SANTA CRUZ : FONTE DE TODAS AS BÊNÇÃOS E ORIGEM DE TODAS AS
GRAÇAS
“QUE A NOSSA INTELIGÊNCIA, ILUMINADA PELO ESPÍRITO DA VERDADE,
ACOLHA, COM O CORAÇÃO PURO E LIBERTO, A GLÓRIA DA CRUZ QUE SE IRRADIA PELO CÉU
E A TERRA” - (SÃO LEÃO MAGNO)
O mesmo santo nos diz que a santa cruz “é fonte de todas as bênçãos e
origem de todas as graças . Por ela, os que crêem recebem na sua fraqueza a
força; na humilhação, a glória; na morte, a vida” . Cantemos, nós também, a
glória da Santa Cruz
A liturgia da semana santa ao referir-se ao culto à Cruz se expressa
dizendo que se trata de uma “solene adoração da santa Cruz”, deixando inclusive
a possibilidade de dobrar o joelho diante dela . Penso que essas palavras
calaram no coração de mais de um cristão deixando-o pensativo, com maior razão
se refletimos naquilo que realizamos: aproximamo-nos da imagem do Cristo
crucificado e o beijamos; adoramos a Cristo, a sua Cruz . Na verdade, Cristo e
a sua Cruz são identificados nesta liturgia solene
Duas perguntas: porque adoramos a Cruz? Porque a beijamos? No Brasil,
devido a influência de teorias provindas de ambientes evangélicos não é raro
encontrar também entre católicos certa desconfiança e aversão pelo culto às
imagens . Hoje eu gostaria de conversar com você sobre esse tema sem uma
finalidade defensiva, apologética, mas simplesmente observando o que a liturgia
da Igreja nos diz . Tendo em conta que qualquer conseqüência apologética será
colateral, quero dialogar especialmente com aqueles católicos que aceitam com
toda paz a sua fé celebrada na liturgia . Nós adoramos a Santa Cruz porque ela
foi o madeiro no qual o próprio Deus feito homem retirou a maldição do pecado
que pesava sobre nós. A cruz era sinal de maldição, suplicio dos culpados e
grandes marginais da sociedade. Cristo quis transformar esse sinal de maldição
em sinal de benção
Mas, contudo, para entender melhor por que adoramos a Santa Cruz é
preciso que compreendamos uma realidade : as coisas contêm um significado . Por
exemplo: beijar uma pessoa tem distintos significados quando realizado em
diversas circunstâncias . Uma criança que dá um beijo na sua mãe quer
significar todo o carinho e agradecimento que sente por ela; duas pessoas que
se dão os dois beijinhos sociais quando se conhecem não querem significar mais
que o prazer que sentem em conhecer-se e celebrar dessa maneira ritual essa
nova relação de amizade que começa; dois namorados que se beijam querem
expressar o amor que sentem mutuamente . Há beijos que significam pura
sensualidade, outros são exposições das escórias e dos desvios humanos . Enfim,
um beijo pode significar muito!
No caso do beijo à Santa Cruz, trata-se de um beijo que se pode
interpretar em relação a outro beijo, aquele que o sacerdote dá ao altar todos
os dias ao começar e ao terminar a Santa Missa: um beijo cheio de amor, de
respeito, de admiração . O Altar representa a Cristo como a Cruz também o
representa . Como as coisas têm um significado, também é preciso que entendamos
esse significado em relação à nossa capacidade de captá-lo e de dar
significação aos nossos gestos
Ao ver uma determinada foto, a nossa mente se dirige naturalmente à
pessoa que a foto representa . Hoje em dia, ainda que as fotos em papel sejam
mais incomuns, talvez o leitor se lembre daquele beijo que deu numa foto de
alguém querido . Nem passa pela minha mente que você queria dar um beijo à foto
em si, tenho certeza que você queria dá-lo à pessoa querida representada por
ela
Dessas considerações, podemos concluir que há pelo menos duas maneiras
de olhar uma imagem: vê-la simplesmente enquanto imagem, na sua mera
materialidade, ou vê-la enquanto significativa de realidades que ela expressa.
A mente humana não fica na primeira maneira de ver uma imagem a não ser que
esteja fazendo um estudo sobre a qualidade do papel, a tonalidade das cores
etc.
A mente humana vê a realidade material e, abstraindo totalmente da
matéria que tem diante de si, vai diretamente à realidade que ela representa
Trata-se de uma “viagem” que a mente faz desde a imagem à realidade .
Sendo assim, quando nós contemplamos umas flores diante do Santíssimo, umas
velas acendidas a algum santo, umas toalhas mais vistosas no altar do Senhor,
nós não podemos parar na simples materialidade dessas coisas . Deus conhece
melhor que nós mesmos como funcionamos . Ele sabe que nós conhecemos e amamos
as realidades que não vemos a partir das que vemos . Condescendente com essa
nossa maneira de conhecer e de amar é que o Senhor Deus, desde o Antigo
Testamento, aborrecendo a idolatria – que consiste em dar às criaturas o lugar
que corresponde ao Criador –, foi permitindo pouco a pouco representações
materiais de realidades espirituais
Nesse sentido, lembremo-nos dos dois querubins de ouro colocados nas
extremidades da Arca da Aliança (Ex 25,18-22), da serpente de bronze (Nm
21,1-10), das várias imagens que Deus permitiu que Salomão pusesse no Templo
para adorná-lo (I Re 6,23-35.7,29), daquele signo misterioso de Ezequiel (Ez
9,1-7) etc . No entanto, Deus, apaixonado pelo ser humano, não se contentou em
permitir representações materiais das realidades espirituais, mas ele mesmo
quis ser visto fisicamente pelo homem, “e o Verbo se fez carne” (Jo 1,14)
Quem poderia ir contra a materialidade da religião quando o próprio Deus
se fez matéria? Quem ainda poderia ir contra as imagens se Cristo é a imagem
perfeita do Pai (cf. Cl 1,13-16)? Quem se atreveria a professar um cristianismo
puramente espiritual quando Deus quis um sadio materialismo da fé?
A pessoa humana é imagem de Deus, compreende através de imagens e as
venera, não por causa da sua materialidade, mas porque são expressões das
realidades espirituais . Há casos em que essa veneração se identifica com a
adoração . Por exemplo, no caso da “solene adoração da Santa Cruz”[1] . Não adoramos, no entanto,
a materialidade da Cruz, mas tudo o que ela significa: Cristo crucificado nela,
nosso único Senhor e Salvador. Esse contato com a Santa Cruz nesta sexta-feira santa deveria fazer
com que pensássemos que estamos entrando em contato com o Mistério do Gólgota, estamos beijando o Senhor no ato central da
nossa Redenção
Estamos aderindo-nos à Cruz, ao sofrimento,
às ignomínias, às afrontas, aos desprezos que Cristo sofre na Cruz . Beijar a Cruz e adorá-la significa entrar
em contato com uma realidade muito exigente: pensemos no Cristo sofredor e
glorioso e nos submetamos ao seu reinado . Paradoxalmente, esse é um reinado
que se manifesta de uma maneira que nos deixa um pouco confusos: um rei
lastimado, derrotado, sem coroa a não a ser a de espinhos, sem vestes
esplendorosas a não ser o manto de púrpura e de escárnio que depois lhe tiram,
sem súditos a não ser Nossa Senhora e outras poucas pessoas que não se
envergonharam e permaneceram fiéis . Longe de nós envergonharmo-nos na Cruz do
Senhor
Nós sabemos – junto com São Paulo – que Cristo crucificado é sabedoria e
força de Deus para nós (cf. 1 Cor 1,24) . Eu
convido você a participar da Paixão do Senhor com Nossa Senhora . A dor de
Nossa Senhora é a dor de uma mãe pelo seu Filho sofredor . É ao mesmo tempo uma
dor oferecida a Deus Pai . Maria Santíssima está serena aos pés da cruz porque
ela vê o amor com que o seu Jesus abraça a cruz, ela sabe que é a vontade do
Pai
LITURGIA DO DIA 01 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: GÊNESIS 18, 16-33
XIII SEMANA COMUM , (VERDE - OFÍCIO DO DIA DA
I SEMANA DO SALTÉRIO) - LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS - De junto ao carvalho de Mambré, 16Os
homens levantaram-se e partiram na direção de Sodoma, e Abraão os ia
acompanhando. 17O Senhor disse então: "Acaso poderei ocultar a Abraão o
que vou fazer? 18Pois que Abraão deve tornar-se uma nação grande e poderosa, e
todos os povos da terra serão benditos nele. 19Eu o escolhi para que ele ordene
aos seus filhos e à sua casa depois dele, que guardem os caminhos do Senhor,
praticando a justiça e a retidão, para que o Senhor cumpra em seu favor as
promessas que lhe fez." 20O Senhor ajuntou: "É imenso o clamor que se
eleva de Sodoma e Gomorra, e o seu pecado é muito grande. 21Eu vou descer para
ver se as suas obras correspondem realmente ao clamor que chega até mim; se
assim não for, eu o saberei." 22Os homens partiram, pois, na direção de
Sodoma, enquanto Abraão ficou em presença do Senhor. 23Abraão aproximou-se e
disse: "Fareis o justo perecer com o ímpio? 24Talvez haja cinquenta justos
na cidade: fá-los-eis perecer? Não perdoaríeis antes a cidade, em atenção aos
cinquenta justos que nela se poderiam encontrar? 25Não, vós não poderíeis agir
assim, matando o justo com o ímpio, e tratando o justo como ímpio! Longe de vós
tal pensamento! Não exerceria o juiz de toda a terra a justiça?" 26O
Senhor disse: "Se eu encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a
toda a cidade em atenção a eles." 27Abraão continuou: "Não leveis a
mal, se ainda ouso falar ao meu Senhor, embora seja eu pó e cinza. 28Se
porventura faltarem cinco aos cinquenta justos, fareis perecer toda a cidade
por causa desses cincos?" "Não a destruirei, respondeu o Senhor, se
nela eu encontrar quarenta e cinco justos." 29Abraão insistiu ainda e
disse: "Talvez só haja aí quarenta." "Não destruirei a cidade
por causa desses quarenta." 30Abraão disse de novo: "Rogo-vos,
Senhor, que não vos irriteis se eu insisto ainda! Talvez só se encontrem
trinta!" "Se eu encontrar trinta, disse o Senhor, não o farei."
31Abraão continuou: "Desculpai, se ouso ainda falar ao Senhor: pode ser
que só se encontre vinte." "Em atenção aos vinte, não a
destruirei." 32Abraão replicou: "Que o Senhor não se irrite se falo
ainda uma última vez! Que será, se lá forem achados dez?" E Deus
respondeu: "Não a destruirei por causa desses dez." 33E o Senhor
retirou-se, depois de ter falado com Abraão, e este voltou para sua casa – Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL()
REFRÃO: O
SENHOR É INDULGENTE, É FAVORÁVEL
1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
-R.
2. Pois ele te perdoa toda culpa e cura toda a tua enfermidade; da
sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão. -R.
3. O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e
compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o
seu rancor. -R.
4. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às
nossas culpas. Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu
amor aos que o temem. -R.
EVANGELHO: MATEUS 8, 18-22
Proclamação
do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 18Certo dia, vendo-se no meio de grande
multidão, ordenou Jesus que o levassem para a outra margem do lago. 19Nisto
aproximou-se dele um escriba e lhe disse: Mestre, seguir-te-ei para onde quer
que fores. 20Respondeu Jesus: As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus
ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça. 21Outra vez um dos
seus discípulos lhe disse: Senhor, deixa-me ir primeiro enterrar meu pai.
22Jesus, porém, lhe respondeu: Segue-me e deixa que os mortos enterrem seus
mortos - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje,
também, convido-os à oração porque somente na oração poderão compreender a
minha vinda aqui. O Espírito Santo os iluminará na oração, a fim de que
compreendam que devem converter-se. Filhinhos, desejo fazer de vocês um buquê
muito bem preparado para a eternidade, mas vocês não querem aceitar o caminho
da conversão, o caminho da salvação que Eu lhes ofereço através destas
aparições. Filhinhos, rezem, convertam seus corações e aproximem-se de Mim. Que
o bem supere o mal. Eu os amo e os abençôo” – MENSAGEM DO DIA 25.07.95
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