quinta-feira, 10 de março de 2011

Primeiro Mandamento: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento."


Foi dessa forma que Jesus resumiu os deveres do homem para com Deus, conforme podemos verificar em Mateus 22,37. Esta foi a forma que Deus usou para apelar ao homem dizendo que Ele é o único Deus (Dt 6,4-5), um Deus que nos amou por primeiro e que espera do homem sua resposta de reciprocidade ao obedecer e ser fiel as suas ordens. Ele não espera nada em troca, pelo contrário, nos dá uma fórmula de felicidade sem limites junto d’Ele. Isso implica aceitar suas palavras, vontade e ter n’Ele fé e confiança plenas dando testemunho de vida verdadeiros. Amar a Deus sobre todas as coisas, é crer e esperar n’Ele, é adorar e servir somente a Ele. Este primeiro preceito abrange a fé, a caridade e a esperança.

Adorar a Deus, orar a Ele, oferecer-lhe o culto que lhe é devido, cumprir as promessas, obedecer a seus Mandamentos, sendo vigilantes em nossa fé e rejeitando tudo o que a contraria como por exemplo: superstição, o ateísmo, a magia, o espiritismo, a idolatria, a simonia (comércio de funções sagradas), a blasfêmia contra Deus e os santos, tentar a Deus, advinhações e consultas a Satanás /demônios para descobrir o futuro, horóscopos, cartomantes, leitura de mãos, atividades com cartas de tarô, interpretação da sorte e clarevidência, sessões médiunicas, feitiçaria, etc...

Todo este tipo de consulta, nos afasta do verdadeiro culto a Deus, uma vez que tiramos de Deus a plena confiança que deveríamos n’Ele depositar e tudo isto para dirigir um futuro que quando entregue nas mãos de Deus, não precisaríamos nos preocupar. Este tipo de atitude demonstra a vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos mesmo que seja para proporcionar saúde pois são erros graves e contrários a virtude da religião.

É ainda muito comum ouvir pessoas indicando um ou outro benzedor para bebês, para tirar quebranto e tantas outras baboseiras. Tudo isso nos afasta do verdadeiro culto a Deus. O pior que todas essas crendices acabam levando o homem a incorrer sobre outros erros como por exemplo a superstição. Então a mãe põe uma figuinha no bracinho do bebê, ou uma fitinha vermelha, um galhinho de arruda não sei pra que, e etc...

A Superstição é um desvio do sentimento religioso. Como pode um instrumento ser mais poderoso do que a ação de Deus em nossa vida? Isso é uma forma de tentar a Deus, já que coloco a prova a sua onipotência e o coloco em segundo plano, além de cultuar objetos e neles colocar a confiança.

Isso é só uma parte de tudo o que sempre aprendemos, e que renunciamos quando experenciamos o verdadeiro amor de Deus. Mas no nosso cotidiano, por diversas vezes nos deixamos levar pelo dia-a-dia e começamos a correr contra o tempo e Deus em nossa vida passa a ter nova posição e na maioria das vezes, deixa de ser o primeiro lugar. Temos o péssimo costume de sempre ter uma desculpa para tudo aquilo que não realizamos ou por preguiça, comodismo ou por não querer mesmo.

Nossa Senhora em suas aparições há 30 anos renova mesalmente o mesmo pedido: jejum, oração, conversão do coração. Não há possibilidade de conversão dos outros, das nossas famílias se não houver a minha conversão em primeiro lugar, o meu exemplo, o meu amar a Deus sobre todas as coisas. Padre Eugênio em suas homilias, constantemente nos exorta a oferecer a Deus o nosso dízimo diário de oração. Deus nos dá 24 horas por dia e não somos capazes de oferecer 2 horas e 24 minutos diários. Se dividíssemos esse horário durante o dia, poderíamos fazer 30 minutos em 5 períodos e nem veríamos o tempo passar, ao contrário, sei que talvez ficássemos até um pouco mais em presença de Deus, pois quando estamos em sua presença, e entregues ao seu amor, o tempo se torna apenas um detalhe e não o nosso termômetro.

Então, convido-os e em primeiro lugar a mim mesma a refletir em suas vidas, que lugar Deus tem ocupado em vossas vidas? Esta semana, escutei em uma palestra que quanto mais o homem se afasta de Deus, mais ele se aproxima do seu nada...

Irmãos, que lugar Deus tem ocupado em vossas vidas?

Uma santa semana a todos na paz e na graça de Nossa Mãe e Mestra, Maria Santíssima.

Deus abençoe!

Pati

Um comentário:

  1. Oi Pati, obrigada pela sua linda postagem e exortação!!!

    Deus abençoe vocês a cada dia mais!!

    Um grande e fraterno abraço

    Vos quero bem

    Lu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...