Monsenhor Francisco Figueiredo nasceu no dia 10 de fevereiro de 1922, natural de Santana da Vargem / MG.
A sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 08 de dezembro de de 1946, em Conceição do Rio Verde / MG.
Monsenhor Francisco Figueiredo, filho de família de posses, chegou a Ilicínea / MG ainda jovem, no ano de 1947, para viver uma vida de simplicidade e humildade a serviço de Deus e seus paroquianos.
Daí em diante foram 60 anos de muito amor e dedicação a comunidade de Ilicínea, sendo o maior líder da cidade de todos os tempos. Homem de fé, de padre a monsenhor, foi além de seus votos eclesiásticos. Cumpriu com esmero e competência sua missão evangelizadora.
Monsenhor Francisco Figueiredo fundou várias instituições em Ilicínea, dentre elas, o Hospital São Vicente de Paulo, a creche São Vicente de Paulo, a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, rádio Aparecida AM, rádio Rainha da Paz FM. Além disso, deixou para a cidade uma série de obras, onde se destaca a Igreja Rainha da Paz, localizada no bairro Novo Horizonte, onde se encontra os restos moratais do monsenhor.
Monsenhor Francisco era muito devoto de Nossa Senhora, e construiu a Igreja Rainha da Paz exatamente igual a Igreja de Medjugorje, como monstram as imagens abaixo.
Em 13 de agoso de 2007, Ilicínea acordou com a triste notícia de que o Monsenhor Francisco Figueiredo foi encontrado morto, queimado no banheiro da Casa Paroquial sem ter pista do suspeito de provocar o incêndio e assassiná-lo. A princípio a perícia trabalhou com a hipótese de curto circuito, mas as pistas foram surgindo e logo chegaram ao suspeito.
Ilicínea chorou copiosamente sua partida.
Após seu falecimento, o dia 13 de agosto, dia da morte do monsenhor, passou a ser feriado municipal em Ilicínea.
Em seu túmulo, fiéis fazem orações, pedidos, novenas, deixam objetos como fotos, gessos, exames, roupas, flores, mensagens e agradecem as graças alcançadas... Ilicínea supera a saudades do monsenhor Francisco Figueiredo pedindo sua interseção.
LINDO !
ResponderExcluirnossa SENHORA RAINHA DA PAZ,rogai por nós.