No próximo fim de semana, o Papa irá à Croácia, em sua primeira viagem apostólica internacional deste ano. A visita de dois dias coincide com a Jornada Nacional das famílias católicas croatas. A esta viagem é dedicado o editorial do Diretor-geral da Rádio Vaticano, Padre Federico Lombardi.
Bento XVI estará na Croácia nos dias 4 e 5 de junho. Será um retorno ao país onde já esteve três vezes, como cardeal, nos últimos 20 anos. Em certo sentido, Bento XVI é de casa neste país de profundas raízes cristãs e católicas, conservadas com fidelidade nos vários períodos difíceis vividos no último século. A fidelidade croata foi recompensada com a sincera proximidade e solidariedade por parte da Santa Sé.
Hoje, a Croácia enfrenta o desafio da secularização: a família e a juventude são campos cruciais neste sentido. Por isso, os momentos centrais da viagem serão a participação do pontífice no primeiro encontro das famílias católicas croatas e no encontro dos jovens que se celebra a cada dois anos.
“Juntos em Cristo” é o lema da visita. Em um mundo em que as formas de comunicação se multiplicam e invadem a vida, na realidade o encontro e a comunhão entre as pessoas parecem sempre mais difíceis.
A Igreja se apóia em Cristo para tutelar a união e a missão da família e alimentar a esperança no destino da juventude. Assim a Igreja serva a comunidade humana, a comunidade nacional que hoje, depois da complicada fase da divisão da ex-Iugoslávia, se prepara para se inserir de modo mais profundo na comunidade dos países europeus entrando na União Europeia.
O que o papa espera e encoraja é que a Croácia leve consigo a riqueza da cultura e dos valores das grandes tradições de seu povo. Personalidades como o cientista jesuíta Ruggero Boscovich, o jovem beato Ivan Merz e, sobretudo, o grande pastor e mártir beato Cardeal Stepinac, continuam inspirando seu caminho. Juntos em Cristo, com o papa, deve-se olhar ao futuro com confiança e coragem.
Radio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário