Os seres humanos são seres de relação, ou seja, é fundamental para a vida e para a evolução a comunhão entre os homens. Assim se dá o amor! E sem dúvida, é o amor aquilo que mais fortemente imprime sentido aos nossos dias.
Os frutos do amor são luminosos e belos, tem o dom de afastar os momentos sombrios de nosso dia a dia, os quais podem destruir nossas melhores energias de sustentação de vida. O amor nos dá habilidade para dividir nossas vidas com os outros, ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos e importar-se com a felicidade deles.
Tudo aquilo que Deus nos ofereceu em dons, tem a capacidade de fazer florescer e crescer o amor em todo o espaço que dele necessita. Devemos então, permitir que a riqueza da vida, que Deus nos confiou, se desenvolva plenamente. Assim, poderemos viver com dignidade e em comunhão com os nossos irmãos, de maneira que, nossa vocação cristã de santidade se manifeste em atitudes de doação e serviço ao bem comum.
Quantas vezes, nos deparamos com situações do cotidiano, que nos sensibilizam e nos permitem praticar o amor, dando oportunidade para os outros se desenvolverem em sua pessoa. Infelizmente, também nos confrontamos com situações inversas, onde a implicância e a falta de comprreenção alheia, anulam o dom da vida.
Ninguém tem o direito de excluir da comunidade, as pessoas que, com o passar do tempo, perderam suas habilidades e capacidades físicas e mentais, mesmo porque, a consciência dessa invalidez traz consigo o reconhecimento que o mundo da vida está se desestruturando, e isto é revestido por situações de tristezas e sofrimentos, em vários planos de sua existência.
Diante dessa triste realidade, o homem tem a chance de se despertar para a generosidade e para a solidariedade, que o fazem compreender o valor da vida em comunhão. O homem então, é capaz de proporcionar milagres ao seu próximo, com atitudes fraternas de amor e de doação.
O homem não logra ter apenas paz e serenidade, ele também sofre com os sofrimentos de seus semelhantes. Como amar nossos irmãos ignorando seus sofrimentos? Jesus nos ensinou que todo o homem é merecedor do amor compassivo, portanto, quando nossos irmãos tiverem suas vidas desestruturadas e ameaçadas, devemos protegê-la e intervir a favor dela, para que o maior dom de Deus para a humanidade - a vida - se regenere e refloresça, independentemente da capacidade e habilidade do outro, pois em união conseguiremos vencer os piores desafios do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário