segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CREIO


Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, a paz de Nosso Senhor e o amor de Maria estejam convosco e com os seus.

No Evangelho de ontem – 33º domingo do TC –, Jesus diz aos Seus discípulos: “É pela constância que alcançareis a vossa salvação.” Lc 21, 19. Pela nossa perseverança, pela nossa fidelidade, alcançaremos a salvação... Perseverança em quê?? Na fé!!! Fé esta que professamos ao rezar com toda a Igreja o “Credo”. No dia de hoje gostaria de meditar convosco a mensagem de 18 de fevereiro 1983:

“Queridos filhos! A oração mais bela é o Credo. Mas todas as orações são boas e agradáveis a Deus se vêm do coração. Obrigada por terdes respondido ao meu chamado”.

Todas as orações são agradáveis a Deus, nos diz Maria, se são rezadas com o coração, se brotam de nosso coração como resposta de amor a Deus. Mas me senti, de modo especial, provocada a entender o porquê de o Credo ser a mais bela oração.

E no meu coração não encontrei outra resposta senão o fato de o Credo ser a profissão da nossa adesão total a Deus que se revela ao homem: “EU SOU AQUELE QUE SOU” Ex 3, 14. “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis.” Eu digo que creio em um único Deus, criador de tudo; que me criou por amor e para o amor. Um Deus que criou tudo aquilo que meus olhos alcançam, que minha mente imagina e também tudo aquilo “que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou” (I Cor 2, 9).

Se digo que creio em Deus creio naquilo que Ele me diz, naquilo que Ele realizou e realiza, pois Deus não criou tudo e abandonou Sua criação mas recria todas as coisas dia-a-dia por nós e para nós!! Crer é reconhecer Sua existência, Sua ação, Seu poder, Sua Sabedoria infinita e mais, é aderir aos Seus desígnios, às Suas Palavras e mandamentos. Como posso dizer que creio se só aceito o Deus “bonzinho”, “misericordioso”, mas o Deus Justo, que me corrige mesmo que seja na dor, eu rejeito... Porque Deus só criou o que é bom e perfeito, não criou o pecado e o castigo, então isso não existe, é coisa inventada pelos homens... Pois bem, se é coisa inventada, então eu nego o que se segue.

“Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu Reino não terá fim.”

Para quê Jesus Cristo, Filho de Deus, precisaria ser gerado, se fazer homem como nós, ser morto e sepultado, PARA NOSSA SALVAÇÃO, se não existe pecado, nem castigo??!?! Não seria suficiente que Deus em Seu infinito amor nos criasse e nos deixasse “resolver” nossos problemas e nos salvarmos por nós próprios??

Irmãos, por nós mesmos, ficou provado em nossos primeiros pais, só seríamos capazes de nos afastar de Deus, de Sua graça. E o amor de Deus é tão grande que não bastava que Seu Filho, consubstancial a Ele se tornasse homem, como que por mágica!!!

Foi preciso que Ele se encarnasse num seio de mulher, que por mais pura e santa, ainda assim era carne humana, infinitamente abaixo da grandiosidade do Senhor e sendo homem, fosse semelhante a nós em tudo, menos no pecado, para desta forma preencher o imenso abismo que nos separava de Deus, elevando assim a dignidade humana.

Dignou-se a sofrer como homem, sofrer como Filho de Deus, pois homem algum sofreria a tal ponto, não por amor! Ensinando-nos que, na agonia, o homem pode desejar afastar o cálice, mas que Nele os filhos de Deus aceitam que se faça a vontade do Pai (Mc 14, 36). Aceitou ter Seu corpo rasgado, Seus pés e mãos atravessados, Seu rosto desfigurado, o lado aberto e ainda assim, não era suficiente, porque o Amor é grande demais!!! Fez-se Pão, se faz vida, a cada dia, por cada um de nós!!! E alguém pode me dizer o porquê, se pecado não existe??!?!

“Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.” Se creio no Espírito, creio na Palavra de Deus inspirada por Ele; e vivo pelo Espírito!!! Se creio, abandono o antigo homem que vivia pela carne e busco, pela graça de Deus, os frutos do Espírito. Não posso dizer que creio no Espírito e não lutar de corpo, mente e alma, com todas as minhas forças contra o homem velho que estava morto pelo pecado!!!

Se não vivo pelo Espírito, se não sou guiado por Ele, não tenho como crer “na Igreja una, santa, católica e apostólica”; Igreja que recebeu de Cristo o Espírito (Jo 20, 22) e por Ele foi guiada desde o príncipio (At 2). Não há como não crer no Espírito e professar “um só Batismo para remissão dos pecados” e esperar a ressurreição dos mortos, a ressurreição da carne e crer na vida do mundo que há de vir.

Meus irmãos, a mentira pode ser enfeitada, ornada, adaptada conforme a necessidade, para ganhar qualquer freguês. A mentira se fantasia, se macaqueia, pinta uma bela face, mas devora sua alma!!! A verdade é uma, clara, professada pela fé dos apóstolos, a fé da Igreja. Diante dela, nós só temos uma opção: ADERIMOS OU NÃO! Se opto por aderir, não há o que ser adaptado ou mudado a meu gosto; ou tomo por inteiro ou vivo numa mentira.

Como posso crer e não viver? Como posso dizer que creio no Pai e não busco viver Seus mandamentos? Como posso crer no Filho que morreu e ressuscitou por amor a mim e acreditar em doutrinas falsas que pregam reencarnação onde eu mesmo sou meu redentor e salvador? Como creio no perdão dos pecados, se não me vejo como pecador e não procuro com freqüência a confissão?? Hipócrita!!! Mentiroso, pois aquele que diz não ter pecado mente e peca contra Deus (I Jo 1, 10). Como posso invocar o Espírito Santo, batismo no Espírito pra cá, oração em línguas pra lá e não vivo como TEMPLO DO ESPÍRITO, vivendo apenas nos frutos da carne??!?! Pois eu vos lembro: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção; quem semeia no Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.” Gl 6, 7-8.

Como posso rezar o Credo e não crer na Igreja?? Quantas falsas doutrinas espalhadas pelo mundo. Religiões e seitas que se pintam com belas frases de amor e paz, mas negam a cruz de Cristo, negam Seu sacrifício. Filosofias que se dizem cristãs mas aceitam a reencarnação como forma de purificação, quando Cristo já morreu para nos salvar!!! Por que não seguir a Igreja?? Porque me exige coisas que não estou disposto a fazer?? Por que o Papa é “retrógrado”?? Por que me exige disciplina, coerência, obediência?? Por que preciso ser humilde para reconhecer meus pecados e ir confessá-los com um homem que na minha cabeça fico julgando ser mais pecador do que eu?? Por que não é uma fé de gôndola de supermercado onde eu pego aquilo que me convém?? São Paulo nos dirá que ainda que desça um anjo do céu para ensinar um Evangelho diferente daquele ensinado por ele, anátema seja (Gl 1, 8). Cuidado, meus irmãos, com aqueles que ensinam caminhos fáceis e pregam um Evangelho que se adapta a cada um conforme sua vontade.

Caríssimos, nós precisamos estar atentos ao que rezamos! Aquilo que eu não creio, que não professe minha boca para que eu não seja tido como mentiroso! É melhor ser um pagão de fato, do que o ser de ato! O Papa Bento XVI, em 18 de setembro deste ano, por ocasião da vigília de oração para a beatificação do Cardeal J. H. Newman, em Londres, disse: "Newman ensina-nos que se acolhermos a verdade de Cristo e comprometermos a nossa vida por Ele, não pode haver separação entre aquilo em que cremos e o modo como vivemos a nossa existência. Cada nosso pensamento, palavra e ação deve visar a glória de Deus e a difusão de seu Reino".

Maria nos diz nesta mensagem que o Credo é a oração mais bela e nós podemos concluir se a rezamos com o coração, meditando cada trecho, que realmente o é! Pois se cremos tudo que professamos nela, o nosso coração está na verdade, e a verdade é Cristo!

Não há como separar o que cremos do modo como vivemos, diz o Papa! Nossas ações devem traduzir aquilo que professamos com a boca! No “Credo” está o depósito da fé da Igreja de Cristo, está aquilo pelo qual devemos viver e morrer, se necessário for, pois o “Credo” me leva à Palavra de Deus, à Igreja de Nosso Senhor. Sejamos perseverantes e firmes na fé, ao invés de buscar agradar o mundo, porque o Senhor nos julgará, a mim e a você.

Gosto muito quando vou a um batizado ou crisma, e no momento da profissão de fé, o sacerdote diz: Cada um responda “CREIO” e não “cremos” e ainda, “RENUNCIO” e não “renunciamos”; isto mostra exatamente que CRER é um ato individual, de adesão pessoal, um ato consciente e livre, com toda certeza apoiado na graça de Deus, mas onde a resposta é unicamente minha!!!

Caríssimos, o Credo é a fé da Igreja e não deve ser a toa que é rezado depois da proclamação do Evangelho e da homilia do sacerdote, mas para que acabando de ouvir a Palavra do Senhor, afirmemos CREIO.
É nisto que eu creio e não abro mão!!! E você??? Obrigada por ler este comentário e acolher o que a Mãe tinha a te dizer hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...