terça-feira, 1 de março de 2011

RECEBER A SAGRADA COMUNHÃO - LITURGIA DIÁRIA , 02 DE MARÇO DE 2011

RECEBER A SAGRADA COMUNHÃO
"Meus são os Céus e minha é a Terra, meus são os homens, e os justos são meus; e meus os pecadores. Os Anjos são meus, e a Mãe de Deus, todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, pois Cristo é meu e tudo para mim"
SÃO JOÃO DA CRUZ


DEFINIÇÃO
É a recepção do corpo e do sangue de Jesus Cristo sob as espécies sacramentais. A palavra comunhão quer dizer União com, união de Jesus Cristo com a alma. E, com efeito, não há união mais íntima, já que comemos a carne e bebemos o sangue de Jesus. Nosso Senhor instituiu a comunhão quando instituiu o sacrifício da Missa, dizendo: "Tomai, este é meu corpo; bebei, este é o meu sangue".
TIPOS
1] - A COMUNHÃO SACRÍLEGA :

A própria palavra faz horror. Comungar em estado de pecado mortal, receber o Deus de toda a santidade e pureza em uma alma cheia da lama do pecado, encerrar em um mesmo coração a Deus e a satanás, enfim, como diz São Paulo, calcar os pés o corpo e sangue de Jesus. Que profanação! Que crime! Mas também que castigos! “Muitas vezes doenças terríveis, morte desgraçada, condenação eterna”. “Quem comunga indignamente come e bebe sua condenação”, diz o mesmo apóstolo. Se outrora tivéssemos tido a infelicidade de fazer comunhões sacrílegas, não obstante a enormidade do pecado, deveríamos ter confiança na misericórdia de Jesus.Após uma sincera confissão, procuremos repara com comunhões fervorosas as comunhões indignas do passado.
2] - A COMUNHÃO TÍBIA :
É a comunhão feita por rotina, sem fruto, sem preparação nem ação de graças que valham. Há pessoas que comungam quase todos os dias e não se emendam dos seus defeitos, nem fazem progresso na virtude. De manhã, na mesa da comunhão; à noite, no espetáculo, no baile; de manhã, recolhidas; todo o resto dia dissipadas; de manhã, derretidas em devoção; de tarde, de mau humor; de manhã, na igreja, em oração; o dia inteiro, em maledicência, disputas, leituras frívolas, exibição de vaidade. Cuidado! São Paulo compara estas almas como a terra que frequentemente recebe a chuva do céu e nada produz, senão espinhos e abrolhos. Neste caso será melhor afastar-se da mesa da comunhão? Não! Seria imitar o homem que está fraco e não se alimenta. O que devemos fazer é, por meio da mortificação e da oração, sacudir fora esta frieza e continuar a comungar.
3] - A COMUNHÃO FERVOROSA :
É a comunhão feita com boa vontade, com proveito, precedida de uma séria preparação e seguida de uma fervorosa ação de graças.
FRUTOS DA COMUNHÃO FERVOROSA :
Quero apontar um só, para mim o mais precioso. A comunhão e nossa força e alegria."Vinde a mim, ó vós todos que estais em trabalhos e penas, eu vos aliviarei".É a voz de Jesus.Vamos a ele todos, porque todos trabalhamos e penamos. A luta é terrível e contínua, os inimigos da salvação são encarniçados. Força contra as inclinações da carne. As tentações sensuais não são de todos os dias, mas de todos os instantes, diz São Jerônimo. Onde acharemos a força de lutar e de vencer? Na comunhão. O pão eucarístico é o pão dos fortes, o sangue de Jesus é o vinho que faz germinar as virgens, é o orvalho celestial que apaga o fogo da concupiscência. Sem comunhão não há pureza. Força contra as tentações do demônio. Na frase de São Pedro, o demônio, qual leão rugidor, anda em derredor de nós procurando nos devorar. É um inimigo poderoso, inteligente, experimentado, encarniçado. Onde acharemos ainda a força de lutar e de vencer? Na comunhão. Se soubermos comungar santamente, sairemos da mesa da comunhão como os primeiros cristãos, respirando chamas e metendo medo a Satanás, na frase de um padre da Igreja. Em uma palavra, a mesa da comunhão é aquela de que fala o profeta, mesa que Deus preparou para nos assentar a ela e nos fortalecer contra os inimigos que nos atribulam. Comungai, comungai todo dia. A Eucaristia é vida imortal

MENSAGEM DO DIa 25/11/2001 - Queridos filhos! Neste tempo de graça convido-os novamente à oração. Filhinhos, rezem e preparem seus corações para a vinda do Rei da Paz, para que Ele, com a sua bênção, dê a paz ao mundo inteiro. A inquietação começou a reinar nos corações e o ódio reina no mundo. Por isso, vocês que vivem minhas mensagens sejam luz e mãos estendidas para este mundo que não crê, para que todos possam conhecer o Deus do amor. Não se esqueçam, filhinhos, Eu estou com vocês e os abençôo a todos. Obrigada por terem correspondido a Meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE








PRIMEIRA LEITURA (Eclesiástico 36,1-2a.5-6.13-19)

Quarta-Feira, 2 de Março de 2011 - 8ª Semana Comum
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Tende piedade de nós, Senhor, Deus do mundo inteiro, e olhai! Mostrai-nos a luz do vosso amor. 2aInfundi o vosso temor em todos os povos que não vos procuram, para que saibam que não há outro Deus senão vós. 5Que eles vos reconheçam, como nós reconhecemos, que não há Deus além de vós, Senhor. 6Fazei novos milagres, renovai os prodígios. 13Reuni as tribos todas de Jacó, e dai-lhes a herança como no tempo antigo. 14Tende piedade do povo chamado pelo vosso nome, e de Israel, a quem tratastes corno primogênito. 15Compadecei-vos de vossa santa cidade, de Jerusalém, lugar de vossa morada. 16Enchei Sião de vossa majestade, e de vossa glória o templo. 17Dai testemunho daqueles que, desde o inicio, são vossas criaturas, realizai o que os profetas em vosso nome disseram. 18Dai a recompensa àqueles que esperam em vós, mostrai que os vossos profetas tinham razão. Escutai, Senhor, a oração dos vossos servos, 19pela benevolência que tendes para com vosso povo, conduzi-nos no caminho da justiça, e que o mundo inteiro reconheça que vós sois o Senhor, o Deus de todos os tempos.
Palavra do Senhor
Graças a Deus

SALMO RESPONSORIAL (Salmos 78)

REFRÃO : Tende compaixão e olhai por nós, Senhor!
Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.
Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!
Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!
Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

EVANGELHO (Marcos 10,32-45)

O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 32os discípulos estavam a caminho, subindo para Jerusalém. Jesus ia na frente. Os discípulos estavam espantados, e aqueles que iam atrás estavam com medo. Jesus chamou de novo os Doze à parte e começou a dizer-lhes o que estava para acontecer com ele: 33“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem vai ser entregue aos sumos sacerdotes e aos doutores da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos pagãos. 34Vão zombar dele, cuspir nele, vão torturá-lo e matá-lo. E depois de três dias ele ressuscitará”. 35Tiago e João, filhos de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre. queremos que faças por nós o que vamos pedir”. 36Ele perguntou: “Que quereis que eu vos faça?” 37Eles responderam: “Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!” 38Jesus então lhes disse: ‘Vos não sabeis o que pedis. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber? Podeis ser batizados com o batismo com que vou ser batizado?” 39Eles responderam: “Podemos”. E ele lhes disse: “Vós bebereis o cálice que eu devo beber e sereis batizados com o batismo com que eu devo ser batizado. 40Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. É para aqueles a quem foi reservado”. 41Quando os outros dez discípulos ouviram isso, indignaram-se com Tiago e João, 42Jesus os chamou e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. 43Mas, entre vós, não deve ser assim: quem quiser ser grande seja vosso servo; 44e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos. 45Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”.
Palavra da Salvação
Glória a vós, Senhor

"A Eucaristia é também a vida da alma e da sociedade humana, como o sol é a vida dos corpos e da face da terra. Sem o sol, a terra é estéril; ele alegra-a, adorna-a e enriquece-a; ele dá aos corpos a eficácia, a força e a beleza"
SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD


























CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA - §1373 "Cristo Jesus, aquele que morreu, ou melhor, que ressuscitou, aquele que está à direita de Deus e que intercede por nós" (Rm 8,34), está presente de múltiplas maneiras em sua Igreja): em sua Palavra, na oração de sua Igreja, "lá onde dois ou três estão reunidos em meu nome" (Mt 18,20), nos pobres, nos doentes, nos presos, em seus sacramentos, dos quais ele é o autor, no sacrifício da missa e na pessoa do ministro. Mas "sobretudo [está presente] sob as espécies eucarísticas"














A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO SIMPLÍCIO
Papa da Igreja, pertencente ao Clero de Roma, o santo viveu mergulhado num contexto de grande instabilidade, seja por parte das heresias que rondavam a Igreja, como também por parte externa, da sociedade e do Império que estava para ruir. Foi escolhido para sucessor de São Pedro no ano de 468. Um homem de testemunho e oração, sensível aos ataques internos que a Igreja sofria por parte do Nestorianismo - que buscava espalhar a mensagem entre os cristãos de que Cristo não teria nenhum ligação com Deus, negando o mistério da Encarnação - e também o Monofisismo, onde pregravam como verdade que a natureza divina suprimiu a natureza humana de Cristo. Simplício se deparava com essa realidade, mas com autoridade, cheio do Espírito Santo e em comunhão com o Clero, se tornou cada vez mais canal da luz, que é Cristo, para essas situações

















































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...