sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

25 de dezembro. De onde originou?


De onde originou a data de nascimento de Jesus? Já se perguntaram sobre isso? Eu me perguntei muitas vezes e por mais que a razão queira entender, é preciso ser envolvido por algo mais forte do que a razão, a fé na igreja.

A igreja não foi inventada, ela existe há 2 mil anos e isso quer dizer que já houveram 20 Concílios ecumênicos os quais nos mostram onde estão nossas raízes, quem somos nós. É preciso saber quem somos não por romantismo mas para continuar a Igreja de Cristo e conservar a sua identidade.

Precisamos estudar a história da igreja com uma visão de fé, sabendo que ela é um misterio que extrapola a nossa capacidade de compreensão. Cremos que ela é o corpo de Cristo que os membros fazem parte deste corpo e nós estudamos uma realidade mais invisível do que visível. Por isso é necessário ter um olhar de fé. Falando da igreja não falamos apenas de pessoas humanas, mas falamos de uma unidade que é misteriosa, invisível, dos anjos e santos que já estão na glória.

A igreja nao é portanto uma instituiçao de pessoas humanas tão e somente pura, assim a reduzimos. Ela é membro do corpo de Cristo, muito mais do que aquilo que enxergamos e começou com o nascimento de Cristo.

Comemoramos o nascimento de Cristo em 25 de dezembro, porém não sabemos exatamente se foi nesta data o seu nascimento, mas isso não podemos afirmar como verídico pois talvez nem mesmo Jesus e Maria soubessem. Era muito difícil a identificação de datas naquela época e os Judeus não tem uma cultura de comemoção de aniversário.
Desta forma, a data 25 de dezembro foi estipulada pela Igreja. Mas tudo tem uma razão. Esta época do ano, era inverno e os dias iam ficando cada dia mais escuros, cada dia mais escuros até que chegava a hora em que parava de escurecer. Comemorava-se então em 21 de dezembro a festa do “Solstício de inverno” e 4 dias depois a festa do “Sol vencedor”. A noite parecia vencendo o Sol e agora o Sol vencia novamente.

Vemos no Benedictus conforme Zacarias pronunciou “...Sol nascente que nos veio visitar, para iluminar a quantos jazem entre as trevas e na sombra da morte estão sentados...”(Lc 1,78ss) Não faz todo sentido que Jesus nasça na festa do Sol vencedor??? Ele é a luz que vence as trevas!!!

A primeira leitura da noite de Natal nos confirma esta data como uma verdade de fé e uma verdade teológica muito superior a verdade histórica “...o povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz...porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; a soberania repousa sobre seus ombros e ele se chama Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Principe da paz...”(Is 9, 1-6).

Irmãos queridos, vemos nessas santas leituras o prenúncio do nascimento de nosso Senhor Jesus e uma verdade de fé e não histórica. Portanto 25 de dezembro é sim o dia do nascimento de Jesus Cristo.

Desejo a todos vocês um Santo Natal, uma festa do Sol vencedor em suas vidas, Jesus Cristo o nosso Sol nascente que nos veio visitar...
Deus os abençoe!

Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...