quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Jesus, pedra angular


Nossa Senhora insiste: “Rezem todos os dias, rezem o rosário”. Por que? Porque o rosário é a biografia, o curriculum vitae do Senhor e da Bem-aventurada Virgem. Rezar o rosário significa meditar sobre a vida de Cristo através do mesmo Espírito que inspirou o Evangelho e que agora nos inspira a meditar sobre a vida de Cristo para amá-lo.

Todos sabem o que o Senhor quis ensinar com a parábola dos dois construtores (cf. Lc 6, 47-49). Um edificou a sua casa sobre a rocha e o outro sobre a areia. Quando sobrevieram as chuvas, aquelas terras foram inundadas. A areia se mexeu, como se fosse viva, e a casa edificada sobre ela começou a tremer até ficar completamente destruída. Ao contrário, a casa construída sobre a rocha ficou íntegra. Podemos imaginar a raiva dos que mandaram construir a casa sobre a areia. Eles pagaram a mesma soma, a casa danificada custou o mesmo que a outra. Porém, o seu dono não quis dar ouvido à experiência das outras pessoas que o tinham advertido, afirmando que eram necessário ser bem alicerçada e que não se podia construir sobre a areia movediça.

O fundamento da família se encontra em Cristo, única pedra angular! Infelizmente, quantos construíram a família sobre a areia de suas idéias pessoais, e depois ela se desintegrou! Assim, é muito importante saber o que deseja o Senhor de mim, como devo construir a minha vida, em qual casa, em que lugar. Nossa Senhora te coloca no lugar exato em que poderás contribuir para a edificação da Igreja. É por isso que ela nos convida à oração, para que possamos conhecer o significado profundo da nossa vida. O maligno colocou a idéia do aborto na mente dos pais que não rezam. Eis a guerra! Guerra significa morte. Existem milhões de mortes provocadas pelos pais, que quiseram assassinar seus filhos.

Para uma pessoa que reza, é fácil entender o que significa a palavra “aborto”: matar o próprio filho; mas para uma pessoa que não reza, que não foi iluminada, não é possível entender, porque ela acha que esta é uma questão de livre escolha que depende da sua decisão pessoal e que, se ela não deseja ter um filho, pode eliminá-lo.

Mas como se pode aceitar que, depois de dois mil anos de Evangelho, pessoas batizadas, que se dizem cristãs, possam decidir-se pelo aborto? Unicamente porque a igreja familiar esqueceu a oração e se encontra nas trevas, sem fé, no vazio moral, e procura preencher esse vazio com novas formas de escravidão; porque falta o encontro com Deus, falta a luz do encontro que teve Moisés. Quem reza, tem a experiência interior da verdade e pode distinguir o bem do mal. Quem não reza, não pode enfrentar, com verdade e força, as dificuldades da vida. Deves conhecer a cruz da tua Igreja, e como nova Verônica, enxugar o rosto da Igreja sofredora com o lenço do teu amor.

Pe. Jozo Zovko

Traduzido do italiano para o português por Tania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...