O que são mandamentos da Lei de Deus?
Hoje em dia pouco se fala na sociedade sobre os dez mandamentos da lei de Deus. Uns julgam como sendo regras retrógradas e antiquadas, mas para nós cristãos, trata-se de regras, orientações e leis ordenadas pelo próprio Deus.
São leis, normas, prescrições morais de poder libertador que nos indicam um caminho a seguir evitando que cometamos erros que nos afastem do plano e do amor de Deus, desta forma estaremos cumprindo sua vontade e sendo obedientes.
Podemos observar que Jesus não anulou os 10 mandamentos como alguns insistem em dizer, mas resumiu os tres primeiros mandamentos que se referem aos deveres do homem para com Deus: “Amarás o Senhor teu Deus de todo ter coração, de toda a tua alma e de todo o entendimento (Mt 22,37). Os outros sete mandamentos fazem alusão ao amor que devemos para com o nosso próximo: “...e ao teu próximo como a Ti mesmo”. Jesus fez portanto, nada mais do que confirmar, plenificar o sentido real dos mandamentos e não anulá-los, tanto que fez uma promessa: “Quem praticar os mandamentos e os ensinar, será considerado grande no Reino do Céu”. (Mt 5, 17-20). Nosso amor a Deus é manifestado ao passo que cumprimos os mandamentos de sua lei e da lei da Igreja, vivendo verdadeiramente a liberdade dos filhos de Deus.
Mas, o que significa essa liberdade para nós cristãos católicos?
Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja (1730-1733 -1743-1744), é o poder, dado por Deus ao homem, de agir e não agir, de fazer isto ou aquilo, praticando assim por si mesmo ações deliberadas. A liberdade caracteriza os atos propriamente humanos. Quanto mais faz o bem, mais alguém se torna livre. A liberdade atinge a perfeição quando é ordenada para Deus, sumo Bem e nossa Bem-aventurança. A liberdade implica também a possibilidade de escolher entre o bem e o mal. A escolha do mal é um abuso da liberdade, que conduz à escravatura do pecado.
Desta forma, podemos entender que Deus na sua infinita bondade, entregou as tábuas da lei a Moisés com o objetivo de livrar o povo da escravidão do pecado e para que vivessem inteiramente a liberdade, ou seja, mesmo desagradando a Deus, o Pai quis dar ao seu povo a oportunidade de viver seu plano de amor.
Analisando as Sagradas escrituras, observamos que os Hebreus após a morte de José, tiveram de suportar o jugo dos egípicios e então Deus se revela a Moisés na sarça ardente dando-lhe a missão de libertar seu povo eleito. Deus conduz o povo através das águas e através do deserto e no Monte Sinai proclama a aliança com seu povo entregando a Moisés as tábuas da lei: "Se obedecerdes à minha voz e guardardes a minha aliança, sereis, entre todos os povos, o meu povo em particular.... Sereis uma nação consagrada" (ÊX 19, 5-6).
Mas, o povo era incrédulo e infiél e como Moisés demorava em descer, fizeram uma imagem de bezerro esculpida em ouro e construiram um altar para adorá-lo. O Senhor ordenou então que Moisés descesse e cumprisse sua ordem pois o povo já havia se corrompido, e ao descer e ver o bezerro de ouro, Moisés enfureceu-se e quebrou as aos pés da montanha. Conclamou aos que estavam pelo Senhor que matassem todos do povo que haviam pecado contra o Senhor. Moisés subiu então mais uma vez ao monte para obter do Senhor o perdão por esta culpa. Moisés retransmitiu a palavra do Senhor ao povo que arrependidos puseram-se a chorar. Moisés então ficou junto do Senhor em jejum por 40 dias e noites e o Senhor novamente escreveu nas tábuas de pedra o texto dos Dez mandamentos.
Vemos desta forma que Deus não nos dá regras para se impor como um Deus vingador, pelo contrário, nos dá regras para que vivamos a alegria da liberdade dos que são congregados a serem seus servose filhos amados. Vivendo desta forma, viveremos um amor recírpoco com Aquele que nos ama sem esperar em troca, pois Deus é próprio amor.
Veremos nas próximas semanas, cada um dos dez mandamentos, estudando-os a luz das orientações de nossa amada igreja e como aplicá-los em nosso dia-a-dia, na nossa vida em comunidade e em nossa família.
Desejo a vcs um bom início de quaresma, cheio de piedade, perseverança e abandono em Deus.
Deus seja louvado!
Pati
Nenhum comentário:
Postar um comentário