quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Como está nosso coração? Curando a Tristeza


Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Como está nosso coração? Muitas vezes vamos ao cardiologista, fazemos inúmeros exames, para saber como esta nosso coração físico, mas quantas vezes nos preocupamos com nosso coração espiritual? Nosso coração físico se apresenta alguma anomalia, logo ficamos refém dos medicamentos, dos médicos, e inúmeras recomendações para que ele faça o que deve fazer, ou seja, manter a circulação continua de nosso organismo, como uma bomba que nos mantem vivos. Como é importante cuidar de nosso corpo, mas e nossa alma? Para esta precisamos não somente fazer os exames ditos hoje com "check up", precisamos nutri-la diariamente. A vida agitada, os problemas cotidianos, e pronto já era, esquecemos de nossas almas, neste descuido como uma doença o mal toma conta de nosso coração espiritual. Daí decorre as aflições, as vans preocupações, e até mesmo as doenças ditas comuns no mundo de hoje, depressão, síndrome de pânico, estresse. Claro é preciso que se deixe muito claro que existem doenças decorrentes de transtornos físicos, que devem ser tratadas com médicos e remédios e como também temos como causa as de fundo emocional e espiritual. Vemo-nos emergidos, na doença do pecado da Tristeza. Sim a tristeza é uma doença e sim ela é um pecado. Os santos padres descrevem a tristeza com um pecado capital, por tanto sendo pecado deve-se ser confessado, e mais se deve ter o bom proposito de não mais pecar, do arrependimento. Talvez nesse minuto você pense, essa pessoa que escreveu isso é louca, não sabe nem o que é tristeza, eu não quero estar triste. Sim, meus queridos irmãos eu sei que ninguém em sã consciência que reflita por um segundo quer estar triste. Mas como toda doença mesmo não querendo ela esta ali, e pode sim arruinar nossa vida tanto espiritual como física. Primeiro passo para curar uma doença seja ela qual for, e descobrir que se esta doente como também descobrir a causa de nossa doença, para que possamos ai sim ministrar o medicamento correto. Com a doença da tristeza é a mesma coisa, somente se cura da tristeza, quem descobre que esta triste. A tristeza chega de mansinho, um dia sem motivo, estou triste sem motivo, no outro não sei o porquê estou as lagrimas, e num outro estagio estou prostrado na cama, sem forças, com medo de sair de casa, imaginando que pode acontecer algo de ruim a qualquer momento, esta instalada a doença da tristeza, a tristeza do mundo. São Paulo na carta aos Coríntios no capitulo 7 (sete), fala de uma carta que se perdeu no tempo, uma carta das lagrimas, que recebe este nome, devido as lagrimas que o Apostolo derramou a escreve-la, mas ele refere-se a tristeza gerada por esta carta, como uma tristeza de Deus. O apostolo nos vem mostrar que existem duas tristezas: uma tristeza boa que vem de Deus e uma tristeza má que vem do mundo. Diz ele: "De fato, a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte" (Cor 7:10). Pare estranho esta palavras, tristeza segundo Deus? Vamos buscar a luz disso no evangelho, em Lucas capitulo 14, versículo do 15 a 24, Jesus nos conta um parábola, nela um homem deu um banquete e chamou os convidados, este iam dando desculpas para não ir a esta festa, o homem então manda chamar a todos e até diz a seus empregados obriga as pessoas a virem, ou seja só não participa do banquete quem não quer ir. Nesta parábola Cristo mostra que a escolha de ir para o banquete de Deus é nossa, ele faz de tudo para que estejamos com ele, mas se nós optados em pecar nos afastamos dele. Não é Deus que se afasta de nós, e sim nós que não aceitamos seu convite. Quando nos afastamos de Deus, e isso nos entristece, nos arrependemos, buscamos uma boa confissão, uma conversão e dizemos sim aos empregados que nos chamam a mesa do Senhor. Esta tristeza que Paulo diz que é uma santa tristeza, a de sentirmos que nos afastamos de Deus. Ao contrario, se essa tristeza não nos faz voltar a Deus essa tristeza é uma tristeza do mundo. A tristeza gerada do pecado não do arrependimento de ter ofendido a Deus. Todo pecado vem da idolatria, ou seja, quando não colocamos Deus em primeiro lugar na nossa vida. Colocamos nossa felicidade, nos outros, nas coisas materiais, em nós mesmos, e quando nosso objeto nos decepciona, ou não corresponde aquele amor que demos e depositamos, nos vemos como a doença da tristeza, do amor não correspondido, da paixão, quando adoração não é Cristo sempre, sempre, isto ira ocorre e logo ficamos tristes. Precisamos por tanto cabe agora identificar o que hoje é nosso objeto de idolatria, se é o dinheiro, o marido, a esposa, os filhos, o carro, o trabalho, etc. e dar a ele o valor que ele tem não o de Deus. Pois temos um único Deus, e a ele prestaremos adoração a nenhum outro seguiremos. Na tristeza, está escondido o pecado contra o primeiro mandamento o de "Amar a Deus sobre todas as coisas". Sabendo que estamos doentes, fazendo um bom exame de consciência, uma boa confissão, com proposito de não mais pecar, temos como buscar o remédio. Já identificamos a doença, sua causa, nos conscientizamos que precisamos de cura, agora busquemos o que nos ensina os santos da nossa maravilhosa igreja Católica. Vamos à receita do remédio:

  1. Reconhecer que esta triste, Santo Agostinho dizia: "Tua tristeza vem dos teus pecados, deixe que sua santidade seja tua alegria";
  2. Fazer um exame de consciência, sobre o pecado contra o primeiro mandamento, o pecado da idolatria;
  3. Fazer uma sincera confissão, com bom proposito de mudança de vida, como nos ensina a Gospa um habito de confissão semanal;
  4. Leitura diária dos salmos, 62, 13 e 31;
  5. Leitura e meditação da oração de Daniel, Daniel 9:4-19;
  6. Leitura e meditação da Primeira epístola de São Joao capitulo, 3:1-12;
  7. Buscar a verdadeira tristeza a tristeza de ter magoado Deus, e voltar para Deus.
  8. A recitação diária do santo rosário;
  9. Meditação sobre a morte, e que lugar você quer ir quando for chegada a hora;
  10. A santa missa, buscando a comunhão diária.

A receita é longa, porém com estes pequenos passos, Deus irá ajuda-los a viver com ele e encontrar a verdadeira Alegria. "A felicidade que vocês buscam, a felicidade que vocês têm o direito de vivenciar, ela tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, escondido na Eucaristia". Papa Bento XVI

(Em nenhum momento deste texto, recomendo-vos, não procurar um medico, ou abandonar o tratamento, mas lembro de apenas que Jesus Cristo é o medico dos médicos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...