sábado, 11 de dezembro de 2010

APARIÇÕES DE MARIA SANTÍSSIMA EM GUADALUPE, MÉXICO (1531)


Em 1521, a capital do império Asteca, cai sob o exército de Fernando Cortez. Menos de 20 anos depois, nove milhões de habitantes que tinham professado durante séculos uma religião politeísta que preconizava os mais cruéis sacrifícios humanos, foram convertidos ao cristianismo.
Vários historiadores concordam que Juan Diego nasceu em 1474 no bairro de Tlayacac em Cuauhtitlan, que foi estabelecido em 1168 pelo homens de Nahua e conquistado pelo senhor Asteca Axayacatl em 1467; Fica localizado 20 quilómetros ao norte de Tenochtitlan (Cidade do México).

O seu nome nativo era Cuauhtlatoatzin, que pode ser traduzido como "Aquele que fala como águia" ou "águia que fala".
Era um macehualli ou "pobre Índio", que não pertencia a qualquer classe social do Império, como padres, guerreiros, comerciantes. Era um membro da mais baixa classe no Império Azeteca. Quando falava a Nossa Senhora, ele chamava a si mesmo "um ninguém", e entendia que a sua condição de "ninguém" estava na origem da falta de crédito que o bispo lhe dava.
Entre 1524 e 1525 foi convertido e batizado, bem como a esposa. Recebeu o nome cristão de Juan Diego e sua esposa o nome de Maria Lúcia. Provavelmente foi batizado pelo famoso e amado missionário Franciscano, Frei Toribio de Benavente, conhecido como "Motolinia", ou "o pobre", pelos índios, por causa da sua extrema bondade e piedade.

A esposa Maria Lúcia adoeceu e faleceu em 1529. Juan Diego foi morar com seu tio Juan Bernardino em Tolpetlac, que fica mais próximo da igreja em Tenochtitlan, até onde costumava caminhar para receber instrução religiosa.
Caminhava durante todo o Sábado e Domingo, vários quilómetros, ate à igreja, saindo muito cedo, antes do amanhecer, para chegar à hora da missa e para a aula de catequese. Caminhava descalço, como todas as pessoas da sua classe. Vestia naquelas manhãs frias, uma roupa de tecido grosso, como um manto, 'tilma', feito de fibras do cacto. O algodão somente era usado pela classe alta dos Azetecas.Tinha 57 anos, uma idade avançada naquela época, onde a expectativa de vida para um homem era somente de 40 anos. Depois do milagre de Guadalupe, Juan Diego mudou-se para uma sala ligada à capela que acolheu a sagrada imagem, depois de ter deixado os seus negócios e propriedades ao tio. Dedicou o resto da vida à divulgação das aparições aos seus conterrâneos.
Morreu em 30 de maio de 1548, com 74 anos.


Durante uma das suas caminhadas a Tenochtitlan, que levava cerca de três horas e meia entre a aldeia e a montanha, a primeira aparição ocorreu num lugar que agora conhecemos como a "Capilla del Cerrito", onde a Virgem Maria o chamou na sua língua nativa, Nahuatl. Ouviu um som, muito suave e deleitoso, era ainda mais belo que o dos pássaros da região. Juan Diego parou, olhou e disse para si mesmo:

“Porventura, sou digno do que ouço? Será um sonho? Estou a dormir em pé? Onde estou? Será que estou num paraíso terrestre de que os mais velhos nos falam? Ou quem sabe se estou no céu?".

Olhando para o cima da montanha, de onde vinha o precioso cântico celestial, deu-se um silêncio. Então, ouviu uma voz por cima da montanha dizendo:
"Juanito, Juan Dieguito"

Dirigiu-se para onde ouvia a voz e, sem medo, subiu a montanha. Quando alcançou o cimo, viu uma Senhora, que estava parada e disse-lhe para se aproximar. Na sua presença, ficou maravilhado pela grandeza sobre-humana. O vestido era radiante como o sol, o penhasco onde assentava os pés, penetrado com o brilho, assemelhava-se a uma pulseira de pedras preciosas e a terra cintilava como o arco-íris. As ervas daninhas que por ali havia, pareciam como esmeraldas, a folhagem como turquesas, e os ramos e espinhos brilhavam como ouro. Inclinou-se diante da Senhora e ouviu a sua palavra, suave e cortês, como alguém que encanta e cativa muito. Ela disse-lhe:

"Juanito, o mais humilde dos meus filhos, onde vais? "

Ele respondeu:
“Minha Senhora e Menina, eu tenho que ir à igreja no México, Tlatilolco, para seguir as coisas divinas, que nos dão e ensinam os nossos sacerdotes, delegados de Nosso Senhor.”

Ela, então disse-lhe:

"Fica a saber que és o mais humilde dos meus filhos. Eu, a Sempre Virgem Maria, Mãe do Deus Vivo, por quem nós vivemos, do Criador de todas as coisas, Senhor do céu e da terra, desejo que seja construído aqui um templo rapidamente. Então, poderei mostrar todo o meu amor, compaixão, auxílio e protecção, porque eu sou a vossa piedosa Mãe e de todos os habitantes desta terra, e de todos os outros que me amam, invocam e confiam em mim. Ouço todos os seus lamentos e remedeio todas as suas misérias, aflições e dores. E para realizar o que a minha clemência pretende, vai ao palácio do Bispo do México e diz-lhe que eu manifesto o meu grande desejo, que aqui neste lugar seja construído um templo para mim. Dirás exactamente tudo que viste, admiraste e ouviste. Tem a certeza que te ficarei muito agradecida e te recompensarei. Far-te-ei muito feliz e digno da minha recompensa, por causa do esforço e canseira que terás para cumprir o que te ordeno e confio. Presta atenção, ouviste a minha ordem, meu humilde filho, vai e põe nisto todo o teu empenho."


Neste ponto ele inclinou-se diante Dela e disse:
"Minha Senhora, eu vou cumprir as tuas ordem, agora despeço-me de ti, teu humilde servo."

De imediato desceu para cumprir a tarefa e foi directo, pela estrada, a caminho da Cidade do México.

Tendo entrado na cidade, demorou muito tempo para ser recebido pelo Bispo Frei Juan de Zumarraga, que ouviu todo o relato do indio, incrédulo. Pediu que ele voltasse mais tarde que então ele o ouviria com prazer. Disse: "Examinarei tudo e pensarei no motivo pelo qual veio".
Juan Diego saiu triste, porque a sua mensagem não foi ouvida.
Veio-se embora no mesmo dia. Foi diretamente ao cima da montanha, encontrou-se com a Senhora do Céu, que o esperava no mesmo lugar onde tinha aparecido. Vendo-a, prostrou-se diante dela e disse:

"Senhora, minha Menina, eu fui aonde me mandou para levar a mensagem, como me havia ordenado. Ele recebeu-me com bondade e ouviu-me atentamente, mas quando respondeu, pareceu-me não acreditar. Ele disse: "Volte mais tarde, meu filho e o ouvirei com muito prazer. Examinarei o desejo que trouxe da parte da Senhora". Acho, pelo seu modo de falar, que não acredita em mim e que é invenção da minha parte, o seu desejo de construção de um templo neste lugar, para a Senhora. E que esta não é uma ordem sua. Por isso, peço-lhe encarecidamente, Senhora e minha Criança, que mande alguém mais importante, bem conhecido, respeitado e estimado para que acreditem. Porque eu não sou ninguém, sou um cordeirinho, uma escadinha de mão, o fim da cauda, uma folha. E você, minha Criança, a minha filhinha mais pequenina, minha Senhora, envias-me a um lugar onde eu nunca estive! Por favor, perdoa-me o grande pesar e aborrecimento causado, minha Senhora e meu Tudo.”

A Virgem Santíssima respondeu:
"Escuta, meu filho mais pequeno, tens de perceber que eu tenho vários servos e mensageiros, que posso encarregar de levar a mensagem e executar o meu desejo, mas eu quero que tu mesmo o faças. Eu fervorosamente imploro, meu pequenino, e com severidade eu ordeno que voltes novamente amanhã ao bispo. Vais em meu Nome e faz saber o meu desejo: que ele inicie a construção do templo como Eu pedi. E novamente diz que Eu, pessoalmente, a Sempre Virgem Maria, Mãe do Deus Vivo, lhe ordenei."

No dia seguinte, Domingo, antes do amanhecer, saiu de casa e foi ao Tlatilolco, para aprender as coisas divinas, e de seguida estar presente a tempo para ver o bispo. Apresentou-se ao Bispo, triste e choroso, expôs a ordem de Nossa Senhora do Céu, e que por Deus, acreditasse na sua mensagem, de que o desejo da Imaculada de erguer um templo onde Ela queria, fosse realizado. O bispo, para se assegurar, fez várias perguntas. E ele descreveu tudo perfeitamente com detalhes. Apesar da precisa descrição da sua imagem, e tudo quanto tinha visto e admirado, que em tudo refletia ser a Sempre Virgem Santíssima,o bispo não deu crédito e disse que somente pela sua súplica, não atenderia ao pedido, e que, aliás, um sinal era necessário; só então acreditaria ser ele enviado pela verdadeira Senhora do Céu.

Juan encontrou-se novamente com a Santíssima Virgem que lhe disse:
"Muito bem, meu querido, voltarás aqui amanhã, então levarás ao bispo o sinal por ele pedido. Com isso ele irá acreditar em ti, e a este respeito, ele não mais duvidará nem desconfiará de ti, e sabes, meu querido, Eu te recompensarei pelo teu cuidado, esforço e cansaço gastos em Meu favor. Vai agora. Espero-te aqui amanhã."

Na Manhã seguinte, era do dia de levar o sinal para o Bispo, porém não pôde ir porque seu tio Juan Bernardino, encontrava-se doente e em estado grave. Seu tio pediu que ele trouxesse um sacerdote para confessar-se pois porque certamente a sua hora tinha chegado. Juan Diego ia ao Tlatilolco chamar o sacerdote, e ao aproximar-se da estrada que liga a ladeira contornou a montanha, deu várias voltas, de forma a não encontrar-se com a Santissima Virgem, já que a Senhora estará à sua espera, e eu teria que levar o sinal ao bispo. Pensava ele: Meu devo levar o Sacerdote ao meu tio, ou ele não resitirá a tempo.

Assutou-se em sua simplicidade ao ver Nossa Senhora aproximar-se dele pelo outro lado da montanha. Ela lhe disse:
"Que se passa, meu filho? Onde é que vais?"

Ele inclinou-se diante dela e respondeu envergonhado:
"Minha Criança, a mais meiga das minhas filhas, senhora, Deus permita que estejas contente. Como estás nesta manhã? Estás bem de saúde? Senhora e minha Criança. Vou-te dar um desgosto. Sabes, minha Criança, um dos teus servos está muito doente, o meu tio. Ele contraiu uma peste, e está prestes a morrer. Eu estou a caminha da tua casa, no México, para chamar um dos teus sacerdotes, querido por Nosso Senhor, para ouvir a sua confissão e absolvê-lo, porque desde que nós nascemos, esperamos os trabalhos da nossa morte. De forma que, se eu for, voltarei aqui brevemente, e então levarei a tua mensagem. Senhora e minha Criança, perdoa-me, tem paciência comigo. Eu não te enganarei, minha pequenina. Amanhã voltarei o mais rápido possível."

Nossa Senhora lhe disse:
"Escuta-me e entende bem, meu pequenino, nada te deve amedrontar ou afligir. Não deixes o teu coração perturbar-se. Não temas esta ou qualquer outra enfermidade, ou angústia. Eu não estou aqui? Quem é a tua Mãe? Tu não estás debaixo da minha proteção? Eu não sou a tua saúde? Não estás feliz com o meu abraço? O que mais podes querer? Não temas nem te perturbes com qualquer outra coisa. Não te aflijas por esta enfermidade do teu tio, por causa disso ele não morrerá agora. Fica certo de que ele já está curado".

Juan Diego ouviu, ficou muito consolado. Estava feliz. Prometeu que, quanto antes, estaria na presença do bispo, para levar o sinal ou prova, a fim de que acreditasse. A Santíssima Virgem pediu para que el subisse novamante na montanha onde eles anteriormente se tinham encontradopara lhe dar a ordem de onde encontrar diferentes flores, apanha-las e trazer de volta a ela.
Juan Diego subiu à montanha, espantou-se com a variedade de formosas rosas de Castela que haviam nascido bem antes do tempo. Estavam muito cheirosas e cobertas com o orvalho da noite, assemelhando-se a pérolas preciosas. Imediatamente começou a apanhá-las e colocou-as na tilma. O cimo da montanha era um lugar onde era impossível nascer qualquer tipo de flor, porque havia vários penhascos, cardos, espinhos e ervas daninhas. Voltou imediatamente e entregou rosas à Senhora do Céu, que tocou-as com suas mãos e de novo colocou-as de volta na tilma, ordenando a Juan Diego que levasse esse sinal ao bispo. Rigorosamente ordenou que apenas diante da presença do bispo, desenrolasse o manto e assim mostrasse o que estavas transportando.
Juan pôs-se a caminho pela estrada que ia diretamente ao México. Estava feliz e seguro de seu sucesso, carregando com grande carinho e cuidado o que continha dentro da capa. De tal forma que nada lhe poderia escapar das mãos, a não ser a maravilhosa fragrância das variadas e belas flores.
Ao chegar ao palácio do bispo, suplicou que desejava ver o bispo, mas ninguém consentiu, não querendo ouvi-lo, provavelmente porque era muito cedo, ou talvez, já sabiam como os incomodava porque era-lhes inoportuno. Esperou muito tempo. Quando os secretários viram que estava à espera tanto tempo, em pé, cabisbaixo, somente esperando que o chamassem e aparentando trazer algo no tilma, aproximaram-se para matar a curiosidade. Juan Diego, vendo que não poderia esconder o que trazia, e que por isso, poderia ser atacado, descobriu um pouco o tilma, onde estavam as flores, e ao verem que eram flores e todas diferentes e por não se tratar da época própria de nascerem, ficaram completamente atônitos, da mesma forma por estarem tão novas, tão abertas, tão fragrantes e tão preciosas. Tentaram pegar algumas, mas não tiveram sucesso, depois de três tentativas. Ao tentar agarrá-las, não pareciam flores reais, em vez disso, pareciam estar pintadas, estampadas, ou cosidas na roupa. Então, foram dizer ao bispo o que tinha acontecido e que aquele índio, que tantas vezes lá estivera, novamente tentava vê-lo e há muito tempo já que o aguardava.

O bispo deu-se conta de que aquela era a prova para confirmar e concordar com o pedido do índio. Imediatamente ordenou que entrasse. De imediato, Juan Diego entrou, ajoelhou-se diante dele, como estava acostumado a fazer, e de novo disse o que tinha visto e admirado, bem como a mensagem, disse assim:
"O senhor pediu para que fosse dizer a minha Ama, a Senhora do Céu, Santa Mãe preciosa de Deus, que desejava um sinal, e só assim, então, acreditaria em mim, que deveria ser construído um templo onde Ela pediu para ser erguido. Também lhe dei a minha palavra que lhe traria um sinal ou prova por si pedido, da sua vontade. Ela condescendeu ao seu recado e acolheu o seu pedido, com um sinal e prova para que se cumpra a sua vontade. Hoje, bem cedo, ela enviou-me a si. Eu pedi o sinal para o senhor acreditar em mim, e ela disse que o daria. Enviou-me ao cimo da montanha, onde eu costumo vê-la, para apanhar uma variedade de rosas. Depois de apanhá-las e de trazê-las para baixo, segurou-as nas mãos e colocou-as na minha roupa, para então trazê-las e entregá-las à sua pessoa. Contudo eu sabia que o cimo da montanha era um lugar que não dava flores, porque há vários penhascos, cardos, espinhos e ervas daninhas, e eu tinha as minhas dúvidas. Logo que me aproximei do cimo da montanha, vi que estava num paraíso, onde havia grande variedade de rosas raras, num orvalho brilhante, e imediatamente comecei a apanhá-las. Ela disse-me que deveria trazê-las a si, e assim faço, para que, nelas, acredite no sinal pedido e cumpra o seu desejo e também que fique transparente a verdade das minhas palavras e da minha mensagem. Aqui estão elas. Receba-as.” Desenrolou a roupa, onde estavam as flores, e quando elas se espalharam no chão, todas as diferentes rosas, de repente apareceu desenhado na roupa, a preciosa Imagem da Sempre Virgem Santa Maria, Mãe de Deus, da mesma maneira como hoje ela é guardada no templo do Tepeyacac, chamado Guadalupe. Quando o bispo viu a imagem, ele e todos os que estavam presentes caíram de joelhos.
Ela foi admiradíssima. Levantaram-se para vê-la e tremendo com grande arrependimento, contemplaram-na nos seus corações e pensamentos. O bispo em profundo arrependimento chorava, rezando e pedindo perdão por não ter atendido ao seu desejo. Ao pôr-se de pé, retirou do pescoço de Juan Diego a roupa em que aparecia a Imagem da Senhora do Céu. Levou-a para ser colocada na sua capela. Juan Diego permaneceu por mais um dia na casa do Bispo, a seu pedido.
No dia seguinte disse-lhe o bispo:
"Bem! Mostre-nos onde a Senhora do Céu deseja que seja erguido o Seu templo".
Imediatamente, convidou a todos para lá irem.


SOBRE A IMAGEM

A matéria sobre a qual a imagem foi estampada é tecido confeccionado com fibra de ayate, da espécie mexicana agave potule zacc, que se decompõe por putrefação aos 20 anos, aproximadamente.
Em contraposição, o avental de Juan Diego já dura 450 anos sem se rasgar nem se decompor e, por motivos inexplicáveis, é imune à umidade e à poeira.

Atribuiu-se essa virtude ao tipo de pintura que cobre o pano, a qual poderia atuar como matéria protetora.
Em conseqüência, foi enviada uma amostra para ser analisada pelo cientista alemão e Prêmio Nobel de Química Richard Kuhn, cuja resposta deixou perplexos os consultantes. Os corantes da imagem não pertencem nem ao reino vegetal, nem mineral nem ao animal, afirmou o pesquisador.

Pensou-se, então, que a tela estivesse tratada por um procedimento especial. Mas de que consistência seria essa preparação da tela para que a pintura pudesse aderir e se conservar incólume sobre matéria tão frágil e perecível como é o ayate?

Mais: confiaram a dois estudiosos norte-americanos — o doutor Calagan, da NASA, e o professor Jody B. Smith, catedrático de Filosofia da Ciência no Pensacolla College — a tarefa de submeter a imagem à análise fotográfica com raios infravermelhos. As suas conclusões foram as seguintes:
1ª.) o ayate — tela rala de fio de maguey — não possui preparação alguma, o que torna inexplicável, à luz dos conhecimentos humanos, que os corantes impregnem fibra tão inadequada e nela se conservem.
2ª.) não há esboços prévios, como os descobertos pelo mesmo processo nos quadros de Velázquez, Rubens, El Greco e Ticiano. A imagem foi pintada diretamente, tal qual a vemos, sem esboços nem retificações.
3ª.) não há pinceladas. A técnica empregada é desconhecida na história da pintura. É inusitada, incompreensível e irrepetível. (1)

Reflexo de um homem de barba dentro dos olhos da Virgem

De acordo com vários cientistas que analisaram a imagem estampada na tilma, podemos ver refletidos em Seus olhos, em ambos e numa precisa localização da mesma forma como refletido por um olho humano vivo, várias figuras que tem sido extensivamente analisadas e parecem corresponder à forma e tamanho de figura humana localizada na frente da imagem. Em 1929, Alfonso Marcue, que foi fotógrafo oficial da antiga Basílica de Guadalupe na Cidade do México, achou que se parecia claramente com a imagem de um homem de barba refletido no olho direito da Virgem. A princípio ele não acreditou no que estava diante de seus olhos. Como poderia ser? Um homem de barba dentro dos olhos da Virgem? Depois de várias análises de sua fotografia em preto e branco, ele não tinha dúvidas e decidiu informar as autoridades da Basílica. Ele foi orientado para manter completo silêncio a respeito do descobrimento.
Mais de 20 anos depois, em 29 de maio de 1951, Jose Carlos Salinas Chavez, examinou uma boa fotografia da face, redescobriu a imagem de que aparece claramente ser um homem de barba refletido no olho direito da Virgem, e o localizou no olho esquerdo também.
Tal descoberta sugere que os olhos da imagem registram também o reflexo das testemunhas que se encontravam presentes no exato momento em que Juan Diego desfraldou a tilma. (Ao lado, nessa superfície de apenas 8 milímetros de diâmetro aparecem nada menos de 13 figuras. O cientista José Aste Tonsmann, engenheiro de sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens, dá três motivos pelos quais essas imagens não podem ser obra humana).

Assim, nos olhos da Virgem Santíssima, eternizou-se um momento ocorrido há mais de 400 anos atrás.
Desde então, várias pessoas tiveram a oportunidade de analisar mais de perto os olhos da Virgem na tilma, incluindo mais de 20 médicos, oftalmologistas.
Pela primeira vez, em 27 de março de 1956, foi o Dr. Javier Torroella Bueno, MDS, um respeitado oftalmologista quem apresentou o primeiro relatório nos olhos da imagem emitido por um médico.

Em seu relatório, ele certifica a presença de uma tripla reflexão (conhecida como efeito Samson-Purkinje), característica de todo olho humano vivo e situa que no resultado, as imagens estão localizadas exatamente onde elas deveriam estar de acordo com tal efeito, e também que a distorção das imagens combina com a curvatura da córnea.
No mesmo ano outro oftalmologista, Dr. Rafael Torrija Lavoignet, examinou os olhos da imagem com um oftalmoscópio em grande detalhe.
Ele observou a aparente figura humana nas córneas nos dois olhos, com a localização e distorção de um olho humano normal e, especialmente, notou uma singular aparência dos olhos: eles parecem estranhamente vivos quando examinados.

Mas um novo e fascinante tipo de análise dos olhos começou em 1979, quando o Dr. Jose Aste Tonsmann, PhD, graduado pela Universidade Cornell, trabalhando para IBM em processamento digital de imagens, ao digitalizar em um escaner de altíssima resolução, uma ótima fotografia da face da Virgem, tomada diretamente da tilma original. Depois de filtrar e processar as imagens digitalizadas dos olhos para eliminar os "ruídos" e acentuá-las, fez algumas surpreendentes descobertas: não só era claramente visível em ambos os olhos o "busto humano", mas outras figuras humanas eram também visíveis!
Segundo o Dr. Tonsmann, da esquerda para a direita pode-se ver o "índio sentado", o "bispo Zumárraga", o "tradutor", "Juan Diego mostrando a tilma" e abaixo "uma família". Ou seja, testemunhas que historicamente presenciaram o fenômeno ocorrido há quase meio século.
Este cientista publicou seus últimos estudos sobre os olhos na tilma, com completos detalhes e fotografias.(2) (Na foto ao lado, alguns resultados dos escaneamentos de altíssima resolução dos olhos da Virgem mostrando as pessoas presentes
no momento do milagre)

Sinais da Virgem de Guadalupe em defesa da vida, em pleno século XXI


Sobre a questão da cultura da morte que ameça a vida e a família —como na criminosa prática do aborto legalizada— cabe aqui um parêntese. Certamente expressando Seu maternal apelo justamente para promover a salvaguarda da família e defesa da vida, a Santíssima Virgem de Guadalupe continua enviando Seus sinais celestiais em pleno século XXI. Uma evidência desse celestial apelo deu-se através de um fato extraordinário ocorrido em 24 de abril, 2007, logo depois da decisão do México de legalizar o aborto.

Após a Missa celebrada na Basílica pelas criancinhas não nascidas, abortadas, quando muitos fiéis fotografavam o quadro da Virgem de Guadalupe, diante do qual uma multidão de peregrinos desfilam num tapete rolante, a imagem de Nossa Senhora começou a se apagar. Enquanto a imagem se apagava uma luz intensa emanava de seu ventre, constituindo um halo brilhante tendo a forma de um embrião. Essa luz provinha realmente do ventre da imagem da Santíssima Virgem Maria. E não era um reflexo, nem um artefato.

O engenheiro Luis Girault, que examinou a imagem, confirmou a autenticidade do negativo e especificou que não foi nem modificado nem alterado. Ele revelou que a luz não provinha de nenhum reflexo, mas saia literalmente do interior da imagem da Virgem. A luz era muito branca, pura e intensa, muito diferente dos clarões fotográficos habituais, produzidos pelos flashes. Esta luz era envolvida por um halo com a forma de um embrião. Examinando ainda mais precisamente esta imagem, distingue-se no interior do halo certas zonas de sombra que são características de um embrião humano no seio materno.

A Fé católica nos ensina: "Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem"! Segundo as Escrituras, João Batista estremeceu no seio de sua mãe para saudar o Seu Senhor. Portanto, conclui-se claramente que Nossa Senhora de Guadalupe vem em socorro dos embriões não nascidos – ignorados dos legisladores – lembrando assim o Evangelho de Lucas (1, 1) : "Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus".
As fotos à seguir que registram o fenômeno, foram enviadas do México pelo Pe.Luis Matos, superior da Comunidade des Béatitudes e o texto do presente item é um resumo de sua mensagem. (Resumo do comunicado, de 1º de maio de 2007, do Dr.Jean-Pierre Dickès, presidente da Associação Católica de Enfermeiros e Médicos).



Voltando às inúmeras constatações sobre a imagem da Virgem de Guadalupe, em suma, poderíamos resumir ainda novas descobertas científicas referentes a sobrenatualidade da imagem de Guadalupe nos seguintes nove tópicos mencionados abaixo:

1. Estudos oftalmológicos realizados nos olhos de Maria detectaram que ao acercar-lhe luz, a retina se contrai e ao retirar a luz, volta a dilatar, exatamente como ocorre em um olho vivo.
2. A temperatura da fibra de maguey com a qual está confeccionada a tilma, ou o ponche que usou Juan Diego, mantém uma temperatura constante de 36.6 graus, a mesma de um corpo humano vivo.
3. Um dos médicos que analizou o ponche colocou seu estetoscópio embaixo do cinto que Maria possui e escutou batidas que em ritmos se repete a 115 pulsações por minuto, igual a um bebê no ventre materno.
4. Não se descobriu nenhum vestígio de pintura no tecido. Na realidade, há uma distância de 0,3 mm da imagem, só se vê o tecido de maguey crú: as cores desaparecem. Estudos científicos não conseguem descobrir a origem da coloração que forma a imagem, nem a forma que a mesma foi pintada. Não se detectou vestígios de pinceladas nem outra técnica de pintura conhecida. Cientistas da NASA confirmaram que o material que dá origem às cores não pertence a nenhum dos elementos conhecidos na terra.
5. Foi passado um raio laser no sentido lateral sobre o tecido, descobrindo que a coloração da mesma não está nem na frente e nem no verso, e sim que as cores flutuam há uma distância de três décimos de milímetro sobre o tecido, sem tocá-lo.
6. A fibra de maguey que constitui o tecido da imagem, não pode durar mais que 20 ou 30 anos. Há vários séculos se pintou uma réplica da imagem em um tecido de fibra de maguey idêntica, e a mesma se desintegrou depois de varias décadas. Quase 500 anos passados do milagre, a imagem de Maria continua tão firme como no primeiro dia. A ciência não consegue explicar porque a tela não se desintegrou.
7. No ano de 1791, se derrubou acidentalmente ácido muriático no lado superior direito do tecido. Num intervalo de 30 dias, sem tratamento algum, se reconstituiu milagrosamente o tecido afetado.
8. No início do século XX, um homem escondeu uma bomba de alto poder entre um arranjo floral, e o colocou aos pés do manto. A explosão destruiu tudo ao redor, chegando a retorcer um crucifixo de ferro próximo, mas o manto, no entanto, permaneceu intacto.
9. Uma comissão de astrônomos investigou as estrelas visíveis no manto de Maria e, através de minuciosos cálculos concluíram que cada uma das estrelas estampadas refletem a exata configuração e posição que se apresentava o céu do México no dia em que aconteceu o milagre.
• Do lado direito do manto da Virgem se encontram "comprimidas" as constelações do sul:
• 4 estrelas que formam parte da constelação de Ofiuco(Ophiucus).
• Abaixo se observa Libra e na direita, a que parece uma ponta de flecha corresponde ao início de Escorpião(Scorpius).
• No meio, se assinala duas, a constelação de Lobo(Lupus) e no extremo a de Hidra (Hydra).
• Abaixo se vê a Cruz do Sul (Crux) sem dúvida alguma, na esquerda aparece o quadrado ligeiramente inclinado da constelação de Centauro(Centaurus).
• Do lado esquerdo do manto da Virgem se vê as constelações do norte:
• No ombro, um fragmento das estrelas da constelação de Boyero(Bootes), abaixo e na esquerda a constelação Osa Mayor(Ursa Maior).
Em volta e na direita, Berenice(Coma Berenices), abaixo,Lebreles (Canes Venatici), e à esquerda Thuban, que é a estrela mais brilhante da constelação de Dragón(Draco).
• Abaixo das duas estrelas, (que todavia formam parte da Ursa Maior), se percebe outro par de estrelas da constelação de Cochero(Auriga) e à oeste, abaixo, 3 estrelas de Touro(Taurus).
• Desta maneira, ficam identificadas na sua totalidade e no seu lugar, um pouco comprimidas, as 46 estrelas mais brilhantes que rodeiam o horizonte do Vale do México.




Uma comissão de astrônomos investigou as estrelas visíveis no manto de Maria e, através de minuciosos cálculos concluíram que cada uma das estrelas estampadas refletem a exata configuração e posição que se apresentava o céu do México no dia em que aconteceu o milagre
Informações mais prescisas e detalhadas podem ser acessadas no site do Centro Latino Americando de Parapsicologia, CLAP.(3)



A Virgem que esmagou e extirpou a "serpente de pedra"

Convém ressaltar sobretudo o significado do nome pelo qual a Santíssima Virgem apresentou-Se ao índio Juan Diego, por ocasião de Sua aparição em 1531.
Comunicando-se no idioma náuatle, a língua asteca, o nome Guadalupe assume o seguinte significado: “Perfeitíssima Virgem, Santa Maria, que subjugará, esmagará e extirpará a serpente de pedra”.
A “serpente de pedra” refere-se à temidaserpente emplumada, a divindade Quetzalcoatl, o mais monstruoso de todos os deuses astecas a quem eram oferecidos vinte mil sacrifícios humanos por ano. Portanto, uma divindade pagã, ou seja, um espírito decaído que subjuga almas e consciências.

Convém refletirrmos que nos dias de hoje, em que a humanidade se afasta a passos largos de Cristo e da verdadeira religião, a divindade Quetzalcoatl é grandemente reverenciada e cultuada por inúmeros grupos esotéricos e ocultistas que promovem a religião planetáriada "nova era".

Para esses grupos esotéricos e ocultistas, Quetzalcoatl é apresentada astutamente como símbolo das energias telúricas que ascendem, daí a sua representação como uma serpente emplumada.Neste sentido doutrinário empolado, essa energia representa a vida, a abundância da vegetação, o alimento fisico e espiritual para o povo que a cultua ou o indivíduo que tenta uma ascese místico-espiritual-gnóstica.

Facilmente o adepto da "nova era" se enreda por essas práticas acreditando na possibilidade de uma pseudo-ascese espiritual. Mas, na verdade, ele apenas se predispõe livremente a entrar sutilmente em sintonia com a "antiga serpente", Satanás.

O que rasteja na terra não pode conduzir a alma ao céu.


Entendendo o sinal do céu, repentinamente cessaram os sacrifícios humanos e 8 milhões de astecas abraçaram a fé católica

No ano 2002, o arqueólogo do governo mexicano João Alberto Romám Berreleza anunciou os resultados de exames forenses aos ossos de 42 meninos, em sua maioria meninos de aproximadamente seis anos, sacrificados durante uma festa no templo maior da Cidade de México, o principal centro religioso azteca. Todos compartiam uma carateristica: cáries avançadas, abscessos ou infecções ósseas suficientemente dolorosas como para fazê-los chorar. "Considerava-se um presságio propício que chorassem muito no momento do sacrificio" precisou Romám Berreleza.

O historiador nativo mexicano do século 16, Ixtlilxochitl estimava que um de cada cinco meninos no México foi sacrificado.
Na verdade, os astecas, ao receberem a mensagem de Maria Santíssima, consideraram isso uma ordem divina proveniente dos reinos invisíveis e o sacrifício humano cessou de modo repentino.

É fato histórico que em 1539, mais de oito milhões de astecas tinham abraçado a fé católica, como conseqüência direta da imagem sagrada que fora estampada por Maria Santíssima na tilma de Juan Diego.
Com esta incontestável aparição, a Virgem de Guadalupe transformou radicalmente as histórias secular e religiosa do México.(4)
E também a história das Américas.


OBS: Esta Aparição foi Reconhecida Oficialmente pela Igreja


Fontes:

1 - "Católicos Perguntam" - Estêvão Tavares Bettencourt, OSB — Ed. "O Mensageiro de Santo Antônio", 1997.
2 - Tönsmann José Aste. El Secreto de sus Ojos: Estudio de los Ojos de la Virgen de Guadalupe. México: Tercer Milenio S.A., 1999.
3 - SWANN, Ingo. As grandes aparições de Maria. pp. 50-51. (Cf. _______ The Wonder of Guadalupe. rockford, III., TAN Books and Publishers, 1981). Our Lady of Guadalupe, Patroness of the Americas - http://www.sancta.org/ - acesso em 09/06/08.
4 - Centro Latino-Americano de Parapsicologia, CLAP. Quem é Nossa Senhora de Guadalupe?. http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_quemens.asp
acesso em 14/01/2009.
5 - Basílica de Santa Maria de Guadalupe. http://www.virgendeguadalupe.org.mx/index.htm - acesso em 18/04/2009.
6 - 11.- MENSAGEM DE MARIA SANTÍSSIMA EM GUADALUPE, MÉXICO (1531)
Mensagens de Maria Santíssima e o último embate entre Igreja x anti-Igreja
http://www.mensagensdemaria.org/VerMensagensDeMaria.php?codigo_artigo=16
7 - http://www.fimdostempos.net/guadalupe_aborto.html e também http://www.squidoo.com/apparitions

Um comentário:

  1. amo essa história da aparição da Virgem Maria de Guadalupe..leio sempre e me apaixono sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...