domingo, 21 de novembro de 2010

COMUGAR EM ESTADO DE GRAÇA - LITURGIA DIÁRIA - 22/11/2010

COMUNGAR EM ESTADO DE GRAÇA

NUNCA SE HÀ DE HONRAR MAIS A JESUS CRISTO , DO QUE HONRANDO A SANTÍSSIMA VIRGEM , DESDE QUE A HONRA QUE SE PRESTE À MARIA NÃO TEM OUTRO FIM QUE HONRAR MAIS PERFEITAMENTE A JESUS CRISTO
Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem
São Luis Maria Grignion de Montfort



NOSSA SANTA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA, desde o início, adverte os fiéis sobre a responsabilidade de receber dignamente – isto é, em estado de graça – o Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Já no início da Igreja, São Paulo Apóstolo exortava severamente os cristãos da comunidade de Corinto, com as seguintes palavras:


“Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice anunciais a morte do Senhor até que ele venha. Eis por que todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Por conseguinte, que cada um examine a si mesmo antes de comer desse pão e beber desse cálice, pois aquele que comer e beber sem discernir o Corpo, come e bebe a própria condenação.” (1 Cor. 11,26-29).
Aprendemos no catecismo da infância que, para receber dignamente a Eucaristia, é necessário encontrar-se na graça de Deus, ou seja, não ter consciência de nenhum pecado grave. Quem teve a fragilidade de cometer uma falta grave, deve primeiro converter-se, isto é, mudar de comportamento e depois aproximar-se humildemente do sacramento da confissão para receber a absolvição. Então poderá receber digna e frutuosamente a comunhão eucarística.
Nossa Santa Igreja continua a expor esta doutrina através dos séculos. O Servo de Deus Papa João Paulo II declarou oficialmente:
“Se o cristão tem na consciência o peso de um pecado grave, então o itinerário da penitência, através do sacramento da reconciliação, torna-se o caminho obrigatório para se abeirar e participar plenamente do sacrifício eucarístico” (ENCÍCLICA “ECCLESIA DE EUCHARISTIA” n. 37).
Neste mesmo documento o Papa transcreve a seguinte exortação proferida pelo grande doutor da Igreja São João Crisóstomo: “Também eu levanto a voz e vos suplico, peço e esconjuro para não vos abeirardes desta Mesa sagrada com uma consciência manchada e corrompida. De fato, uma tal aproximação nunca poderá chamar-se comunhão, ainda que toquemos mil vezes o corpo do Senhor, mas condenação, tormento e redobrados castigos”.
“O CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (n. 1415) estabelece o mesmo princípio: “Quem quer receber a Cristo na comunhão eucarística deve estar em estado de graça. Se alguém tem consciência de ter pecado mortalmente, não deve comungar a Eucaristia sem ter recebido previamente, a absolvição no sacramento da penitência”.
Infelizmente, hoje em dia circulam teorias falsas afirmando que podem receber a comunhão eucarística pessoas que vivem habitualmente em situação de pecado, p. ex., casais que vivem em situação matrimonial irregular, ou seja, na assim chamada “segunda união”.Sobre este problema o mesmo Papa João Paulo II se pronunciou claramente na EXORTAÇÃO APOSTÓLICA “ FAMILIARIS CONSORTIO” n. 84. Eis suas palavras:
“A Igreja, reafirma a sua práxis, fundada na Sagrada Escritura, de não admitir à comunhão eucarística os divorciados que contraíram nova união. Não podem ser admitidos, do momento em que o seu estado e condições de vida contradizem objetivamente aquela união de amor entre Cristo e a Igreja, significada e atuada na Eucaristia. Há, além disso, um outro peculiar motivo pastoral: se se admitissem estas pessoas à Eucaristia, os fiéis seriam induzidos em erro e confusão acerca da doutrina da Igreja sobre a indissolubilidade do matrimônio”.
O mesmo princípio foi reafirmado recentemente pelo atual Santo Padre Bento XVI na sua EXORTAÇÃO APOSTÓLICA “SACRAMENTUM CARITATIS” n. 29:
“O Sínodo dos Bispos confirmou a prática da Igreja, fundada na Sagrada Escritura (Mc 10, 2-12), de não admitir aos sacramentos os divorciados re-casados, porque o seu estado e condição de vida contradizem objetivamente aquela união de amor entre Cristo e a Igreja que é significada e realizada na Eucaristia”.
A insistência do Santo Padre, por meio de declarações oficiais e solenes, demonstra a atualidade e a importância pastoral deste problema. Quem tivesse a ousadia de defender a doutrina contrária afirmando que os que estão em situação de pecado e, especificamente aqueles que vivem “em segunda união matrimonial” podem receber a eucaristia, tal pessoa evidentemente estaria discordando do Vigário de Cristo na terra e colocando-se em grave situação de pecado, por estar induzindo outros a comungar sacrilegamente.
A Eucaristia, como já dizia Santo Tomás de Aquino, “é o bem máximo da Igreja”. O Concílio Vaticano II, declarou: “a Eucaristia é a fonte e ápice de toda a vida Cristã”(LUMEN GENTIUM n. 11).
Podemos então logicamente concluir que nossa vida eucarística é o termômetro de toda a nossa vida espiritual: se quisermos saber qual o atual nível de nossa vida espiritual, é suficiente examinar nossa devoção eucarística.


FONTE : ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE


OS FRUTOS PRINCIPAIS DA SAGRADA COMUNHÃO DIGNAMENTE RECEBIDA :

1.º Aumenta a graça

2.º Dá luz à alma para distinguir o bem do mal, para segui-lo e evitá-lo, respectivamente

3.º Aviva a fé e a esperança

4.º Estimula a caridade

5.º Modera a raiva e outras paixões, preservando-nos do pecado

6.º Estamos unidos com Jesus Cristo

7.º Nos dá um espírito manso

8.º Repele os demônios, para que não nos tentem tantas vezes

9.º Acalma o remorso da consciência

10.º Dá-nos uma grande confiança em Deus, na hora da morte

11.º Dá força e alimenta a alma

12.º Finalmente, dá-nos uma ajuda especial para perseverar no bem e chegar à glória eterna, sendo penhor de salvação


FONTE : SÃO PIO V


Mensagem do dia 02 de novembro de 2008 (Mirjana)
Queridos filhos!
Hoje eu os chamo a uma completa união com Deus. O seu corpo está na terra, mas eu lhes peço para que sua alma esteja toda ela o mais freqüente perto de Deus. Vocês alcançarão isto através da oração, da oração com um coração aberto. Deste modo vocês agradecerão a Deus pela incomensurável bondade que Ele lhes dá através de mim e, com um coração sincero, vocês receberão a obrigação de tratarem as almas que vocês encontrarem com igual bondade. Obrigada,meus filhos. Nossa Senhora acrescentou: De coração eu peço a Deus para dar amor e força aos seus pastores para ajudá-los nisto (nesta obrigação de tratar aos outros com bondade) e a conduzi-los
MENSAGEM DE NOSSA SENHORA EM MEDJUGORJE






































Dia: 22/11/2010

PRIMEIRA LEITURA : Apocalipse 14, 1-5

Santa Cecília Virgem e Mártir
(vermelho, pref.comum ou das santas - oficío da memória)

Leitura do livro de Apocalipse de São João - Eu João, 1Eu vi ainda: o Cordeiro estava de pé no monte Sião, e perto dele cento e quarenta e quatro mil pessoas que traziam escritos na fronte o nome dele e o nome de seu Pai. 2Ouvia, entretanto, um coro celeste semelhante ao ruído de muitas águas e ao ribombar de potente trovão. Esse coro que eu ouvia era ainda semelhante a músicos tocando as suas cítaras. 3Cantavam como que um cântico novo diante do trono, diante dos quatro Animais e dos Anciãos. Ninguém podia aprender este cântico, a não ser aqueles cento e quarenta e quatro mil que foram resgatados da terra. 4Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois são virgens. São eles que acompanham o Cordeiro por onde quer que vá; foram resgatados dentre os homens, como primícias oferecidas a Deus e ao Cordeiro. 5Em sua boca não se achou mentira, pois são irrepreensíveis. - Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL (23)

REFRÃO: É assim a geração dos que buscam vossa face, / ó Senhor, Deus de Israel.

1.Ao Senhor pertence a terra e o que ele encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou fieme sobre os mares / e,sobre a s águas, mantém inabalavél. - R.
É assim a geração dos que buscam a vossa face, / ó Senhor ,Deus de Israel.
2."Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?" / "Quem tem mãos puras e inucentes coração, / quem não dirige sua mente para o crime.-R.
3.Sobre esta desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus salvador." / "É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face."-R.

EVANGELHO : Lucas 21, 1-4

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas - Naquele tempo, 1Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo. 2Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, 3e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros. 4Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento. - Palavra da salvação



"MEUS SÃO OS CÉUS , E MINHA É A TERRA , MEUS SÃO OS HOMENS , E OS JUSTOS SÃO MEUS ; E MEUS SÃO OS PECADORES. OS ANJOS SÃO MEUS E A MÃE DE DEUS , TODAS AS COISAS SÃO MINHAS. O PRÓPRIO DEUS É MEU E PARA MIM , POIS CRISTO É MEU E TODO PARA MIM"
SÃO JOÃO DA CRUZ




























"A ALMA QUE RECEBE O SANGUE DIVINO SE TORNA TÃO BELA , COMO QUE REVESTIDA DE UMA VESTE PRECIOSA , E TÃO RESPLANDECENTE , QUE , SE PUDESSEMOS VÊ-LA , FICARÍAMOS TENTADOS À ADORÁ-LA"
SANTA MARIA MADALENA DE PAZZI

























A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTA CECÍLIA

Nas Atas de Santa Cecília lê-se esta frase: "Enquanto ressoavam os concertos profanos das suas núpcias, Cecília cantava no seu coração um hino de amor a Jesus, seu verdadeiro esposo". Estas palavras, lidas um tanto por alto, fizeram acreditar no talento musical de Santa Cecília e valeram-lhe o ser padroeira dos músicos. Hoje essa grande mártir e padroeira dos músicos canta louvores ao Senhor no céu





















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...