terça-feira, 30 de novembro de 2010

SEDE AGRADECIDOS!



MEDJUGORJE – PADRE SLAVKO BARBARIC

Pe. Slavko foi um sacerdote especial, nascido dia 11 de março de 1946, em Dragicina (Bosnia Herzegóvina). recebeu o hábito franciscano em 14-07-1965 e foi ordenado Sacerdote em 19-12- 1971, em Reutte (Áustria). Em razão dos seus conhecimentos de línguas européias e do seu extremado amor a Nossa Senhora, estava em Medjugorje sempre que podia (desde 1983), para atuar junto aos peregrinos e, a partir de 1991, foi transferido para lá. onde permaneceu até a sua morte, em 24/11/2000. Sacerdote exemplar, engajado e corretíssimo na celebração da Liturgia, na palavra da homilia, na escrita de seus livros, manifestou com edificante testemunho sua fé robusta, demonstrando quão grande é o amor de Deus para com os homens e sua criação. Nos inúmeros encontros com peregrinos em Medjugorje, e por meio de seus livros, publicados em 20 idiomas diferentes, com uma tiragem total de mais de 20 milhões de exemplares, fez com que as pessoas reconhecessem sua profunda confiança em Deus, desco¬brindo que Ele é nosso Pai e que nos ama infinitamente. Não só acolheu o chamado de Nossa Senhora em Medjugorje, mas também se tornou um valioso e convincente instrumento do apelo da Mãe para a conversão e testemunho da Fé.

Retiro com Pe. Slavko no Brasil (Itaici)
Em 20 de janeiro de 1989, esteve no Brasil por um mês, per¬correndo as cidades de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Cuiabá, Brasí¬lia, Belém, Terezina Recife, João Pessoa' Maceió, Belo Horizonte, Rio de Janeiro Taubaté, Aparecida: Ponta Grossa (, fi), Joinvile, Jauru (MT), Araputanga(MT) e Campinas. Dirigiu-se a grandes multidões e a comunidades de religi¬osas contemplativas. Encontrou-se com quase todos os Bispos das dioceses visitadas, com outros Bispos e teólogos e, no final de sua peregrinação, dirigiu um retiro para 400 pessoas em Itaici, no meio das quais havia um Bispo e mais de 30 Sacerdotes. Apresentou, nestes encontros, o que estava acontecendo na paróquia de Medjugorje, desde 1981, e suas meditações foram em torno de temas como a conversão, paz, oração, jejum transformação a sociedade. '

Paz: um desejo universal
Nós fomos criados à imagem de Deus. Devemos portanto, nos empenhar para alcançar a paz em relação a Deus e a paz com os nossos irmãos. Em tudo que fazemos buscamos a paz: muitos a procuram na droga, embriaguês, riquezas, guerras, divórcios, etc. .O homem deseja a paz, mas precisa descobrir os meios adequados para alcançá-Ia. O jejum tem um valor extraordinário, porque ajuda a eliminar de nossa alma tudo o que impede o restabelecimento da paz. A conversão é como um relógio, por cujas batidas devemos ouvir a Deus e entrar em sintonia com o tempo de Deus. A oração é o meio, através do qual, aprendemos a usar o tempo de Deus. A fé, nos faz ver como este ritmo está alterado devido ao pecado. Convido-os a analisar se os seus desejos estão em sintonia com os desejos de Deus. Cada um de nós tem sua missão na terra. Ao descobrir sua missão, muitos encontraram a paz, a alegria, o amor, a fé, a esperança"

Colocar-se à disposição de Deus
Nossa Senhora pede que rezemos o dia inteiro, principalmente pela manha e a noite. E muito importante rezar pela manhã. Pela manhã coloco-me à disposição de Deus, com os dons que Ele me deu. Ao colocar-me à disposição do Senhor, estou colocando-me, ao mesmo tempo, a disposição dos irmãos. Esta disponibilidade deve traduzir-se concretamente na vida prática. Quando nos colocamos á disposição de Deus , e também em sintonia com Deus e disponíveis aos nossos irmãos".

Em busca da esperança
A esperança é um sinal para todos nós e um convite para termos a certeza de que as forças positivas são muito mais fortes do que as negativas. Nossa Senhora procura semear em cada coração a semente da esperança: convida-nos à paz e nos faz ver que ela é possível, é realizável. Deseja convidá-los à santidade e nos faz ver que é possível sermos santos. Convence-nos também, de que o amor é possível. Muitas pessoas cuidam apenas de não pecar. Não somos cristãos apenas para não pecar; somos cristãos para levar ao mundo os valores positivos, o Amor. Quando me decido pela paz, não posso mais viver em conflito com ninguém. Se alguém me agride, passo adiante e não quebro a paz. É na oração que encontro forças para evitar os choques, pois é rezando que me encontro com o Senhor, alcançando energias positivas, e a paz que somente Ele pode nos conceder. Todos os conflitos, também as guerras, são a falta dessas energias em nós. Cada um de nós sente profundamente o desejo de realizar coisas positivas. Daí a razão porque , quando vivemos em sintonia com Deus, nos sentimos fortes e nenhuma circunstância poderá gerar conflitos. Nenhuma situação consegue tirar a paz do Coração de Jesus. Nossa Senhora nos assegura que também nós poderemos obter esta paz, mas para alcançá-la temos necessidade da conversão, da oração e do jejum. É preciso abandonar-se ao Senhor e deixar-se guiar por Ele.

É preciso que Ele cresça
Eis o núcleo, o centro da conversão: Deus deve crescer e eu diminuir. Diminuir significa sair de si mesmo, acabar com o egoísmo: com o orgulho e colocar-se em condição de disponibilidade, que por conseqüência, gera humildade. O verdadeiro orgulho consiste em não dar a Deus o primeiro lugar em nossa vida. A.s pessoas que viveram completamente entregues a Deus, quanto não fizeram pelo próximo e quanto não glorificaram a Deus com suas obras!

A conversão
A primeira razão que nos deve levar à conversão é entendermos que o Amor de Deus não tem limites: é o Amor de Deus que deseja a nossa conversão, a fim de que não nos condenemos. Deus nos ama e por isso deseja o nosso crescimento espiritual. É esta a razão porque quando se dá a conversão, Ele nos transmite profunda alegria. Sou amado por Ele, mesmo quando eu não demonstro amor. Sou procurado por Ele, ainda quando me encontre afastado e dada vez mais distante. Ainda que eu coloque uma série de obstáculos, Deus me oferece a Paz. Oferece-me também a luz eterna, quando me sinto limitado e obscurecido nas minhas preces. Conversão é compreender e aceitar, como condição primeira, o Amor de Deus por nós. No Céu viveremos o Amor, e procuraremos cada vez mais o Amor. Descoberto o Amor, devemos levá-lo aos outros. Esconde-lo seria o mesmo que sufocá-lo e deixá-lo morrer. Devemos receber o Amor e dá-lo aos outros.A condição fundamental para a conversão é o amor de Deus. Por esta razão a conversão é um dom de Deus. Mas é preciso que nos esforcemos para consegui-la e os meios para isso são: a oração, o jejum e a fé. Todas as nossas práticas religiosas,nossas orações, o jejum, buscam a mesma finalidade: a abertura total a Deus, isto é, abrem os nossos corações para receber os Seus dons. Medjugorje é importante porque nos leva a este primeiro impulso à conversão, que é sem duvida uma graça especial de Deus.

A Confissão.
Para o nosso crescimento espiritual, devemos adquirir o hábito da Confissão, mesmo quando não sintamos o pecado. Muitos pensam em confessar-se somente para receber o perdão dos pecados e nada mais. A Confissão entretanto, tem a faculdade de curar também as feridas causadas pelo pecado. Compreendemos o pecado medida em que ele causa destruição. A boa Confissão tem inicio no momento em que percebo que coisa destrui em mim mesmo, ao cometer o pecado e quando percebo também, que meu crescimento espiritual estacionou por causa do meu comportamento. Ao meditar sobre isto recorro à misericórdia Divina, para que me cure. Se eu perceber que por exemplo não cresci no Amor por não ter rezado, então passarei a rezar mais, porque o Amor é muito importante para mim.

A Oração
A oração é um constante procurar e encontrar a Deus. Procurar a Deus é o primeiro fundamento de toda e qualquer oração. Procurá-Lo sempre é encontrá-Lo sempre. Nossa Senhora nos diz: "Não busquem a Deus, motivados por seus desejos e interesses, e sim, por causa do Seu Amor!".
Procedendo desta maneira, até as menores coisas, as mínimas necessidades serão atendidas pelo Senhor. Receberemos o cêntuplo, como Jesus nos prometeu. Por isso, é necessário mudar os objetivos de nossas orações. Devemos rezar pedindo a nossa santificação. Quem busca a Deus, várias vezes durante o dia, está buscando energia, paz, amor, vida.
Só uma graça devemos pedir ao Senhor, a mais importante delas: o AMOR. Se nós a pedirmos, Ele no-la dará. Se for esta a nossa intenção de sempre, quantas coisas bonitas Deus fará, através de nós, iniciando-se assim a realização da paz...
Nossa Senhora nos pede a Consagração. Quem se consagra é convidado a viver uma vida com alguém que já é santo, é convidado a viver uma nova comunhão com Deus. Consagrar-se é viver com Deus da mesma forma que Nossa Senhora viveu com Jesus: "Não vivo mais sozinho, Deus está comigo!". Estar consagrado significa também ficar curado das conseqüências provocadas pelo pecado, libertando-se do próprio pecado. Passa-se a viver uma nova situação de sanidade e santidade. Tudo isso tem início no Batismo. Pelo Batismo Deus nos curou do pecado original, tirou-nos das trevas e levou-nos para a Luz. Devemos fazer a nossa consagração, para nos tornarmos Povo Santo do Senhor, a Ele consagrados, e assim poderemos levar nossos irmãos ao caminho da Paz.
Sede agradecidos! Nossa Senhora nos agradece, após cada mensagem e nos ensina a agradecer incessantemente. Agradecer é sinônimo de fé, amor e paz. Convidando-nos Nossa Senhora para sempre agradecermos, Ela quer que tenhamos olhos para os bens que recebemos. Não devemos ignorar as situações difíceis nem os sofrimentos, mas é preciso que se contem os aspectos positivos de nossa vida. É uma regra de ouro, descobrir o lado positivo das criaturas. Só se constroem coisas boas, quando elas têm início nos aspectos positivos. O agradecimento é muito ligado à Paz.

A morte de padre Slavko e sua última homilia

Pe. Slavko faleceu súbita e inesperadamente, quando descia do monte Krizevak, após ter feito a Via Sacra com paroquianos e peregrinos. Era uma sexta-feira, dia 24 de novembro de 2000, por volta das 15h 30min, quando entre a 13a e 14é1 estação da Via Sacra, ele, sentindo-se mal, sentou-se e exalou o último suspiro. O Pai, que muito o ama, mandou buscá-Io, da mesma forma que Nossa Senhora ofereceu Seu Filho na 13ª estação. Maria, Rainha da Paz, foi quem o recebeu e o conduziu a Seu Filho. Pe. Slavko, no dia de sua morte, celebrou a Santa Missa às 9hOO, na Igreja paroquial de Medjugorje, e sua última homilia foi um agradecimento:
Todas as mensagens de Nossa Senhora terminam com um "Muito obrigada por terem correspondido ao meu apelo ". Quando ouvimos pela primeira vez o Seu "obrigada", ficamos confusos, porque nós, que invocamos a Deus, é que deveríamos agradecer Mas Nossa Senhora nos diz que somos muito importantes para Ela, que nada pode fazer sem a nossa ajuda. É difícil acreditar que assim seja, mas é verdade. Nossa Senhora vê o mundo com os olhos do Amor, vê a bondade, mesmo que pequenina, insuficiente ainda, mas Ela vê ... Vê e agradece! A gratidão é uma das melhores regras da pedagogia. Quando se pretende ajudar ou educar uma pessoa, deve-se, antes de mais nada, ver o que existe de bom dentro dela, por mínimo que seja. Daí, imagina-se como ela poderia ser e trabalha-se em cima dessa possibilidade. Não conseguimos ver o lado bom, se começamos a criticar, condenar, rejeitar Nossa Senhora vê as coisas boas do mundo, . e também o que poderia ser melhorado e sobre isso dispõe-se a trabalhar Encontramos em suas mensagens muitas coisas positivas, muita esperança, alento e coragem.
Deus nos quer a todos no tempo e no lugar em que nos encontramos. Criou-nos e favoreceu-nos com dons especiais, os quais, com a ajuda de sua graça, são desenvolvidos pelo Espírito Santo. Com estes dons em crescimento, é que servimos a Deus, servindo ao próximo. Todos somos indispensáveis no local e na época em que Deus nos colocou. Muitos se revoltam ou desejam fazer mais coisas que o próprio Criador Isto não é correto. Devemos abrir nossos olhos e ouvidos para o tempo de hoje" Indo ao encontro das pessoas com as quais convivemos. Essa é a sua, tarefa} primeira: onde você estiver, sua pessoa é indispensável e insubstituível. E ali que Deus espera por você e quer precisar de você. Nossa Senhora despertou em nossas forças positivas e somos-Lhe gratos por isso. Os seguidores de Maria não têm tempo para criticar . Estamos vivendo um novo tempo, uma nova primavera, que é um tempo de decisões acertadas. Lá onde tudo parece estar velho, carcomido e sem recuperação, é lá que um novo mundo novo vai florescer. Quando se decide a amar a Deus e aos outros como a si mesmo, é o começo do novo tempo e, se muitos o fizerem, então o tempo novo chegará brevemente! A todos os que seguem Nossa Senhora no mundo inteiro, o meu muito obrigado".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...