HERESIA, APOSTASIA E CISMA : DELICTA GRAVIORA
Delicta Graviora são aqueles pecados considerados mais graves.
Dentre estes, constavam já alguns referentes à profanação do Santo Sacrifício da Missa . Salve Maria Santíssima, esmagadora dos demônios e das heresias SÃO ESTES : a) subtrair ou reter para fins sacrílegos ou deitar fora as espécies consagradas; b) atentar a acção litúrgica do Sacrifício eucarístico ou a sua simulação; c) concelebração proibida do Sacrifício eucarístico juntamente com ministros de Comunidades eclesiais que não têm sucessão apostólica nem reconhecem a dignidade sacramental da ordenação sacerdotal; d) consagração para fins sacrílegos de uma matéria sem a outra, na celebração eucarística, ou, também, de ambas, fora da celebração eucarística. (Redemptiois Sacramentum). Além dos já citados, há ainda o pecado de profanação contra o Sacramento da Penitência, e o pecado moral (contra a pureza) de um clérigo com alguém menor de 18 anos. Esta lista existe desde 2001 quando o então Sumo Pontífice João Paulo II, no Motu proprio Sacramentorum sanctitatis tutela, discorrendo sobre os pecados mais graves e estabelecendo severas normas quanto a eles, os reservava à Congregação Para a Doutrina da Fé. Agora, segundo Pe. Frederico Lombarde SJ, pela primeira vez os pecados de Heresia, Apostasia e Cisma constam nesta lista dos delitos mais graves. Cumpre que esclareçamos o que sejam, então, estes pecados. HERESIA - etimologicamente significa "escolha". Comete-se o pecado de heresia quando o indivíduo escolhe uma posição própria em detrimento do que ensina a Fé Católica. APOSTASIA - etimologicamente significa "estar longe de". Enquanto a Heresia é a negação de uma das Verdades da Fé em função de uma escolha pessoal naquele determinado ponto, a Apostasia é, antes, um afastamento de todo o corpo doutrinal. Comete este pecado quem renuncia a Fé Católica. CISMA - etimologicamente significa "separar". O Cisma está geralmente vinculado à Heresia, mas difere desta no sentido em que se ordena a uma coletividade e dá-se de forma mais ou menos organizada. Na Heresia, a escolha é pessoal. No Cisma, a separação se dá de forma mais sistemática, incluindo neste distanciar-se, não apenas o indivíduo, mas toda uma comunidade. O Catecismo define ainda o Cisma como "a recusa de sujeição ao Sumo Pontífice ou da comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos" (§ 2089). Se, segundo os recentes acréscimos, estes pecados estão já reservados à Santa Sé, pelo menos em segunda instância, isto nos enche de esperanças, pois, particularmente no Brasil, a circulação, a defesa metódica e descarada de heresias é já um triste espetáculo quase diário. Esperamos confiantes que a Santa Sé chame a atenção de bispos, padres e leigos que, confortavelmente, têm confundido muitos católicos com seus ensinos dúbios e heterodoxos. Depositamos toda a nossa esperança nos braços da Virgem Santíssima. Que ela interceda por nós. "Não podemos deixar de exprimir a nossa preocupação e ansiedade por causa daqueles que, levados pelas circunstâncias especiais do momento se engolfaram tão profundamente na atividade externa que desprezaram o dever principal: sua própria santificação. Já declaramos publicamente, em escrito, que aqueles que presumem salvar o mundo por essa justamente chamada 'heresia da ação' devem ser levados a melhores sentimentos. Quem se põe a imaginar insubsistentes decadências e a prever impossíveis ocasos para a Igreja, olhe para trás, para a história; reflita sobre o presente e preveja - porque não é impossível - o futuro. Lembre-se do que aconteceu a quem tentou destruir a Esposa de Cristo, veja o que está acontecendo a quem se obstina no insensato intento. Quem se levanta contra a Igreja quebrar-se-á sobre a pedra na qual Cristo, seu divino Fundador, quis edificá-la" - [PIO XII, MENTI NOSTRAE, 23 de set. de 1950]. "Os teólogos e filósofos católicos, que têm o grave encargo de defender e imprimir nas almas dos homens as verdades divinas e humanas, não devem ignorar nem desatender essas opiniões que, mais ou menos, se apartam do reto caminho. Pelo contrário, é necessário que as conheçam bem; pois não se podem curar as enfermidades antes de serem bem conhecidas; ademais, nas mesmas falsas afirmações se oculta por vezes um pouco de verdade; e, por fim, essas opiniões falsas incitam a mente a investigar e ponderar com maior diligência algumas verdades filosóficas ou teológicas. Se nossos filósofos e teólogos somente procurassem tirar esse fruto daquelas doutrinas, estudando-as com cautela, não teria motivo para intervir o magistério da Igreja. Embora saibamos que os doutores católicos em geral evitam contaminar-se com tais erros, consta-nos, entretanto, que não faltam hoje os que, como nos tempos apostólicos, amando a novidade mais do que o devido e também temendo que os tenham por ignorantes dos progressos da ciência, intentam subtrair-se à direção do sagrado Magistério e, por esse motivo, acham-se no perigo de apartar-se insensivelmente da verdade revelada e fazer cair a outros consigo no erro. Existe também outro perigo, que é tanto mais grave quanto se oculta sob a capa de virtude. Muitos, deplorando a discórdia do gênero humano e a confusão reinante nas inteligências dos homens e guiados por imprudente zelo das almas, sentem-se levados por interno impulso e ardente desejo a romper as barreiras que separam entre si as pessoas boas e honradas; e propugnam uma espécie de "irenismo" que, passando por alto as questões que dividem os homens, se propõe não somente a combater em união de forças contra o ateísmo avassalante, senão também a reconciliar opiniões contrárias, mesmo no campo dogmático. E, como houve antigamente os que se perguntavam se a apologética tradicional da Igreja constituía mais impedimento do que ajuda para ganhar almas a Cristo, assim também não faltam agora os que se atreveram a propor seriamente a dúvida de que talvez seja conveniente não só aperfeiçoar mas também reformar completamente a teologia e o método que atualmente, com aprovação eclesiástica, se emprega no ensino teológico, a fim de que se propague mais eficazmente o reino de Cristo em todo o mundo, entre os homens de todas as civilizações e de todas as opiniões religiosas. Se tais propugnadores não pretendessem mais do que acomodar, com alguma renovação, o ensino eclesiástico e seus métodos às condições e necessidades atuais, não haveria quase nada que temer; contudo, alguns deles, arrebatados por imprudente "irenismo", parecem considerar como óbice para restabelecer a unidade fraterna justamente aquilo que se fundamenta nas próprias leis e princípios legados por Cristo e nas instituições por ele fundadas, ou o que constitui a defesa e o sustentáculo da integridade da fé, com a queda do qual se uniriam todas as coisas, sim, mas somente na comum ruína" - [PIO XII , HUMANI GENERIS]
LITURGIA DO DIA 29 DE JUNHO DE 2011
PRIMEIRA LEITURA : Gênesis 21, 5.8-20
XIII SEMANA COMUM
(verde - ofício do dia) - Leitura do livro do Gênesis - Naqueles dias, 5Abraão tinha cem anos, quando nasceu o seu filho Isaac. 8O menino cresceu e foi desmamado. No dia em que foi desmamado, Abraão fez uma grande festa. 9Sara viu que o filho nascido a Abraão de Agar, a egípcia, escarnecia de seu filho Isaac, 10e disse a Abraão: "Expulsa esta escrava com o seu filho, porque o filho desta escrava não será herdeiro com meu filho Isaac." 11Isso desagradou muitíssimo a Abraão, por causa de seu filho Ismael. 12Mas Deus disse-lhe: "Não te preocupes com o menino e com a tua escrava. Faze tudo o que Sara te pedir, pois é de Isaac que nascerá a posteridade que terá o teu nome. 13Mas do filho da escrava também farei um grande povo, por ser de tua raça." 14No dia seguinte, pela manhã, Abraão tomou pão e um odre de água, e deu-os a Agar, colocando-os às suas costas, e despediu-a com seu filho. Ela partiu, errando pelo deserto de Bersabéia. 15Acabada a água do odre, deixou o menino sob um arbusto, 16e foi assentar-se em frente, à distância de um tiro de flecha, "porque, dizia ela, não quero ver morrer o menino". Ela assentou-se, pois, em frente e pôs-se a chorar. 17Deus ouviu a voz do menino, e o anjo de Deus chamou Agar, do céu, dizendo-lhe: "Que tens, Agar? Nada temas, porque Deus ouviu a voz do menino do lugar onde está. 18Levanta-te, toma o menino e tem-no pela mão, porque farei dele uma grande nação." 19Deus abriu-lhe os olhos, e ela viu um poço, onde foi encher o odre, e deu de beber ao menino. 20Deus esteve com este menino. Ele cresceu, habitou no deserto e tornou-se um hábil flecheiro. - Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL (SALMO 33)
REFRÃO: Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido
1. Vede, este miserável clamou e o Senhor o ouviu, de todas as angústias o livrou. O anjo do Senhor acampa em redor dos que o temem, e os salva. - R.
2. Reverenciai o Senhor, vós, seus fiéis, porque nada falta àqueles que o temem. Os poderosos empobrecem e passam fome, mas aos que buscam o Senhor nada lhes falta. - R.
3. Vinde, meus filhos, ouvi-me: eu vos ensinarei o temor do Senhor. Qual é o homem que ama a vida, e deseja longos dias para gozar de felicidade? - R.
EVANGELHO : Mateus 8, 28-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 28No outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram-lhe ao encontro. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali. 29Eis que se puseram a gritar: Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? 30Havia, não longe dali, uma grande manada de porcos que pastava. 31Os demônios imploraram a Jesus: Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos. 32Ide, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas. 33Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados. 34Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região. - Palavra da salvação
MENSAGEM DO DIA 25/10/1992 - Convido-os à oração, agora que Satanás está forte e quer apropriar-se das almas, o mais possível. Rezem, queridos filhos, e tenham mais confiança em Mim, porque Eu estou aqui com vocês para ajudá-los e conduzi-los a uma vida nova, por um novo caminho. Por isso, queridos filhinhos, escutem e vivam aquilo que Ihes digo, porque, quando não estiver mais com vocês, será importante recordarem-se das minhas palavras e de tudo o que Ihes disse. Eu Ihes peço que comecem tudo de novo, mudando suas vidas e decidindo-se pela conversão, não em palavras, mas com a vida -
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE
"Há ainda alguns que afirmam não terem as nossas orações verdadeira eficácia impetrativa e trabalham por espalhar a opinião de que a oração feita em particular pouco vale e que é a oração pública, feita em nome da Igreja, que tem verdadeiro valor, por partir do corpo místico de Jesus Cristo. Não é exato; o divino Redendor não só uniu estreitamente a si a Igreja como esposa queridíssima, senão também nela as almas de todos e cada um dos fiéis, com quem deseja ardentemente conversar na intimidade, sobretudo depois da comunhão. E embora a oração pública, feita por toda a Igreja, seja mais excelente que qualquer outra, graças à dignidade da esposa de Cristo, contudo as orações, ainda as mais particulares, têm o seu valor e eficácia, e aproveitam também grandemente a todo o corpo místico; no qual não pode nenhum membro fazer nada de bom e justo, que em razão da comunhão dos santos não contribua também para a salvação de todos. Nem aos indivíduos por serem membros desse corpo se lhes veda que peçam para si graças particulares, mesmo temporais, com a devida sujeição à divina vontade; pois que continuam sendo pessoas independentes com suas indigências próprias. Quanto à meditação das coisas celestes, os documentos eclesiásticos, a prática e exemplos de todos os Santos provam bem em quão grande estima deve ser tida por todos" -[PIO XII , MYSTICI CORPORIS]
A IGREJA CELEBRA HOJE , SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS - Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios". São Pedro e São Paulo, rogai por nós!!
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