sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Eu rezo o Terço

A oração do Rosário é uma das mais tradicionais da Igreja e talvez uma das mais fáceis, já que é composta de orações que aprendemos quando crianças. O Rosário, que significa coroa de rosas, consiste na contemplação dos mistérios da vida de Jesus Cristo, tendo como elo, que formam uma corrente, as ave-Marias, assim "recitar o Rosário nada mais é que que contemplar com Maria o rosto de Cristo." (João Paulo II)

Identificando certa diminuição da prática dessa oração e o risco de ser "debilitada no seu valor", o Papa João Paulo II deixou na Carta Apostólica do Rosário da Virgem Maria um apelo, convidando os cristãos a redescobrirem a oração do Rosário, de forma que "honrando a Mãe, melhor se conheça, ame e glorifique o Filho."

Por que o Santo Terço é tão eficaz?

Porque é uma oração simples e humilde, que une as vozes da Igreja e da humanidade, feita em nome de todos e nunca apenas a título individual. Quando iniciamos a oração do Rosário, convidamos Nossa Senhora a rezar conosco, e Ela une a Sua oração à nossa oração. É uma oração que fazemos junto com Nossa Senhora, por isso que ela se torna cada vez mais eficaz, porque a Nossa Mãe Celeste é a onipotência suplicante, e Jesus não diz "não" àquilo que Sua Mãe lhe pede.

Além disso, a oração do Terço é uma arma segura e invencível contra as insidias de satanás. Com essa oração sempre podemos arrancar do inimigo o terreno que ele conquistou e fazer germinar sementes do bem no deserto do mal e do pecado. Mas, sobretudo, podemos libertar um imenso número de almas que o demônio conseguiu fazer prisioneiras.

Mesmo assim, percebemos que nos dias de hoje, são poucos os cristãos que praticam essa oração com frequência, tanto que Nossa Senhora não cansa de nos pedir pela reza diária do Santo Terço, em suas numerosas aparições.

Rezar o Terço passou a ser uma prática antiga, ultrapassada e "fora de moda", principalmente entre os jovens. Porque estar na moda é seguir os padrões de beleza, de status, de prazer... impostos pela sociedade. A moda difundida pelos meios de comunicação, não inclui as coisas de Deus, pelo contrário, ela cria sem cessar espetáculos impuros e imorais.

E o imoral se tornou comum a nossos olhos. O que é mais comum de se ver nos dias de hoje: um jovem com cigarro ou bebida na mão, ou um jovem com o Terço na mão? Por isso, é tão difícil a Igreja conquistar os jovens, porque eles são os mais assediados e seduzidos pelo modismo e materialismo. Eles tem medo de serem rotulados ou ridicularizados perante os amigos e perdem a oportunidade de frequentar grupos de oração ou mesmo de participar da Santa Missa. Preferem seguir pelo caminho inseguro do mundo que, gradualmente, os afastam de Deus.

Nossa Senhora se preocupa com essa situação: "(...) Quero colocar em alerta, sobretudo os jovens, porque satanás age de maneira particular entre a juventude. (...) Vós sabeis que a situação dos jovens hoje é muito crítica, por isso recomendo de rezar pelos jovens e de dialogar com eles, porque os jovens não vão mais a igreja e deixam as igrejas vazias. Rezai por isto, porque os jovens tem um papel importante na igreja. (...) Quero também recomendar-vos, a todos os meus sacerdotes, de formar e organizar os grupos de orações, sobretudo entre os jovens, para acolher-vos, dar conselhos e guiar-vos sob a estrada do bem.(...)"

Também cabe a nós, leigos, passar essa linda tradição cristã a nossos filhos, ensiná-los a manuziar o Terço e estimulá-los a recitar o Rosário com frequência, assim, quando jovens não sentirão medo de dizer: "Eu rezo o Terço!" Estarão protegidos por Maria.

E quanto aos jovens, não percam mais tempo com futilidades e com as migalhas que o mundo lhes oferece, reserve um momento do dia para rezar junto com Nossa Senhora o Santo Terço, sua oração predileta, e verá quantas graças irá receber. Seja exemplo de amor a Deus e tantos outros irão querer seguir seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...