terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

devemos pedir o dom de ter uma fé viva que possa crescer dentro de nosso coração


Continuação da entrevista de Padre Livio com Vicka ( 2008)



O valor do sofrimento


PADRE LIVIO – permita-me fazer uma outra pergunta um pouco particular. Nos últimos anos Nossa Senhora nos envia mensagens através de Marija ( aquelas do dia 25 de cada mês), Mirjana ( aquelas do dia 02 de cada mes0)e algumas vezes através do vidente Ivan ( quando há aparições sobre a montanha). Tenho notado porem, que já faz alguns anos que você não recebe mais mensagens para todos .
VICKA - Nossa Senhora sabe quando deve dar as mensagens. Nossa Senhora disse que são muitíssimas as mensagens mas que nós não estamos ainda prontos para acolhe-las. Nossa Senhora não deseja dar –nos mensagens para que as escutemos e basta, mas deseja que as vivamos. Ela disse que quando nós avançamos neste caminho Ela está pronta para dar-nos outras mensagens. Ela deseja que as sigamos. É inútil jogar as pérolas aos porcos, como se pode dizer.. Eu penso assim.



PADRE LIVIO – eu ao contrário, penso um pouco diferente. Uma vez que você foi encarregada por Nossa Senhora de rezar pelos enfermos, talvez Nossa Senhora deseja que você seja uma mensagem viva de como ser paciente na aceitação do sofrimento.

VICKA – Seguramente, o sofrimento não se pode explicar mas somente viver dentro do próprio coração. Quando o Senhor nos dá um pequeno sofrimento, como uma pequena cruz, nós devemos aceitá-la como um grande dom que Deus nos dá. Nós tantas vezes pensamos: como pode ser um dom, uma doença? Na realidade trata-se de um grande dom, e Deus sabe o motivo. Tudo depende de nós, de como estamos prontos de ao menos aceitar este dom. Nós devemos agradecer a Deus, não devemos fazer nenhum pedido, mas somente pedir a força e coragem para seguirmos adiante. Nossa Senhora disse: vocês não sabem quanto valor tem o vosso sofrimento diante dos olhos de Deus. Nós devemos começar a responder as graças que vêm de Deus, também através da aceitação do sofrimento com amor. Vocês, queridos ouvintes, devem saber que existem diferentes tipos de sofrimento: tem um sofrimento que vem de Deus e tem um sofrimento que nós procuramos . O valor é diferente. Nós devemos aceitar aquilo que Deus deseja de nós e devemos agradecê-lo por este grande dom.


PADRE LIVIO – parece-me que Nossa Senhora lhe disse para seres sorridente também quando tiveres momentos de sofrimento.

VICKA – Certo, também isto é belíssimo. Se vês um sorriso quando existe o sofrimento significa que você o aceita, e depois você não vê mais o sofrimento mas sente a alegria que te chega ao coração. Cada dia você fica sempre mais forte e não sente mais o peso. Quanto mais você faz coisas para Nossa Senhora mais sentes felicidade e amor.


PADRE LIVIO – Você diz isto, mas a verdade é outra, isto é, aqueles que descobrem que o sofrimento é uma graça e passam a aceita-la são relativamente poucos, e a grande maioria de pessoas quando ficam doentes pedem a cura, até mesmo indo a pessoas que enganam como mágicos, etc. Nossa Senhora ao contrário nos disse como receber uma doença numa das suas mensagens: “ para a cura dos doentes é necessário uma fé forte, uma oração perseverante, acompanhada de uma oferenda de jejum e de sacrifícios. Não posso ajudar aqueles que não rezam e não fazem sacrifícios” ( 18/08/1982).


VICKA – Deus está sempre disposto a conceder este dom da cura. Para Deus trata-se de uma coisa fácil. Porem nós, muitas vezes temos qualquer dificuldade estamos sempre prontos a fazer de tudo para implorar a Deus que nos conceda qualquer coisa. Porem Nossa Senhora disse que não devemos brincar com os pedidos de orações. Nossa Senhora está sempre pronta a conceder-nos graças transmitidas de seu Filho, mas muitos pedem a cura do corpo e poucos pedem aquela cura do coração. Somente quando se inicia a cura do coração, vem também a cura do corpo. Nós nos enganamos ao pedirmos as graças. Não é preciso argumentar assim: hoje eu preciso de uma coisa, e então rezo a Nossa Senhora que me conceda ou então não rezo mais. Não se pode fazer um comercio com a oração. Ninguém nos obriga a rezar: Deus nos deu a liberdade. Mas se desejamos rezar, a primeira coisa a pedir é o dom de ter uma fé viva que possa crescer dentro de nosso coração. A nossa fé não deve estar somente nas palavras, mas deve pertencer à nossa vida inteira.. Com a nossa oração diária, a nossa fé cresce dia por dia, e se transforma numa riqueza interior. Quando se vai aos magos, significa que para você Deus não existe. Você pode andar em todo lugar mas no final não conclui nada. O único que pode dar a verdadeira alegria e a cura é somente Cristo.


PADRE LIVIO – Certo, porque se Nossa Senhora nos curasse sem que nós nos convertêssemos, nós nos serviríamos da cura para continuarmos a pecar.

VICKA – hoje de fato vemos como no mundo se verifica mesmo isto: tudo aquilo que num tempo era normal hoje se transforma em não mais normal e vice versa. Mas Deus em tudo isto não está nada. O mal que existe hoje não vem de Deus mas é procurado pelo homem.


A difícil situação da paz no mundo


PADRE LIVIO – De fato Nossa Senhora tem dado mensagens preocupantes sobre a situação do mundo, no qual o mal parece crescer. Numa mensagem Nossa Senhora disse: “ o mundo de hoje vive em meio a fortes tensões ne caminha às margens de uma catástrofe.. Poderá ser salvo somente se encontrar a Paz. Mas a Paz se poderá somente voltando-se para Deus” ( 15/02/1983).

VICKA - muitas vezes procuramos a paz no lugar errado. Nós devemos buscar a paz em Deus e em Nossa Senhora. Quando nós rezamos pela paz no mundo o fazemos sem desejar mudar a nós mesmos, como se nós não precisássemos. Ao contrário nós somos parte do mundo. Somente quando nós encontramos paz em nosso coração o mundo poderá mudar.

PADRE LIVIO - Nossa Senhora falou sobre os falsos profetas dizendo que “ aqueles que fazem previsões catastróficas são falsos profetas. Estes dizem: em tal ano, em tal dia, acontecerá uma catástrofe.” Eu tenho sempre dito que o castigo virá se o mundo não se converter. Por isto vos convido todos à conversão. Tudo depende da vossa conversão” ( 15/12/1983). Eu agora te pergunto: se nos convertermos acontecerão ou não acontecerão os dez segredos?


VICKA – Os dez segredos acontecerão assim mesmo. Nossa Senhora me descreveu nove e eu agora espero a revelação do ultimo. Primeiro falei do terceiro segredo que é um sinal sobre a montanha, agora vos falo do sétimo. Nossa Senhora disse q2ue o sétimo segredo foi cancelado pela metade devido às nossas orações. Ela nos pede para continuarmos a rezar porque com a nossa oração é possível amenizar também os outros segredos.

PADRE LIVIO – Então em resumo o discurso é este: Nossa Senhora nos suplica para que nos convertamos, nos diz de não esperarmos o sinal na montanha para nos convertermos, e de qualquer modo seja “ todos os segredos que eu revelei se realizarão e também o sinal visível se manifestará. Quando vier o sinal visível, para muitos será muito tarde” ( 23/12/1982). Que coisa isto significa?

VICKA - Nossa Senhora não explicou porque será muito tarde, mas disse q1ue agora estamos vivendo um tempo de graças.

PADRE LIVIO – por esta razão precisamos converter-nos antes do sinal?

VICKA – Cada dia Nossa Senhora nos chama à conversão do coração, e depois de 27 anos que Nossa Senhora está aqui no meio de nós, os nossos corações estão agora um pouco fechados.

PADRE LIVIO - quando portanto nós falamos dos segredos, nós devemos faze-lo convidando todos a esperança. Nossa Senhora de medjugorje não veio portanto para fazer-nos medo, mas para chamar-nos à responsabilidade e à conversão num contexto que fala sempre da esperança. Eis aqui uma mensagem do primeiro ano das aparições: “ Para o cristão existe uma única postura olhando para o futuro: a esperança da salvação” ( 10/0601982)

VICKA - Nossa Senhora está aqui no meio de nós para salvar a nossa alma, e4 veja que Ela nos dá sempre uma alegria, uma coragem, nos impele a andar adiante. No seu sorriso, ainda que esteja triste pela condição em que estamos vivendo, vemos que nos dá coragem e uma força que nos encoraja.

PADRE LIVIO - também eu digo sempre, quando faço a transmissão na radio Maria, que os dez segredos são um tempo de graças porque será nesta ocasião que o poder do maligno terá acabado. Nossa Senhora se apresenta como Rainha.

VICKA – o mal sabe onde somos mais fracos e procura todos os pontos fracos para inserir-se: o tempo livre para os jovens e as divisões nas famílias. Nossa Senhora disse que quando no nosso coração sentirmos paz e felicidade, isto vem de Deus. Se ao contrário nós percebemos no nosso coração medo e nos sentimos perturbados, devemos saber que tudo isto não vem de Deus e devemos ficar atentos. Devemos saber distinguir aquilo que vem de Deus daquilo que não vem e ao menos assim poderemos operar uma mudança na nossa vida e nos empenharmos mais com a oração de modo a afastar aquele mal.


PADRE LIVIO – isto que você disse que se nós estamos perto de Nossa Senhora sentimos no nosso coração a alegria e não temos mais medo do nosso futuro. De fato certa vez Nossa Senhora disse que quem reza não tem medo do futuro.

VICKA – Correto: quem reza não tem jamais medo do futuro e quem pratica o jejum não tem medo do mal. Nossa Senhora não comunica jamais o medo mas esperança e alegria. Vemos que Nossa Senhora e Jesus vencem todos os males que existem. Nós não devemos ter medo mas somente seguirmos Nossa Senhora e seu Filho. Quem segue Nossa Senhora e vive suas mensagens não tem motivo para ter medo.


PADRE LIVIO – Deus é poderoso, ainda que o mal seja perigoso e satanás seja forte. O medo angustioso pelo futuro certamente não é conveniente a um cristão, porem hoje existe também uma preocupação . João Paulo II em duas ocasiões afirmou q2ue o mundo está em risco de uma autodestruição. O vidente Ivan declarou num vídeo que Nossa Senhora em certa ocasião disse a mesma coisa, isto é, que o mundo corre o risco de uma autodestruição. Numa mensagem Nossa Senhora disse: “ rezarei ao meu Filho Jesus de não punir o mundo, mas vos suplico: convertei-vos. Vocês não podem imaginar o que acontecerá, nem mesmo o que Deus Pai poderá mandar ao mundo. Por isto vos repito: renunciai a tudo. Façam penitencia” ( 25/04/1983). Aqui vemos como coexistem a esperança e a preocupação.

VICKA - Nossa Senhora está aqui conosco tantos anos para que nos aproximamos de Deus e nos convertamos. Nossa Senhora como mãe não deseja que se perca nenhum de seus filhos. Ela porem não usa jamais a força e não disse jamais: " você deve converter-se”. Ela nos convida, nos deixa sempre a liberdade de decidirmos no nosso coração. Só que os nossos corações estão duros.


A presença de satanás e a existência do inferno



PADRE LIVIO - Nossa Senhora fala em satanás em quase cem mensagens, das quais 80 foram dadas à Paróquia, e nestas mensagens mostra a sua ação. Nossa Senhora no primeiro ano das aparições deu uma mensagem um pouco particular, que porem se confirma na experiência também de outros místicos como o Papa Leão XIII: “ È chegada a hora na qual a satanás foi concedido de agir com toda a sua força e o seu poder. A hora presente é a hora de satanás” (10/02/1983). Que coisa significa isto?

VICKA – Seguramente o poder de satanás é forte, ainda que não tão forte como o de Nossa Senhora. Hoje em nossas famílias se pode fazer tudo aq1uilo que deseja porque nas famílias não se reza mais. Satanás tenta também as pessoas que estão perto de Deus, mas se uma pessoa é verdadeiramente forte na oração e na fé em Deus, ele não pode fazer nada e vai embora.


PADRE LIVIO –De fato Nossa Senhora disse: “ enfrentem e vençam satanás com o Rosário nas mãos” ( 08/08/1985)

VICKA –Sim, este é o único meio para afastar satanás.


PADRE LIVIO – È no entanto inacreditável como já fazem 30 anos que Nossa Senhora previu que satanás atacaria os jovens e as famílias.

VICKA – Sim, para os jovens e as famílias trata-se de um momento muito difícil: divórcios, drogas...


PADRE LIVIO – Nossa Senhora também falou do inferno. Numa de suas mensagens falou : “que hoje muitos vão ao inferno”. E a mesma coisa disse também em Fátima. Também acrescentou que “as almas dos perdidos não se arrependem e continuam a ofender a Deus.Não desejam ser libertadas daquele lugar” ( 25/07/1982).

VICKA – Eu posso dizer que aqueles que vão para o inferno, vão pela sua própria vontade. Deus não manda ninguém para o inferno. Eu digo esta verdade que vi com meus próprios olhos porque me levou Nossa Senhora com o meu corpo a este lugar: o inferno não está vazio, e ali estão tantas pessoas. Nossa Senhora explicou-me que aquelas pessoas que estavam ali foram para lá por sua própria escolha, por sua própria vontade .


PADRE LIVIO – Esta é para nós uma grande responsabilidade a fim de que salvemos todas as almas. Em Fátima Nossa Senhora disse que muitos vão ao inferno porque não há ninguém que reze e se sacrifique por elas.

VICKA – Nós rezamos por todos e fazemos sacrifícios. A escolha final porem, é de cada um. Aquilo que podemos fazer, o fazemos com todo coração, e rezamos para que com o nosso exemplo, possamos mudar vidas.

O jejum e as orações pelos sacerdotes

PADRE LIVIO –
Uma das mensagens que você vive melhor é sem duvida aquela do jejum. Explique um pouco que coisa significa o jejum que Nossa Senhora nos pede e porque nos pede.


VICKA – quando Nossa Senhora nos pede o jejum refere-se ao jejum a pão e água. Disse também que as pessoas que têm problemas de saúde basta que façam um pequeno sacrifício ao seu pedido. Para todas as outras pessoas saudáveis fazer o jejum a pão e água sem criar problemas, e o que importante é a forte vontade. O jejum portanto não devemos fazer ficando nervosos uns com os outros e neste caso é melhor não fazê-lo. O jejum deve ser feito com amor sem que os outros notem. O jejum serve para a purificação de nossa alma, para eliminar aquilo que nos perturba interiormente.


PADRE LIVIO – Nossa Senhora repetiu mais de uma vez que o jejum a pão e água é fundamental, e repetiu em muitas ocasiões que o jejum não pode ser substituído pela caridade. Porem sugeriu outra renuncia como renunciarmos à televisão, ao álcool, aos cigarros e a outros prazeres. ( mensagem de 08/12/1981).

VICKA – O importante é começar a proceder passo a passo. Nossa Senhora não nos disse súbito de fazermos o jejum a pão e água. Nós devemos iniciar com pequenas coisas, e na oração devemos pedir a graça de podermos iniciar o jejum. Nós devemos estar prontos a iniciar com a nossa vontade, depois eu te asseguro, o Senhor te concede esta graça. Se nós pedirmos com o coração, Deus nos responde com amor. Uma certa ocasião Nossa Senhora disse que nós não sabemos o valor que tem o jejum aos olhos de Deus. Com o nosso jejum podemos afastar também as guerras. O jejum é muito forte.


PADRE LIVIO – educando-nos para a renuncia, tem como objetivo reforçar a nossa renuncia ao pecado.


VICKA – Nós hoje levavos uma vida muito cômoda, temos muitíssimas coisas. È difícil que as pessoas se convençam a fazerem qualquer sacrifício. As pessoa pensam em comer sempre mais, quase têm medo de morrerem de fome. O importante é começar a jejuar, libertar o nosso coração, seguirmos o desejo de Nossa Senhora. Com uma forte boa vontade se pode fazer tudo isto.


PADRE LIVIO – o ultimo assunto que desejo tratar é aquele do nº de sacerdotes que vêm a Medjugorje e que não se vê em nenhum outro santuário. Parece que Nossa Senhora não chama somente os fieis mas também os sacerdotes.

Nossa Senhora nos convidou por diversas vezes a rezarmos pelo papa, pelos Bispos, pelos nossos pastores e por todos os sacerdotes. Também no chamou a respeitarmos os sacerdotes, o que na Itália, se faz pouco e criticam muito. Numa mensagem do dia 1º do ano Nossa Senhora disse: “ muitos constroem a própria fé sobre como se comportam os Sacerdotes. Se o sacerdote não lembram a nobreza, agora dizem que Deus não existe. Não vamos à Igreja para ver como agem os Sacerdotes ou para saber de sua vida particular.” (11/10/1982)


VICKA – Nós devemos compreender que o sacerdote é um grande dom que Deus nos dá. È sempre feio julgá-los. Nós, se vemos qualquer erro de algum Sacerdote, devemos estar sempre prontos a dar-lhes a nossa mão para ajudá-lo e não julgá-lo. Também eles precisam das nossas orações porque também eles são pessoas humanas. Nós devemos olhar para os nossos Párocos como nossos irmãos que podemos ajudar com as orações e estando perto deles com a nossa ajuda. Se nós brigamos ou falamos mal deles, significa que existe em nós qualquer coisa que não está bem. Nós não devemos julgar os nossos Sacerdotes, nós devemos ser juízes somente de nós mesmos, e isto porque não sabemos os motivos pelos quais eles se comportam de um modo melhor que os outros. Os Sacerdotes que chegam em Medjugorje são muitíssimos e a cada ano são sempre mais. Vemos que também algum Sacerdote vêm a Medjugorje para preencherem a própria aridez espiritual, vêm aqui onde está a presença de Nossa Senhora e aqui podem encontrar um pouco de força. Estou certa de que todos os Sacerdotes que vêm aqui rezam por todos os fieis de suas próprias Paróquias. Rezemos pois nós, mais por eles, e mediante o nosso exemplo os tornaremos também mais bravos e mais santos.


Radio Maria e cumprimento aos ouvintes


PADRE LIVIO – Nós temos recebido muitíssimo de Maria e também os ouvintes da Radio Maria, muitos deles que estiveram em peregrinação a Medjugorje, receberam muitas graças. Certa ocasião Nossa Senhora disse uma frase que me tocou profundamente : ” Façam-me ver que possuem um coração generoso” ( 02/12/1983)

VICKA – Sim, isto se vê. Se alguma coisa não vem de Nossa Senhora, não dura tanto. Vemos que a Radio Maria é a sua Radio. Não lhe digo isto para cumprimentá-lo porque estás aqui, mas porque é a verdade; Você dedicou todo seu tempo e toda sua vida para Nossa Senhora. Por isto transmite aos ouvintes as graças de Nossa Senhora. Eu estou muito feliz em ser amiga de Padre Livio, e isto quer dizer que sou amiga de todos os ouvintes,. Eu estou sempre perto de vocês, vos acompanho com as minhas orações e os apresento todos os corações a Nossa Senhora.

PADRE LIVIO – esta noite quando você tiver a aparição, nos recomendará a todos a Nossa Senhora.

VICKA – Sim, sem duvida. Faço-o der todo o coração. A todos vocês queridos ouvintes, deixo o meu cumprimento de Bom Ano, para que neste novo ano possamos ser todos melhores e também se alguém estiver um pouco distante das mensagens de Nossa Senhora, desejo que possam se aproximar maisdela. Eu rezo sempre pelos doentes, estou perto deles. Quando Nossa Senhora aparece, a minha primeira palavra recorda de todos vocês que estão doentes. Estejam certos de que existe alguém que reza por vocês.

PADRE LIVIO – bem Vicka, te agradeço de todo coração por esta belíssima conversa. Agora desejo finalizar com a oração do Pai Nosso, da Ave Maria e do Gloria.

VICKA – eu estou sempre à vossa disposição. Não digo jamais não, estou sempre pronta. Agora finalizemos a nossa entrevista rezando pelas vossas intenções.


A entrevista termina com a oração final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...