domingo, 23 de outubro de 2011

VENERAMOS OS SANTOS , OS HERÓIS DE DEUS - LITURGIA DIÁRIA , 23 DE OUTUBRO DE 2011

VENEREMOS OS SANTOS , OS HERÓIS DE DEUS
O SANTO É AQUELE QUE A IGREJA DECLAROU , COM AUTORIDADE INFALÍVEL , SER UM PERFEITO IMITADOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO



OS SANTOS , que possuem a DEUS no céu , interessam - se pela nossa santificação, e ajudam-nos a progredir na prática das virtudes pela sua poderosa intercessão e nobres exemplos que nos deixaram: devemos, pois, venerá-los; são poderosos intercessores: devemos invocá-los; são nossos modelos: devemos imitá-los. I. DEVEMOS VENERÁ-LOS. Venerando-os, é o próprio Deus, é Jesus Cristo que veneramos neles. Tudo o que neles há de bom é efetivamente obra de Deus e de seu divino Filho. O seu ser natural não é mais que um reflexo das perfeições divinas; as suas qualidades sobrenaturais são obras da graça divina merecida por Jesus Cristo, incluindo os seus atos meritórios que, como sendo propriedade deles, neste sentido que por seu livre consentimento neles cooperaram com Deus, são também e principalmente dom daquele que é sempre a sua causa primeira e eficaz. Honramos, pois, nos Santos: a) Os santuários vivos da Santíssima Trindade que se dignou habitar neles, ornar a sua alma das virtudes e dos dons, atuar sobre as suas faculdades para lhes fazer produzir livremente atos meritórios e conceder-lhes a graça insigne da perseverança; b) Os filhos adotivos do Pai, por Ele singularmente amados, envolvidos pela sua paternal solicitude a que souberam corresponder aproximando-se pouco a pouco da sua santidade e perfeições; c) Os irmãos de Jesus Cristo, seus fiéis que incorporados no seu corpo místico receberam dele a vida espiritual e a cultivaram com amor e constância; d) Os templos e os agentes dóceis do Espírito Santo que se deixaram guiar por Ele, pelas suas inspirações, em lugar de seguir cegamente as tendências da natureza corrompida. São estes os pensamentos que tão perfeitamente exprime M. Olier: “Podereis para isso adorar com profunda veneração essa vida de Deus derramada em todos os Santos: honrareis a Jesus Cristo amando-os a todos e consumando-os pelo seu divino Espírito, para fazer de todos uma só coisa nele… Ele é que é nos Santos o cantor dos louvores divinos; Ele é que lhes põe todos os seus cânticos nos lábios; por Ele é que todos os Santos o louvarão por toda a eternidade”. II. DEVEMOS INVOCÁ-LOS para obtermos mais facilmente, pela sua poderosa intercessão, as graças de que precisamos. Não há dúvida que só a mediação de Jesus é necessária, e basta plenamente em si mesma; mas, precisamente por serem membros de Jesus ressuscitado, os Santos juntam as suas orações às dele; é, pois, todo o corpo místico do Salvador que reza e faz assim uma doce violência ao coração de Deus. Rezar com os Santos, é, pois, unir as nossas orações às de todo o corpo místico e assegurar-lhes a eficácia. Por outro lado, os Santos exultam de interceder por nós: “Eles amam em nós irmãos nascidos do mesmo Pai; têm compaixão de nós; lembrando-se, à vista do nosso estado, daquele em que eles mesmos se encontraram, reconhecem em nós almas que devem, como eles, contribuir para a glória de Jesus Cristo. Que alegria não experimentam eles, quando podem encontrar associados que os ajudem a tributar as suas homenagens a Deus e a satisfazer o seu desejo de magnificar a Deus por centenas e centenas de milhar de bocas se as tivessem!” (Idem.). Assim, pois, o seu poder e bondade devem-nos inspirar plena confiança. É, sobretudo, celebrando as suas festas que os invocaremos de modo especial; assim entraremos na corrente litúrgica da Igreja, e participaremos das virtudes particulares praticadas por este ou por aquele santo. III. DEVEMOS, SOBRETUDO, IMITAR AS SUAS VIRTUDES. Todos se esmeraram em reproduzir os traços do divino modelo e todos nos podem repetir a palavra de São Paulo: “Sede meus imitadores, como eu o fui de Jesus Cristo” (1 Cor 4, 16). Mas cultivaram quase sempre uma virtude característica: uns a integridade da fé, outros a confiança ou o amor; uns o espírito de sacrifício, a humildade, a pobreza; outros a prudência, a fortaleza, a temperança ou a castidade. A cada um pediremos mais particularmente a virtude em que sobressaiu, bem persuadidos de que tem graça especial para no-la obter. Os exemplos daqueles que tiveram as mesmas paixões que nós, passaram pelas mesmas tentações, e, apesar de tudo, sustentados pelas mesmas graças, alcançaram a vitória, são um poderoso estímulo que nos faz corar da nossa covardia, tomar enérgicas resoluções e fazer esforços constantes para pô-las em execução. A MORAL DA IGREJA CATÓLICA ENSINA : “Deus é Santo, e o seu Nome é santo porque o nome representa a pessoa: há uma relação íntima entre a pessoa e o nome que tem, como há entre o país, o seu governo e o embaixador que o representa. Quando se honra ou se despreza o embaixador, honra-se ou despreza-se o país por ele representado. Do mesmo modo, quando falamos de Deus, não devemos pensar simplesmente numas letras, mas sim no próprio Deus, Uno e Trino. Por isso havemos de santificar o seu Nome e pronunciá-lo com grande respeito e reverência. São Paulo, por exemplo, afirma que, ao pronunciar o Nome de Jesus se há de dobrar todo o joelho na Terra, no Céu e nos Infernos (Fl 2, 10). Os maiores milagres foram feitos em nome de Jesus: ‘Em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!’ (At 3, 1-7). Os Anjos e os Santos, no Céu, louvam continuamente o Nome de Deus proclamando-o: Santo, Santo, Santo! Nós próprios, no Pai-Nosso, pedimos: ‘Santificado seja o vosso Nome!’ Devemos esforçar-nos para que o Nome de Deus seja glorificado em toda a Terra. Com as devidas adaptações, deve também ser HONRADO o NOME da SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, de SÃO JOSÉ, dos ANJOS e dos SANTOS

LITURGIA DO DIA 23 DE OUTUBRO DE 2011


PRIMEIRA LEITURA : Êxodo 22, 20-26


XXX DO TEMPO COMUM - (verde, glória, creio - II semana do saltério) - Leitura do livro do Êxodo - Assim diz o Senhor: 20Aquele que oferecer sacrifícios a outros deuses fora do Senhor, será votado ao interdito. 21Não maltratarás o estrangeiro e não o oprimirás, porque foste estrangeiro no Egito. 22Não prejudicareis a viúva e o órfão. 23Se os prejudicardes, eles clamarão a mim e eu os ouvirei; 24minha cólera se inflamará e vos farei perecer pela espada; vossas mulheres ficarão viúvas e vossos filhos, órfãos. 25Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, ao pobre que está contigo, não lhe serás como um credor: não lhe exigirás juros. 26Se tomares como penhor o manto de teu próximo, devolver-lho-ás antes do pôr-do-sol, - Palavra do Senhor


SALMO RESPONSORIAL (SALMO 17)


REFRÃO: Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salção.
1. Disse: Eu vos amo, Senhor, minha força! O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. - R.
2. O Senhor é o meu rochedo, minha fortaleza e meu libertador. Meu Deus é a minha rocha, onde encontro o meu refúgio, meu escudo, força de minha salvação e minha cidadela. Invoco o Senhor, digno de todo louvor, e fico livre dos meus inimigos. - R.
3. Viva o Senhor e bendito seja o meu rochedo! Exaltado seja Deus, que me salva! - 4. Ele prepara grandes vitórias a seu rei e faz misericórdia a seu ungido, a Davi e a sua descendência para sempre. - R.


SEGUNDA LEITURA : 1º Tessalonicenses 1, 5-10


Leitura da primeira carta de são Paulo aos Tessalonienses - Irmãos, dias, 5O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação. 6E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo, 7de sorte que vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma. 9De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro, 10e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente. - Palavra do Senhor

EVANGELHO : Mateus 22, 34-40


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 34Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: 36Mestre, qual é o maior mandamento da lei? 37Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). 38Este é o maior e o primeiro mandamento. 39E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas. - Palavra da salvação

MENSAGEM DO DIA 25/04/1985 - Hoje Eu desejo dizer a vocês para começarem a trabalhar em seus corações como trabalham nos seus campos. Trabalhem e transformem os seus corações, para que neles tome posse um novo espírito, que provêm de Deus - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO JOÃO DE CAPISTRANO - O santo de hoje fez da ação um ato de amor e do amor uma força para a ação, por isso, muito penitente e grande devoto do nome de Jesus chegou à santidade. João nasceu em Capistrano (Itália), em 1386, e com privilegiado e belos talentos, cursou os estudos jurídicos na universidade de Perusa. Juiz de direito, casado e nomeado governador de uma cidade na Itália, acabou na prisão por causa de intrigas políticas. Diante do sistema do mundo, frágil, felicidade terrena, e após a morte de sua esposa, João quis entrar numa Ordem religiosa. Com este objetivo teve João a coragem de vender os bens, pagar o resgate de sua missão, dar o resto aos pobres e seguir Jesus como São Francisco de Assis. O superior da Ordem, conhecendo os antecedentes de João, o submeteu a duras provas de sua vocação e, por tudo, João passou com humildade e paciência. Ordenado sacerdote consagrou-se ao poder do Espírito no apostolado da pregação; viveu de modo profundo o espírito de mortificação. João de Capistrano enfrentou a ameaça dos turcos contra a Europa e a tentativa de desunião no seio da própria Ordem Franciscana. Apesar de homem de ação prodigiosa e de suas contínuas viagens através de toda a Europa descalço, João foi também escritor fecundo, consumido pelo trabalho. São João tinha muita habilidade para a diplomacia; era sábio, prudente, e media muito bem seus julgamentos e suas palavras. Tinha sido juiz e governador e sabia tratar muito bem às pessoas. Por isso quatro Pontífices (Martinho V, Eugênio IV, Nicolau V e Calixto III) empregaram-no como embaixador em muitas e muito delicadas missões diplomáticas e com muito bons resultados. Três vezes os Sumos Pontífices quiseram nomeá-lo Bispo de importantes cidades, mas preferiu seguir sendo humilde pregador, pobre e sem títulos honoríficos. Em 1453, os turcos muçulmanos propuseram invadir a Europa para acabar com o Cristianismo. Então São João foi à Hungria e percorreu toda a nação pregando ao povo, incitando-o a sair entusiasta em defesa de sua santa religião. As multidões responderam a seu chamado, e logo se formou um bom exército de crentes. Os muçulmanos chegaram perto de Belgrado com 200 canhões, uma grande frota de navios de guerra pelo rio Danúbio, e 50.000 terríveis jenízaros da cavalo, armados até os dentes. Os chefes católicos pensaram em retirar-se porque eram muito inferiores em número. Mas foi aqui quando interveio João de Capistrano: empunhando um crucifixo, foi percorrendo com ele todas as fileiras, animando os soldados com a lembrança de que iam combater por Jesus Cristo, o grande Deus dos exércitos. tanta confiança e coragem inspirou a presença do santo aos cristãos, que logo ao primeiro ímpeto foi derrotado o exército otomano. Morreu aos 71 anos de idade a 23 de outubro de 1456 e foi beatificado pelo Papa Leão X e solenemente canonizado pelo Papa Alexandre VIII no ano de 1690. São João de Capistrano, rogai por nós!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...