quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Presença de Jesus na palavra e na Eucaristia


Amigos, a paz de Jesus! Esta semana resolvi postar uma matéria que encontrei em um outro blog e posto com a autorização do autor. Existem alguns mitos litúrgicos e acho importante estarmos esclarecidos quanto a estes mitos, pois pasmem, ainda conheço pessoas que se dizem católicas, ou que foram católicas e não sabem da presença viva e verdadeira de Jesus na Eucaristia.
Boa leitura e meditação!


Máteria postada originalmente no site: http://www.reinodavirgem.com.br e www.padrepauloricardo.org

Autor: Francisco Dockhorn



“A Presença de Jesus na Palavra é tão completa como na Eucaristia?”

Não é.

Ensina-nos o Sagrado Magistério da Santa Igreja Católica Apostólica Romana que Nosso Senhor Jesus Cristo está presente verdadeiramente e substancialmente no Santíssimo Sacramento do Altar, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, nas aparências do pão e do vinho, como afirma o Catecismo da Igreja Católica (Cat.), nos números 1374-1377.

E por na Hóstia Consagrada Nosso Senhor está presente de maneira substancial, o Papa Paulo VI afirma (Encíclica Mysterium Fidei, n. 40-41, de 1965) a supremacia da Presença Eucarística de Nosso Senhor sobre as demais formas de presença:

“Estas várias maneiras de presença enchem o espírito de assombro e levam-nos a contemplar o Mistério da Igreja. Outra é, contudo, e verdadeiramente sublime, a presença de Cristo na sua Igreja pelo Sacramento da Eucaristia. Por causa dela, é este Sacramento, comparado com os outros, “mais suave para a devoção, mais belo para a inteligência, mais santo pelo que encerra”; contém, de fato, o próprio Cristo e é “como que a perfeição da vida espiritual e o fim de todos os Sacramentos”. Esta presença chama-se “real”, não por exclusão como se as outras não fossem “reais”, mas por antonomásia porque é substancial, quer dizer, por ela está presente, de fato, Cristo completo, Deus e homem.”

Também o próprio Concílio Vaticano II, na Constituição Sacrosanctum Concilium (n.7), afirma esta supremacia da Presença Eucarística: “Para realizar tão grande obra, Cristo está sempre presente na sua igreja, especialmente nas ações litúrgicas. Está presente no sacrifício da Missa, quer na pessoa do ministro – «O que se oferece agora pelo ministério sacerdotal é o mesmo que se ofereceu na Cruz» – quer e SOBRETUDO sob as espécies eucarísticas.”

Afirmar que a presença de Nosso Senhor na Palavra é tão completa como na Hóstia consagrada significa uma dessas duas coisas: afirmar que Nosso Senhor se transubstancia na Palavra (aí fazemos o que, comemos a Bíblia e o Lecionário?), ou negar a Presença Substancial de Nosso Senhor na Hóstia Consagrada, o que atenta conta o Mistério central da fé católica, pois a Eucaristia é “fonte e ápice da vida cristã” (Lumen Gentium, n.11)

Que todos tenham uma boa semana, cheia de ricas bençãos!!!

Pati

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara Pati, obrigada por seus textos a cada semana!! Tem sido uma verdadeira Escola, nos ensinando a cada dia mais o amor à riqueza espiritual da Igreja em tantos mistérios da fé cristã!! Sendo o maior de todos os mistérios do amor de Deus, que Nosso Senhor Jesus esteja todo e completamente escondido nas espécies eucarísticas, simplesmente para o nosso bem!!!

    Te quero bem, Deus a abençoe grandemente!!!

    Lu

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...