domingo, 6 de fevereiro de 2011

CARIDADE CRISTÃ , NÃO É SOLIDARIDADE HUMANISTA - LITURGIA DIÁRIA , 06 DE FEVEREIRO DE 2011

CARIDADE CRISTÃ NÃO É SOLIDARIEDADE HUMANISTA



Assim como não devemos , jamais , confundir cordeiros com cabritos, ou ovelhas
tresmalhadas com lobos vorazes , assim mesmo nunca devemos
confundir a verdadeira Caridade Cristã com a mera 'solidariedade humana' e, pior ainda, com hipocrisia pessoal e social. O Amor Cristão coloca Deus sempre 'acima' de tudo e de todos, e só por arrastamento e consequência direta (virtude própria e partilhada) estende-se ao próximo, tanto ou mais como ou que a nós mesmos. Poderemos simbolizar a Caridade Cristã - intrínseca do Amor de Deus - como um copo de água que, uma vez cheio, transborda para fora, ou seja, para tudo e todos os que o circundam, ou que mais carecem de ajuda, de compreensão, de apoio, de dedicação, a todos os níveis, mas em especial, ou prioritariamente, os que são do âmbito moral e espiritual, precisamente aqueles que comandam tudo o mais, que superam imensamente as demais carências e afinidades, pois são realmente de caráter eterno. Seria deveras insensato, ou malvado, aquele agente de saúde que, perante uma vítima politraumatizada, em que foram afetados gravemente vários órgãos internos e externos, começasse o tratamento pelos órgãos ou membros menos atingidos, menos essenciais à vida, pondo assim gravemente em perigo a salvação corporal do doente acidentado. Do mesmo modo, quando um cristão encontra uma pessoa gravemente doente, em perigo de morte iminente, deve primeiramente assegurar-lhe a saúde da alma -- no caso dos católicos em particular, através do Sacramento da Extrema-Unção, ou pelo menos, não sendo isso possível e em casos gerais, através do simples apelo ou súplica visando a contrição/conversão espiritual --, e só depois dever-se-á tratar da saúde do corpo, caso não possam ser simultaneamente ambos os 'tratamentos', claro. Por outro lado, quem tenta praticar a 'Caridade cristã' (não conheço outra), sem as devidas condições -- como, por exemplo, sem coerência, sem humildade, sem espírito cristão, etc. --, fará tudo menos Caridade, pelo que muito pouco ou nenhum valor terá a sua humanista e presunçosa 'boa ação'. De fato, há inúmeras pessoas que, infelizmente, tentam ser bastante 'caridosas' numas coisas, mas noutras fazem precisamente o contrário, mostrando assim grande hipocrisia. Como, por exemplo, todas aquelas pessoas que em certos cataclismos naturais ou em atentados e acidentes artificiais, em que morrem muitas pessoas (sobretudo pessoas inocentes), simulam muita compaixão e solidariedade, mas são, entretanto, a favor do 'aborto' e da 'eutanásia'. Porventura, em que é menos humano, ou com menos direitos de proteção e segurança, um Nascituro, um Ser humano ainda não nascido, em relação a outro acabado de nascer ou já na velhice? Bem pelo contrário, não necessita o Nascituro, em pleno período de gestação e desenvolvimento (tal como todos nós já fomos), de ainda mais rigorosos e especiais cuidados, sobretudo atendendo a que é o ser humano precisamente mais indefeso e inocente? Analogamente, há tanta gente que é contra a violência em relação aos animais, e que até pertence a associações zoológicas de proteção, mas no entanto é a favor do 'aborto provocado', da 'eutanásia ativa', assim como da ''inseminação artificial' e da 'procriação medicamente assistida', em que são destruídos dezenas ou centenas de embriões. Aonde está a coerência, a honestidade, a reta intenção, o altruísmo, etc, nestes imensos e aberrantes casos desumanos, de que enferma a nossa sociedade e a cultura a nível mundial? Não chamemos a isso 'civilização', nem sequer 'evolução', pois trata-se dum autêntico e trágico retrocesso cultural e civilizacional. Tais comportamentos (des)humanos nada têm a ver, tão-pouco, com a modernidade, com a ciência humanista, com a democracia, com a liberdade de consciência, ou até mesmo com o 'livre-arbítrio' (concedido por Deus Criador), pois constituem um franco e grave atentado à dignidade humana, aos mais elementares direitos humanos, assim como às leis da Natureza (para já não falar na Lei de Deus), etc. E por isso mesmo, estão completamente errados ou equivocados aqueles que pensam ou presumem que a liberdade individual ou de consciência, política ou científica, cultural ou progressista, é fundamental ('valendo tudo justificadamente'), pois que, segundo eles, para os 'crentes' liberais e modernistas, isso mesmo corresponde aos desígnios do Criador -- que tudo permite, que tudo tolera e aprova, pois que, segundo eles, Deus ('caso exista') é 'só' Misericórdia' (e jamais Justiça) --, e para os incrédulos e ateus tais procedimentos individuais ou coletivos, por mais aberrantes ou degradantes que sejam, correspondem às caprichosas leis da Natureza, e deste modo não haverá nada a fazer, 'acabando tudo com a morte'. Concluindo e resumindo: 1. Se somos Católicos, devemos agir em tudo em estrita conformidade, tanto quanto possível, com a Palavra de Deus e com a Doutrina oficialmente católica, assim como com a suprema Lei de Deus, por mais difícil que isso seja. Não há católicos de primeira, segunda ou terceira, e nem sequer deveria haver católicos 'tradicionalistas', 'conservadores', 'progressistas', e muito menos ainda 'não-praticantes'. 2. Se somos simplesmente Evangélicos (cristãos não-católicos), devemos agir de acordo com a mesma e única Palavra de Deus, sem qualquer distorção ou negligência evasiva. Todos os protestantes devem ser coerentes e rigorosos naquilo que têm em comum (que é a Sagrada Escritura), analogamente aos católicos, por mais que isso lhes custe, respeitando as demais confissões cristãs. 3. Se somos meros pagãos, agnósticos ou ateus, devemos comportar-nos estritamente em conformidade com a Lei natural e universal, nossa e de todos os seres criados, inscrita intimamente em todos e tudo, segundo a reta consciência de cada um, segundo a espécie de cada qual. E sobretudo, nunca devemos descer abaixo dos irracionais, quer em dignidade humana, quer em respeito pelo próximo, ainda que pensemos que tudo acaba com a morte física (alegadamente tanto para o melhor justo como para com o pior criminoso). Finalmente, quando Jesus disse, ou virá a dizer (no Juízo particular ou final): "Sempre que destes de comer a quem tem fome, de beber a quem tem sede, agasalho aos nus e friorentos, alojamento aos sem-abrigo, carinho e atenção aos presos, assistência e conforto aos doentes, (etc), foi a Mim que o fizestes". Ele, único, supremo e justíssimo Juiz, quis também dizer, evidente e logicamente: "Sempre que fizestes isso (através dos irmãos mais carenciados e marginalizados) por Meu amor, antes de tudo o mais, foi como se realmente o tivésseis feito a Mim próprio, de acordo com a Minha Lei" -- ou seja, em total verdade, retidão, fidelidade, dedicação, humildade, coerência, discrição, etc. Portanto, tudo o que fugir destes sagrados parâmetros, deste requisitos imprescindíveis (traçados por Deus), não é verdadeira Caridade Cristã -- não se funda no verdadeiro Amor de Deus --, e como tal será julgado e rejeitado, e como o joio será lançado ao fogo. Daí, haver realmente, em pleno Juízo final, a designação simbólica de 'ovelhas' e de 'cabritos', aquelas representando os justos e convertidos, e estes os pecadores obstinados, que deliberadamente rejeitaram a Deus, diretamente ou através dos irmãos, ainda que hipocritamente se tivessem feito passar por cordeiros, por cristãos fiéis, mas por dentro comportando-se como autênticos lobos traiçoeiros


MENSAGEM DO DIA 25 DE JANEIRO DE 2011 - Queridos filhos! Também hoje EU estou com vocês e EU estou olhando para vocês e os abençoando, e EU não estou perdendo a esperança que este mundo mudará para o bem e que a paz reinará nos corações dos homens. A alegria começará a reinar no mundo porque vocês se abriram ao Meu Apelo e ao Amor de DEUS. O Espírito Santo está mudando uma multidão daqueles que têm dito 'Sim'. Portanto, EU desejo dizer a vocês: Obrigada por terem respondido ao Meu Apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE











DIA : 06/02/2011

PRIMEIRA LEITURA : Isaías 58, 7-10

V DO TEMPO COMUM
(verde, glória, creio - I semana do Saltério)
Leitura do livro do profeta Isaías - Assim diz o Senhor, 7 Repartir seu alimento com o esfomiado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, 8Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda. 9Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações; 10se deres do teu pão ao faminto, se alimentares os pobres, tua luz levantar-se-á na escuridão, e tua noite resplandecerá como o dia pleno. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (111)

REFRÃO: Uma luz brilha nas trevas para o justo, / permanece para sempre o bem que fez.
1. Como luz, se eleva, nas trevas, para os retos, o homem benfazejo, misericordioso e justo. Feliz o homem que se compadece e empresta, que regula suas ações pela justiça. - R.
2. Nada jamais o há de abalar: eterna será a memória do justo. Não temerá notícias funestas, porque seu coração está firme e confiante no Senhor. - R.
3. Inabalável é seu coração, livre de medo, até que possa ver confundidos os seus adversários. - R.
4. Com largueza distribuiu, deu aos pobres; sua liberalidade permanecerá para sempre. Pode levantar a cabeça com altivez. - R.

SEGUNDA LEITURA : 1º Coríntios 2, 1-5

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios - Irmãos, 1Também eu, quando fui ter convosco, irmãos, não fui com o prestígio da eloqüência nem da sabedoria anunciar-vos o testemunho de Deus. 2Julguei não dever saber coisa alguma entre vós, senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado. 3Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor. 4A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, 5para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. - Palavra do Senhor.

EVANGELHO : Mateus 5, 13-16

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos 13Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha 15nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. 16Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus. - Palavra da salvação


"Há que ser fortes para chegar a ser grandes: este é o nosso dever. A vida é uma luta de que não nos podemos retirar; ao invés, é necessário triunfar. Ai dos que não são honrados! Não só perdem todo o respeito humano mas que, também, não podem ocupar nenhum cargo civil… Por isso, sejamos sempre honestos, retirando de nossa mente todo mal pensamento; e vivamos com o coração orientado sempre até Deus, que nos criou e nos colocou em este mundo para O conhecer , amá-Lo, e servir-Lhe em esta vida e depois gozar d’Ele eternamente na outra"
SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA


























A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO PAULO MÍKI E COMPANHEIROS MÁRTIRES
Profundo conhecedor tanto da cultura quanto da língua, foi um homem compadecido do seu povo. Como nos tempos de hoje, o Japão não tinha o Cristianismo como religião predominante, então, São Paulo Míki buscava responder à necessidade da evangelização pela oração e pela penitência. Com estratégias inspiradas pelo Espírito Santo, foi um homem dócil, de comunidade. Ousado e corajoso, quando ergueu-se à perseguição do Cristianismo no Japão também acabou sendo preso, assim como seus companheiros; mas não arrefeceu na sua fé. Ele, que era um grande pastor e pregador, também no momento do confronto, indicou Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua religião como o único Salvador e a verdadeira religião; verdade que perdura para todos os tempos. São Paulo Míki, assim como os companheiros de missão e outros cristãos fervorosos, deram testemunho com a vida e também com a mote. Em Nagasaki, foram todos crucificados em 1595. Sementes para novos cristãos, desde a passagem de São Francisco Xavier já se contavam 300 mil cristãos no Japão. Depois, muito mais com testemunho desses 26 companheiros de Jesus
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































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