O que significa rezar?
Jesus nunca disse que devemos trabalhar sempre ou que devemos fazer determinadas coisas sempre, mas disse com clareza que devemos “rezar sempre” (Lc 21, 36). Jesus não deu uma definição de oração. Na Sagrada Escritura também não encontramos nenhuma fórmula que responda à nossa pergunta: o que significa rezar? Nossa Senhora nos ensinou muitas coisas, mas nos disse pouco sobre o que significa a palavra “rezar”. Agora, tentarei eu lhes falar sobre isso.
O tesouro escondido
Jesus ensinou os seus ouvintes servindo-se de imagens, parábolas e exemplos. Desejava assim ajudar as pessoas a entrarem mais profundamente no mistério do Reino de Deus. Vamos recordar juntos uma parábola simples:
Um dia, um homem muito ativo, grande trabalhador, teve uma grande e agradável surpresa. Enquanto trabalhava na terra, encontrou um tesouro escondido no campo. Escondeu-o de novo e vendeu tudo o que tinha para conseguir comprar aquele campo (cf Mt 13, 44).
A oração é o tesouro escondido! Somente aqueles que são ativos podem encontrá-lo. Eu vejo na nossa oração, no nosso Rosário, o tesouro escondido. A parábola não revela o valor real do tesouro, diz apenas que era de grande valor (cf Mt 13, 45). Para conhecer o valor inestimável deste tesouro é necessário esforçar-se. E nunca se poderá avaliá-lo definitivamente. Nós não podemos dizer: Já rezei, portanto já sei quanto vale o tesouro, já sei o que é rezar. Ao contrário, cada vez que rezamos experimentamos que existe sempre mais, descobrimos novas dimensões, nova luz, nova graça. A oração é algo que pertence a Deus e tem uma dimensão divina. Santo Agostinho comparou a oração à respiração. A alma reza, então respira. Através da respiração, o corpo faz entrar ar fresco e puro nos pulmões e elimina as toxinas. Do mesmo modo, aquele que reza se purifica. Um axioma latino diz: “Todo ser vivo provém de outro ser vivo”. Isso vale também para a vida espiritual, porque ela provém do Espírito Santo. Sem a oração o cristão não está vivo.
Rezar significa ver Jesus
“Todos te procuram” (Mc 1, 37). Todos te querem ver, disseram os discípulos a Jesus. Porque todas as vezes que O encontravam, os enfermos ficavam curados, os infelizes eram consolados, todos ficavam fascinados pelas palavras que saíam da Sua boca. Rezar é encontrar Jesus! Rezar é ver Jesus! O Espírito Santo me ilumina para que eu possa conhecer Jesus e amá-lo. Durante a oração, me inspira e me faz querer fazer aquilo que Jesus fez, me faz querer imitá-lo. Este é o supremo dever do cristão: assemelhar-se com Cristo, viver como Ele viveu!
Na Antioquia, os pagãos deram, pela primeira vez, um nome aos discípulos de Jesus. Chamaram-nos de “cristãos”, isto é, aqueles que são semelhantes a Cristo, aqueles que fazem o que Cristo fez. Nós devemos esforçar-nos para nos tornarmos semelhantes a Ele, que é nosso irmão e nosso Salvador. Se vocês se lembram, quando desceu do Sinai Moisés resplandecia. Estava envolto pela luz de Deus, tinha o rosto banhado de luz. Havia se encontrado com o Altíssimo.
Deus lhe havia falado. Durante aqueles inefáveis encontros, enquanto Moisés escutava, a luz de Deus penetrava nele, o iluminava, o fazia resplandecer. Moisés, o grande orante, foi capaz de realizar o projeto de Deus, a vontade de Deus sobre o povo escolhido. A pessoa que reza está sempre diante de Deus e Deus a ilumina. A oração é a luz que me ilumina para realizar a minha missão. Ela me ilumina para conhecer o meu próximo, os que me rodeiam, para não refutá-los, mas para amá-los. Na oração, o Espírito Santo me faz conhecer a Deus, ao próximo e a mim mesmo.
A oração é sempre nova
Este é um dom extraordinário! A oração é sempre nova, não se repete nunca. O Espírito Santo faz sempre novas todas as coisas, assim rezar não significa repetir a mesma coisa. Quando se reza com o coração, é sempre uma nova oração. O sol que ilumina é sempre novo em cada momento, sempre uma nova luz. Jamais se repete, desde o dia em que foi criado. Se ele parasse de iluminar, tudo ficaria nas trevas, faltaria a vida, seria uma catástrofe. O sol não repete os seus raios, são sempre novos raios. A água que verte limpa e fresca da fonte não se repete. Provém do mesmo lugar, da mesma pedra, mas é sempre nova a cada instante. Uma mãe não repete os seus filhos, eles são sempre novos e diferentes, mesmo se a mãe é a mesma.
Somente os pagãos e os fariseus podem repetir fórmulas, o Espírito Santo, ao contrário, não nos faz dizer orações sempre iguais porque, cada vez que rezamos, se renova um dom de amor. Por isso, quero dizer-lhes: não tenham medo de tomar o Rosário para começar sua oração quotidiana. Se vocês querem fazer algo de grande durante sua vida terrena, comecem a rezar porque esta é a maior coisa que vocês podem fazer.
Padre Jozo Zovko, ofm
Traduzido do italiano para o português, por Tania
Evite a Separação e o Divórcio
Você deseja superar brigas, cobranças, ciúme doentio, traição, e
não sabe por onde começar? Eu te ajudo com a terapia de casal, a resgatar o
amor, a intimidade, o diálogo, o equilíbrio e o respeito. Pare de lutar sozinho
e ver seu relacionamento caminhando para o fim, acredite que é possível, te
mostrarei o caminho.
Saiba mais acesse o nosso site: https://terapiadecasalcrista.com.br/
Faça um Caminho de Cura
Aprenda a lidar com seus pensamentos e emoções. Encontre
equilíbrio, paz e saúde mental através da psicoterapia. Reconstrua sua vida
pessoal e familiar. Lute por você. Liberte-se dos vícios, da pornografia e dos
transtornos de ansiedade, depressão e pânico. Desbloqueie as dores e traumas
passados que influenciam negativamente o presente. Readquira o equilíbrio
emocional e psíquico. Faça um caminho de CURA, reconciliação e encontre as
soluções para os seus problemas pessoais, familiares e profissionais, para que
sejam superados no menor espaço de tempo possível.
Saiba mais e acesse o nosso site: https://fernandotadeupsico.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário