quarta-feira, 3 de novembro de 2010

LITURGIA DIÁRIA - 04/11/10 - A ASSISTÊNCIA À SANTA MISSA : FONTE DE SANTIFICAÇÃO - PARTE 04 - FINAL

COM MAIOR RAZÃO, DEVEMOS PREFERIR A SANTA MISSA AOS DIVERTIMENTOS NOS QUAIS SE GASTA O TEMPO SEM NENHUMA VANTAGEM PARA A ALMA. TODOS OS PASSOS QUE ALGUEM DÁ PARA OUVIR À SANTA MISSA SÃO CONTADOS POR UM ANJO E POR ELES DEUS LHES CONCEDERÁ UM PRÊMIO MUITO GRANDE NESTA VIDA E NA ETERNIDADE"
SANTO AGOSTINHO


A ASSISTÊNCIA À SANTA MISSA : FONTE DE SANTIFICAÇÃO - PARTE 04 - FINAL

Pode-se aplicar a isso o que Santo Tomás [10] diz sobre a atenção na oração vocal: “A atenção pode estar ou bem nas palavras para bem pronunciá-las, ou no sentido das palavras, ou no fim da oração, quer dizer em Deus e naquilo pelo que se reza... Esta ultima atenção, que os mais humildes, sem cultura podem ter, é algumas vezes tão grande que é como se o espírito fosse elevado para Deus e se esquecesse de todo o resto”.
Assim também para bem assistir a missa, com fé, confiança, verdadeira piedade e amor, podemos segui-la de maneiras diferentes. Podemos estar atentos às preces litúrgicas, geralmente tão belas e tão cheias de unção, de elevação e de simplicidade. Podemos lembrar a Paixão e a Morte do Salvador, cuja missa é o memorial e se considerar como estando ao pé da Cruz com Maria, João, as santas mulheres. Podemos ainda nos aplicar a render a Deus, em união com Jesus, os quatro deveres que são os fins do Sacrifício: adoração, reparação, pedido e ação de graças [11].
Mas de qualquer maneira que se siga a Missa, é preciso insistir em uma coisa importante. É preciso sobretudo nos unirmos profundamente à oblação do Salvador, o sacerdote principal: com ele, é preciso oferecê-lo a seu Pai, nos lembrando que esta oblação agrada mais a Deus do que todos os pecados lhe desagradam. É preciso nos oferecer, cada dia, mais profundamente, oferecer particularmente as penas e contrariedades que costumamos ter e aquelas que se apresentarão durante o dia.
É assim que no ofertório o padre diz: “In spiritu humilitatis et in animo contrito suscipiamur a te, Domine: É com espírito de humildade e coração contrito que vos pedimos Senhor, de nos receber”.
O autor da Imitação, I. IV, cap. VIII, insiste com razão sobre este ponto: O Senhor diz: “ Como me ofereci voluntariamente a meu Pai por vossos pecados, na cruz..., assim deveis todos os dias, no sacrifício da Missa, vos oferecer a mim, como uma hóstia pura e santa, do mais profundo do vosso coração... É a vos que eu quero e não vossos dons... Se permanecerdes em vós mesmos, se não vos abandonardes sem reserva a minha vontade, vossa oblação não será completa e não estaremos unidos perfeitamente”.
No capítulo seguinte, o fiel responde: “Na simplicidade de meu coração, eu me ofereço a vós meu Deus, para vos servir para sempre... Recebei-me com a oblação santa de vosso precioso Corpo... Ofereço-vos também tudo o que há de bom em mim, por mais imperfeito que seja, para que vós a torne mais digna de vós. Ofereço-vos ainda todos os piedosos desejos das almas fiéis, a oração por aqueles que me são queridos... A súplica por aqueles que me ofenderam ou entristeceram, por aqueles também que eu mesmo afligi, feri, escandalizei, sabendo ou não, afim de que nos perdoeis todas nossas ofensas mútuas... e fazei que sejamos dignos de gozar aqui na terra dos vossos dons e alcançar a vida eterna.”
A missa assim compreendida é uma fonte fecunda de santificação, de graças sempre renovadas; por ela pode-se realizar cada vez melhor para nós a oração do Salvador: “Dei-lhes a luz que vós me destes, para que sejam um como nós somos um, Eu neles e vós em mim, afim de que eles sejam perfeitamente um e que o mundo saiba que vós me enviastes e que vós os amastes como vós me amais” (João, 17, 23).
A visita ao Santíssimo Sacramento deve nos recordar a missa da manhã e devemos pensar que no Tabernáculo, se não há sacrifício propriamente dito, que cessa com a missa, no entanto Jesus realmente presente continua a adorar, orar e render graças.
Deveríamos nos unir a essa oblação do Salvador a qualquer hora do dia. Como diz a oração do Coração Eucarístico: “Ele é paciente a nos esperar, apressado em nos atender; é a sede de todas as graças sempre renovadas, o refúgio da vida escondida, o mestre dos segredos da união divina”. Devemos junto ao Tabernáculo, “calar-nos para escutar, e abandonar-nos para nele nos perder” [12]
A visita à Jesus Eucarístico, era a ânsia constante dos Santos , bem como a hora de Adoração Eucarística, a hora da Comunhão Espiritual , as jaculatórias, os atos de amor nascidos espontaneamente e cheios de afeto. Somente no céu, iremos compreender que Divina maravilha é a Santa Missa. Por mais que nos esforcemos e por mais Santos e inspirados que sejamos, nada mais podemos fazer se não balbuciar pobre palavras como as crianças , se quisermos falar sobre esta Obra Divina , que está acima da capacidade de compreensão dos homens e dos Anjos



"MEUS FILHOS, COMO PODEREI EU LHES EXPLICAR A SANTA MISSA ? A SANTA MISSA É INFINITA COMO JESUS.....PERGUNTAI A UM ANJO O QUE É A SANTA MISSA , E ELE VOS RESPONDERÁ COM TODA A VERDADE : EU SEI O QUE ELA É E PORQUE SE CELEBRA; CONTUDO EU NÃO SEI O TAMANHO DO VALOR QUE EL TEM. UM ANJO, MIL ANJOS NO CÉU SABEM DISSO E ASSIM PENSAM"
SANTO PADRE PIO DE PIETRELCINA








"O ALTAR DE NOSSAS IGREJAS , NÃO É DIFERENTE DO ALTAR DO GÓLGOTA ; POIS ELE TAMBÉM É UM MONTE ENCIMADO POR UMA CRUZ E POR UM CRUCIFICADO , E É NELE QUE SE REALIZA A RECONCILIAÇÃO ENTRE DEUS E O HOMEM"
PAPA PIO XII






Primeira leitura (Filipenses 3,3-8a)

Quinta-Feira, 4 de Novembro de 2010
São Carlos Borromeu
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses.

Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo (Salmos 104)

— Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
— Exulte o coração dos que buscam o Senhor!

— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra


Evangelho (Lucas 15,1-10)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’
7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

- Palavra da Salvação
- Glória a vós, Senhor


Mensagem de Nossa Senhora no dia 25 de julho a vidente Marija
Queridos filhos, os convido novamente a seguir-Me com alegra. Desejo guiá-los todos a Meu Filho e seu Salvador. Não estão conscientes de que sem Ele vocês não tem alegria nem mesmo futuro e a Vida Eterna. Por isto, filhinhos, façam bom uso deste tempo de oração alegre e abandono. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo!
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO CARLOS BORROMEU
No silêncio da meditação, lançou Carlos planos grandiosos para a reorganização da Igreja Católica. Estes todos se concentraram na ideia de concluir o Concílio de Trento. De fato, era o que a Igreja mais necessitava, como base e fundamento da renovação e consolidação da vida religiosa


























































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...