A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE
ADORAÇÃO OU TENTATIVA DE BARGANHA COM DEUS? SERVIR A DEUS OU
SER SERVIDO POR DEUS? HONRAR OU SER HONRADO? IR À IGREJA BUSCAR A DEUS OU PARA
FICAR RICO? A TEOLOGIA DA PROSPERIDADE É BÍBLICA?
“Leilões da fé”: assim ficaram popularmente conhecidos os
cultos, tidos como religiosos, em que se propõe a barganha com Deus, na
propagação de ensinamentos do tipo ‘quem der mais será mais abençoado’: Esta é
a base da pregação dos que promovem a malfadada “teologia da prosperidade”, uma
proposta de se servir a Deus não por amor ou devoção, mas com a intenção de ser
recompensado
Segundo essa linha de pensamento, - que por incrível que
pareça é defendida por indivíduos que se autoproclamam “cristãos”, - se você
frequentar tal “igreja” e ouvir o que diz o “pastor”, pagando o dízimo e
fazendo muitas ofertas, você será ricamente abençoado. Se tiver problemas
conjugais, eles serão sanados. Se tiver algum desejo material, como um carro
importado, uma viagem, aquela reforma da casa ou montar uma empresa, ele será
realizado. Deus espera que você demonstre sua fidelidade fazendo polpudas
doações financeiras; em troca, verá todos os seus desejos e vaidades serem
recompensados, e viverá com saúde uma longa e próspera existência nesta
terra...
Mas como essa história começou? Especialistas apontam que a
teologia da prosperidade surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950/60. De
acordo com o Dr. Leonildo Silveira Campos, sociólogo e professor da
Universidade Metodista de São Paulo, trata-se de um conjunto de crenças “que
afirma ser legítimo ao crente buscar resultados, ter fortuna favorável e
enriquecer, obtendo o favorecimento divino para a sua vida material”. O teólogo
Paul Freston observa que “o princípio básico da teologia da prosperidade é a
doação financeira, entendida não como um ato de gratidão ou devolução a Deus
pelos frutos da terra e do trabalho (como no contexto bíblico), mas como um
investimento. Devemos dar a Deus para que ele nos devolva com lucro, em dobro”
Observando de perto as propostas da teologia da
prosperidade, encontramos sérios motivos para preocupação. As promessas de
felicidade terrena encontram solo fértil nos países em que existe um grande
nível de exclusão social, o que possibilita a manipulação de mentes e corações
simples em nome da fé. Além disso, sob essa perspectiva, a religião assume a
lógica do consumo e do mercado, para a qual a dignidade do ser humano depende
daquilo que ele tem, e não daquilo que ele é. Isso leva à ideia, equivocada e
perigosa, de que ter mais dinheiro significa ser mais amado por Deus, o que por
sua vez é antibíblico e contrário à proposta e ao exemplo de vida de Jesus
Cristo
É fácil notar que a teologia da prosperidade busca
transformar a sublime mensagem dos Evangelhos em apenas mais um item da
malfadada cultura do consumo exacerbado, levando a uma fé individualista e
egoísta, para a qual o mais importante é a felicidade pessoal, com o bem da
coletividade relegado a segundo plano. A lógica da Teologia da Prosperidade se
fundamenta nas promessas de sucesso material e financeiro para quem é fiel a
Deus: ensina que o nível de sucesso depende do valor da contribuição
financeira. Esse discurso apresenta, claramente, uma proposta de troca, de
barganha entre o fiel e Deus. E como Deus não vem pessoalmente receber as
doações, elas devem ser entregues àqueles que se colocam como representantes do
Divino
Aí estão os tristes fatos de uma realidade que vem crescendo
a cada dia em nossa cidade e em nosso país. Nos bairros mais pobres de São
Paulo, a cada quarteirão encontramos 3, 4 e até 5 pequenos salões ou garagens
alugadas e transformadas em “igrejas”, sob as mais variadas denominações.
Reflita: se a intenção desses supostos líderes espirituais é “salvar almas para
Cristo” (como gostam de afirmar), e se eles acreditam mesmo no protestantismo,
porque então abrem novas “igrejas” ao lado de outras já existentes? Não seria
mais simples e lógico incentivar a população a frequentar as comunidades já
existentes? Óbvio que o objetivo destes verdadeiros empresários da fé não é
espiritual, ao contrário. Cabe aos verdadeiros cristãos a tarefa de substituir
a teologia da prosperidade pela Teologia do Amor e da Gratuidade, aquela
ensinada por Nosso Senhor nos Evangelhos
Vale a pena refletir sobre um fato ocorrido na vida de Madre
Teresa de Calcutá. Conta-se que certo homem, ao vê-la cuidando das feridas de
um doente, comentou que não teria coragem de fazer aquilo nem que fosse para
ganhar um milhão de dólares. Diante disso, a resposta de Madre Teresa foi a
seguinte: “Por um milhão de dólares eu também não faria. Faço por amor"
Só pela gratuidade do amor vale a pena buscar a Deus. Só por
amor faz sentido entregar a vida a Deus e assumir a vida cristã, com todas as
suas alegrias e também com os seus desafios e obstáculos, como diz o Senhor:
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a cada dia sua própria
cruz e me siga” (Lc 9,23). Nunca, - jamais, - Jesus disse que seus seguidores
abraçariam uma vida somente de alegrias e de prosperidade, livre de todos os
problemas deste mundo. Nada, feito sem amor, tem valor para Deus: o sentimento
que havia em Cristo era o de intima compaixão com os necessitados - jamais o de
barganha, ou seja, ofertar para receber riquezas como pagamento. E se os
defensores da teologia da prosperidade alegam se basear nas Escrituras
Sagradas, a melhor maneira de concluir esta reflexão é com as afirmações
diretas que a Bíblia contém a respeito da questão :
"No mundo, tereis aflições. (...) Guardai-vos escrupulosamente
de toda avareza e cobiça, porque a vida de um homem, ainda que ele esteja na
abundância, não depende de suas riquezas." - Jesus Cristo (Lc 12, 15 e Jo
16, 33)
“Se alguém ensina outras doutrinas e discorda da sã doutrina
de nosso Senhor Jesus Cristo, é orgulhoso e nada entende. Esse tal demonstra um
interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que
resultam em inveja, brigas e atritos constantes, entre os que têm a mente
corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade pode
ser uma fonte de lucro.” - Apóstolo
Paulo (1 Timóteo 6, 3-5)
"Aprendi a contentar-me com o que tenho." - Paulo
Apóstolo (Filipenses 4, 11)
“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar
um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir
a Deus e ao dinheiro. (...) Se quiseres ser perfeito, vai, vende os teus bens e
dá aos pobres, e terás um tesouro nos Céus. Depois, vem e me segue’. E o jovem,
ouvindo estas palavras, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.”
- Jesus Cristo (Matheus 6, 24 / 19, 21-22)
Quem tem olhos para ver, que veja a verdade ... Mas não
desanimemos. Nosso Deus tudo sabe e tudo vê, e um dia todos prestarão contas a
Ele. Os erros existem, mas o certo existe também. Continue lendo e estudando a
Palavra de Deus e ouvindo a voz da sua consciência. - continue buscando o
verdadeiro caminho de Jesus Cristo. Conheça o Catecismo da Igreja Católica:
busque, sempre e antes de tudo, a verdade
LITURGIA DO DIA 05 DE JULHO DE 2013
PRIMEIRA LEITURA: GÊNESIS 23, 1-4.19; 24, 1-8.62-67
XIII SEMANA COMUM* , (VERDE - OFÍCIO DO DIA) - LEITURA DO
LIVRO DO GÊNESIS - 1Sara viveu cento e vinte e sete anos: tal foi a duração de
sua vida. 2Ela morreu em Quiriat-Arbé, hoje Hebron, na terra de Canaã. Abraão
veio para a prantear e chorar. 3Abraão, tendo-se retirado de junto da defunta,
falou aos filhos de Het, dizendo: 4"Sou no meio de vós um simples hóspede
e estrangeiro; concedei-me, não obstante, a propriedade de uma sepultura na
vossa terra, para que eu possa sepultar minha defunta mulher." 19E Abraão
sepultou Sara, sua mulher, na caverna de Macpela, defronte de Mambré, hoje
Hebron, na terra de Canaã. 1O velho Abraão estava avançado em idade, e o Senhor
o tinha abençoado em todas as coisas. 2Abraão disse ao servo mais antigo de sua
casa, que administrava todos os seus bens: "Mete tua mão debaixo de minha
coxa. 3Quero que jures pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás
para mulher de meu filho nenhuma das filhas dos cananeus, no meio dos quais
habito; 4mas irás à minha terra, à minha parentela, e lá escolherás uma mulher
para o meu filho Isaac." 5O servo respondeu: "Talvez essa mulher não
me quererá seguir a esta terra; nesse caso, poderei reconduzir o teu filho à
terra de onde saíste?" 6"Guarda-te bem, disse-lhe Abraão, de
reconduzir para lá o meu filho! 7O Senhor Deus do céu, que me tirou da casa de
meu pai e de minha pátria, que me disse e me jurou dar esta terra à minha
posteridade, este Senhor mandará o seu anjo diante de ti, e tu escolherás lá
uma mulher para o meu filho. 8Mas, se ela não te quiser seguir, estarás
desobrigado do juramento que te impus. Somente não reconduzas (de forma alguma)
para lá o meu filho." 62Entretanto, Isaac tinha voltado do poço de
Lacai-Roi, e habitava no Negeb. 63Uma tarde em que saíra para meditar no campo,
levantando os olhos, viu alguns camelos que se aproximavam. 64Rebeca também,
tendo levantado os olhos, viu Isaac, e desceu do camelo. 65Ela disse ao servo
de Abraão: "Quem é aquele homem que vem ao nosso encontro no campo?"
"É o meu senhor", respondeu ele. E ela tomou depressa o véu e
cobriu-se. 66O servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67E Isaac
introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe. Desposou-a, e ela tornou-se sua
mulher muito amada. E desse modo Isaac consolou-se da morte de sua mãe - Palavra
do Senhor
SALMO RESPONSORIAL(105)
REFRÃO: DAI GRAÇAS AO
SENHOR, PORQUE ELE É BOM
1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, / porque eterna é
a sua misericórdia! / Quem contará os grandes feitos do Senhor? / Quem cantará
todo o louvor que ele merece? -R.
2. Felizes os que guardam seus preceitos / e praticam a
justiça em todo o tempo! / Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, / pelo
amor que demonstrais ao vosso povo! -R.
3. Visitai-me com a vossa salvação, / para que eu veja o
bem-estar do vosso povo, / e exulte na alegria dos eleitos, / e me glorie com
os que são vossa herança. -R.
EVANGELHO: MATEUS 9, 9-13
PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO, SEGUNDO MATEUS -
Naquele tempo, 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, que estava
sentado no posto do pagamento das taxas. Disse-lhe: Segue-me. O homem
levantou-se e o seguiu. 10Como Jesus estivesse à mesa na casa desse homem,
numerosos publicanos e pecadores vieram e sentaram-se com ele e seus
discípulos. 11Vendo isto, os fariseus disseram aos discípulos: "Por que
come vosso mestre com os publicanos e com os pecadores?" 12Jesus, ouvindo
isto, respondeu-lhes: "Não são os que estão bem que precisam de médico,
mas sim os doentes. 13Ide e aprendei o que significam estas palavras: Eu quero a
misericórdia e não o sacrifício (Os 6,6). Eu não vim chamar os justos, mas os
pecadores" - Palavra da salvação
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE – “Hoje,
convido cada um de vocês a começar de novo a amar, por primeiro, a Deus que
salvou e redimiu cada um de vocês e, depois, aos irmãos e irmãs que Ihes estão
próximos. Sem amor, filhinhos, vocês não podem crescer em santidade nem podem
fazer boas obras. Por isso, filhinhos, rezem, rezem sem cessar para que Deus
Ihes revele o Seu amor. Eu convidei todos vocês a unirem-se a Mim e a amar.
Também hoje estou com vocês e convido-os a des-cobrir o amor em seus corações e
nas famílias. Para que Deus possa viver em seus corações, vocês devem amar” – MENSAGEM DO DIA 25.11.95
Nenhum comentário:
Postar um comentário