sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Incansável protetora e defensora do mundo cristão



Filhos amados de Maria, caríssimos irmãos em Cristo Jesus,

Desde os primeiros tempos do cristianismo, a veneração da Sagrada Virgem Maria existe, começando no momento em que o Arcanjo Gabriel A saudou e lhe comunicou o mistério da maternidade divina do Filho de Deus: "Ave Maria! Cheia de Graça o Senhor é convosco! Bendita és tu entre as mulheres e Bendito é o fruto do teu ventre!"
Com esta mesma saudação, acrescentada das palavras: "Bendito é o Fruto de teu ventre!" a Sagrada Virgem Maria foi recebida por Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, à qual o Espírito Santo revelou que estava perante a Mãe de Jesus Cristo (Lucas 1:41).
Após a sua aceitação livre e consciente do plano de salvação oferecida por Deus ao homem, o Espírito Santo Sua sombra e o poder do Altíssimo cobriu-a e pela "voz do arcanjo, o mestre de todos encarnou nela". Assim, nosso Senhor Jesus Cristo, o novo Adão, participou de nossa natureza em todas as coisas exceto no pecado, por meio da Theotokos, a Nova Eva.
A natureza do homem caído, a natureza de Adão, que suportaram as feridas do pecado, da degeneração e de corrupção, foi restaurada a sua antiga beleza, e agora ele participa da natureza divina. A natureza do homem, restaurado e regenerado pela graça, ultrapassa estado de inocência de Adão antes da queda, pois, como dizem os Padres, "Deus se fez homem para que o homem pode tornar-se Deus."
Assim, São Gregório o Teólogo escreve: "O outono maravilhoso que trouxe como uma salvação para nós!" o homem, criado "um pouco menor que os anjos" (Sl 08:05), pode, pela graça de Deus, superam até mesmo o estado angelical, e assim nós louvamos a Santíssima Virgem Maria, como: "Mais venerável que os Querubins e incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins".
Ela, Santíssima Virgem, é a Mãe de todos os fiéis da Igreja, suas virtudes é digno de louvor de Deus e das pessoas. A virtude maior e mais sagrado, que foi da Virgem Puríssima em seu coração - é uma pedra humildade caro e precioso. Por sua humildade era mais do que todas as outras virtudes dela, e foi a causa de sua eleição e chamado. E podemos entender muito das profecias de Nossa Senhora, que disse que o Espírito Santo: Ele tem olhado em sua serva: de agora em diante me chamarão bendita todas as gerações me engrandeceu, e santo é o seu nome(cf. Lc 1. 48-49 .)
Esta é uma grande humildade e da Santa Virgem Maria, vemos e quando ela ficou na frente do Arcanjo Gabriel, chama a si mesmo um escravo, com tudo o que ela entendia de seu chamado que encontrou graça diante de Deus que ela é bendita entre as mulheres, e determinou a graça de Deus e que uma criança que nasce dela, chamado Filho de Deus (cf. Lc 1. 28, 35). Com todos esses gratificação alta do Arcanjo da Anunciação, e ela não havia orquestrado o coração, mas com humildade disse ao anjo: Eis aqui a serva do Senhor, seja em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38).
As escrituras do Antigo Testamento, que previram o nascimento do Filho de Deus, fazem referências também à Sagrada Virgem Maria. Desta forma, a primeira menção ao Cristo Salvador, que já incluía também uma profecia em relação à Sagrada Virgem, foi feita no julgamento a serpente:
"Criarei o litígio (como sinónimo de diferença) entre você e a Mulher e entre a sua semente e a semente Dela" (Génesis 3:15). a profecia que já se refere ao futuro Cristo-Salvador, aqui nesta citação é representado pela referência à semente Dela enquanto em todas as outras situações os descendentes são citados como sementes.
A Sagrada Virgem Maria, pelas suas graças maravilhosas, por ser a escolhida de Deus e pela sua permanente ajuda aos necessitados, sempre obteve a veneração e a gratidão dos cristãos.
A dedicada veneração da Sagrada Virgem Maria na igreja cristã é realizada em numerosas datas, que a igreja destaca como recordações de inúmeras circunstâncias da vida da Sagrada Virgem. Importantes santos e pastores da igreja elaboraram hinos preces em honra da Virgem Maria, e se expressaram profundamente inspirados espiritualmente por Ela. Hoje recordamos, Nossa Senhora do santo rosário, anunciado a São Domingos Gusmão, fundador da ordem dos Dominicanos.
O Bem-aventurado Alain de la Roche (1428 – 1475), célebre pregador da Ordem Dominicana, no livro Da dignidade do Saltério, narra a aparição de Nossa Senhora a São Domingos, em 1214. Nessa aparição, Ela ensina aquele Santo a pregar o Rosário (também chamado Saltério de Maria, em lembrança dos 150 salmos de Davi) para salvação das almas e conversão dos hereges. Esta tradição permanece até os dias de hoje. Sendo confirmado esse desejo da Santíssima Virgem em suas aparições, confirmadas pela Igreja, pelo mundo.

Na obra de São Luís Grignion de Montfort, ele transcreve tal narração:

Vendo São Domingos que os crimes dos homens criavam obstáculos à conversão dos albigenses, entrou em um bosque próximo a Toulouse e passou nele três dias e três noites em contínua oração e penitência, não cessando de gemer, de chorar e de macerar seu corpo com disciplinas para aplacar a cólera de Deus, até cair meio morto.

A Santíssima Virgem, acompanhada de três princesas do Céu, lhe apareceu e disse:

— Ó Senhora! – respondeu ele – Vós o sabeis melhor do que eu, porque depois de vosso Filho Jesus Cristo, fostes o principal instrumento de nossa salvação’.
— Sabes tu, meu querido Domingos, de que arma se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?
Ela acrescentou:
Saiba que a peça principal da bateria foi a saudação Angélica, que é o fundamento do Novo Testamento; e portanto, se queres ganhar para Deus estes corações endurecidos, reza meu Saltério.

Depois disso ele começou a recitar o santo rosário e dizia: Esta é a melhor artilharia contra o demônio e seus seguidores: o Santo Rosário.
A devoção ao Santo Rosário atravessou as fronteiras. São Domingos pregou incansavelmente, até o fim de seus dias, esta milagrosa e eficientíssima devoção nos países vizinhos, colhendo neles semelhantes frutos. Atravessou não somente as fronteiras européias, mas os continentes e também os séculos, uma vez que, até os presentes dias, o Rosário é rezado com grande fruto em todos os países do mundo.
Quando rezamos (pedimos, agradecemos, louvamos) temos a CERTEZA ABSOLUTA que Deus com a Santíssima Virgem e todo os Céus está nos ouvindo e vendo tudo. Pode Deus por intercessão de Maria nos conceder aquilo que pedimos, mas pode nos conceder outras graças que não as pedimos e que são mais importantes para nós naquele momento que realmente necessitamos.
Com ela receberemos proteção nos assaltos do demônio e estaremos prontos a enfrentar todas as dificuldades desta vida.
Quem nos garante isto é o próprio São Luís Grignion de Montfort:
“Ainda que vos encontrásseis à beira do abismo ou já tivésseis um pé no inferno; ainda que tivésseis vendido vossa alma ao diabo, ainda que fôsseis um herege endurecido e obstinado como um demônio, cedo ou tarde vos converteríeis e salvaríeis, desde que (vos repito, e notai as palavras e os termos de meu conselho) rezeis devotamente todos os dias o Santo Rosário até a morte, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de vossos pecados”.

(Texto baseado nas Obras de San Luis Maria Grignion de Montfort, El secreto admirable del Santissimo Rosario, Biblioteca de Autores Cristianos, Madrid, 1954, p. 353).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...