terça-feira, 16 de novembro de 2010

COMUNHÃO DE JOELHOS E NA BOCA É ADORAÇÃO À DEUS - LITURGIA DIÁRIA - 17/11/2010

COMUNHÃO DE JOELHOS E NA BOCA É ADORAÇÃO A DEUS





PAULO VI não aprovara o uso ou prática da Comunhão na mão dos fiéis , e por anos se debateu , opondo-se à petulância de bispos,mais sensíveis à doutrina e ao costume do mundo protestante, que preocupados com o cultivar a fé do povo . As suas razões (de PAULO VI) eram e continuam a ser objetivamente validíssimas , sobretudo porque fundadas no perigo de multiplicar irreverências e profanações, CONTUDO é válido e permitido receber o Corpo de Cristo nas mãos



Em muitíssimas dioceses do mundo católico – inclusas as das Conferências Episcopais italiana e portuguesa – catequistas improvisados, liturgistas sem escrúpulo algum, bispos condenscentes, sacerdotes superficiais e liberaloides, não só aceitaram a nova prática, mas tão pouco se interessaram com o fazer cumprir as normas prescritas, chegando pelo contrário a obrigar arrogantemente adultos e crianças a receber a Hóstia na mão, apesar da resistência e os vivos protestos dos mais perfeitamente informados...
O perigo das previstas e temidas profanações foi-se traduzindo numa realidade tristemente reconhecida por um sem numero de testemunhas seculares, infelizmente incapazes de a impedir. O novo rito – segundo crônicas quase diárias – fez subir para números impressionantes a quantidade das “missas negras”, celebradas por toda a parte com Hóstias consagradas, roubadas ou pagas por suspeitas figuras de emissários de Satanás.
Chegam-nos vozes ou noticias sobre casos de deploráveis faltas de respeito na forma como se tratam as espécies eucarísticas, faltas que caem não apenas sobre as pessoas culpadas de um tal comportamento, mas também sobre os Pastores da Igreja, que terão sido menos ou mesmo nada vigilantes sobre o comportamento dos fiéis para com a Eucaristia (...). É difícil não acenar para os dolorosos fenômenos acima recordados...... Assim falou desde 1980, JOÃO PAULO II (Dominicae cenae II). Mas os seus lamentos não tiveram eco algum e as profanações continuaram a multiplicar-se.
A reação oposta ao novo rito, sustentada acima de tudo pelo pleno conhecimento da disposição de PAULO VI e pelos verdadeiros responsáveis denunciados pelo próprio Pontífice, provocou respostas reveladoras das intenções heréticas de teologastros e liturgistas libertinos. Tendo-se lamentado o perigo da queda dos fragmentos do Pão consagrado, o público, em revistas e jornais, logo ouviu muito bem responder-se com irritante jactância ou basófia que não havia motivo para preocupações, porque esses fragmentos, separados das Hóstias e caídos em terra ou ficados no fundo das nossas píxides sob a forma de pó branco, perdem as aparências que caracterizam o pão, pelo que já não são “ o sinal” da presença de Cristo. Mas foi bem mais fácil refutá-lo, respondendo ou observando que:
nenhuma das minúsculas partículas ou simples fragmentozinhos desse pó muda de natureza, mantendo-se sempre verdadeiro pão, como não mudam as da pimenta, do cacau, do açúcar farelado e de qualquer outro corpo reduzido a pó... Atesta-o, com absoluta certeza, o simples bom senso de toda a comum dona de casa....;
mesmo que cada grãozinho ou fragmento do supradito pó não apresente as dimensões que por norma tornam o pão comestível, verdade é que ele conserva no entanto as qualidades sensíveis suficientes para constituir o “sinal” indiscutível e inequívoco da real presença de Cristo, como a cor, o sabor, o cheiro, o peso, as propriedades nutritivas e outras quimicamente reconhecíveis... De resto, precisamente a qualidade (objeto próprio de cada um dos sentidos) torna sensível a quantidade (objeto comum de todos os sentidos)...;
além disso, se com o pó das hóstias, recolhido no fundo das píxides, posso encher uma colher e alimentar-me realmente com ele (como poderia fazê-lo para dar a Comunhão a um doente), é sinal de que os grãozinhos que o compõem permanecem verdadeiro pão: trata-se de “partes integrantes” de um “todo” homogêneo....;
supor que os grãozinhos que compõem o pó acima referido já não têm valor sacramental significa levantar o formidável e insolúvel problema dos limites da grandeza sob os quais cessa ou desaparece a real presença de Cristo. Quem terá então autoridade para os fixar?... Qualquer indicação que fosse não poderia passar de arbitrária e sacrílega...”
e é verdadeiramente arbitrária e sacrílega para quem, aceitando o solene magistério da Igreja, continua a acreditar que, segundo os Concílios ecumênicos de Florência e de Trento, CRISTO ESTÁ PRESENTE EM TODA A HÓSTIA CONSAGRADA E EM CADA UMA DAS SUAS PARTES, POR MAIORES OU MENORES QUE SEJAM.
Presença que supõe, evidentemente, e de um modo indispensável, essa prodigiosa TRANSUBSTANCIAÇÃO, exigida com insistência pela Igreja, pela qual a presença de Cristo NÃO É CONDICIONADA ÀS DIMENSÕES do pão consagrado, mas sim à sua SUBSTÂNCIA. Por conseguinte, até que esta apresente as propriedades que a caracterizam, a transubstanciação é certa, a presença de Cristo é inegável
O PAPA BENTO XVI recordando as palavras de SANTO AGOSTINHO “nemo autem illam carnem manducat, nisi prius adoraverit; peccemus non adorando” (Enarrationes in Psalmos 89, 9; CCLXXXIX, 1385) ressalta que “receber a Eucaristia significa colocar-se em atitude de adoração d’Aquele que comungamos (...) somente na adoração pode amadurecer um acolhimento profundo e verdadeiro” (Sacramentum Caritatis, 66)


HOMILIA FEITA PELO SANTO PADRE NOSSO, PAPA JOÃO PAULO II, no encerramento do Congresso Eucarístico em Wroclaw - "Mystery of Faith!" "MISTÉRIO DA FÈ" :
Estas são palavras que dizem respeito à própria essência da. Eis Eucaristia, Cristo veio ao mundo para outorgar a vida divina do homem. Ele não só proclamava a Boa Nova, mas Ele também instituiu a Eucaristia, que é fazer presente até o fim dos tempos redentora. mistério Seu E como os meios de expressar isto, Ele escolheu os elementos da natureza - o pão eo vinho, a comida ea bebida que o homem deve consumir para manter sua vida. da Eucaristia é precisamente essa comida e bebida em si. Este alimento contém, em todo o poder da redenção operada por Cristo. Para viver o homem precisa de comida e bebida. A fim de ganhar o homem a vida eterna necessidades da Eucaristia. Esta é a comida ea bebida que transforma a vida do homem e abre diante de si o caminho da vida eterna . Ao consumir o Corpo eo Sangue de Cristo, o homem carrega dentro de si, já nesta terra, a semente da vida eterna, pois a Eucaristia é o sacramento da vida em Deus. Cristo diz: "Como viver Pai me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim aquele que Me come viverá por mim . "(Jo 6:57)




















Mensagem do dia 25/01/2009
Queridos filhos! Também hoje Eu os convido à oração. Que a oração seja para vocês como a semente que vocês colocarão em Meu Coração, a qual Eu darei a Meu Filho por vocês, para a salvação de suas almas. Eu desejo, filhinhos, que cada um de vocês apaixonem-se pela Vida Eterna, que é o seu futuro, e que todas as coisas do mundo sejam uma ajuda para se aproximar de Deus Criador. Eu estou com vocês por tanto tempo porque vocês estão no caminho errado. Somente com Minha ajuda, filhinhos, vocês abrirão seus olhos. Há muitos de vocês que, vivendo as Minhas mensagens, compreendem que estão no caminho da santidade para a eternidade. Obrigada por terem respondido ao Meu apelo - MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE















































Dia: 17/11/2010
Primeira Leitura: Apocalipse 4, 1-11

SANTA ISABEL DA HUNGRIA ESPOSA E RELIGIOSA
(branco, pref. comum ou dos santos - ofício da memória)

Leitura do livro do Apocalipse de São João - 1Depois disso, tive uma visão: vi uma porta aberta no céu, e a voz que falara comigo, como uma trombeta, dizia: Sobe aqui e mostrar-te-ei o que está para acontecer depois disso. 2Imediatamente, fui arrebatado em espírito; no céu havia um trono, e nesse trono estava sentado um Ser. 3E quem estava sentado assemelhava-se pelo aspecto a uma pedra de jaspe e de sardônica. Um halo, semelhante à esmeralda, nimbava o trono. 4Ao redor havia vinte e quatro tronos, e neles, sentados, vinte e quatro Anciãos vestidos de vestes brancas e com coroas de ouro na cabeça. 5Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante do trono ardiam sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus. 6Havia ainda diante do trono um mar límpido como cristal. Diante do trono e ao redor, quatro Animais vivos cheios de olhos na frente e atrás. 7O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno vôo. 8Estes Animais tinham cada um seis asas cobertas de olhos por dentro e por fora. Não cessavam de clamar dia e noite: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar. 9E cada vez que aqueles Animais rendiam glória, honra e ação de graças àquele que vive pelos séculos dos séculos, 10os vinte e quatro Anciãos inclinavam-se profundamente diante daquele que estava no trono e prostravam-se diante daquele que vive pelos séculos dos séculos, e depunham suas coroas diante do trono, dizendo: 11Tu és digno Senhor, nosso Deus, de receber a honra, a glória e a majestade, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade é que existem e foram criadas. - Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial(150, 1-4)

REFRÃO: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente.
1. Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento. Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. - R.

Evangelho: Lucas 19, 11-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 11Ouviam-no falar. E como estava perto de Jerusalém, alguns se persuadiam de que o Reino de Deus se havia de manifestar brevemente; ele acrescentou esta parábola: 12Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar. 13Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: Negociai até eu voltar. 14Mas os homens daquela região odiavam-no e enviaram atrás dele embaixadores, para protestarem: Não queremos que ele reine sobre nós. 15Quando, investido da dignidade real, voltou, mandou chamar os servos a quem confiara o dinheiro, a fim de saber quanto cada um tinha lucrado. 16Veio o primeiro: Senhor, a tua mina rendeu dez outras minas. 17Ele lhe disse: Muito bem, servo bom; porque foste fiel nas coisas pequenas, receberás o governo de dez cidades. 18Veio o segundo: Senhor, a tua mina rendeu cinco outras minas. 19Disse a este: Sê também tu governador de cinco cidades. 20Veio também o outro: Senhor, aqui tens a tua mina, que guardei embrulhada num lenço; 21pois tive medo de ti, por seres homem rigoroso, que tiras o que não puseste e ceifas o que não semeaste. 22Replicou-lhe ele: Servo mau, pelas tuas palavras te julgo. Sabias que sou rigoroso, que tiro o que não depositei e ceifo o que não semeei... 23Por que, pois, não puseste o meu dinheiro num banco? Na minha volta, eu o teria retirado com juros. 24E disse aos que estavam presentes: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas. 25Replicaram-lhe: Senhor, este já tem dez minas!... 26Eu vos declaro: a todo aquele que tiver, dar-se-lhe-á; mas, ao que não tiver, ser-lhe-á tirado até o que tem. 27Quanto aos que me odeiam, e que não me quiseram por rei, trazei-os e massacrai-os na minha presença. 28Depois destas palavras, Jesus os foi precedendo no caminho que sobe a Jerusalém. - Palavra da salvação



A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTA ISABEL DA HUNGRIA

Santa Isabel Da Hungria, renunciou aos títulos, além de entrar na Ordem Terceira de São Francisco. Fundou um convento de franciscanas em 1229 e pôs-se a servir os doentes e enfermos até morrer, em 1231, com apenas 24 anos num hospital construído com seus bens






















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...