terça-feira, 16 de novembro de 2010

Você já condenou alguém hoje?

“Não julgueis, e não sereis julgados. Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.” MT 7,1-2

Vivemos em uma sociedade onde o preconceito, estereótipo e rótulos caminham de mãos dadas. Todos os dias de nossas vidas fazemos julgamentos, e isso é natural, pois como viveríamos em uma sociedade, em grupos senão fizéssemos “juízo” das pessoas, se não escolhêssemos fulano ou ciclano por causa de x ou y, mas o que desejo refletir hoje é que formar juízo crítico, avaliar, formar um conceito, supor, é diferente de “condenar”. Polêmico, não é?

Faz parte do ser humano “analisar pessoas”, e hoje a sociedade faz isso mais do que nunca, mas não faz parte do ser humano, condenar (salve exceções como o juiz), e não é o papel de um cristão rir e condenar os defeitos físicos, de estética, de moda, estilo de vida, de ações criminais (por isso temos o Poder Judiciário)...

Fico indignada que em pleno século 21 ainda temos pessoas e muitas delas cristãs que condenam, não apenas julgam, ou criticam, na internet temos vários exemplos disso, na Igreja que freqüentamos também, no Grupo de Oração, nas conversas informais entre amigos, na faculdade, no serviço, aqueles comentários ou condenações medíocres e hipócritas.
Esse é o tipo de julgamento que a gente faz constantemente, e não nos acrescenta nada, não escolhemos ou fazemos juízo pelo peso, roupa, opção sexual,..., ao menos não deveríamos. Mas, está em nosso DNA, nós adoramos fazer nossos irmãos tirar a palha do olho deles, mas não tiramos a trave de nossos olhos por nada. Adoramos nos intrometer na vida dos outros, amamos julgar, rotular e estereotipar, mas odiamos quando fazem isso conosco ou com quem amamos. Não é verdade?
Afinal - será que sabemos o que se passa com as pessoas? Sabemos o que acontece em uma casa, em quatro paredes? Sabemos o porquê fizeram essas escolhas, e não as escolhas que faríamos? Na verdade vivemos um grande Big Brother e adoraríamos poder enviar um email, um SMS, para controlar a vida das pessoas, eliminando tudo e todos que fogem do nosso padrão, seja o padrão que for.

Não sabemos em pleno século 21 lidar com a “rica diversidade”, mas creio que nosso país irá nos ajudar a amadurecer sobre essa questão, pois com uma população mais idosa e mais sábia atingiremos um grau de maturidade para lidar com essas questões e, esses dilemas. Precisamos crescer!

O que estamos ensinando aos nossos filhos? Queremos uma sociedade feita de pessoas iguais? O que vamos fazer com quem é diferente? Se você não pesa 45k, não usa manequim 36 ou 38, e não tem rosto bonito e corpo escultural eu te mato?

Existe uma história que eu gosto muito, é verídica e já virou filme, eu indico que vocês leitores assistam a esse filme (O Contador de Histórias – biografia de Roberto Carlos Ramos), e debata sobre ele, (estou à disposição se quiserem falar sobre o filme) ele é a prova de tudo aquilo que Jesus pregou, e é a prova do que o mundo e, nós sociedade fazemos o tempo todo.
Onde está nosso espírito fraternal? Nossa compreensão? Nossa simplicidade? Onde está nosso autoconhecimento? Pois quando condenamos o próximo esquecemos-nos de ver se temos os mesmos motivos para sermos condenados também.

Precisamos buscar um caminho mais seguro para a realização e a felicidade pessoal do que o engano da presunção.

Cuidado ao rotular o seu irmão, ao chamá-lo de irrecuperável, somos todos humanos, com coração e alma, acredite no próximo, viva a pedagogia do amor, aquela que nosso Jesus viveu e nos ensinou. Não se esqueça – Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.

Peçamos a Jesus que é fonte de misericórdia que nos livre do mal de condenar nosso próximo de maneira leviana e impiedosa. Lembre-se: mudar requer atitude. Mude!!!

Não permita-se condenar ninguém. Seja Feliz, amando, compreendendo e ajudando ao próximo.

Resumo da biografia de Roberto Carlos Ramos- http://veja.abril.com.br/111000/p_070.html

Trailer - O Contador de Histórias - http://www.youtube.com/watch?v=1Aqn_jO_HAM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...