Dia 23
Intenção:
Pela comunidade médica, para que verdade que eles conhecem sobre o corpo humano possa se tornar em temor e respeito ao Deus que o criou.
Escritura:
"Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas. Cada uma de minhas ações vossos olhos viram, e todas elas foram escritas em vosso livro; cada dia de minha vida foi prefixado, desde antes que um só deles existisse."
-- Salmo 138, 15-16
Reflexão:
Seres humanos – Tapeçarias de Deus.
O Salmo 138 é um salmo que revela a grandeza e a diversidade de Deus. Seus atributos divinos estão expostos: onisciência (v. 2-4), onipresença (v. 7-12), amor afetuoso (v. 17.18), justiça (v. 19-20), retidão (v. 23-24), e onipotência. Ainda, quando veio manifestar este último atributo, que exemplo o salmista usou – as montanhas, os mares, as longínquas galáxias criadas por Deus? Não, ele não usou nada disto. Para expressar a maravilha do incomparável poder criativo de Deus, o escritor menciona a moldagem do homem no ventre (v. 14-16).
A palavra hebraica usada para expressar a formação do homem no ventre por Deus, raqam, é o mesmo termo para costura ou bordado. Em outras palavras, nós somos uma tapeçaria que revela a maestria artística de Deus. E, como o artista que conhece sua criação até o mínimo detalhe, Deus nos conhece intimamente. Esta realidade provoca no escritor o temor e respeito. Ele proclama: “Eu sou assustadora e maravilhosamente formado”.
O que é verdade para o salmista é verdade para cada ser humano. Cada um é moldado por Deus e conhecido por Ele e nós podemos proclamar em prol de cada um: “Eu sou assustadora e maravilhosamente formado”.
Oração:
Bondoso Deus, ajudai-nos a apreciar as maravilhas e belezas de Vossa criação. Ajudai-nos a proclamar em prol de cada um de nossos companheiros seres humanos: “Eu sou assustadora e maravilhosamente formado”. Que o conhecimento de que somos intimamente conhecidos por Vós plasme nossas vidas e ações.
Amém. Rev. J. Kirk van der Swaagh
Pastor da Conferência Cristã Congregacional Conservadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário