sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Lembrando dos Franciscanos Mortos


Durante os dias 4 a 7 de fevereiro no Siroki Brijeg lembramos 66 anos que passaram desde que os Franciscanos da Herzegovina foram mortos. Este evento é chamado de Dias dos Franciscanos Mortos. Neste período 66 franciscanos foram mortos apenas na Província da Herzegovina durante e após a II Guerra Mundial. Uma vez que 34 deles eram do mosteiro Siroki Brijeg, e 12 foram queimados no jardim em frente à igreja, Siroki Brijeg foi apontado como o lugar central da província onde tudo isso aconteceu e o dia 07 de fevereiroé considerado o dia central.

O dia 10 de fevereiro é o Dia Memorial do Beato Alojzije Stepinac e o dia em que lembramos os Franciscanos Mortos da paróquia de Medjugorje. A Santa Missa das 6 da tarde será celebrada na intenção dos seguintes sacerdotes: Frei Krizan Galic, Frei Jozo Bencun, Frei Marko Dragicevic, Frei Mariofil Sivric, Frei Grgo Vasilj e Frei Jenko Vasilj que foram brutalmente assassinados na II Guerra Mundial.

A Santa Missa, na intenção dos sete franciscanos mortos em Mostar, será celebrada na segunda-feira, 14 de Fevereiro. Entre eles três eram da Paróquia de Medjugorje: Frei Jozo Bencun, Frei Grgo Vasilj e Frei Bernardin Smoljan que construiu a cruz na Montanha da Cruz como pároco de volta em 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...