A IGREJA TRABALHA PARA A CONVERSÃO DE TODOS
Em nossos dias é comum
ouvir falar de diálogo inter-religioso, como se fosse um imperativo do
Evangelho a Igreja abrir-se ao mundo para entrar em contato com todas as
religiões e correntes ideológicas, sempre com o propósito de servir a
humanidade e tornar a vida aqui na terra menos dura
Dizem os adeptos do diálogo
inter-religioso que entre os sérios problemas da atualidade que a Igreja
poderia ajudar a resolver irmanada com as várias “religiões e filosofias da
humanidade” estão o problema da paz, da “discriminação”, da “intolerância” e da
“exclusão das minorias”
Como se vê, é uma visão
completamente humanista, antropocêntrica, utópica, que sonha com um paraíso na
terra, que não vê a religião como uma virtude moral que tem por objeto o culto
devido a Deus. É uma visão que, por princípio, desvirtua a religião,
desligando-a do problema da salvação da alma
Santo Tomás de Aquino na
Suma Teológica, na primeira questão do tratado da virtude da religião, pergunta
se a religião ordena o homem exclusivamente a Deus e é categórico, taxativo, na
resposta afirmativa. E respondendo à objeção baseada na epístola de São Tiago
(a religião pura e imaculada aos olhos de Deus Pai é visitar os órfãos e as
viúvas em suas tribulações e conservar-se incorrupto neste século), diz que a
religião tem duas espécies de atos: uns são atos próprios e imediatos pelos
quais o homem se ordena só a Deus, tais como sacrifícios, adoração etc; outros
atos da religião são praticados mediante outras virtudes sobre os quais a
virtude da religião impera ordenando-os ao serviço divino. (Cf. Suma Teológica,
IIª IIªe. q.81, a. 1)
Para São Tomás, portanto, a
verdadeira virtude da religião é incompatível com uma visão humanista em que o
homem esteja no centro de tudo. Para ele, é inadmissível uma frase muito em
voga “o homem é a estrada da Igreja”, como se a Igreja devesse ouvir sempre as
aspirações e caprichos do homem que quer ser a sua própria lei ou transformar a
religião numa espécie de terapia em que o culto divino se converteria em sessão
de cura dos males da mente e do corpo, em que o pecado seria reduzido a mera
doença que aflige apenas o homem mas não ofende a Deus. Enfim, uma religião que
consola o homem mas se esquece de Deus. Para Santo Tomás, mediante a virtude da
religião, todas as atividades humanas, por mais seculares que sejam, de alguma
forma se ordenam à glória de Deus e à salvação das almas. É inconcebível uma
ação filantrópica que faça abstração do fim último. É inconcebível que a Igreja
trabalhe para o bem do mundo, como a ONU, relegando a segundo plano sua missão
própria
Aliás, na exposição da
virtude da religião, São Tomás simplesmente desenvolve com argumentos
filosóficos e teológicos aquilo que o simples bom senso diz e já tinha sido
explanado pelos clássicos e pelos padres da Igreja. Por exemplo, Santo
Agostinho diz: o homem bom usa das coisas da terra para gozar de Deus, o iníquo
serve-se de Deus para gozar dos bens da terra
Por isso, o propalado
diálogo inter-religioso só pode ser legítimo e justificado se se subordinar à
missão específica da Igreja, a salvação da alma. A Igreja tem de ser
corajosa aos olhos de todo o mundo ao afirmar-se solenemente como único e
exclusivo meio de salvação disposto por Deus para todos o homens. Tem de ser
corajosa e formular um juízo negativo sobre todas as religiões falsas, que,
como tais, são antes um obstáculo para a salvação do que um meio para chegar à
verdade, não obstante a boa fé e a ignorância invencível de muitos dos seus
sequazes. A verdade é intolerante. O bem é exclusivista. Bonum ex integra
causa, malum ex quocumque defectu, diz Santo Tomás. Não basta dizer que, apesar
de deficientes, as grandes religiões da humanidade contêm elementos de verdade,
defendem valores da ordem moral natural ou que há pontos de união entre a
Igreja e as religiões falsas. O mal não pede a exclusão do bem, pede um lugar
ao seu lado, dizia o pe. Dulac. Hoje, o mundo relativista e maçônico da ONU
pede à Igreja que aceite a seu lado todas as religiões para construir um novo
mundo, um mundo em que o homem ocupe o lugar de Deus ou invente um deus a
serviço do Homem
Por essa razão, com
clarividência, o grande papa Gregório XVI, na encíclica Mirari vos (1832), diz:
“Nosso Senhor Jesus Cristo enviou seus apóstolos para pregar e ensinar a todas
as nações, ou seja, derrubar todas as religiões existentes, a fim de então
estabelecer em toda a terra a única religião cristã e assim substituir todas as
crenças dos diferentes povos pela unidade do dogma católico expresso na
pregação Dele próprio. E prevendo, na sua presciência, os movimentos e divisões
que sua doutrina iria incitar, Ele não se deteve e não permitiu concessões, mas
declarou que tinha vindo ao mundo para trazer não a paz, mas a espada, a fim de
separar o bem do mal e a verdade da mentira”
A conclusão só pode ser
uma: um suposto diálogo inter-religioso honesto, sério, franco, útil não pode
esconder a verdade fundamental: a Igreja trabalha para a conversão de todos os
homens à única religião verdadeira, que é ela mesma, pois que fundada pelo
Verbo Encarnado
LITURGIA DO DIA 15 DE OUTUBRO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA (RM 1,16-25)
LEITURA DA
CARTA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS - Irmãos, 16eu não me envergonho do
Evangelho, pois ele é uma força salvadora de Deus para todo aquele que crê,
primeiro para o judeu, mas também para o grego. 17Nele, com efeito, a justiça
de Deus se revela da fé para a fé, como está escrito: O justo viverá pela fé . 18Por
outro lado, a ira de Deus se revela, do alto do céu, contra toda a impiedade e
iniquidade dos homens que em sua iniquidade oprimem a verdade. 19Pois o que de
Deus se pode conhecer é manifesto aos homens: Deus mesmo lhes manifestou . 20Suas
perfeições invisíveis, como o seu poder eterno e sua natureza divina, são
claramente conhecidas através de suas obras, desde a criação do mundo. Assim,
eles não têm desculpa 21por não ter dado glória e ação de graças a Deus como se
deve, embora o tenham conhecido. Pelo contrário, enfatuaram-se em suas
especulações, e seu coração insensato se obscureceu: 22alardeando sabedoria,
tornaram-se ignorantes 23e trocaram a glória do Deus incorruptível por uma
figura ou imagem de seres corruptíveis: homens, pássaros, quadrúpedes, répteis.
24Por isso, Deus os entregou com as paixões de seus corações a tal impureza,
que eles mesmos desonram seus próprios corpos. 25Trocaram a verdade de Deus
pela mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, que é bendito
para sempre. Amém - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (SL 18)
OS CÉUS
PROCLAMAM A GLÓRIA DO SENHOR!
— Os céus proclamam a
glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite
esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem
frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se
espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz
EVANGELHO (LC 11,37-41)
PROCLAMAÇÃO
DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO + SEGUNDO LUCAS - Naquele tempo,
37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus
entrou e pôs-se à mesa. 38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse
lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus,
limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e
maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior?
41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós” - Palavra da Salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA
EM MEDJUGORJE - “Queridos filhos, hoje EU chamo vocês ao
difícil e doloroso passo para a sua unidade com MEU FILHO. EU os chamo para
completar a admissão e confissão dos pecados, à purificação. Um coração impuro
não pode estar em MEU FILHO nem com MEU FILHO. Um coração impuro não pode dar o
fruto do amor e unidade. Um coração impuro não pode fazer as coisas corretas e
justas; não é um exemplo da beleza do Amor de DEUS para aqueles que o cercam e
para aqueles que não conhecem este AMOR. Vocês, Meus filhos, estão se reunindo
ao Meu redor cheios de entusiasmo, desejo e expectativas, e EU imploro a DEUS
PAI para, por meio do ESPÍRITO SANTO, colocar MEU FILHO – fé, dentro de seus
corações purificados. Meus filhos, obedeçam-ME, caminhem COMIGO” - Quando Nossa Senhora estava saindo, ao Seu lado
esquerdo, ELA mostrou as trevas, e ao Seu lado direito, uma Cruz em luz dourada
. Foi colocado que Mirjana acredita que Nossa Senhora estava mostrando a
diferença entre um coração limpo e um não limpo. Mirjana também declarou que
Nossa Senhora abençoou todos os objetos religiosos e rezou pelos sacerdotes - Mensagem do dia 25 de junho de 2011 à
Marija Pavlovic-Lunetti - 30 anos das aparições
A
IGREJA CELEBRA HOJE , SANTA TERESA DE AVILA (SANTA TERESA DE JESUS) - Com
grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser
proclamada “Doutora da Igreja”: Santa Teresa de Ávila (também conhecida como
Santa Teresa de Jesus). Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi
educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou
tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir
com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada
disso aconteceu graças à vigilância dos pais. Aos vinte anos, ingressou no
Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às
criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro
biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor,
assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da
espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi
grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da
Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de
contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de
idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação
do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as
direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou
com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida
austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente
revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas. Santa
Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas
para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o
Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite
de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo
foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar
o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve
sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das
últimas palavras: “Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja
Católica quero morrer”. No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI
reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15
de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a
humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a
enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus
argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande
Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que
a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a
em muitos de seus escritos. Santa Teresa
de Ávila, rogai por nós!
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