terça-feira, 21 de junho de 2011

Madres do Deserto – Santa Sinclética – Parte VIII



Continuando com os ensinamentos de Santa Sinclética...

Combate contra o orgulho e a desesperação
Para aqueles que caírem, encontrarão a salvação convertendo-se e chorando seus pecados. Tu que estás em pé, cuida-te. Tens que temer duas coisas: voltar aos teus antigos pecados, pois o inimigo te atacará aproveitando-se de tua negligência, o bem poderás ser derrubado em tua correria. O inimigo ataca a alma cheia de zelo e de generosidade com astúcia, e sutilmente por meio do orgulho, a perde sem remissão. Antes usou as primeiras armas com êxito: a gula, o amor ao prazer, a fornicação. Logo vem a avareza, a cobiça e outros vícios parecidos. Quando já se têm vencido estes apetites desordenados, o maligno provoca na alma um movimento de rebeldia: a induz a envaidecer-se sobre suas irmãs. Terrível e mortal veneno do inimigo! Assim chegou a muitos e com um só golpe os derrubou. Faz que nos convenha o jejum e nos propõe uma série de excessos. Faz que esquecemos nossas faltas, para que nos exaltemos diante das que nos rodeiam; e isto não porque nos seja útil, senão para que não possamos dizer estas palavras que nos salvariam: “Contra Ti, só contra Ti eu pequei; tem piedade Senhor e a Ti te louvarei Senhor, com todo meu coração.!
Que fazer quando se apresentam tais pensamentos? Meditar a Palavra de Deus.
Este mal do orgulho, vem precedido de outro: a desobediência. Portanto, a virtude contrária é a obediência. As que são presas do orgulho, lhes deve dar como remédio o exemplo das mais avançadas. Porque te orgulhas de não comer carne? Existem as que nunca comem nem sequer peixe. Tu não bebes vinho? Olha, existem outras que jamais provam o azeite. Jejuas até o entardecer? Outras passam dois ou três dias sem comer. Pensas que por não banhar-te és mais perfeita? Muitas têm inclusive enfermas, que não se banham. Orgulhas-te por dormir sobre tapete simples ou como pele? Outras dormem sempre sobre o duro solo. Ainda quando praticares tudo isso, não penses teres feito grande coisa.
Algumas põem pedrinhas em suas sandálias debaixo das plantas dos pés para mortificar sua carne, outras passam a noite sem dormir. Ainda que tenhas feito tudo isso, não por isso deixarás de praticar uma ascese mais perfeita, e não deves orgulhar-se disso. Vejas, os demônios também fazem isso e fazem muito mais que você: não comem, não bebem, não se casam, não dormem, vivem nos desertos como você, moram em uma gruta e tu te imaginas que fazes um grande sacrifício. Assim com tais raciocínios, se pode curar as duas paixões opostas: a desesperação e o orgulho



Na próxima semana continuamos...
Fiquem na paz!
Madre Rosa Maria de Lima, F.M.D.J

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...