terça-feira, 6 de setembro de 2011

OS DOGMAS SOBRE OS SACRAMENTOS - LITURGIA DIÁRIA , 06 DE SETEMBRO DE 2011

DOGMAS SOBRE OS SACRAMENTOS
"Mas, ainda que alguém - nós ou um anjo baixado do céu - vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema". (Epístola de São Paulo aos Gálatas, 1, 8). Qualquer católico que duvidar deles e pregar o contrário está automaticamente excluído da Igreja, "latae sententiae", isso é, sem precisar de documento oficial do Papa. Esta pessoa não pode mais participar validamente de qualquer sacramento, pois estará em estado de falta grave por sacrilégio


1. O BATISMO É VERDADEIRO SACRAMENTO INSTITUÍDO POR JESUS CRISTO - O Concílio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), afirma: · \"Se alguém disser que os Sacramentos da Nova Lei não foram instituídos por Jesus Cristo, a saber: Batismo, Confirmação... e que algum destes não é verdadeira e propriamente Sacramento, seja excomungado.\" Sagradas Escrituras: Cristo explica a Nicodemos a essência e necessidade do Batismo, em Jo 3,5: \"Aquele que não nascer pela água e pelo Espírito não entrará no Reino de Deus\". · Antes de subir aos céus, ordenou a Seus Apóstolos que batizassem a todas as pessoas, cf. Mt 28,19: \"Me foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo\". Escreve São Boaventura: ·"O Batismo foi instituído, quanto a sua matéria, quando Cristo se fez batizar, e quanto ? sua forma quando o Senhor ressuscitou e nos deu essa forma (cf. Mt. 28,19); quanto a seu efeito: quando Jesus padeceu, pela paixão, o Batismo recebe toda sua virtude, e a seu fim, quando predisse sua necessidade e suas vantagens: \'Respondeu Jesus: -Em verdade, em verdade vos digo, aquele que não nascer da água e do Espírito não entrará no Reino de Deus\' (cf. Jo 3,5)." O Batismo pela água pode ser substituído, em caso legítimo, pelo Batismo de Sangue. 2. A CONFIRMAÇÃO É VERDADEIRO E PRÓPRIO SACRAMENTO : O Concílio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), diz: · \"Se alguém disser que a Confirmação dos batizados é cerimônia ociosa, e não um verdadeiro e próprio Sacramento..., seja excomungado.\" (Dz. 871). Diz São Tomás de Aquino: · \"Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo.\" Sagradas Escrituras: · Jesus promete enviar o Espírito e se cumpre no dia de Pentecostes: \"Ficaram todos cheios do Espírito Santo\" (At 2,4). · \"Pedro e João são enviados ? Samaria, para que recebam ao Espírito Santo, pois ainda não havia vindo sobre nenhum deles\" (At 8,14). · \"E impondo-lhes Paulo suas mãos, desceu sobre eles o Espírito Santo\" (At 19,6). Os Apóstolos eram conscientes que efetuavam um rito sacramental, consistente na imposição das mãos e a oração que tinha como efeito a comunicação do Espírito Santo. 3. A IGREJA RECEBEU DE CRISTO O PODER DE PERDOAR OS PECADOS COMETIDOS APÓS O BATISMO : Define o Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1565): · \"...foi comunicada aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de perdoar e de reter os pecados para reconciliar aos fiéis caídos depois do Batismo.\" (Com. 3; Dz. 894.). Sagradas Escrituras: · Mt 16,19: \"Eu te darei as chaves do reino de os céus.\" - O possuidor das chaves do Reino dos céus tem a plena potestade para admitir ou excluir qualquer pessoa deste Reino. · Jo 20,21: \"... a quem perdoares os pecados, lhes serão perdoados, a quem não perdoares, lhes serão retidos...\". Assim como Jesus tinha perdoado os pecados durante sua vida terrena (cf. Mt 9,2; Mc 2,5; Lc 5,20), assim também agora participa a seus Apóstolos esse poder de perdoar. As palavras de Jesus Cristo se referem ao perdão real dos pecados pelo Sacramento da Penitência (Dz. 913). O poder de perdoar não foi concedido aos Apóstolos como carisma pessoal, mas sim ? Igreja como instituição permanente para passá-lo aos sucessores dos Apóstolos. 4. A CONFISSÃO SACRAMENTAL DOS PECADOS ESTÁ PRESCRITA POR DIREITO DIVINO E É NECESSÁRIA PARA A SALVAÇÃO : Diz o Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555): · \"Se alguém disser que a Confissão Sacramental não foi instituída ou não é necessária para a salvação, por direito divino, ou disser que o modo de confessar secretamente apenas com o sacerdote, como a Igreja Católica sempre observou desde o princípio e segue observando, é alheio ? instituição e mandato de Cristo e é uma intervenção humana, seja excomungado.\" (Dz. 916). Os reformadores, negaram que a Confissão particular dos pecados fosse de instituição Divina e necessária para a salvação. Sagradas Escrituras: · Não se expressa diretamente a instituição Divina da Confissão particular mas se deduz: o poder para reter ou perdoar não se pode exercer devidamente se aquele que possui tal poder não conhece a culpa da disposição do penitente. Para ele é necessário que o penitente se acuse. O Papa Leão Magno, contra os abusos da confissão pública declarou: \"basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta.\" (Dz. 145). 5. A EUCARISTIA É VERDADEIRO SACRAMENTO INSTITUÍDO POR CRISTO : O Concílio de Trento (1545-1563), sob Paulo III (1534-1549), expressa: · \"Se alguém disser que os Sacramentos da nova Lei não foram instituídos todos por Jesus Cristo, e que são sete: Batismo, Eucaristia... e que algum destes não é verdadeiro e propriamente Sacramento, seja excomungado.\" Sagradas Escrituras: · O feito de que Cristo instituiu a Eucaristia se vê em suas palavras: \"Fazei isto em memória de Mim...\" (Lc 22,19). Nelas se cumprem todas as notas essenciais da definição do Sacramento: · A matéria: o pão e vinho. · A forma: as palavras da consagração. · A graça interna: indicada e produzida pelo signo é a união com Cristo e a vida eterna: 1. \"Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim e Eu nele\" (Jo 6,56). 2. \"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna.\" (Jo 6,54). 6. CRISTO ESTÁ PRESENTE NO SACRAMENTO DO ALTAR PELA TRANSUBSTANCIAÇÃO DE TODA A SUBSTÂNCIA DO PÃO EM SEU CORPO E TODA SUBSTÂNCIA DO VINHO EM SEU SANGUE : O Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara: · \"Se alguém disser que no sacrossanto Sacramento da Eucaristia permanece as substâncias do pão e do vinho, juntamente com o Corpo e o Sangue de nosso Senhor Jesus Cristo, e negar aquela maravilhosa e singular conversão de toda a substância do pão e do vinho em Corpo e Sangue, permanecendo apenas as espécies de pão e vinho, conversão essa que a Igreja muito corretamente chama \'Transubstanciação\', seja excomungado.\" (Dz. 884-877). \"Transubstanciação\" é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo.Sagradas Escrituras: · Mc 14,22: \"Tomai, este é Meu Corpo...\". · Lc 22,19: \"Tomou o pão, e dando graças o deu a seus discípulos dizendo: Este é Meu Corpo...\". 7. A UNÇÃO DOS ENFERMOS É VERDADEIRO E PRÓPRIO SACRAMENTO INSTITUÍDO POR CRISTO : O Concílio de Trento (1545-1563), sob Júlio III (1550-1555), declara: · \"Se alguém disser que a Extrema Unção não é verdadeira e propriamente um Sacramento instituído por Cristo, nosso Senhor, e promulgado pelo bem-aventurado São Tiago Apóstolo, mas apenas um rito aceito pelos Padres ou uma invenção humana, seja excomungado.\" (Dz. 926). Pio X condenou a sentença modernista que pretende que o Apóstolo São Tiago tenha, em sua carta, apenas recomendado uma prática piedosa (Dz. 2048). Sagradas Escrituras:· Mc 6,13: \"Expulsavam muitos demônios e ungiam com azeite a muitos enfermos e os curavam\". · Tg 5,14: \"Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor...\"Esta última passagem expressa as notas essenciais do Sacramento: 1. Sinal exterior da graça: óleo. 2. Matéria e forma: oração dos presbíteros. 3. Efeito interior da graça expresso no perdão dos pecados. 4. A instituição por Cristo: \"no nome do Senhor\", \"por encargo e autoridade do Senhor.\" cf. Tg 5,10. 8. A ORDEM É VERDADEIRO E PRÓPRIO SACRAMENTO INSTITUÍDO POR CRISTO : O Concílio de Trento 1545-1563, sob Pio IV (1559-1565), afirma: · \"Se alguém disser que no Novo Testamento não existe um sacerdócio visível e externo, ou que não se dá poder algum de consagrar e oferecer o verdadeiro Corpo e Sangue do Senhor e de perdoar os pecados, mas sim, apenas o dever e mero ministério de pregar o Evangelho...seja excomungado.\" (Dz. 961). Como se vê, existe na Igreja um sacerdócio visível e externo: \"Se alguém disser que na Igreja católica não existe uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de Bispos, Presbíteros e Ministros, seja excomungado.\" (Dz. 966). E é uma hierarquia instituída por ordenação divina. Sagradas Escrituras: · At 6,6: \"Os quais (7 varões) foram apresentados aos Apóstolos, os quais, orando, lhes impuseram as mãos\" - Instituição dos diáconos. · At 14,22: \"Os constituíram presbíteros pela imposição das mãos\". 8. O MATRIMÔNIO É VERDADEIRO E PRÓPRIO SACRAMENTO INSTITUÍDO POR CRISTO : O Concílio de Trento (1545-1563), sob Pio IV (1559-1565), declara: · \"Se alguém disser que o matrimônio não é verdadeiro e propriamente um dos sete Sacramentos da Lei do Evangelho, e instituído por Cristo Senhor, mas sim inventado pelos homens da Igreja, e que não confere a graça, seja excomungado\" (Dz. 971). Sagradas Escrituras: · Mt 19,6: \"Assim, pois, já não são dois, mas apenas uma só carne\". · Gn 2,23: \"Pelo qual, abandonará o homem a seu pai e a sua mãe, e se juntará a sua mulher, e serão dois em uma só carne\".· Mc 10,9: \"O que Deus uniu o homem não o separe\". · Ef 5,32: \"Este Sacramento é grande mas em Cristo e na Igreja\". O Matrimônio, como instituição natural, é de origem divina. Deus criou os seres humanos varão e fêmea (cf. Gn. 1,27) e depositou na mesma natureza humana o instinto de procriação. Deus abençoou o primeiro casal e lhes ordenou que se multiplicassem: \"crescei e multiplicai, e povoai a terra\" (Gn 1,28). Cristo restaurou o matrimônio instituído e bendito por Deus, fazendo que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e elevando-o a dignidade de Sacramento


LITURGIA DO DIA 06 DE SETEMBRO DE 2011
PRIMEIRA LEITURA : Colossenses 2, 6-15


XXIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia) - Leitura da carta de São Paulo aos colossenses - Irmãos, 6Como (de nossa pregação) recebestes o Senhor Jesus Cristo, vivei nele, 7enraizados e edificados nele, inabaláveis na fé em que fostes instruídos, com o coração a transbordar de gratidão! 8Estai de sobreaviso, para que ninguém vos engane com filosofias e vãos sofismas baseados nas tradições humanas, nos rudimentos do mundo, em vez de se apoiar em Cristo. 9Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. 10Tendes tudo plenamente nele, que é a cabeça de todo principado e potestade. 11Nele também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal. 12Sepultados com ele no batismo, com ele também ressuscitastes por vossa fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. 13Mortos pelos vossos pecados e pela incircuncisão da vossa carne, chamou-vos novamente à vida em companhia com ele. É ele que nos perdoou todos os pecados, 14cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz. - Palavra do Senhor

SALMO RESPONSORIAL (SALMO 144)


REFRÃO: O Senhor é muito bom para com todos
1. Louvor. De Davi. Ó meu Deus, meu rei, eu vos glorificarei, e bendirei o vosso nome pelos séculos dos séculos. Dia a dia vos bendirei, e louvarei o vosso nome eternamente. - R.
2. O Senhor é clemente e compassivo, longânime e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos, e sua misericórdia se estende a todas as suas obras. - R.
3. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder, - R.


EVANGELHO : Lucas 6, 12-19


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 12Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a Deus. 13Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze dentre eles que chamou de apóstolos: 14Simão, a quem deu o sobrenome de Pedro; André, seu irmão; Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, 15Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado Zelador; 16Judas, irmão de Tiago; e Judas Iscariotes, aquele que foi o traidor. 17Descendo com eles, parou numa planície. Aí se achava um grande número de seus discípulos e uma grande multidão de pessoas vindas da Judéia, de Jerusalém, da região marítima, de Tiro e Sidônia, que tinham vindo para ouvi-lo e ser curadas das suas enfermidades. 18E os que eram atormentados dos espíritos imundos ficavam livres. 19Todo o povo procurava tocá-lo, pois saía dele uma força que os curava a todos. - Palavra da salvação

Na linguagem atual do Magistério e da Teologia, o "dogma" é uma doutrina na qual a Igreja: quer com um juízo solene, quer mediante o magistério ordinário e universal, propõe de maneira definitiva. É uma verdade revelada, de uma forma que obriga o povo cristão a crer nele, em sua totalidade, de modo que sua negação é repelida como heresia e estigmatizada com anátema. E é com a autoridade que Jesus outorgou a São Pedro e os demais discípulos que a Igreja define os dogmas. No Catecismo da Igreja Católica encontramos as seguintes definições sobre dogmas: D.39.1 Definição dos dogmas pela autoridade pela Igreja §88 O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades contidas na Revelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária. D.39.3 Dogmas de fé §89 Há uma conexão orgânica entre nossa vida espiritual e os dogmas. Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro. Na verdade, se nossa vida for reta, nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé. §90 Os laços mútuos e a coerência dos dogmas podem ser encontrados no conjunto da Revelação do Mistério de Cristo

A IGREJA CELEBRA HOJE , SANTO ELEUTÉRIO - Santo Eleutério (nome de origem grega que significa "livre"), nos é conhecido pelos Diálogos de S. Gregório Magno. Eleutério viveu no Séc. VII, religioso, era abade do mosteiro de S. Marcos Evangelista junto aos muros de Espoleto, lugar onde viveu também S. Gregório Magno que, antes de tornar-se Papa, tinha a Santo Eleutério na condição de "Pai venerável".Viveu em Roma muito tempo. Lá morreu também. Os seus discípulos contavam que ele, com a oração, tinha ressuscitado um morto. Era homem de enorme simplicidade e compunção. S. Gregório conta-nos o epísódio em que Santo Eleutério orou, juntamente com os outros irmãos do mosteiro, por uma criança que era atormentada pelo demônio. A criança foi liberta. Também o próprio S. Gregório narra em seus escritos as graças que alcançou para si, a partir da oração de intercessão de Santo Eleutério: "Mas eu pude experimentar pessoalmente a força da oração deste homem(...) Ouvindo a sua benção, o meu estômago recebeu tal força que esqueceu totalmente a alimentação e a doença. Fiquei pasmado: como tinha estado! Como estava agora!" Santo Eleutério, rogai por nós!

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