segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Um buquê para Deus

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus. Neste dia em que a Igreja comemora Todos os Santos, gostaria de convidá-los a viver a mensagem de 25 de outubro de 1994:

“Queridos filhos! Eu estou convosco e também hoje me alegro porque o Altíssimo me concedeu o dom de estar convosco, de instruir-vos e de guiar-vos no caminho da perfeição. Filhinhos, desejo que vós sejais um maravilhoso buquê de flores para oferecer a Deus no dia de todos os santos. Convido-vos a abrir-vos e a tomar os santos como vossos modelos. A mãe Igreja os escolheu, para que eles sejam um estímulo para vós na vida quotidiana. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Já no início desta meditação gostaria de fazer uma pergunta: Há alguém que esteja lendo está mensagem e que no coração não habite imensa alegria??!?!

Quando perguntaram ao Pe. Pio em uma entrevista, porque ele quase sempre chorava na missa, ele respondeu: “A nós nos parece que não tem importância que um Deus fale às suas criaturas e elas O contradigam e continuamente O ofendam com sua ingratidão e incredulidade”. Agora vos pergunto: Não há ingratidão em lermos uma mensagem, na qual Maria se alegra, “ELA SE ALEGRA”, e nós não estarmos alegres em receber a mensagem?? Que tamanha ingratidão e incredulidade a nossa!!!

Não estou querendo comparar as mensagens de Maria à Palavra de Deus, de forma alguma, mas Ela mesma nos diz que o Altíssimo a permitiu estar conosco... É instrumento da vontade de Deus para nos achegarmos a Ele!!! É uma via segura ao coração do Filho!! Portanto, irmãos, se seu coração está neste momento entristecido, exorto-vos como o fez Paulo aos filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” (Fl 4, 4). Talvez me pergunteis o porquê deveis vos alegrar??

Porque “a alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade” (Eclo 30, 23), porque como diz a Palavra de Deus, devemos nos tornar agradável a Deus. Como?? “Concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti”!!

O Senhor nos quer santos, perfeitos (Mt 5, 48) e nos envia Sua Mãe, para nos guiar neste caminho de perfeição. Irmãos, nós devemos nos alegrar por tamanho dom de Deus, nós devemos nos alegrar porque a Mãe após tantos anos continua a estar conosco, a instruir-nos e guiar-nos. Nós devemos nos alegrar porque Deus fala conosco pela Palavra e também pela presença de Sua Mãe no meio de nós.

Ela quer fazer de nós um belo buquê para oferecer a Deus no dia de todos os santos; quer fazer de nós um presente para Ele, um presente colorido e perfumado. E que tipo de flores nós seremos neste buquê??!?!

Num dos sonhos de Dom Bosco, quando se encontra com Domingos Sávio, um dos meninos de seu oratório e um dos santos de nossa Mãe Igreja, o menino dá a ele de presente um buquê. Um ramalhete de flores e diz que ele deve dar a todos seus filhos para que no momento do encontro com o Senhor, possam oferecer-Lhe. E completa dizendo que com este ramalhete terão o suficiente para serem felizes... As flores que havia naquele buquê eram: rosas, violetas, girassóis, gencianas, lírios, sempre-vivas e, entre as flores, espigas de trigo.

O menino explica a dom Bosco que “a rosa é símbolo da caridade; a violeta, da humildade; o girassol, da obediência; a genciana, da penitência e da mortificação; as espigas, da comunhão frequente; o lírio indica a bela virtude da qual está escrito: Erunt sicut Angeli Dei in caelo, a castidade. E a sempre-viva significa que todas essas virtudes devem durar sempre, ela simboliza a perseverança”. Posso dizer que Maria gostaria de fazer de nós este belo ramalhete para o Senhor!!!

Mas o que mais me tocou foi o fato de dom Bosco questionar qual destas virtudes foi o maior consolo de São Domingos Sávio na hora da morte, uma vez que o menino havia praticado todas elas no amor ao Senhor e sabem qual foi a resposta, meus irmãos??!

“O que mais me confortou no transe da morte foi a assistência da poderosa e amável Mãe do Salvador. Diz isto a teus filhos: que não se esqueçam de invocá-La em quanto estão em vida”. Nós temos o consolo de Maria há 29 anos e não a ouvimos!!!

Nesta mensagem Ela nos convida a abrirmo-nos e termos os santos como modelo, modelo de amor a Deus, de busca da vontade de Deus, de escuta e de vivência da Palavra, de vida de oração, de imitação de Cristo. Devemos nos unir aos santos para rezar com eles, que pela graça estando mais intimamente ligados a Cristo, são para nós valioso auxílio não deixando de interceder por nós (CIC 956).

É impossível contemplar a vida dos santos, ler livros sobre suas vidas, assistir filmes, documentários, enfim, conhecê-los e não desejar atingir o patamar que atingiram: a experiência do Cristo Vivo!!! É difícil não desejar fazer parte da comunhão de todos os santos e nos alegrarmos com eles. Como não desejar a felicidade em que vivem louvando e glorificando a Deus?

Como não desejar o encontro com Cristo e dizer com santo Agostinho: “Vós sois, ó Jesus, o Cristo, meu Pai santo, meu Deus misericordioso, meu Rei infinitamente grande; sois meu bom pastor, meu único mestre, meu auxílio cheio de bondade, meu bem-amado de uma beleza maravilhosa, meu pão vivo, meu sacerdote eterno, meu guia para a pátria, minha verdadeira luz, minha santa doçura, meu reto caminho, sapiência minha preclara, minha pura simplicidade, minha paz e concórdia; sois, enfim, toda a minha salvaguarda, minha herança preciosa, minha eterna salvação.
Ó Jesus Cristo, amável, Senhor, por que, em toda minha vida, amei, por que desejei outra coisa senão Vós? Onde estava eu quando não pensava em Vós? Ah! Que, pelo menos, a partir deste momento meu coração só deseje a Vós e por Vós se abrase, Senhor Jesus! Desejos de minha alma correi, que já bastante tardastes; ó apressai-vos para o fim a que aspirais; procurai em verdade Aquele que procurais.
Ó Jesus, anátema seja quem não Vos ama. Aquele que não Vos ama seja repleto de amarguras. Ó doce Jesus, sede o amor, as delícias, a admiração de todo coração dignamente consagrado à vossa glória.
Deus de meu coração e minha partilha, Jesus Cristo, que em Vós meu coração desfaleça, e sede Vós mesmo a minha vida.
Acenda-se em minha alma a brasa ardente de vosso amor e se converta num incêndio todo divino, a arder para sempre no altar de meu coração; que inflame o íntimo de meu ser, e abrase o âmago de minha alma; para que no dia de minha morte eu apareça diante de Vós inteiramente consumido em vosso amor.”

Maria nos diz que devemos tê-los como estímulo para nossa vida cotidiana, portanto, não busquemos falsas esperanças, nos agarrando nas coisas deste mundo, como se fôssemos permanecer aqui eternamente, pois fomos chamados a outra esperança, a esperança dos filhos de Deus, daqueles que partilham o céu. Fomos chamados a progredir na vivência da Palavra de Deus para que Cristo seja glorificado em nós e possamos como São Paulo ter a certeza de que para nós o viver é Cristo e o morrer é lucro, porque partilharemos todos das delícias eternas.

É engraçado que no mundo às vezes nos gloriamos de sermos chamados de tantos nomes e títulos; mestre disso, doutor daquilo, excelência, ilustríssimo fulano, miss não-sei-o-quê, isso para dizer os mais bonitinhos, porque tem gente que se gloria de ser chamado de nomes imundos que denigrem a dignidade humana... Mas quando alguém nos diz: “Lá vem o santinho/a” ou “olha a beata/o”, nos apressamos em dizer “Imagina”, alguns até dizem “Eu, heim...”

Deveríamos desejar esta glória com todas as nossas forças, caríssimos!!! Deveríamos responder: “Se for para a glória de Deus, que me dê essa graça de ser santo/a!” Ao invés de pedirmos a cada instante e momento a Deus, tantas coisas do mundo, devíamos parar um pouco e pedir: “Senhor, se for da Tua vontade, me dá forças para que eu seja santo/a”. Alguns vão pensar que talvez seja arrogância, que é se achar demais... Arrisco-me dizer que seria a maior alegria do coração de Maria se todos nós desejássemos e buscássemos isso em nossas vidas!!

Não por nossas forças, pois não somos capazes, mas por Cristo, a Cabeça do corpo do qual cada um de nós é membro junto com os santos que estão no céu e os fiéis defuntos que aguardam no purgatório o momento de participar das alegrias eternas.

Temos tantas ambições, mas ao contrário das outras, desejar ser santo de forma alguma é um pecado, mas alegra o coração de Deus, principalmente se a buscarmos unidos à Maria, a Rainha da Paz. Desejemos, caríssimos, ser um belo buquê de santidade para Deus; desejemos que Maria monte este buquê e o entregue a Ele!!! Desejemos ser agradável perfume ao Senhor com nossas vidas, imitando a vida dos santos, enchendo nossos corações de alegria mesmo quando estivermos chorando. Sejamos humildes filhos, reconhecedores da misericórdia do Pai, desejosos de Sua eterna presença, sedentos de Seu eterno amor e contemos com a intercessão dos santos para atingirmos tão grande felicidade!!

Amados irmãos, um dia Deus fez as flores, façamos hoje nós com Maria, o buquê. Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Um comentário:

  1. Lú, amoreee!!! A paz de Jesus!!!
    Como suas palavras tocam meu coração e me encorajam a cada dia buscar mais esta presensça santa e doce de Maria em minha vida. Obrigada pelo seu sim e também, obrigada por ser este buque de flores que vc é. Obrigada por me ensinar através de suas palavras a como ser um buque de flores para Deus. Que um dia estejamos todos juntos no imenso jardim perfeito de Nosso Senhor... Deus te abençoe!
    Pati

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...