quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uma flor diante do trono de Deus - parte II



Prezados irmãos e irmãs, que Nossa Mãe Santíssima transmita aos nossos corações a paz, a alegria e todas as virtudes do Seu Imaculado Coração. Semana passada, vimos que a Virgem de Fátima nos pediu a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros Sábados. Hoje veremos melhor como realizar este pedido de nossa terna Mãe.


Você pode praticar esta devoção sozinho(a) ou formar um grupinho que reze junto todos os primeiros sábados. Esse grupinho pode ser formado com os seus familiares, com os seus amigos, na paróquia, como Deus lhe inspirar. Mas é importante sabermos que, quase 20 anos depois das aparições de Fátima, a 27 de maio de 1943, Lúcia escreveu uma carta ao bispo titular de Gurza, esclarecendo sobre o poder e eficácia sobrenatural da devoção aos Santíssimos Corações de Jesus e Maria:
“Os Santíssimos Corações de Jesus e Maria amam e desejam este culto porque dele se servem para atrair todas as almas a eles e isto é tudo o que desejam: salvar as almas, muitas almas, todas as almas”.


Durante toda a sua vida, Lúcia praticou e divulgou a Devoção Reparadora dos Cinco Primeiros sábados, que consiste basicamente em:

1º. Confessar-se (a confissão sacramental pode ser feita antes ou depois do 1º sábado, contanto que, ao receber a Sagrada Comunhão, se esteja em estado de graça)


2º. Fazer a comunhão sacramental (no próprio sábado em que se está fazendo a reparação)


3º. Rezar o terço


4º. Fazer 15 minutos de companhia a Nossa Senhora, meditando os mistérios do Rosário.


Tudo isso deve ser feito com o fim de desagravar o Coração Imaculado de Maria.

Aqui segue uma sugestão de como colocar em prática este pedido de Nossa Senhora:



OS CINCO PRIMEIROS SÁBADOS EM DESAGRAVO
AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

1. Oração para antes da Meditação



Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, cheio de pena pelos espinhos que os homens ingratos a todos os momentos cravam em vosso Coração com blasfêmias e ingratidões, aqui estou a vossos pés para rezar o terço e vos fazer quinze minutos de companhia na meditação dos mistérios do Rosário, como amorosamente nos pedistes, a fim de vos consolar.
Vós, que guardáveis e meditáveis em vosso Coração o que ouvíeis do vosso Divino Filho e o que víeis nas suas ações, dignai-vos pela vossa maternal bondade e misericórdia obter-me a graça de compreender o que esses mistérios nos ensinam e de praticar as suas lições.
Aceitai, Coração Imaculado de Maria, este meu pobre tributo de filial devoção e desagravo. Perdoai-me e fazei-me merecedor das graças que prometestes a este piedoso exercício, principalmente o da perseverança final. Amém.



2. Recitação dos mistérios gozosos



3. Quinze minutos de Meditação dos Mistérios do Rosário

4. Ato de Consagração e Desagravo


Virgem Santíssima e Mãe nossa querida, ao mostrardes o vosso Coração cercado de espinhos, símbolo das blasfêmias e ingratidões com que os homens ingratos pagam a ternura do vosso amor, pedistes que vos consolássemos e desagravássemos.
Como filhos, vos queremos amar e consolar sempre; mas hoje especialmente, ao ouvir as vossas amargas queixas, desejamos desagravar o vosso doloroso e imaculado Coração, que a maldade dos homens fere com os duros espinhos dos seus pecados.
De modo especial, vos queremos desagravar das injúrias sacrilegamente proferidas contra a vossa Conceição Imaculada e Santa Virgindade. Muitos, Senhora, negam que sejais Mãe de Deus e nem vos querem aceitar como terna mãe dos homens. Outros, não vos podendo ultrajar diretamente, descarregam nas vossas sagradas imagens a sua cólera satânica. Nem faltam também aqueles que procuram infundir nos corações, sobretudo nos das crianças inocentes, que são o vosso encanto, indiferença, desprezo e até ódio contra vós.
Virgem Santíssima, aqui prostrados aos vossos pés, vos mostramos a pena que sentimos por todas estas ofensas e prometemos reparar com os nossos sacrifícios e orações tantos pecados e ofensas destes vossos filhos ingratos.
Reconhecendo que também nós nem sempre correspondemos às vossas predileções, nem vos honramos e amamos como Mãe, mas antes entristecemos o vosso Coração e o do vosso divino Filho, suplicamos para os nossos pecados misericordioso perdão.
Para todos quantos são vossos filhos e particularmente para nós, que queremos amar-vos como mãe muito querida e nos consagrarmos inteiramente ao vosso Coração Imaculado, seja-nos ele o refúgio nas angústias e tentações da vida e o caminho que nos conduza até Deus, que esperamos gozar eternamente no Céu. Amém.

Canto final



Na póxima semana iremos colocar no blog algumas meditações dos mistérios do Rosário, para ajudá-lo(a) a realizar o ítem 3. Que Nossa Senhora renove em nós a Sua bênção, que nos traz a graça de que necessitamos para fazermos o que Ela nos pede.

Um comentário:

  1. Boa Tarde,
    Que o Amor de Nossa Senhora, a nossa Mãezinha do ceu, nos ajude a compreender o segredo do Amor, que nos ajude a purificar o nosso coração o tornando semelhante ao Dela. a oração nos traz tanta paz para o nosso coração.

    Maria Alice

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...