometeste, sem esperar pelo segundo. Fiz isso a tantos outros, mas
contigo fui paciente, esperei por ti durante muitos e longos anos; ainda hoje
estou a esperar por ti em penitência. Se, apesar de tudo isso, és condenado, de
quem é a culpa? Tua, Meu filho, tua: A tua perdição vem de ti. Sabes quantos
morreram perante os teus olhos e foram condenados: era um aviso para ti. Sabes
quantos outros pus no bom caminho para ter dar um bom exemplo. Lembras-te do
que aquele excelente confessor te disse? Foi Eu quem o fez dizer-te isso. Ele
não te exortou a que mudasses de vida e fizesses uma boa Confissão? Fui Eu quem
o inspirou. Recordas-te daquele sermão que tocou o teu coração? Fui Eu quem te
levou lá. E o que aconteceu entre ti e Mim no segredo do teu coração, ... isso
nunca poderás esquecer
“Essas inspirações interiores, esse conhecimento claro, esse
remorso constante da consciência, atreve-te-ás a negá-los? Todos eles eram mais
ajudas da Minha graça, porque Eu queria salvar-te. Recusei-Me a dá-los a muitos
outros, e dei-os a ti porque te amo ternamente. Meu filho, Meu filho, se eu
tivesse falado com eles com tanta ternura como hoje te estou a falar, quantas
outras almas teriam regressado ao bom caminho! E tu… e tu voltaste-Me as
costas. Ouve o que te vou dizer, porque estas são as Minhas últimas palavras:
custaste-Me o Meu Sangue; se queres ser condenado, apesar do Sangue que
derramei por ti, não ponhas as culpas sobre Mim; só a ti deves acusar, e por
toda a eternidade, não esqueças que, se foste condenado apesar de Mim, foste
condenado porque quiseste ser condenado: ‘A tua perdição vem de ti “
Ó meu bom Jesus, até as pedras estalariam se ouvissem
palavras tão doces, expressões tão ternas. Haverá aqui alguém que queira ser
condenado, apesar de tantas graças e ajudas? Se houver um, ele que me ouça, e
depois que resista, se puder. Barónio relata que, depois da infame apostasia de
Juliano o Apóstata, ele concebeu um ódio tal ao Santo Baptismo que, dia e
noite, procurou maneira de apagar o que recebera. Para esse fim, mandou
preparar um banho de sangue de bode e meteu-se nele, querendo que este sangue
impuro de uma vítima consagrada a Vénus apagasse da sua alma o carácter sagrado
do Baptismo. Um tal comportamento parece-vos abominável, mas se o plano de
Juliano tivesse tido êxito, é certo que sofreria muito menos no inferno
Ó pecadores, o conselho que vos quero dar pode parecer-vos
estranho; mas se o compreenderdes bem, é, pelo contrário, inspirado por uma
terna compaixão por vós . Imploro-vos de joelhos, pelo Sangue de Cristo e pelo
Coração de Maria, que mudeis de vida, que regresseis ao caminho que leva ao
Céu, e que façais tudo o que puderdes para pertencer ao pequeno número dos que
se salvam. Se, pelo contrário, quereis continuar a percorrer o caminho que leva
ao inferno, procurai ao menos maneira de apagar o vosso Baptismo . Ai de vós,
se levais o Santo Nome de Jesus Cristo e o carácter sagrado do Cristão gravado
na alma para o inferno! O vosso castigo será ainda maior. Eis, pois, o que vos
aconselho que façais: se não vos quereis converter, ide já, hoje mesmo, pedir
ao vosso pastor que apague o vosso nome do registo baptismal, de modo a que não
fique nenhuma lembrança de terdes alguma vez sido Cristãos; implorai ao vosso
Anjo da Guarda que apague do seu livro das graças as inspirações e ajudas que
ele vos deu, por ordem de Deus; porque ai de vós se ele os recordar! Dizei a
Nosso Senhor que vos retire a Sua fé, o Seu Baptismo, os Seus sacramento
Estais horrorizados com um tal pensamento? Então lançai-vos
aos pés de Jesus Cristo e dizei-lhe, de lágrimas nos olhos e coração contrito:
“Senhor, confesso que não tenho vivido até agora como um Cristão. Não sou digno
de ser contado entre os Vossos eleitos. Reconheço que mereço ser condenado; mas
grande é a Vossa misericórdia, e, cheio de confiança na Vossa graça, digo-Vos
que quero salvar a minha alma, mesmo que tenha que sacrificar a minha fortuna,
a minha honra, até mesmo a minha vida, se assim é preciso para me salvar. Se
até agora tenho sido infiel, arrependo-me e deploro e detesto a minha infidelidade,
e peço-Vos humildemente que me perdoeis. Perdoai-me, bom Jesus, e fortalecei-me
também, para que me possa salvar. Não Vos peço riquezas, honra ou prosperidade;
peço-Vos apenas uma única coisa, que salve a minha alma”
E Vós, ó Jesus! O que dizeis? Ó Bom Pastor, vede a ovelha
perdida que regressa a Vós, abraçai este pecador arrependido, abençoai os seus
suspiros e as suas lágrimas, ou antes, abençoai estas pessoas que estão bem
encaminhadas e que não querem mais do que a sua salvação. Irmãos, aos pés de
Nosso Senhor, protestemos que queremos salvar as nossas almas, custe o que
custar. Digamos-Lhe todos, de olhos humedecidos: “Bom Jesus, quero salvar a
minha alma.” Ó abençoadas lágrimas, ó abençoados suspiros!
Conclusão : Irmãos, quero hoje despedir-me de vós,
deixando-vos confortados. E se me perguntais os meus sentimentos em relação ao
número dos que se salvam, ei-lo: Sejam muitos ou poucos os que se salvam, digo
que quem quiser salvar-se, será salvo; e que ninguém pode ser condenado se não
quiser. E se é verdade que poucos se salvam. é porque há poucos que vivem bem.
Quanto aos restantes, comparai estas duas opiniões: a primeira diz que a maior
parte dos Católicos serão condenados; a segunda, pelo contrário, pretende que a
maior parte dos Católicos serão salvos. Imaginai um Anjo enviado por Deus para
confirmar a primeira opinião, que vem dizer-vos que não só a maior parte dos
Católicos serão condenados, mas também que, dos que estão aqui presentes, nesta
assembleia, só um se salvará. SE OBEDECERDES AOS MANDAMENTOS DE DEUS, SE
DETESTARDES A CORRUPÇÃO DESTE MUNDO, SE ABRAÇARDES A CRUZ DE JESUS CRISTO EM
ESPÍRITO DE PENITÊNCIA, SEREIS O QUE SE SALVOU
Imaginai agora o mesmo Anjo, que aparece para confirmar a
segunda opinião. Diz-vos que não só a maior parte dos Católicos serão salvos,
mas ainda que, desta congregação, apenas um será condenado e todo os outros se
salvarão. Se depois disso continuardes com as vossas usuras, as vossas
vinganças, os vossos actos criminosos, as vossas impurezas, então sereis o que
será condenado . Para que serve saber se poucos ou muitos serão salvos? S.
Pedro diz-nos: “Fazei boas obras para assegurardes a vossa escolha” . Quando a
irmã de S. Tomás de Aquino lhe perguntou o que havia de fazer para ir para o
Céu. ele disse-lhe: “Serás salva se o quiseres ser”
Digo-vos o mesmo, e aqui está a prova da minha declaração.
Ninguém será condenado, a menos que cometa um pecado mortal: isto é da Fé. E
ninguém comete um pecado mortal a não ser que queira: esta é uma proposição
teológica inegável. Portanto, ninguém vai para o inferno a não ser que queira;
a consequência é óbvia. Não chegará isto para vos confortar? Chorai os pecados
do passado, fazei uma boa Confissão, não pequeis mais no futuro, e sereis todos
salvos. Porque vos haveis de atormentar assim? Porque é certo que tereis que
cometer um pecado mortal para ir para o inferno, e que, para cometerdes um
pecado mortal, tereis que querer cometê-lo; e que, consequentemente, ninguém
vai para o inferno a não ser que queira. Isto não é apenas uma opinião, é uma
verdade inegável e muito confortante; que Deus vos faça compreendê-la, e que
Ele vos abençoe. Amen”
LITURGIA DO
DIA 08 DE OUTUBRO DE 2013
PRIMEIRA
LEITURA (JN 3,1-10)
LEITURA DA PROFECIA DE JONAS - 1A
palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te
e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu
te vou confiar”.3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do
Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias
para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o
caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive
será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer
jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação
chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o
manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em
seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens
e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens
e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um
deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus
talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a
perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os
ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que
tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez - Palavra
do Senhor
SALMO RESPONSORIAL
SE LEVARDES EM CONTA
NOSSAS FALTAS, QUEM HAVERÁ DE SUBSISTIR?
— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha
voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de
subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora!
Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a
Israel de toda a sua culpa
EVANGELHO (LC
10,38-42)
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS
CRISTO + SEGUNDO LUCAS
- Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de
nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria,
sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta,
porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor,
não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que
ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta,
Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém,
uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será
tirada” - Palavra da Salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE - "Queridos
filhos, com todo o Meu Coração e Alma cheia de Fé e Amor no Pai Celestial, Eu
dei Meu Filho a vocês e estou dando Ele a vocês novamente. Meu Filho trouxe
vocês, pessoas do mundo inteiro, a conhecerem o único Deus verdadeiro e o Seu
Amor. Ele tem levado vocês no caminho da verdade e feito vocês irmãos e irmãs.
Portanto, Meus filhos, não se desviem, não fechem os seus corações diante da
verdade, esperança e amor. Tudo ao redor de vocês está passando e tudo está
partindo, somente a Glória de Deus permanece. Portanto, renunciem a tudo que
distancia vocês do Senhor. Adorem-no somente, porque Ele é o único Deus
Verdadeiro. Eu estou com vocês e Eu permaneço com vocês. Eu estou especialmente
rezando pelos pastores para que possam ser verdadeiros representantes de Meu
Filho e possam conduzir vocês com amor no caminho da verdade. Obrigada" - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM 25 DE AGOSTO DE 2011
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO LUIS BELTRAN - Luis Beltran
nasceu em Valência (Espanha) em 1526, e foi o tipo de jovem aventureiro, aberto
aos desafios. Obediente a voz do Senhor, venceu a oposição do pai e ingressou
na Ordem Dominicana para ser sacerdote . Com passos largos em direção à
santidade (tinha apenas 23 anos quando recebeu a ordenação sacerdotal), assumiu
a importante função de mestre dos noviços, até que decidiu aventurar-se na
evangelização do novo mundo. Na Colômbia, Luis Beltran muito se ocupou com a
salvação das almas, sem descuidar de profetizar e denunciar as injustiças
cometidas contra os indígenas e posteriormente contra os negros escravos . O
preço da conversão de milhares de indígenas espalhados por toda Colômbia foi o
sofrimento promovido por exploradores espanhóis. Por duas vezes procuraram
envenená-lo e em outras quatro ocasiões o assaltaram ameaçando-o de morte. São
Luis não se deixou amedrontar e só voltou para a Espanha pela obediência aos
superiores e com a intenção de melhor recrutar e formar apóstolos para a
evangelização da América . Este bondoso amigo de todos assumiu cargos de
direção na Ordem Dominicana, exerceu com grande eficácia o ministério da
pregação, chegando a operar inúmeras conversões e alcançar milagres. No ano de
1569 São Luis, já na Espanha como formador de futuros missionários, pôde partilhar
com palavras o que viveu nas inúmeras missões. Ensinava que a arma mais eficaz
na conversão das almas é uma intensa vida de oração e de muito sacrifício, e
que a pregação necessita de ser acompanhada pelas boas obras, caso contrário, o
mau exemplo destruiria de maneira fatal a proclamação da Boa Nova . São Luis
Beltran faleceu em Valência no ano de 1581, com 56 anos de idade. A tal ponto
enriqueceu o povo e a Igreja com sua vivência missionária que o próprio pai,
antes de morrer, declarou-lhe: “Meu filho, uma das coisas que mais me afligiu
na vida foi ver-te frade, mas hoje, o que me consola é saber-te frade!” . São
Luis Beltran, rogai por nós!
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