domingo, 28 de novembro de 2010

IGREJA UNA , SANTA , CATÓLICA , APOSTÓLICA , ROMANA - LITURGIA DIÁRIA - 29/11/2010

IGREJA UNA , SANTA , CATÓLICA APOSTÓLICA , ROMANA

A IGREJA CATÓLICA É SANTA , JUSTA E INERRANTE, ou seja, isenta de erros e pecados. A IGREJA CATÓLICA NUNCA ERROU E JAMAIS VAI ERRAR. O seu Corpo é santo, cuja Cabeça também o é: JESUS CRISTO. Ela é a IGREJA E DEUS VIVO : coluna e sustentáculo da verdade (1 Tm 3, 15). É errada a expressão “a Igreja é santa e pecadora”. Não existe tal expressão na Bíblia e nem na Tradição. A correta colocação se encontra no Credo dos Apóstolos: “Creio na Santa Igreja Católica”. São injustas as acusações, calúnias difamações contra a IGREJA CATÓLICA . Os críticos não sabem ou não querem entender a mistogogia da IGREJA , separar o joio do trigo, saber compreender verdadeiramente os fatos históricos e dogmáticos e ter ciência “dos erros dos filhos pecadores” na IGREJA e não “os pecados da Igreja”. A IGREJA é toda santa (Ef 5, 27). É a noiva de CRISTO (Mc 2, 19). Vejamos de maneira magistral a explicação do grande teólogo beneditino Dom Estêvão Bettencourt: “Nos últimos decênios tem sido transposto para a IGREJA o título de “simultaneamente santa e pecadora”. Chega mesmo a designá–la como “a casta meretriz”. Nos que concerne à Igreja, é necessário distinguir entre a pessoa e o pessoal da Igreja. Pessoa da Igreja é o elemento estável e santo que ela contém como Esposa de Cristo “sem mancha nem ruga” (Ef 5, 25 – 27). Como Corpo de CRISTO, vivificado pela indefectível presença de CRISTO, a IGREJA conserva uma santidade imperecível de CRISTO. Ela é a mãe de filhos, que são o seu pessoal. Estes são pecadores, de modo que introduzem o pecado na IGREJA, que os carrega procurando dar–lhes o remédio necessário. Observe–se bem que o Papa JOÃO PAULO II, ao pedir perdão, nunca o pediu para a IGREJA, mas sempre para os filhos ou o pessoal da IGREJA. A expressão “casta meretriz” é imprópria, porque consta de um substantivo sinistro e de um adjetivo alvissareiro; a IGREJA seria substancialmente pecadora e acidentalmente ou ocasionalmente santa-o que é falso, ela é substantivamente santa e acidentalmente portadora do pecado de seus filhos. Analisando essa ambígua realidade, podia o PAPA PIO XII escrever em 1943: “Nada se pode conceber de mais glorioso, mais nobre, mais honroso do que pertencer à IGREJA SANTA, CATÓLICA, APOSTÓLICA e ROMANA, por um Chefe tão sublime, somos penetrados por um único ESPÍRITO DIVINO ; enfim somos alimentados neste exílio terrestre por uma só doutrina e um só Pão celeste, até que finalmente tomemos parte na única e eterna bem aventurança celeste” (PIO XII – Mystici Corporis Christi n° 90 – 29/06/1943). (PR, N° 535, pp. 22 e 23). Sobre a IGREJA, escreve a maior gênio do pensamento filosófico e teológico do século V, fundador, bispo e Doutor da IGREJA , SANTO AGOSTINHO de Hipona: “Visitai esta mãe, que vos gerou. Vede o que ela vos deu: uniu a criatura ao criador, dos servos fez filhos de DEUS, dos escravos do demônio irmão de CRISTO. Não sereis ingratos a tão grandes benefícios se lhe oferecerdes a alegria da vossa presença. Ninguém pode sentir que DEUS o ama se despreza a IGREJA mãe. Está mãe Santa e espiritual prepara–vos cada dia alimento espiritual... ela não quer que seus filhos tenham fome desse alimento. Não abandoneis esta mãe, para que ela vos sacie da abundancia de sua casa... vos recomende a DEUS PAI como filhos dignos e vos conduza, livres e com saúde, à pátria eterna, depois de vos ter alimentado com amor” Não existem palavras para explicitar a magnífica felicidade de pertencer à Igreja guiada e iluminada pelo divino ESPÍRITO SANTO, e esta IGREJA só pode ser: UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA. UNA, porque o seu modelo é de plena unidade e une todos os fiéis na comunhão em CRISTO. SANTA, porque DEUS santíssimo e o seu autor; CRISTO entregou-se por ela, para santificá–la e torná–la santificante e o ESPÍRITO SANTO a vivifica com a caridade. CATÓLICA, porque a sua missão de pregar o Evangelho é universal. Nela contém a plenitude dos meios de salvação. APOSTÓLICA, porque a sua origem está edificada sobre o “alicerce dos apóstolos”, porquanto ensinada, santificada e dirigida, até a volta de CRISTO, pelos Apóstolos, graças a seus sucessores, os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro. A SANTA MADRE IGREJA nos ama e devemos amá–la até o fim das nossas vidas. Um só batismo, um só DEUS, um só Bom Pastor, um só Espírito Consolador, uma só fé, uma só esperança e uma só IGREJA



Mensagem do dia 02 de janeiro de 2008 (Mirjana)
Queridos filhos!
Com toda força do meu coração eu os amo e me dou a vocês. Como uma mãe luta pelos seus filhos, eu rezo por vocês e luto por vocês. Eu lhes peço para não terem medo de se abrirem, assim como serem capazes de amarem com o coração e de se doarem aos outros. Quanto mais vocês fizerem isto de coração mais receberão e melhor compreenderão a meu Filho e o Dom que Ele lhes dá. Então todos os reconhecerão através do amor do meu Filho e através de mim. Muito obrigada
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE



















PAPA BONIFÁCIO VIII : Por imposição da fé, estamos obrigados a crer e manter que há uma só IGREJA SANTA E CATÓLICA e a mesma APOSTÓLICA , e nós firmemente cremos e simplesmente a confessamos , e fora dela não há salvação e nem perdão dos pecados. (.....) Submeter-se ao ROMANO PONTÍFICE , o declaramos, o decidimos, definimos e pronunciamos como de toda necessidade de salvação para toda criatura humana" (Denzinger , 468-469)






















CONCÍLIO DE FLORENÇA : "Firmemente crê , professa e prega que ninguém que não esteja dentro da IGREJA CATÓLICA , não somente os pagãos , mas também , judeus , os hereges e os cismáticos , não poderão participar da vida eterna e irão para o fogo eterno que está preparado para o diabo e seus anjos , a não ser que antes de sua morte se unam a Ela(.....)". (Denzinger, 714)


IV CONCÍLIO INFALÍVEL DE LATRÃO (1215) , cânon I : .....Há apenas um Igreja universal dos fiéis, fora da qual ABSOLUTAMENTE NINGUÉM É SALVO.....". E no Cânon III : "Nós excomungamos e anatematizamos toda a heresia erguida contra a Santa e Católica fé sobre a qual nós, acima explanamos....."(Denzinger, 430)


Dia: 29/11/2010


PRIMEIRA LEITURA : Isaías 4, 2-6

I Semana do advento
(roxo,pref.do Advento I- oficíl do dia)

Leitura do livro do profeta Isaías - 2Naquele tempo, aquilo que o Senhor fizer crescer será o ornamento e a glória, e o fruto da terra será o orgulho e o ornato daqueles de Israel que foram salvos. 3O que restar de Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, e todos os que estiverem computados entre os vivos em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado a imundície das filhas de Sião, e apagado de Jerusalém as manchas de sangue pelo sopro do direito e pelo vento devastador, 5o Senhor virá estabelecer-se sobre todo o monte Sião e em suas assembléias: de dia como uma nuvem de fumaça, e de noite como um fogo flamejante. Porque sobre todos se estenderá a glória do Senhor, 6como a cobertura de uma tenda, à guisa de sombra contra o calor do dia, e de refúgio e abrigo contra a procela e a chuva. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (121)

REFRÃO:Que alegria quando me disseram: / "Vamos à casa do Senhor!"

1.Que alegria quando ouvi que me disseram; / "Vamos à casa do Senhor!" / E agora nossos pés já se detêm, / Jerusalém, em tuas portas. -R.
2.Jerusalém, cidade bem edificada / num conjunto harmonioso; / para lá sobem as tribos de Israel, / as tribos do Senhor.-R.
3.Para louvar, segunada a lei de Israel, / o nome do Senhor. / A sede da justiça lá está / e o trono de Davi.-R.
4.Rrogai que viva em paz Jerusalém / e em segurança os que te amam! / Que a paz habite dentro de teus muros, / tranquilidade em teus palácios!.-R.
5.Por amor a meus irmãos e meus amigos, / peço:"A paz esteja em ti!" / Pelo amor que tenho à casa do Senhor, / eu te desejo todo bem! -R.

EVANGELHO : Mateus 8, 5-11

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus - Naquele tempo, 5Entrou Jesus em Cafarnaum. Um centurião veio a ele e lhe fez esta súplica: 6Senhor, meu servo está em casa, de cama, paralítico, e sofre muito. 7Disse-lhe Jesus: Eu irei e o curarei. 8Respondeu o centurião: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa. Dizei uma só palavra e meu servo será curado. 9Pois eu também sou um subordinado e tenho soldados às minhas ordens. Eu digo a um: Vai, e ele vai; a outro: Vem, e ele vem; e a meu servo: Faze isto, e ele o faz... 10Ouvindo isto, cheio de admiração, disse Jesus aos presentes: Em verdade vos digo: não encontrei semelhante fé em ninguém de Israel. 11Por isso, eu vos declaro que multidões virão do Oriente e do Ocidente e se assentarão no Reino dos céus com Abraão, Isaac e Jacó, - Palavra da salvação


ENSINA O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA














A Igreja... é, aos olhos da fé, indefectivelmente santa. Pois Cristo, Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito Santo é proclamado o \'único Santo\', amou a Igreja como sua Esposa. Por ela se entregou com o fim de santificá-la. Uniu-a si como seu corpo e cumulou-a com o dom do Espírito Santo, para a glória de Deus\". A Igreja é, portanto, \"o Povo santo de Deus\", e seus membros são chamados \"santos\" (CIC Nº 823)

A Igreja, unida a Cristo, é santificada por Ele; por Ele e nele torna-se também santificante. Todas as obras da Igreja tendem, como a seu fim, \"à santificação dos homens em Cristo e à glorificação de Deus\". É na Igreja que está depositada \"a plenitude dos meios de salvação\". É nela que \"adquirimos a santidade pela graça de Deus\" (CIC Nº 824)




A IGREJA CELEBRA HOJE
SÃO FRANCISCO ANTONIO FASANI

Como Religioso, foi um verdadeiro "ministro" no sentido franciscano, ou seja, o servo de todos os frades: caridoso e compreensivo, mas santamente exigente quanto à observância da Regra, e de modo particular em relação à prática da pobreza, dando ele mesmo incensurável exemplo de regular observância e de austeridade de vida









































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...