quarta-feira, 29 de junho de 2011

OS SEGREDOS DE MEDJUGORJE, pelo Pe. Petar Ljubicic



Prezados irmãos e irmãs, a paz! Muitas pessoas fazem perguntas sobre os “segredos de Medjugorje”. Convido-os a acompanharem uma entrevista sobre este assunto, dada justamente pelo sacerdote escolhido por Mirjana para revelá-los ao mundo.

• Padre Petar, a vidente Mirjana o escolheu para revelar os segredos que Nossa Senhora confiou a ela. O senhor se sente honrado ou tem medo?
Quando uma noite, há cerca de 25 anos atrás*, em Medjugorje me disseram que Mirjana havia me escolhido para revelar os segredos, a princípio pensei que fosse uma piada. Respondi que isso era uma coisa muito séria, com a qual não se devia brincar. Depois fiquei me perguntando: será que é realmente verdade? Era estranho para mim imaginar o motivo de Mirjana ter escolhido justamente a mim. Considerava isso uma grande honra, mas também uma grande responsabilidade. Não consigo explicar por que, mas não senti medo. Quando me encontrei com Mirjana, ela me perguntou: “Sabe que quando chegar o momento, será o senhor a revelar os segredos?”. Um pensamento cruzou-me a mente: “Mas será possível?”. Acho difícil encontrar as palavras adequadas para exprimir a minha sensação naquele momento. Só sei que fui tomado por uma sensação de felicidade e de segurança.
*N.T.: Atualmente, 29 anos.

• O que se pode dizer dos segredos e de seu conteúdo? Quando serão revelados?
Os segredos, como a própria palavra diz, são segredos. Não sabemos nada sobre seu conteúdo. Só se pode dizer que os segredos se relacionam com acontecimentos que acontecerão num determinado lugar e num determinado momento. Mas o que acontecerá, não sabemos. Portanto, não devemos fantasiar sobre isso. Devemos considerar a existência destes segredos como uma ajuda para nós, a fim de levarmos a sério a vida que Deus nos deu e usarmos este tempo para a nossa salvação e para a salvação da nossa alma. Isto significa vivermos de tal modo que possamos prestar contas a Deus a qualquer momento. Se vivermos assim, estaremos prontos para nos encontrarmos com Deus e comparecer diante Dele. Por isso, não devemos ter medo da revelação dos segredos e não é necessário nos perguntarmos sobre “quando”.

• O senhor revelará todos os dez segredos. Pode dizer-nos como o fará? Nossa Senhora prometeu deixar um sinal visível e perpétuo. Que segredo será?
Quando vier o momento de revelar o primeiro segredo, dez dias antes Mirjana me entregará uma espécie de pergaminho, de dimensões de um A4, sobre o qual estarão escritos em detalhe todos os segredos. Lerei o primeiro segredo e descobrirei o que acontecerá depois de 10 dias. Então, minha tarefa será orar e jejuar por sete dias. Depois desses sete dias poderei divulgar tal informação. Deverei anunciar de que se trata e quando e onde acontecerá. Conversando comigo, Mirjana pôs em evidência que os primeiros dois segredos se referem a Medjugorje. Contêm uma advertência e um aviso importante destinado aos fiéis da paróquia de Medjugorje. Quando estes dois segredos acontecerem, todos saberão que os videntes disseram a verdade e deveremos reconhecer as aparições como autênticas. O terceiro segredo será um sinal visível sobre a colina das aparições, o Podbrdo. Todos aqueles que acreditaram nas aparições e por elas orientaram as suas vidas, se alegrarão muito. Mas será um sinal de conversão para todos os homens. Não nos devemos esquecer de que este é um tempo de conversão e de oração. É um tempo de purificação espiritual e de escolha alegre de Deus. Por isso, desejo salientar ainda uma vez que não devemos esperar para nos convertermos. Se, por exemplo, esperarmos primeiro o sinal, poderá ser tarde demais para nós.

• Segundo o senhor, o que acontecerá depois da revelação dos três primeiros segredos? Quais serão as conseqüências para Medjugorje?
Como já disse, estas aparições nos ajudam a entender que cada momento da nossa vida é importante. Devemos viver numa total dedicação a Deus e bendizê-Lo com a nossa oração. Isso significa escolher sempre Deus. Assim levaremos mais facilmente o peso da vida. Penso que a revelação dos segredos nos ajudará a nos tornarmos mais conscientes da nossa responsabilidade e a levá-la mais a sério. Certamente haverá sinais excepcionais, extraordinários e grandes conversões. Todas as conversões e todas as curas corporais e espirituais que aconteceram até hoje são a demonstração de que o Céu se abriu sobre Medjugorje e de que a Rainha da Paz veio até nós. A revelação dos segredos será para todos um grande conforto e uma grande alegria. Sobretudo ficarão felizes aqueles que acreditaram e que se esforçaram por viver segundo o Evangelho de Jesus Cristo. É um fato que todo ano milhares e milhares de peregrinos vêm a Medjugorje. Quando começar a divulgação dos segredos, seguramente virão ainda mais pessoas, provavelmente também aquelas que até agora não haviam demonstrado nenhum interesse. De qualquer modo, o futuro de Medjugorje será positivo. Ela se tornará ainda mais um ímã espiritual.

• Conversões incríveis e curas extraordinárias são a demonstração de que as aparições são autênticas. A revelação dos segredos será determinante para o reconhecimento eclesiástico?
De acordo com a minha mais profunda convicção, em Medjugorje existem provas suficientes e válidas para a autenticidade das aparições. Você acabou de falar de conversões e curas. Para um reconhecimento, juntamente com várias outras circunstâncias, já são suficientes duas curas extraordinárias que estejam cientificamente documentadas. Até agora, em Medjugorje, podemos enumerar centenas de curas. Um médico de Milão já publicou três livros sobre estas curas.
Descrevi minhas experiências pessoais com muitos peregrinos de Medjugorje nos livros “O chamado da Rainha da Paz” e “Este é o tempo da graça”. Entrementes, há dez anos vivo no exterior e encontro pessoas que testemunham que não poderiam mais imaginar sua vida sem a Rainha da Paz. Falam sobre os indescritíveis dias de graça em Medjugorje. Alguns, que sofriam de doenças incuráveis, foram curados. Esta é uma prova de que, em Medjugorje, Deus está agindo por intercessão de Nossa Senhora.
Certamente você tem razão quando supõe que a revelação dos segredos terá uma importância determinante para o reconhecimento eclesiástico.

• O senhor acha que há um nexo de lugar e tempo entre as aparições de Nossa Senhora em Medjugorje e os acontecimentos na ex-Iugoslávia e na Europa?
Acredito que haja uma tal relação. Nossa Senhora não veio a Medjugorje por acaso. Em 19.1.1982, uma vidente me contou que Nossa Senhora lhe havia dito que o totalitarismo comunista (a ditadura) iria entrar em colapso. Haveria uma guerra, mas a Croácia se tornaria livre. Nossa Senhora nos convidava a rezar a fim de que esta tragédia não se tornasse muito grave. Mas infelizmente não atendemos a este chamado à oração e à conversão. Por isso, tivemos que chorar muitas vítimas antes de alcançar a liberdade. Penso que tudo teria acontecido de modo muito diferente se tivéssemos respondido ao pedido de Nossa Senhora (grifo do tradutor).
Houve e ainda há pessoas que combatem estas aparições com todos os meios que possuem. Eu me pergunto: por que? Deveríamos alegrar-nos com cada conversão e com cada intervenção divina. Como é possível ignorar sinais assim tão positivos como as curas e as conversões?
A história das aparições de Nossa Senhora mostra que Ela sempre vem a nós quando surgem grandes perigos. Apenas observando os últimos 150 anos, vemos que em Suas aparições se manifestam o Seu amor materno e a Sua preocupação conosco. Com as aparições, Nossa Senhora quer evitar o pior.
Traduzido do italiano para o português por Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...