sexta-feira, 27 de maio de 2011

CARITAS INTERNACIONAL COMEMORA 60 ANOS; BENTO XVI ENALTECE TRABALHO


O Papa Bento XVI recebeu nessa manhã, em audiência no Palácio Apostólico, os membros da Caritas Internacional por ocasião dos 60 anos de fundação instituição. Em seu discurso, em inglês, o papa enalteceu o trabalho da Caritas.

O Santo Padre recordou o momento em que a Caritas foi fundada e a evolução da instituição em seis décadas. "Depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial, o papa Pio XII quis demonstrar a preocupação e solidariedade de toda a Igreja diante das diversas situações de conflito e emergência no mundo. Ele fez isso com a criação de uma instituição, que em nível mundial, deveria promover a comunicação, coordenação e cooperação entre as incontáveis ações de caridade da Igreja mundial. Logo depois o papa João Paulo II fortaleceu esses laços criando ligações entre as Caritas de todos os países e, destas, com a Santa Sé. Por isso instituiu a pessoa público-jurídico canônica da Caritas Internacional", disse Bento XVI em seu pronunciamento feito na Sala Clementina.

O papa destacou ainda as particularidades da Caritas em relação às outras instituições de caridade. "A Caritas Internacional é diferente dos outros agentes sociais porque é eclesial; ela compartilha a missão da Igreja. É isso que os Papas sempre quiseram e é isso que esta Assembleia Geral é chamada a com muita força reafirmar", convidou o Santo Padre.

No final de seu discurso, Ratzinger comentou sobre o papel da Caritas nos dias de hoje. "A missão da Caritas permite que a instituição tenha um papel importante em nível internacional. A experiência adquirida ao longo de sessenta anos preparou a Caritas para advogar na comunidade internacional com uma visão antropológica com base nos ensinamentos católicos, comprometida em defender a dignidade da vida humana", lembrou Bento XVI.

Antes de dar a benção apostólica a todos os presentes, Bento XVI concluiu: "As Caritas de cada país são chamadas a continuar o vital testemunho do mistério de Deus na cura e transformação de amor manifestada em Jesus Cristo. O mesmo digo à Caritas Internacional, que pode ter certeza que terá a assistência e o suporte da Santa Sé, particularmente por meio do Pontifício Conselho Cor Unum – que se esforça para realizar sua missão". (RB)
Radio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...