SER CRISTÃO : AMAR A CRUZ DE CRISTO
a mística católica aponta a Cruz como sendo o caminho mais curto e seguro para o homem encontrar o criador. O cristão que não carrega sua cruz, que não a aceita, não se encontra com Cristo, não entra numa relação de amor com Ele, e não tem gerada, dentro de si, a nova vida que nos conduz ao céu
a mística católica aponta a Cruz como sendo o caminho mais curto e seguro para o homem encontrar o criador. O cristão que não carrega sua cruz, que não a aceita, não se encontra com Cristo, não entra numa relação de amor com Ele, e não tem gerada, dentro de si, a nova vida que nos conduz ao céu
Mais de uma vez fiquei pensando no que significariam para mim essas palavras de Jesus: “Cada um tome a sua cruz e siga-me”. Imaginei que Cristo me convidasse apenas a suportar sem reclamações as contrariedades da vida. Julguei que a cruz fosse algo que acontece por acaso na vida da gente e que é preciso agüentar pacientemente até o fim. Um cálice amargo que alguém me oferece e que não fica bem recusar... Mas hoje, não estou mais convencido disso. Sei com certeza que a cruz não é um imprevisto. Não é uma paulada na cabeça nem uma telha que cai em cima da gente e que é preciso suportar com toda resignação. Jesus não disse: “Agüentai a cruz”. Disse: “Tomai a cruz”. Então, significa que ela deve ser assumida conscientemente, deve ser tomada, abraçada, amada. Em concreto, significa que eu devo assumir os compromissos do batismo, ocupar com coragem o meu lugar na construção do mundo novo, aceitar integralmente o sermão da montanha e o Evangelho todo, acolher o Cristo em minha vida, com todas as suas exigências. Significa, enfim, que devo aceitar a vida e aceitar a morte, como ato de amor, como missão e como serviço. É debaixo de uma cruz que nasce e amadurece uma vida. É nos braços dela que o homem se torna homem. Mas eu não posso ser apenas um cireneu “obrigado” a carregá-la, nem um condenado à morte “forçado” a levá-la até o lugar da execução. Não basta eu dobrar o dorso debaixo dela. Será preciso que eu lhe abra o coração. Nem é suficiente arrastá-la com a força do desespero e com a raiva de quem nada pode fazer para evitá-la. Ela tem que ser carregada nos braços como uma criança muito amada. Então, ele se tornará leve, como disse Jesus. Mesmo porque debaixo dela não estarei sozinho. Estará também ele a carregá-la comigo. E Ele disse: “se alguém me quiser seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga. Pois aquele que quiser salvar a vida vai perdê-la, mas quem perder e vida por amor de mim e pela causa do evangelho há de salvá-la” (Mc 8, 34-35). Mas, Ele disse também: “vinde a mim todos vós, fatigados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre os ombros meu jugo e aprendei e mim, que sou manso e humilde de coração, e achareis descanso para vossas almas. Pois meu jugo é suave e meu peso é leve”. (Mt 11, 28-30). Ser cristão não significa apenas está enquadrado num sistema puramente moralista, e por isso seco e quase sem vida. Sê-lo requer, sobretudo, a descoberta e a atividade da dimensão mais nobre do ser humano, que o torna ser existente, plenamente homem. Falamos da dimensão espiritual. Esta, intrínseca substancialmente a todo homem, é descoberta quando optamos pela vida de verdade, sem confundi-la com simples ausência da morte. Vida no seu sentido pleno. E só assim estaremos certos de nossa própria existência. Teremos a certeza de estarmos no caminho que Nosso Criador, Príncipio e Fim de tudo, quer que estejamos. E Nosso Senhor disse: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6). Ser cristão, além de ultrapassar a dimensão fisico-moral descobrindo a dimensão espiritual, é buscar, pela amizade com Cristo, a Ele se identificar. Nessa identificação desejamos segui-lo e, seguindo-o, nos deparamos com uma dor nunca vista ou sentida antes, a renúncia a nós mesmos. E isso dói! “E no silêncio da noite ouço meus gritos”. Eis a nossa cruz, eis a nossa dor! Eis a lembrança de Cristo no caminho do calvário! “Eis a identificação da minha agonia na agonia Dele”! “E isso me consola”. Na dor da cruz experimentamos, pela esperança, o sabor da não-dor, da felicidade perfeita e eterna. E isso é bom! E essa esperança, que é dom, é também comunhão na agonia de Cristo, que se esvaziou a si mesmo e se tornou obediente até a morte. Afinal, é na esperança que fomos salvos! Mas, como encontrar o dom da esperança? Por ser um dom ela é inesperada e imerecida. Deve brotar do nada, inteiramente livre. Por isso, para encontrá-la devemos descer ao nada. Segundo o monge cisterciense Thomas Merton, encontramos a esperança de modo mais perfeito quando estamos despojados de nossa autoconfiança, de nossa força, quando praticamente não mais existimos. Buscando a esperança assim, fazemos jus ao que disse Cristo: aquele que quiser salvar a vida vai perdê-la, mas quem perder e vida por amor de mim e pela causa do evangelho há de salvá-la. Enfim, ser Cristão é se reconhecer e se aceitar como pessoa e, sobretudo, como afirma Merton, acreditar na afirmação mais paradoxal e ao mesmo tempo mais original e característica do cristianismo, de que na ressurreição de Cristo dentre os mortos, o ser humano venceu completamente a morte e que em Cristo os mortos vão ressurgir para gozar a vida eterna. Esta vida nova no reino de Deus não será uma herança recebida apenas de forma passiva, mas será, de certo modo, fruto de nossa agonia e esforço, amor e orações em união com o Espírito Santo. E lembremo-nos sempre: cristianismo sem crença nesta afirmativa escatológica fabulosa não passa de um mero sistema moral cheio de normas, sem grande consistência espiritual - VENI CREATOR SPIRITUS
LITURGIA DO DIA 24 DE AGOSTO DE 2011
PRIMEIRA LEITURA : Apocalipse 21, 9-14
SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO - (vermelho, glória, pref. dos apóstolos - ofício da festa) - Leitura do livro do Apocalipse - 9Então veio um dos sete Anjos que tinham as sete taças cheias dos sete últimos flagelos e disse-me: Vem, e mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. 10Levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade Santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, 11revestida da glória de Deus. Assemelhava-se seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino. 12Tinha grande e alta muralha com doze portas, guardadas por doze anjos. Nas portas estavam gravados os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. 13Ao oriente havia três portas, ao setentrião três portas, ao sul três portas e ao ocidente três portas. 14A muralha da cidade tinha doze fundamentos com os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. - Palavra do Senhor
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 144)
REFRÃO: Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso!
1. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder, - R.
2. para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso. Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz. - R.
3. O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. - R.
1. Glorifiquem-vos, Senhor, todas as vossas obras, e vos bendigam os vossos fiéis. Que eles apregoem a glória de vosso reino, e anunciem o vosso poder, - R.
2. para darem a conhecer aos homens a vossa força, e a glória de vosso reino maravilhoso. Vosso reino é um reino eterno, e vosso império subsiste em todas as gerações. O Senhor é fiel em suas palavras, e santo em tudo o que faz. - R.
3. O Senhor é justo em seus caminhos, e santo em tudo o que faz. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade. - R.
EVANGELHO : João 1, 45-51
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João - Naquele tempo, 45Filipe encontra Natanael e diz-lhe: Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José. 46Respondeu-lhe Natanael: Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré? Filipe retrucou: Vem e vê. 47Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade. 48Natanael pergunta-lhe: Donde me conheces? Respondeu Jesus: Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas debaixo da figueira. 49Falou-lhe Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel. 50Jesus replicou-lhe: Porque eu te disse que te vi debaixo da figueira, crês! Verás coisas maiores do que esta. 51E ajuntou: Em verdade, em verdade vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem. - Palavra da salvação
MENSAGEM DO DIA 25/03/1987 - Hoje Eu Ihes agradeço pela sua presença neste lugar em que Eu Ihes ofereço graças especiais. Convido todos vocês a começarem a viver a vida que Deus deseja de vocês e a começarem a praticar boas obras de amor e de misericórdia. Não desejo, queridos filhos, vivam as Mensagens e, ao mesmo tempo, cometam pecado, pois tal coisa Me desagrada. Por isso, queridos filhos, desejo que cada um de vocês comece uma nova vida, sem destruir tudo aquilo que Deus opera em vocês e que lhes está oferecendo. Dou-Ihes a Minha bênção especial e permaneço com vocês na estrada da conversão - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
MENSAGEM DO DIA 25/03/1987 - Hoje Eu Ihes agradeço pela sua presença neste lugar em que Eu Ihes ofereço graças especiais. Convido todos vocês a começarem a viver a vida que Deus deseja de vocês e a começarem a praticar boas obras de amor e de misericórdia. Não desejo, queridos filhos, vivam as Mensagens e, ao mesmo tempo, cometam pecado, pois tal coisa Me desagrada. Por isso, queridos filhos, desejo que cada um de vocês comece uma nova vida, sem destruir tudo aquilo que Deus opera em vocês e que lhes está oferecendo. Dou-Ihes a Minha bênção especial e permaneço com vocês na estrada da conversão - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
Na tradição cristã, Cristo é apresentado como o Amado, viril e forte, que corteja a sua amada (a Igreja fundada sobre Pedro, por quem Ele se entregou; e, assim, cada fiel por Ele conquistado), dando a Sua vida por ela. A Cruz é vista como o “leito nupcial”, onde estes amantes se encontram, e no qual o Amado gera, na Amada, uma vida nova. Neste sentido vemos, no final do poema, que o primeiro a adormecer (a morrer na Cruz) é o Amado (quedou-se adormecido), para, somente depois, adormecer também a amada (com o significativo gesto de inclinar a cabeça de Jo 19,30), sobre o peito do amado. Para o mundo, para os não-cristãos, estas "noites escuras" são a mais solene prova de que Deus não existe. Ou, se existe, de que não os ama. Por isto, todos fogem dela. Preferem dormir a enfrentá-la (Estando já minha casa sossegada), pois, dormindo, têm a ilusão de que a mesma passará mais rapidamente. O Cristão, no entanto, pode enfrentá-la. Se todas as luzes do mundo se apagaram, se todas as nossas seguranças e todas as nossas forças nada podem, é o momento propício para que nos abandonemos em Deus. O cristão, ainda que com medo, vai ao encontro desta noite (saí sem ser notada; na escuridão segura; na escuridão velada), pois sabe que é através desta noite escura que brilhará a luz de Deus. Sobe, ainda que dolorosamente, nas cruzes que surgem em suas vidas. A escada secreta de que nos fala o poema é símbolo da Cruz. É a escada de Jacó, que liga o céu e a terra, e pela qual todos devemos subir se quisermos entrar no paraíso
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BARTOLOMEU - Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho. Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47). Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim. São Bartolomeu, rogai por nós!
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO BARTOLOMEU - Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho. Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47). Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim. São Bartolomeu, rogai por nós!
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