O PERIGO QUE CORRE
O SACERDOTE TÍBIO
A São João mandou o Senhor, no Apocalipse, que
escrevesse ao bispo de Éfeso estas palavras: Sei o bem que fazes; conheço os
teus trabalhos pela minha glória, assim como a tua paciência nas fadigas do teu
ministério. Em seguida, acrescenta: Mas, por outro lado, tenho a arguir-te de
haveres esfriado no teu primitivo fervor. — Alguém dirá talvez: que grande mal
havia nisso? — Escutai o que o Senhor ajunta ainda: Lembra-te donde caíste;
faze penitência das tuas culpas, e cuida de voltar ao primitivo fervor, em que
deves viver, como ministro meu; de contrário, serás reprovado por mim, como
indigno do ministério, que te confiei
Como assim! Então a tibieza conduz a uma ruína tal?
— Sim, a uma grande ruína, e o pior é que os tíbios não a conhecem, não a
temem, não procuram evitá-la. Isto acontece sobretudo aos padres, cuja máxima
parte vão esbarrar no escolho oculto da tibieza, e um grande número encontram
nele a sua perdição
Escolho oculto: o que faz que os tíbios
estejam expostos a grande risco de se perderem, é que a tibieza não deixa ver a
uma alma o mal enorme que lhe causa. Muitos deles por certo não querem
separar-se inteiramente de Jesus Cristo; querem segui-lo, mas de longe, como
fez S. Pedro, quando o Redentor foi preso no jardim das Oliveiras . Procedendo
porém assim, caem facilmente na desgraça de Pedro, que apenas entrou na casa do
Pontífice, a um simples remoque duma serva, renegou Jesus Cristo! Quem despreza
as coisas pequenas vem a cair pouco a pouco nas grandes. O intérprete aplica
este texto à alma tíbia, e diz que ela em breve perderá a devoção, e cairá
depois, passando das faltas leves de que não se importava, às graves e mortais.
Segundo Eusébio de Emeso, quem não teme ofender a Deus com pecados veniais,
dificilmente se há de preservar dos pecados mortais. É com justiça, ajunta Sto.
Isidoro, que o Senhor permite que quem não faz caso das faltas leves caía depois
nas mais graves
Os pequenos excessos, quando são raros, não causam
grave detrimento na saúde; mas, quando são freqüentes e multiplicados, acabam
por ocasionar doenças mortais. É o que diz Santo Agostinho: Evitais com cuidado
as quedas graves, e não temeis as leves; não perdestes a vida sob a pedra
enorme dalgum pecado mortal; mas tomai cautela não fiqueis esmagados debaixo
dum montão de areia de pecados veniais
Ninguém ignora que só o pecado mortal dá a morte à
alma e que os veniais, por mais numerosos que sejam, a não podem privar da
graça, mas é preciso saber também o que diz S. Gregório: que o hábito de
cometer faltas veniais, sem delas sentir remorso e sem pensar em corrigi-las,
faz perder pouco a pouco o temor de Deus, e, uma vez perdido este temor, é
fácil passar das faltas pequenas às grandes. Santo Doroteu ajunta: Se
desprezarmos as faltas leves, periculum est ne in perfectam
insensibilitatem deveniamus
Quem não se inquieta com as pequenas quedas, corre
perigo de cair numa insensibilidade universal, que lhe faça perder o horror até
às quedas mortais
Conforme o atesta o tribunal da Rota, Santa Teresa
nunca caiu em nenhuma falta grave; contudo o Senhor lhe fez ver o lugar que lhe
estava reservado no inferno, não porque ela o tivesse merecido, mas porque
se teria condenado, se não tivesse sido arrancada a tempo, ao estado de tibieza
em que vivera. Por isso o Apóstolo nos faz esta advertência: Não deis
entrada ao demônio. Ao espírito das trevas basta-lhe que comecemos a
abrir-lhe a porta do nosso coração, deixando entrar nele sem escrúpulo faltas
leves; porque depois ele a saberá abrir de par em par por faltas graves.
Cassiano escreveu: Quando algum cai, não imagineis que ele tenha chegado de
repente à sua ruína. Não, quando soubermos que alguma pessoa, dada à vida
espiritual, sucumbira enfim, não pensemos que o demônio a tenha lançado
subitamente no abismo do mal: primeiro a fez cair no estado de tibieza e dali
no precipício da inimizade de Deus. Assim, S. João Crisóstomo afirma ter
conhecido muitas pessoas, adornadas de todas as virtudes, mas que, vindo a cair
na tibieza, depois se precipitaram num abismo de vícios
Conta-se nas crônicas da Ordem de Santa Teresa que
a venerável irmã Ana da Encarnação vira um dia uma alma condenada, que ela primeiro
tivera por santa; viam-se-lhe unidos ao rosto muitos animais pequenos, imagens
das numerosas faltas que na sua vida tinha cometido e de que não se havia importado.
Alguns desses animálculos lhe diziam: “Foi por nós que começaste”; outros
enfim: “Foi por nós que te perdeste”. Ao bispo de Laodicéia mandou dizer o
Senhor: Conheço as tuas obras, e que não és frio nem quente
Tal é o estado dum tíbio, — nem frio, nem quente.
Homem tíbio, diz Menóquio, é o que não ousa, de propósito deliberado, ofender a
Deus mortalmente, mas que é negligente em se aperfeiçoar; por aí dá fácil
entrada a todas as paixões
Um padre tíbio não é ainda manifestamente frio,
porque não comete deliberadamente pecados mortais; mas afroixa em tender para a
perfeição, a que o seu estado o obriga; não lança conta aos pecados veniais, e
cada dia os comete em grande número sem escrúpulo: mentiras, intemperanças na
comida e na bebida, imprecações, Ofício mal recitado, missa mal celebrada,
maledicência contra todos, chocarrices inconvenientes. Vive na dissipação, no
meio dos negócios e prazeres do século;alimenta desejos e apegos perigosos;
cede à vanglória, ao respeito humano, aos melindres e ao amor próprio; não pode
suportar a menor contrariedade, a menor palavra que o humilhe; vive sem oração
e sem devoção
O Pe. Alvarez de Paz, falando dos defeitos e faltas
da alma tíbia, exprime- se assim: O tíbio assemelha-se a um doente dominado de
muitas moléstias pequenas que, sem lhe darem a morte por si mesmas, não lhe
deixando nenhum descanso, acabam por lançá-lo em tal fraqueza, que ele vem a
ser atacado por um mal grave, isto é, por uma tentação a que não pode resistir,
e então a sua queda é profunda
Eis por que o Senhor, continuando a falar do tíbio,
lhe diz: Oxalá foras frio ou quente! Mas porque és tíbio, e nem frio nem
quente, apresso-me a lançar-te da minha boca. O que tem a desgraça de
jazer no estado de tibieza, medite bem estas palavras e trema
Antes eu quereria, diz o Senhor, que fosses frio,
isto é, privado da graça346; porque haveria mais esperança para ti de saíres
desse miserável estado, do que se permaneceres nele, onde ficas mais exposto a
cair em vícios graves, sem esperança de emenda. É assim que Cornélio A-Lápide
explica esta passagem. Segundo S. Bernardo, é mais fácil converter um leigo
vicioso, que um eclesiástico tíbio; e Pereira ajunta que é mais fácil converter
um infiel, que fazer sair um cristão da tibieza
E de fato, Cassiano afirma ter visto muitos
pecadores a darem-se a Deus com fervor, mas nunca uma alma tíbia. S. Gregório
não perde a esperança a respeito dum pecador não convertido, mas nada espera
dum convertido que, depois de se ter dado a Deus com fervor, caiu na tibieza.
Eis as suas palavras: “O que é frio, sem ter sido tíbio antes, deixa esperança;
o tíbio porém não a deixa: porque pode esperar-se a conversão duma alma, que se
encontra atualmente em estado de pecado; mas a que, depois da sua conversão,
cai na tibieza, essa tira-nos a esperança de vermos voltar para Deus, no caso
de se separar dele pelo pecado
Em suma, a tibieza é um mal quase incurável e
desesperado. Eis a razão: para se poder evitar qualquer perigo, é necessário
conhecê-lo; ora, o tíbio está engolfado numa tal obscuridade, que não chega
mesmo a conhecer o perigo em que se encontra. A tibieza é como a febre ética
que mal se faz sentir. As faltas habituais em que o tíbio cai escapam-lhe à
vista. As faltas graves, diz S. Gregório, por isso mesmo que se fazem conhecer
melhor, corrigem- se mais depressa; mas as leves olham-se como nada, e continua-se
a cometê-las; é assim que o homem se acostuma a desprezar as coisas pequenas,
chegando por isso facilmente as desprezar também as grandes
Além disto, o pecado mortal causa sempre um certo
horror, mesmo ao pecador habitudinário; mas, à alma tíbia, as suas
imperfeições, os seus afetos desordenados, a sua dissipação, o seu apego ao
prazer e à estima própria, nenhum horror lhe inspiram; e contudo essas pequenas
faltas são para ela mais perigosas, pois que a conduzem à ruína, sem ela dar
por isso; é o que nota o Pe. Alvarez de Paz
Dali esta célebre máxima de S. João Crisóstomo, —
que “em certo sentido, devemos evitar com mais cuidado as faltas leves que as
graves”. E a razão que o Santo dá é nós termos naturalmente horror às faltas
graves, ao passo que as leves desprezamo-las, e por isso elas em breve se
tornam graves. O pior é que as pequenas infidelidades, que se desprezam, tornam
o homem pouco atento aos interesses da sua alma, e fazem que, uma vez lançado
no hábito de não cuidar das faltas leves, venha a negligenciar também as mais
graves
É a razão porque o Senhor nos Cânticos nos dá este
aviso: Caçai as raposas pequenas que assolam a nossa vinha; porque a
nossa vinha está em flor. Notai neste texto a palavra raposas = Vulpes;
não nos diz o Senhor que cacemos os leões ou os tigres, mas as raposas. As
raposas devastam as vinhas, pelas escavações numerosas, que fazem secar as
raízes; dum modo semelhante, as faltas habituais extinguem a devoção e os
bons desejos, que são as raízes da vida espiritual
Ajunta o texto — parvulas: caçai as raposas
pequenas; — e porque não as grandes? É que das pequenas receia-me menos, e
no entanto elas muitas vezes causam maior mal que as grandes; porque, como
observa o Pe. Alvarez de Paz, as faltas pequenas, de que não se faz caso,
impedem a chuva das graças divinas, sem as quais a alma permanece estéril, e
acaba por se perder
Diz ainda o Espírito Santo: Porque a nossa
vinha está em flor. Que fazem as faltas veniais multiplicadas, que não se
aborrecem? Devoram as flores, isto é, abafam os bons desejos de adiantar na
perfeição; e, desde que estes desejos venham a faltar, só se andará para trás,
até que se caia nalgum precipício, donde só com grande dificuldade se possa
sair
Terminemos a explicação do citado texto do
Apocalipse. Mas porque sois tíbio, começarei a lançar-vos da minha boca.
Quando uma bebida é fria ou quente, toma-se com prazer; mas, se é tépida,
custa a tomar, porque provoca vômitos. É por isso que o Senhor faz esta
ameaça ao tíbio: vou começar a lançar-te da minha boca, palavras que
Menóquio comenta assim:
Começa o tíbio a ser vomitado, quando, permanecendo
na sua tibieza, começa a desgostar a Deus, até que enfim seja do todo rejeitado
por ele no momento da morte, e para sempre separado de Jesus Cristo
Tal é o perigo que corre o tíbio
de ser lançado, isto é, abandonado de Deus, sem esperança de regresso. É o que
se significa pelo vômito, pois que se tem horror de tornar a ingerir o que uma vez se vomitou. É a explicação de Cornélio
A-Lápide
Como é que o
Senhor começa a vomitar um sacerdote tíbio? Cessa de lhe fazer os seus convites
amorosos, e é o que significa propriamente ser vomitado da boca de Deus;
retira-lhe as consolações interiores, os santos desejos, de modo que esse
desgraçado se encontra privado de unção espiritual
Irá para a oração,
mas com aborrecimento, dissipação e tédio; assim, pouco e pouco será levado a
deixá-la. Depois nem mesmo se recomendará a Deus, e, sem oração, cada vez
se tornará mais miserável, irá de mal a pior. Celebrará a missa, recitará o
Ofício, mas com mais detrimento do que fruto; fará tudo à sobreposse, por força
ou sem devoção. Esmagareis as azeitonas e não nos podereis ungir com
azeite, diz o Senhor: quer dizer, que no meio dos exercícios mais próprios para
produzirem o azeite da devoção, vós permanecereis privado de toda a unção.
Celebrar a missa, recitar o Ofício, pregar, ouvir confissões, assistir aos
moribundos, tomar parte nos funerais, — são exercícios que deviam aumentar o
fervor; apesar de tudo isso, permanecereis árido, sem paz, dissipado, vítima de
mil tentações. Eis como Deus começa a vomitar o tíbio – [FONTE : LIVRO “A SELVA” , DE SANTO AFONSO MARIA DE
LIGÓRIO]
LITURGIA DO DIA 16/08/2013
PRIMEIRA LEITURA: JOSUÉ 24, 1-13
XIX SEMANA
COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO LIVRO DE JOSUÉ
- Naqueles dias, 1Josué convocou a Siquém todas as tribos de
Israel, seus anciãos, seus chefes, seus juízes e seus oficiais. Eles
apresentaram-se diante de Deus, 2e Josué disse a todo o povo:
Eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: outrora, vossos ancestrais, Taré, pai
de Abraão e de Nacor, habitavam além do rio e serviam a deuses estrangeiros. 3Tomei
vosso pai Abraão do outro lado do Jordão e conduzi-o à terra de Canaã.
Multipliquei sua descendência e dei-lhe Isaac, 4ao qual dei
Jacó e Esaú, e dei a este último a montanha de Seir; Jacó, porém, e seus filhos
desceram ao Egito. 5Depois mandei Moisés e Aarão e feri o Egito
com tudo o que fiz no meio dele; e em seguida vos tirei de lá. 6Fiz
sair vossos pais do Egito e, quando chegastes ao mar, os egípcios perseguiram
vossos pais com carros e cavaleiros até o mar Vermelho. 7Os
israelitas clamaram ao Senhor, o qual pôs trevas entre vós e os egípcios, e fez
vir o mar sobre eles, cobrindo-os. Vistes com os vossos olhos o que fiz aos
egípcios, e depois disso habitastes muito tempo no deserto. 8Conduzi-vos
em seguida à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão. Eles combateram
contra vós, mas eu os entreguei em vossas mãos; tomastes posse de sua terra e
eu os exterminei diante de vós. 9Balac, filho de Sefor, rei de
Moab, combateu contra Israel. Mandou chamar Balaão, filho de Beor, para vos
amaldiçoar. 10Mas eu não quis ouvir Balaão, e ele teve de vos
abençoar; e tirei-vos da mão de Balac. 11Passastes o Jordão e
chegastes a Jericó. Combateram contra vós os homens dessa cidade, bem como os
amorreus, os ferezeus, os cananeus, os hiteus, os gergeseus, os heveus e os
jebuseus, e eu os entreguei todos nas vossas mãos. 12Mandei
adiante de vós vespas que expulsaram os dois reis dos amorreus, não com a vossa
espada, nem com o vosso arco. 13Desse modo, dei-vos uma terra
que não lavrastes, cidades que não construístes, onde agora habitais, vinhas e
oliveiras que não plantastes, das quais comeis agora os frutos - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL(135)
REFRÃO: ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!
1. Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor dos senhores: porque eterno é seu amor! -R.
2. Ele guiou pelo deserto o seu povo: porque eterno é seu amor! E feriu por causa dele grandes reis: porque eterno é seu amor! Reis poderosos fez morrer por causa dele: porque eterno é seu amor! -R.
3. Repartiu a terra deles como herança: porque eterno é seu amor! Como herança a Israel, seu servidor: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor! -R
1. Demos graças ao Senhor, porque ele é bom: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor, Deus dos deuses: porque eterno é seu amor! Demos graças ao Senhor dos senhores: porque eterno é seu amor! -R.
2. Ele guiou pelo deserto o seu povo: porque eterno é seu amor! E feriu por causa dele grandes reis: porque eterno é seu amor! Reis poderosos fez morrer por causa dele: porque eterno é seu amor! -R.
3. Repartiu a terra deles como herança: porque eterno é seu amor! Como herança a Israel, seu servidor: porque eterno é seu amor! De nossos inimigos libertou-nos: porque eterno é seu amor! -R
EVANGELHO: MATEUS 19, 3-12
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS - Naquele tempo,3Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer? 4Respondeu-lhes Jesus: Não lestes que o Criador, no começo, fez o homem e a mulher e disse: 5Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne? 6Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu. 7Disseram-lhe eles: Por que, então, Moisés ordenou dar um documento de divórcio à mulher, ao rejeitá-la?8Jesus respondeu-lhes: É por causa da dureza de vosso coração que Moisés havia tolerado o repúdio das mulheres; mas no começo não foi assim. 9Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério. 10Seus discípulos disseram-lhe: Se tal é a condição do homem a respeito da mulher, é melhor não se casar! 11Respondeu ele: Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aquêles a quem foi concedido. 12Porque há eunucos que o são desde o ventre de suas mães, há eunucos tornados tais pelas mãos dos homens e há eunucos que a si mesmos se fizeram eunucos por amor do Reino dos céus. Quem puder compreender, compreenda - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Queridos filhos! Também hoje os
convido a se converterem e a crerem mais firmemente em Deus. Filhinhos, vocês
procuram a paz e rezam de diferentes maneiras, mas ainda não doaram seu coração
a Deus para que Ele os plenifique com seu Amor. Por isso, Eu estou com vocês
para ensiná-los e aproximá-los do Amor de Deus. Se amarem a Deus acima de tudo,
será fácil para vocês rezarem e abrirem a Ele seus corações. Obrigada por terem
correspondido a meu apelo” - 25.05.99
A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ESTEVÃO DA
HUNGRIA - A grande alegria de Deus é ver os Seus projetos
realizados na vida de Seus filhos, sendo assim os santos não foram aqueles que
não tinham defeitos, mas pessoas pecadoras que se abriram e cooperaram com a
obra do Espírito Santo em suas vidas. O santo de hoje, nascido no ano de 979,
foi filho do primeiro duque húngaro convertido ao Cristianismo através da
pregação de Santo Adalberto, Bispo de Praga . Voik era o seu nome, até ser
batizado na adolescência, recebendo o nome de Estevão, o primeiro mártir
cristão, tendo sempre como guia e mestre o Bispo de Praga. Santo Estevão
casou-se com a piedosa e inteligente Gisela, a qual muito lhe ajudou no governo
do povo húngaro, já que precisou unificar muitas tribos dispersas e até mesmo
bem usar a ação militar para conter oposições internas e externas . Ele, até
entrar no Céu em 1038, não precisou preocupar-se com a evangelização inicial do
povo, mas ocupou-se do aprofundamento do seu povo na graça chamada
Cristianismo. De todo o coração, alma e espírito, estreitou cada vez mais a
comunhão com o Papa e a Igreja de Roma, isto sem esquecer de ajudar na formação
de uma hierarquia eclesiástica húngara, assim como na construção de igrejas,
mosteiros e na propagação da Sã Doutrina Católica e devoção a Nossa Senhora . Santo
Estevão, por ser “o primeiro Rei que consagrou a sua nação a Nossa Senhora”,
tem uma estátua na Basílica de Nossa Senhora de Fátima e um vitral na capela do
Calvário húngaro . Santo Estevão da
Hungria, rogai por nós!
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