quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Testemunho de um sacerdote anglicano em Medjugorje


Queridos irmãos, queridas irmãs, a paz! Hoje vamos ler estas palavras, pronunciadas por um sacerdote anglicano, Rev. Robert Llewelyn, falecido em 06 de fevereiro de 2008, aos 98 anos de idade, que afirmou que sem Maria "nós não somos nada, somos apenas pobres órfãos". Por ocasião de sua visita a Medjugorje, apesar de sua idade avançada ele era cheio de vida. A paz e a alegria irradiavam de cada uma de suas palavras.
Pergunta: Pode nos dizer alguma coisa sobre o senhor?
Resposta: Eu nasci há muito tempo, em 1909, mas graças a Deus gozo de perfeita saúde. Quando era jovem, me interessava muito por matemática e estudei em Cambridge, onde nasci. Trabalhei algum tempo em escolas inglesas, e depois na Índia por 25 anos. As ciências naturais me interessavam, mas, ao mesmo tempo, eu era muito ligado à minha fé cristã. Estudei privadamente teologia anglicana e em 1938 tornei-me sacerdote. Fui capelão durante 13 anos no santuário de Santa Juliana. Quando ouço notícias a respeito de igrejas e outros lugares de oração sendo destruídos, e também a respeito de limpeza étnica, lembro-me daqueles longos séculos de conflitos entre anglicanos e católicos. Um grande número de igrejas católicas e conventos foram destruídos e muitas pessoas morreram com a nossa limpeza étnica. Você não pode imaginar como a Igreja Católica e seus padres eram odiados. Os padres católicos foram perseguidos duramente, e Maria, a Mãe de Jesus, foi odiada e atacada violentamente. Uma vez, uma estátua Sua foi amarrada com uma corda a um cavalo e arrastada pelas ruas até se desfazer em pedaços. Ainda hoje existem muitas dificuldades quando se fala de Maria em reuniões e discursos.

P: Quantos são os anglicanos, e quantos vão à igreja?
R: Somos 40 milhões. Apenas uma pequena percentagem é praticante. Algo deve ser feito se queremos que as pessoas voltem para Deus – todos nós temos necessidade Dele.

P. O que o senhor acha que se poderia fazer?
R. Esta é a terceira vez que venho a Medjugorje, apesar de ter 83 anos de idade. Para mim, Medjugorje é simplesmente um lugar de oração. Por exemplo, eu posso rezar melhor aqui do que em Londres. A experiência me diz que nós anglicanos temos de retornar a Maria e dar-Lhe o lugar que Ela merece. Ela é nossa Mãe, e nós somos muito pobres se não Lhe permitimos estar conosco. Acho que este é o início de nossa renovação espiritual, e com isto em mente criei um grupo de oração. Rezamos o terço juntos. Certamente não existem muitos desses grupos. Talvez seja o único em nossa Igreja, e está muito próximo aos católicos. Eu falo de Maria aos meus fiéis, e sugiro sempre que rezem com Ela. O que Nossa Senhora diz aqui em Medjugorje é o que Jesus diz, e o que Jesus diz é a vontade de Deus. Aqui, nesta terra, Maria é inspiração. Há uma verdadeira atmosfera cristã na igreja, e em muitas de suas famílias a verdadeira devoção a Maria está brilhando por fora e por dentro, nos videntes se vê a alegria, a paz e a simplicidade. A minha mudança veio com o meu novo relacionamento com Maria, nossa Mãe, e começou em Medjugorje. Eu vivo na esperança de que, se isso aconteceu comigo, pode acontecer também com os outros. Todos nós precisamos de conversão.

P. Gostaria de dizer algo sobre o Rosário?R. O Rosário é uma oração de meditação, nos aproxima de Jesus. Maria está no início e no fim desta oração; o que mais poderia acontecer comigo senão aprender a amar Maria e estar convencido de que nós anglicanos devemos encontrar um lugar em nossa oração também para Ela? Ela é nossa Mãe. Sem Ela nós não somos nada, somos apenas pobres órfãos. Por causa do meu amor pelo Rosário, eu tenho conseguido convencer os católicos a formarem grupos de oração para rezá-lo. Muitos fiéis o esquecem ou o recitam de memória e superficialmente.
P. Gostaria de dizer mais alguma coisa?
R. Deixe Maria lhes ensinar. O mundo olha para vocês, não se cansem! Por meio de Maria, vocês podem renovar o mundo e vocês ajudarão a nós anglicanos a aceitá-La, e nós seremos seus irmãos! Desde que A encontrei, eu rezo por todos, pelos freis, pelos videntes e por toda a paróquia. Permaneçam no espírito, como Maria quer. Este é o único caminho e Ela será capaz de apresentar seu rosto luminoso para o mundo, e mostrar o caminho para Deus. Rezem por nós e assim nós iremos aprender a vencer os obstáculos e considerar todos os outros como irmãos e irmãs, o mais breve possível. Possa Deus, por intercessão de Maria, protegê-la e ajudá-la nestes tempos difíceis e que Ele possa trazer a paz através da intercessão da Rainha da Paz.

Traduzido do italiano para o português por Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...