sábado, 27 de novembro de 2010

PURGATÓRIO NO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA - LITURGIA DIÁRIA - 28 DE NOVEMBRO DE 2010

O PURGATÓRIO NO CATECISMO DA IGREJA E NOS CONCÍLIOS

O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA EXPLICA O PURGATÓRIO DA SEGUINTE MANEIRA :


1030. Os que morrem na graça e na amizade de DEUS, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.
1031. A IGREJA denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no CONCILIO DE FLORENÇA E TRENTO. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da IGREJA fala de um fogo purificador: No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o ESPÍRITO SANTO, não lhe será perdoada nem no presente século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro’ (SÃO GREGÓRIO MAGNO, Dial. 4,39)”. Desde os primórdios a Igreja, assistida pelo ESPÍRITO SANTO (cf. Mt 28,20; Jo 14,15.25; 16,12´13), acredita na purificação das almas após a morte, e chama este estado, não lugar, de Purgatório. Ao nos ensinar sobre esta matéria, diz o nosso CATECISMO: "Aqueles que morrem na graça e na amizade de DEUS, mas imperfeitamente purificados, estão certos da sua salvação eterna, todavia sofrem uma purificação após a morte, afim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu" (CIC, §1030). Logo, as almas do Purgatório "estão certas da sua salvação eterna", e isto lhes dá grande paz e alegria. Falando sobre isso, disse o PAPA JOÃO PAULO II: "Mesmo que a alma tenha de sujeitar´se, naquela passagem para o Céu, à purificação das últimas escórias, mediante o Purgatório, ela já está cheia de luz, de certeza, de alegria, porque sabe que pertence para sempre ao seu Deus."(Alocução de 03 de julho de 1991; LR n. 27 de 07/7/91) O CATECISMO DA IGREJA ensina que: "A IGREJA chama de purgatório esta purificação final dos eleitos, purificação esta que é totalmente diversa da punição dos condenados. A IGREJA formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório principalmente nos CONCÍLIOS DEFLORENÇA (1438´1445) e de TRENTO (1545´1563)" (§ 1031). "Este ensinamento baseia´se também sobre a prática da oração pelos defundos de que já fala a Escritura Sagrada: 'Eis porque Judas Macabeus mandou oferecer este sacrifício expiatório em prol dos mortos, a fim de que fossem purificados de seu pecado' (2 Mac 12,46). Desde os primeiros tempos a IGREJA honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em favor dos mesmos, particularmente o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, possam chegar à visão beatífica de DEUS. A IGREJA recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos"(§1032). Devemos notar que o ensinamento sobre o Purgatório tem raízes já na crença dos próprios judeus, cerca de 200 anos antes de Cristo, quando ocorreu o episódio de Judas Macabeus. Narra se aí que alguns soldados judeus foram encontrados mortos num campo de batalha, tendo debaixo de suas roupas alguns objetos consagrados aos ídolos, o que era proibido pela Lei de Moisés. Então Judas Macabeus mandou fazer uma coleta para que fosse oferecido em Jerusalém um sacrifício pelos pecados desses soldados. O autor sagrado, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO, louva a ação de Judas: "Se ele não esperasse que os mortos que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos. Mas, se considerasse que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormeceram piedosamente, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, afim de que fossem absolvidos do seu pecado". (2 Mac 12,44s) Neste caso, vemos pessoas que morreram na amizade de DEUS, mas com uma incoerência, que não foi a negação da fé, já que estavam combatendo no exército do povo de DEUS contra os inimigos da fé. Todo homem foi criado para participar da felicidade plena de DEUS (cf. CIC, §1), e gozar de sua visão face´a´face. Mas, como DEUS é "TRÊS VEZES SANTO", como disse o PAPA PAULO VI, e como viu o profeta Isaías (Is 6,8), não pode entrar em comunhão perfeita com Ele quem ainda tem resquícios de pecado na alma. A Carta aos Hebreus diz que: "sem a santidade ninguém pode ver a DEUS" (Hb 12, 14). Então, a misericórdia de DEUS dá´nos a oportunidade de purificação mesmo após a morte. Entenda, então, que o Purgatório, longe de ser castigo de DEUS, é graça da sua misericórdia paterna. O ser humano carrega consigo uma certa desordem interior, que deveria extirpar nesta vida; mas quando não consegue, isto leva´o a cair novamente nas mesmas faltas. Ao confessar recebemos o perdão dos pecados; mas, infelizmente, para a maioria, a contrição ainda encontra resistência em seu íntimo, de modo que a desordem, a verdadeira raíz do pecado, não é totalmente extirpada. No purgatório essa desordem interior é totalmente destruída, e a alma chega à santidade perfeita, podendo entrar na comunhão plena com DEUS, pois, com amor intenso a Ele, rejeita todo pecado. Com base nos ensinamentos de São Paulo, a IGREJA entendeu também a realidade do Purgatório. Em 1Cor 3,10, ele fala de pessoas que construíram sobre o fundamento que é JESUS CRISTO, utilizando uns, material precioso, resistente ao fogo (ouro, prata, pedras preciosas) e, outros, materiais que não resistem ao fogo (palha, madeira). São todos fiéis a CRISTO, mas uns com muito zelo e fervor, e outros com tibieza e relutância. E Paulo apresenta o juízo de DEUS sob a imagem do fogo a provar as obras de cada um. Se a obra resistir, o seu autor "receberá uma recompensa"; mas, se não resistir, o seu autor "sofrerá detrimento", isto é, uma pena; que não será a condenação; pois o texto diz explicitamente que o trabalhador "se salvará, mas como que através do fogo", isto é, com sofrimentos. O fogo neste texto tem sentido metafórico e representa o juízo de Deus (cf. Sl 78, 5; 88, 47; 96,3). O purgatório não é de fogo terreno, já que a alma, sendo espiritual, não pode ser atingida por esse fogo. No purgatório a alma vê com toda clareza a sua vida tíbia na terra, o seu amor insuficiente a DEUS, e rejeita agora toda a incoerência a esse amor, vencendo assim as paixões que neste mundo se opuseram à vontade santa de DEUS. Neste estado, a alma se arrepende até o extremo de suas negligências durante esta vida; e o amor a DEUS extingue nela os afetos desregrados, de modo que ela se purifica. Desta forma, a alma sofre por ter sido negligente, e por atrasar assim, por culpa própria, o seu encontro definitivo com DEUS. É um sofrimento nobre e espontâneo, inspirado pelo amor de DEUS e horror ao pecado


Mensagem do dia 02 de julho de 2008 (Mirjana)
Queridos filhos! Com amor maternal eu desejo encorajá-los a amar ao seu próximo. O Meu Filho será a fonte daquele amor. Ele, que poderia ter feito tudo pela força, escolheu o amor e lhes deu o exemplo. Também hoje através de mim Deus expressa uma imensa bondade a vocês, e vocês, filhos, devem responder a este amor. Com igual bondade e generosidade ajam com aqueles que vocês encontram. O seu amor poderá convertê-los. E deste modo o Meu Filho e o seu Amor vão ressurgir em vocês. Obrigada
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE

































Dia: 28/11/2010

PRIMEIRA LEITURA : Isaías 2, 1-5

I Do advento
(roxo,creio,prefácio do Advento I - I semana do saltério)

Leitura do - Naqueles dias, 1Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e Jerusalém. 2No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes, 3e os povos virão em multidão: Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele será o juiz das nações, o governador de muitos povos. De suas espadas forjarão relhas de arados, e de suas lanças, foices. Uma nação não levantará a espada contra outra, e não se arrastarão mais para a guerra. 5Casa de Jacó, vinde, caminhemos à luz do Senhor. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (121)


REFRÃO:Que alegria quando me disseram:"Vamos a casoa do Senhor!"
1.Que alegria quando ouvi que me disseram:" vamos a casa do Senhor" / E agora nossos pés já se detêm, / Jerusalém, em tuas portas. -R.
2.Para lá sobem as tribos de Israel, / as tribos do Senhor. / Para louvar, segundo a lei de Israel, / o nome do Senhor. / A sede da justiça lá está / e o trono de Davi.-R.
3.Rogai que viva em paz Jesusalém / e em segurança os que te amam! / Que a paz habite dentro de teus muros, / tranquilidade em teus palácios! -R.
4.Por amor a meus irmãos e meus amigos, / peço:"A paz esteja em ti". / Pelo amor que tenho á casa do Senhor, / eu te desejo todo bem.-R.

SEGUNDA LEITURA : Romanos 13, 11-14

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 11Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites. - Palavra do Senhor.

EVANGELHO : Mateus 24, 37-44


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 37Assim como foi nos tempos de Noé, assim acontecerá na vinda do Filho do Homem. 38Nos dias que precederam o dilúvio, comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E os homens de nada sabiam, até o momento em que veio o dilúvio e os levou a todos. Assim será também na volta do Filho do Homem. 40Dois homens estarão no campo: um será tomado, o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no mesmo moinho: uma será tomada a outra será deixada. 42Vigiai, pois, porque não sabeis a hora em que virá o Senhor. 43Sabei que se o pai de família soubesse em que hora da noite viria o ladrão, vigiaria e não deixaria arrombar a sua casa. 44Por isso, estai também vós preparados porque o Filho do Homem virá numa hora em que menos pensardes. - Palavra da salvação




Não sem razão foi determinado, mediante leis estabelecidas pelos Apóstolos, que na celebração dos sagrados e impressionantes mistérios se faça a memória dos que já passaram desta vida. Sabiam, com efeito, que com isso os falecidos obtêm muito fruto e tiram grande proveito. Quando todo o povo e os sacerdotes estão com as mãos estendidas e se está celebrando o santo sacrifício, por acaso Deus não se mostrará propício com aqueles em favor dos quais lhe imploramos? Tratam-se daqueles que morreram conservando a fé” (Homilias sobre a Carta aos Filipenses 3,4: PG 62,203).[23]
SÃO JOÃO CRISÓSTOMO






































Não se pode negar que as almas dos falecidos são aliviadas pela piedade dos parentes vivos, quando oferecem por elas o sacrifício do Mediador ou quando praticam esmolas na Igreja. Porém, estas coisas aproveitam aquelas [almas] que, quando viviam, mereceram que se lhes pudessem aproveitar depois. Pois há um certo modo de viver, nem tão bom que aproveite destas coisas depois da morte, nem tão mal que não lhes aproveitem; há tal grau no bem que o que possui não aproveita de menos; ao contrário, há tal [grau] no mal que não pode ser ajudado por elas quando passar desta vida. Portanto, aqui o homem adquire todo o mérito com que pode ser aliviado ou oprimido após a morte. Ninguém espere merecer diante de Deus, quando tiver falecido, o que durante a vida desprezou
(Das Oito Questões de Dulcício 2, 4: BAC 551,389).[28]
SANTO AGOSTINHO












































A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO TIAGO DA MARCA
Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII





































































5 comentários:

  1. Ei sem querer menosprezar seus modos de interpretar a palavra de Deus, mas isso foi uma tamanha falta de raciocinio, não existe purgatorio. E só pra constar, isso que paulo disse, não tem nada com depois da morte, e sim com o Dia do Juizo que cada um à de receber o seu garladão. E isso vai ser no fim de tudo, o que significa, no Reino de Deus depois do Milênio.

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  2. Ei sem querer menosprezar seus modos de interpretar a palavra de Deus, mas isso foi uma tamanha falta de raciocinio, não existe purgatorio. E só pra constar, isso que paulo disse, não tem nada com depois da morte, e sim com o Dia do Juizo que cada um à de receber o seu garladão. E isso vai ser no fim de tudo, o que significa, no Reino de Deus depois do Milênio.

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  3. INTENÇÕES DE MISSAS PELOS PECADORES; OFERECENDO AO ETERNO PAI: O PRECIOSÍSSIMO SANGUE DE VOSSO DIVINO JESUS, EM UNIÃO COM TODAS AS MISSAS QUE HOJE SÃO CELEBRADAS EM TODO O MUNDO; POR TODAS AS SANTAS ALMAS DO PURGATÓRIO, PELOS PECADORES DE TODOS OS LUGARES, PELOS PECADORES DE TODA A IGREJA, PELOS DE MINHA CASA E DE MEUS VIZINHOS E PELO PAPA; E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); BEM COMO PELA SAÚDE DE LUIZ AUGUSTO LIBÓRIO (SEQUELAS DO AVC), E PELA CONVERSÃO E SALVAÇÃO DE: WANDERLEI LIBÓRIO (WANDE). SUELI APARECIDA LIBÓRIO; MARCOS FERNANDO LIBÓRIO; DIOGO HENRIQUE ALVES ALVES LIBÓRIO; E DE; ARIANE ALVES LIBÓRIO. AMÉM.

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  4. Vc afirmou em seu texto ( sem provar) que o Purgatório é um estado e NÃO um Lugar. De onde vc tirou essa ideia?

    Prove onde Igreja afirma categoricamente que o Purgatório é um estado.

    Para refletir:

    “Estou certa de que em nenhum OUTRO LUGAR, excetuando o Céu, o espírito pode achar uma paz semelhante à das almas do Purgatório”. (Santa Catarina de Gênova).

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