segunda-feira, 29 de novembro de 2010

O SOFRIMENTO HUMANO - LITURGIA DIÁRIA - 30/11/2010



O SOFRIMENTO HUMANO

Temos a graça extraordinária de viver o que Maria viveu em sua gestação e participamos também do mistério da Encarnação de Jesus, podemos como Ela e com Ela carregar Jesus dentro de nós. João Paulo II em uma de sua cartas diz que nosso Amém ao receber Jesus Eucarístico deve ser como FIAT (Faça-se) de Nossa Senhora, veja católico que belo tudo o que Deus faz. E você: Como tem recebido Teu Deus? Como tem feito sua ação de graças? Como tem se preparado para receber Jesus-hóstia?O que você fala para Jesus, quando em espécie de pão, Ele entra no seu coração?


SE O MUNDO VOS ODEIA , SABEIS QUE ODIOU A MIM ANTES QUE A VÓS - JO 15,18. Mas se estamos aqui para imitar o Cristo, que queremos nós além de sofrer o martírio e o abandono?Nos diz a Palavra: “Não pode o servo ser maior que o seu Senhor” (Jo 15, 20). Quando Deus nos chamou não nos prometeu sombra e água fresca… Mas o amargor da perseguição e da humilhação… e nós sabendo disso dissemos “SIM”. Mas fico a me perguntar: se sabíamos de tudo isso e aceitamos de bom grado dizendo ao Senhor “Cumpra-se em mim Senhor, vossa vontade de todos os modos e maneiras, se vós, Senhor Deus, quiserdes me enviar sofrimento dai-me forças pra suportar. e venham, aqui estou, não afastarei o rosto, oh! Meu Deus…”( Sta. Teresa de Jesus), por que então quando vem esse sofrer nos cobrimos de tristeza e lamurias, e não cessamos de perguntar: por que, pra que, até quando??? Pois bem… Penso que isso acontece porque não nos damos conta do chamado de Jesus em si, ouvimos toda aquela historia de “não tenho onde reclinar a cabeça”(Lc 9,58), sofrimento, renuncia…. e tudo isso soa-nos como mera poesia, ou melodia de uma canção de amor..Depois nos damos conta que tudo aquilo era verdade, e uma verdade muito diferente na pratica, que até mesmo o Jesus sugeriu que se possível se afastasse aquele cálice..Não tenho duvidas: quanto mais sofremos, mais estamos no caminho certo, no caminho do céu! Sofrer é um privilégio dos eleitos do Senhor… E esse sofrer só terá um doce sabor quando colocarmos nele amor, como fizeram os grandes santos da nossa Igreja, caso contrário, carregaremos esse gosto amargo do desgosto e desilusão, achando que a cruz é mais pesada do que podemos carregar. “Quem quiser me seguir renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9, 23). O problema está no querer tomar a cruz sem antes renunciar-se “a si mesmo”, quando isso acontece pensamos que o peso insuportável é o da cruz, e na verdade o peso que se torna fadigoso é o de não renunciarmos a nós mesmos, e carregarmos cotidianamente o nosso próprio fardo: conceitos, manias, defeitos de caráter, vontades, história de vida, propósitos, objetivos… e o da cruz, que nada mais é do que a nossa missão. Depois dessa verdade poderíamos dizer: “ Mas, que missão? Não consigo enxergá-la! O que Deus quer para mim?” Se não conseguimos enxergá-la é por que ainda estamos cegos, cheios de nós mesmos, ou ainda, por não tirarmos os olhos do nosso próprio umbigo, ou seja, do nosso EU. Quando nos decidimos por seguirmos a Deus não existe “SE”, existe “SIM”. “Mas, Senhor, deixa-me enterrar meu pai” (Lc 9, 59) “Deixa-me despedir-me dos que estão em casa” (Lc 9,61), “eu quero garantir o futuro da minha família”, “eu preciso de dinheiro”, “eu preciso me formar” “eu sou doente”, etc.… e aí se vão as nossas inúmeras condições e desculpas, que impomos a Deus, por que sempre existe algo mais importante que Deus: EU!. Ao contrário, temos fortíssimos exemplos de grandes homens e mulheres que foram capazes de renunciar a si e a tudo, por causa de um bem maior, ou melhor, o Sumo Bem. Que foram capazes de vender suas pedras preciosas para ficar com a mais preciosa de todas: Jesus. Enquanto ficarmos presos a nós mesmos, nunca seremos livres em Deus! Um verdadeiro discípulo abre mão de tudo pelo Tudo, sem olhar para trás, pois sabe que a frente vai Aquele que é o Bom Pastor, Aquele que é luz para nossos passos, que não nos abandona e nem nos deixará a mercê. Somos cheios de teologias, de teorias… o que nos falta são as práticas… pois ler e entender a Palavra de Deus pode até ser fácil, o difícil é torná-la viva e real em nossas vidas, como fizeram os homens e mulheres que decidiram abraçar o plano de Deus. Não sofremos por causa de Deus, mas sofremos pela causa de Deus!!! Deus não é o motivo dos nossos sofrimentos, mas sim nossas próprias e escolhas. Mas só nos resta sofrer? Sofrer por sofrer é masoquismo, sofrer por Deus é amor! Podemos sim renunciar ao nosso sim e isso nos parece mais cômodo que renunciar a nós mesmos… A diferença é que sem Deus podemos até desfrutar de uma pseudo felicidade; digo pseuda porque é algo sem consistência, sem sabor, pois não dá pra preencher vazio com vazio, iremos sempre buscar nos preencher com algo, e quando esse algo não mais nos saciar, buscaremos outro algo ou alguém e outro, outro e outro…..DEVEMOS DEPOSITAR NOSSA CONFIANÇA EM DEUS, e esse depósito deve ser feito sem a intenção de um eventual “saque”, pois essa confiança deve ser feita num total abandono, sem esperar nada em troca a não ser o Senhor, pois: “Bendito o homem que deposita sua confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” Jr. 17,7



Mensagem do dia 25 de janeiro de 2008 (Marija)
Queridos filhos!
Com o tempo quaresmal, vocês se aproximam de um tempo de graça. O vosso coração é como uma terra arada e está pronto para receber o fruto que crescerá no bem. Vocês, filhinhos, são livres para escolher o bem ou o mal. Por isto os convido a rezar e a jejuar. Semeiem alegria e nos seus corações o fruto da alegria irá crescer para o seu bem e os outros verão e o receberão através das suas vidas. Renunciem ao pecado e escolham a Vida Eterna. Eu estou com vocês e intercedo por vocês junto a meu Filho.
Obrigada por terdes respondido ao meu chamado
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



















Dia: 30/11/2010

PRIMEIRA LEITURA : Romanos 10, 9-18

Santo André, apóstolo
(vermelho, glória,pref.dos apóstolos - oficío da festa)

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos - Irmãos, 9Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5). 14Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5). - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (18)

REFRÃO:Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
1.Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite essa mensagem, / à noite publica essa noticía.-R.
2.Não são discursos nen frases ou palavras, / nen são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz.-R.

EVANGELHO : Mateus 4, 18-22

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 18Caminhando ao longo do mar da Galiléia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. 20Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram. 21Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando as redes. Chamou-os, 22e eles abandonaram a barca e seu pai e o seguiram. - Palavra da salvação



Repara bem: sempre que a tentação te desagrada, não tens porque temer, pois, porquê te desagrada senão porque não querias senti-la? Estas tentações tão inoportunas nos provêm da malícia do demónio, mas o desagrado e o sofrimento que sentimos por elas provêm da misericórdia de Deus, que, contra a vontade de nosso inimigo, afasta de sua malícia a santa tribulação, e por meio dela purifica o ouro que quer incorporar a seus tesouros. Digo mais: tuas tentações são do demónio e do inferno, mas tuas penas e sofrimentos são de Deus e do Paraíso; as mães são da Babilónia, mas as filhas são de Jerusalém. Despreza as tentações e abraça as tribulações. Não, não, filha minha, deixa que sopre o vento e não penses que o som das ondas seja o ruído das armas
SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA



















“Esta Igreja, peregrina na terra, é necessária à salvação. De fato, só Cristo é mediador e caminho de salvação. Ora, Ele torna-Se-nos presente no seu Corpo, que é a Igreja. Ao afirmar-nos expressamente a necessidade da fé e do Batismo, Cristo confirma-nos, ao mesmo tempo, a necessidade da própria Igreja, na qual os homens entram pela porta do Batismo. É por isso que não se podem salvar aqueles que, não ignorando que Deus, por Jesus Cristo, fundou a Igreja Católica como necessária, se recusam a entrar nela ou a nela perseverar.” (Catecismo da Igreja Católica, n. 846)















A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTO ANDRÉ APÓSTOLO

Apóstolo da coragem e alegria, Santo André foi fundador das igrejas na Acaia, onde testemunhou Jesus com o seu próprio sangue, já que foi martirizado numa cruz em forma de X, a qual recebeu do santo este elogio: "Salve Santa Cruz, tão desejada, tão amada. Tira-me do meio dos homens e entrega-me ao meu Mestre e Senhor, para que eu de ti receba o que por ti me salvou!"




























































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...