terça-feira, 8 de novembro de 2011

Escada do Paraíso – São João Clímaco (Parte II)


"Entre todas as ofertas que podemos fazer a Deus, a mais agradável a Seus olhos é indiscutivelmente a santificação da alma por meio da penitência e da caridade".


Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Na quarta passada conhecemos um pouco da vida de São João Climaco, e que ele nos deixou preciosos ensinamentos, hoje vamos conhecer esta escada, capaz de nos ajudar a chegar ao céu. Em seu livro, João descreve o caminho do monge, desde a renúncia ao mundo até a perfeição do amor. É um caminho que se desenvolve através de trinta degraus, cada um dos quais está ligado ao seguinte. O caminho pode ser resumido em três fases sucessivas: a primeira se expressa na ruptura com o mundo, em vista de voltar ao estado da infância evangélica. Portanto, o essencial não é a ruptura, mas a ligação com aquilo que Jesus disse, ou seja, o regressar à verdadeira infância em sentido espiritual, o tornar-se como as crianças.


Degrau 1: Abdicação da Vida Mundana

Deus pertence a todos os seres livres. Ele é a vida de todos, a salvação de todos - fiéis e infiéis, o justo e o injusto, monges piedosos e depravados, apaixonado e apaixonante, e leigos, sábio e simples, saudáveis e doentes, jovens e velhos – Justa como o derrame de luz, a visão do sol, e as mudanças das estações do ano são para todos iguais ", pois não há acepção de pessoas com Deus".

- Aqueles de nós que desejam sair do Egito, e voar de algum Faraó, certamente precisa de um Moisés como mediador de Deus, que, situando-se entre ação e visão divina, vai levantar as mãos em oração a Deus para nós, para que guiados por ele nós podemos atravessar o mar do pecado e da derrota do Almanaque das paixões. É por isso que aqueles que se entregaram a Deus engana-se supor que eles não têm necessidade de um guia espiritual. Aqueles que saíram do Egito, Moisés como seu guia, e entre aqueles que fugiram de Sodoma havia um anjo. Os primeiros são como aqueles que são curados das paixões da alma pelos cuidados dos médicos, estes são os que saíram do Egito. Os últimos são como aqueles que por muito tempo adiam a impureza do corpo miserável. É por isso que eles precisam de um ajudante, um anjo, por assim dizer, ou melhor, igual a um anjo. De acordo com a corrupção de nossas feridas, precisamos de um guia que é de fato um perito e um médico.

- Algumas pessoas vivendo descuidadamente no mundo têm-me perguntado, "Nós temos mulheres e sofremos com preocupações sociais, e como podemos levar a vida solitária?", Eu respondi a eles: "Faça todo o bem que você pode; não fale mal de ninguém, não roube ninguém, não minta para ninguém, não seja arrogante com ninguém, não odeie ninguém, não se ausente dos Serviço Divino; seja compassivo aos necessitados; não ofenda ninguém, não destrua a felicidade doméstica de outro homem, e se contente com o que sua própria mulher pode lhe dar. Se você se comportar desta maneira, você não estará longe do Reino dos Céus".

***


Degrau 2: Da Imparcialidade

- Depois da nossa renúncia do mundo, os demônios sugerem-nos que temos inveja daqueles que vivem no mundo que são misericordiosos e compassivos, sendo desculpa para nós mesmos como privados dessas virtudes. O objetivo dos nossos inimigos é, por falsa humildade,
fazer-nos retornar ao mundo, ou, continuarmos monges para mergulhar no desespero. É impossível menosprezar aqueles que vivem no mundo de vaidade, e também é impossível menosprezá-los quando viram as costas, a fim de evitar o desespero e para obter a esperança.

- Vamos ouvir o que o Senhor disse ao jovem que tinha cumprido quase todos os mandamentos: "Uma coisa ainda te falta. Vende tudo o que tens, distribui aos podres e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me".
- Tendo decidido a executar o trabalho com ardor e fervor, vamos considerar cuidadosamente a forma como o Senhor deu as sentenças referentes a todos os que vivem no mundo, falando do mesmo aquele que estão vivos como mortos, quando disse a alguém: "Deixe que os mortos enterrem seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o Reino de Deus". Sua riqueza não impediu o jovem de ser batizado. E assim é em vão que alguns dizem que o Senhor lhe ordenara a vender o que tinha por causa do batismo. Isso é mais do que suficiente para nos dar a garantia mais firme de superar a glória do nosso voto.


***
Degrau 3: Na Peregrinação ou Evasão do Mundo

- A peregrinação significa que devemos deixar sempre tudo em nosso próprio país, que nos impede de alcançar a meta de piedade. A peregrinação não é um personagem ousado, é a sabedoria que permanece desconhecida, a prudência não é reconhecida como tal pela maioria, uma vida oculta, uma intenção invisível, meditação invisível, o desejo de humilhação, o desejo de rigor, a determinação constante do amor de Deus, a abundância de amor, a renúncia de vanglória, a profundidade do silêncio.


- Aqueles que têm vindo a amar o Senhor estão primeiro incessantemente muito perturbado por este pensamento, como se queima com fogo divino. Falo da separação dos seus, realizadas pelos amantes da perfeição, para que possam viver uma vida de privações e simplicidade. Mas grande e louvável como este é, no entanto, exige grande discrição, porque nem todos os tipos de exílio, levado ao extremo, é bom.


- Afaste de todos os locais o pecado, como a peste. Porque quando a fruta não está presente, não temos nenhum desejo frequente de comê-la.


- Os Demônios muitas vezes se transformam em anjos de luz e assumem a forma de mártires, e nos aparecem durante o sono, assim estamos em comunicação com eles. Então, quando nós acordamos, eles nos mergulham na profana alegria e vaidade. Mas você pode detectar a sua falsidade por isso mesmo. Para os anjos revelam torturas, julgamentos e separações, e quando nós acordamos descobrimos que estamos tremendo e tristes. Assim quando começamos a acreditar em sonhos, os demônios, então fazem o desporto de nós quando estamos acordados também. Aquele que acredita em sonhos é totalmente inexperiente. Mas aquele que desconfia de todos os sonhos é um homem sábio. Crê somente nos sonhos que advertem você de tormentos e julgamentos. Mas se o desespero aflige você, então esses tais sonhos também são dos demônios.


***


Degrau 4 : O Bem-aventurado e a Obediência Notória

- A renúncia é obediência absoluta da nossa própria vida, claramente expressa em nossas ações corporais. Ou, inversamente, a obediência é a mortificação dos membros, enquanto a mente permanece viva. A obediência é inquestionável o movimento, a morte voluntária, uma vida livre de curiosidade, o perigo despreocupado defesa, despreparados diante de Deus, o destemor da morte, uma viagem segura, o progresso de um dorminhoco. A obediência é o túmulo da vontade e da ressurreição de humildade. Um cadáver não discute a razão quanto ao que é bom ou o que parece ser ruim. Aquele tem o poder de colocar a alma do novato a morte vai responder por tudo. A obediência é um abandono de discernimento, uma riqueza de discernimento.

- O início da mortificação do desejo, tanto da alma e dos membros do corpo é muito trabalho duro. O meio às vezes é trabalhoso e às vezes não trabalhoso. Mas o final é insensibilidade e insensibilidade à fadiga e dor. Somente quando ele se vê fazendo sua própria vontade o cadáver vivo abençoado sente pena e dor no coração, e ele teme a responsabilidade de usar seu próprio julgamento.

- Bem-aventurado é aquele que, apesar de criticado e desacreditado todos os dias por causa do Senhor, restringe-se a ser paciente. Ele vai se juntar ao coro dos mártires, e corajosamente conversar com os anjos. Bendito é o monge que se considera merecedor cada hora da desonra e desprezo. Bendito o que mortifica a sua vontade até o fim, e deixa o cuidado de si mesmo a seu guia no Senhor, pois ele será colocado no lado direito do Crucificado. Aquele que não aceita uma reprovação, justa ou injusta, renuncia à sua própria salvação. Mas aquele que aceita-lo com um esforço, ou mesmo sem um esforço, irá em breve receber a remissão de seus pecados.


***



Degrau 5: Em Minucioso e Verdadeiro Arrependimento que constituem a Vida presa dos Santos

- Arrependimento é a renovação do batismo. O arrependimento é um contrato com Deus para uma segunda vida. A penitência é um comprador de humildade. Arrependimento é uma constante desconfiança de conforto corporal. Arrependimento é autocondenação pela reflexão e o auto desprendimento. Arrependimento é a filha da esperança e da renúncia de desespero. A penitência é o inventor da punição para si mesmo. Arrependimento é a reconciliação com o Senhor, pela prática de boas ações contrárias aos pecados. Arrependimento é a purificação da consciência. O arrependimento é a resistência voluntária de todas as aflições. Arrependimento é uma perseguição poderosa do estômago, e um marcante da alma na consciência vigorosa.

- Nada é igual ou supera a misericórdia de Deus. Portanto, quem se desespera comete suicídio. Um sinal de verdadeiro arrependimento é o reconhecimento que merece todas as aflições, visíveis e invisíveis, que vêm por em cima de nós, e outras ainda maiores. Moisés, depois de ver Deus no deserto, voltou novamente para o Egito, isto é, à escuridão e à fabricação de tijolos para o Faraó, que era o símbolo do Faraó espiritual. Mas ele voltou novamente para o deserto, e não apenas para o mato, mas também até a montanha. Quem tem conhecimento da visão Divina nunca se desespera em si. O trabalho tornou-o um mendigo, mas tornou-se duas vezes mais rico novamente.

***


SÃO JOÃO CLÍMACO, ROGAI POR NÓS!

Fontes:

Revista Santo do Dia, Ed. Casa Dois, S. Paulo, 2001.

São João Clímaco, "A Escada da Ascensão Divina" (Boston: Holy Transfiguration Monastery, 1978



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...