quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mitos Litúrgicos - Eucaristia é para ser comida ou adorada?


Amigos queridos, a paz de Jesus!
Dando continuidadde a postagem referente aos mitos liturgicos, mais uma vez posto com autorização do autor para que possamos nos aprofundar cada dia mais e verdadeiramente nos achegarmos ao trono do Senhor na Santa Eucarístia dando a ela toda importância e verdadeira reverência que merece.

“A Eucaristia é para ser comida e ou para ser adorada?”

É para ser adorada, sim.
A Hóstia consagrada é a Presença Real e substancial de Nosso Senhor, e por isso a Santa Igreja dedica a ela toda a adoração. O Santo Padre Bento XVI responde (Exortação Sacramentum Caritatis, n.66, de 2006) :”…aconteceu às vezes não se perceber com suficiente clareza a relação intrínseca entre a Santa Missa e a adoração do Santíssimo Sacramento; uma objeção então em voga, por exemplo, partia da idéia que o pão eucarístico nos fora dado não para ser contemplado, mas comido. Ora, tal contraposição, vista à luz da experiência de oração da Igreja, aparece realmente destituída de qualquer fundamento; já Santo Agostinho dissera: « Nemo autem illam carnem manducat, nisi prius adoraverit; (…) peccemus non adorando – ninguém come esta carne, sem antes a adorar; (…) pecaríamos se não a adorássemos ». De facto, na Eucaristia, o Filho de Deus vem ao nosso encontro e deseja unir-Se conosco; a adoração eucarística é apenas o prolongamento visível da celebração eucarística, a qual, em si mesma, é o maior ato de adoração da Igreja: receber a Eucaristia significa colocar-se em atitude de adoração d’Aquele que comungamos.”
Dizer que a Eucaristia não é para ser adorada implica em negar a que a Hóstia Consagrada é o Corpo de Nosso Senhor, ou pensar que Deus não é digno de adoração…
Máteria postada originalmente no site:http://www.reinodavirgem.com.br
Autor: Francisco Dockhorn
Revisão teológica:Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen-RS
Publicação original:11 de Fevereiro de 2009, 151º aniversário das aparições da Santíssima Virgem em Lourdes

Este artigo foi bem curto, mas de grande reflexão para todos nós e deixo-vos a pergunta e a mim em primeiro lugar: Tenho dado a devida importância e adoração a Jesus Eucarístico? Me preparo todas as vezes que comungo? Creio verdadeiramente que se trata do corpo e sangue de Cristo?
Termino com uma mensagem de exortação feita por Nossa Senhora em 15 de outubro de 1983.

“Vós não participastes da missa como deveríeis. Se soubésseis que graça e que dom recebeis na Eucaristia, vós vos prepararíeis todos os dias pelo menos durante uma hora. Devereis confessar-vos pelo menos uma vez por mês. Seria necessário na paróquia dedicar à reconciliação três dias por mês: a primeira sexta-feira e o sábado e o domingo seguintes”(15/10/1983)

Desejo a todos uma semana cheia de graça e presença real de Jesus Eucarístico.
Paz e Bem
Pati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...