quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Chamado da Rainha da Paz a ser Luz do Mundo...


Qual é a sensação de um jovem quando é chamado a descobrir o amor de Deus e ser luz do mundo? Perguntamos a um membro da comunidade dos Beatitudes, Jean Uriel Frey, o qual nos contou sobre sua conversão, que começou em Medjugorje e como ele utiliza esse "tesouro" para ajudar as pessoas.

Meu nome é Jean Uriel. Sou suíço, nascido em Lucerne e tenho 32 anos. A primeira vez que ouvi sobre Medjugorje foi há 12 anos, quando meu irmão mais velho pediu que eu fosse com ele em peregrinação. Eu concordei em vir sem saber nada sobre o lugar. Eu recordo claramente, como se fosse hoje, que em meu primeiro dia aqui eu pude sentir a graça de Deus em mim. Eu estava muito afastado da igreja e foi então que encontrei o amor de Deus e Sua grande misericordia.

Chorei todas as lágrimas possíveis, libertando-me de amargura e ressentimentos, mas também de gratidão para com o Pai que me amou assim como eu era. Esse momento - essa experiência - ficou marcada em meu coração para sempre. Não imediatamente, mas pouco a pouco, o Senhor trabalhava em meu coração. Descobri gradualmente o papel da Virgem Maria na igreja e em minha vida. Registrei-me em uma escola em busca de descobrir a minha vocação. Alguns anos mais tarde, senti o chamado ao sacerdócio e à vida religiosa na comunidade dos "Beatitudes", onde vivo ate hoje, por 7 anos.

Fui a Medjugorje muitas vezes. Agora estou aqui novamente com um grupo de 170 jovens da Franca, incluindo alguns da Alemanha e da Itália. Viemos para o Festival da Juventude. O que mais me impressiona cada vez que venho aqui é a sensação do envolvimento da presença de Nossa Senhora. Quando eu me aproximo da igreja e vejo os jovens rezando, eu tenho a impressão que estão envolvidos no manto de Maria e a eles é dada a graça de se sentirem filhos de Deus.

P. O que os jovens buscam em Medjugorje e o que encontram?
No fundo, os jovens buscam a Deus, mesmo que eles não admitam. Muitos dizem que vieram por acaso, sem saber porque vieram, mas penso que desejam encontrar algo que pode explicar o significado de suas vidas; eles simplesmente não sabem como chamar este "algo". Eu penso que a maioria dos jovens sente em Medjugorje que Deus os ama profundamente, assim como eles são… Ao mesmo tempo, descobrem que este Pai está cheio de graça e de amor e que igualmente lhes deu uma mãe para os ajudar na sua viagem da fé.

Em Medjugorje, também encontram uma igreja que seja próxima a eles, uma igreja viva e fraternal. No Festival da Juventude, os jovens respiram na mesma atmosfera do Dia da Juventude do mundo que é tanto caracterizado pela diversidade – pessoas do mundo inteiro, diferentes grupos de oração, e todos unidos pela mesma graça, pela mesma fé e pela mesma certeza de serem filhos de Deus e da Virgem Maria.

P. Como os jovens rezam?
Eu fiquei muito surpreso, porque neste ano eu percebi que a oração, particularmente neste Festival da Juventude, foi marcada pela simplicidade, de uma forma muito aberta. Fiquei feliz em ver como os organizadores dão boas-vindas a diferentes pregadores, e como os pregadores se portam de maneira harmoniosa, sem distinções e sem competição. Há sentido de liberdade e as pessoas são ajudadas com a canção e a oração que os envolve completamente: o corpo e gestos. Os jovens responderam bem a isto, porque os permitiu expressarem seus sentimentos interiores de uma maneira natural. Em linhas gerais, não é fácil conseguir que os jovens cantem quando estes ainda não descobrirem a igreja. Por exemplo, há algumas semanas eu estava em uma reunião na Franca, la estavam 400 jovens. Nessa ocasião, foram necessários alguns dias para conseguir uni-los para louvar a Deus com canções e gestos.
Aqui em Medjugorje, eu tenho a impressão que já no primeiro dia é fácil conseguir isso. É um presente maravilhoso de Deus que todos aqui experimentem este tipo de espiritualidade.

P. O que você diz aos jovens que sentem o chamado para estar mais perto de Deus? Como você os ajuda a compreender sua vocação?

Eu observava frequentemente como aqui em Medjugorje os jovens são tocados por experiências profundas, mas ao tempo não estavam tao preparados para tal. Encontrei muitos, incluindo uma garota chamada Veronique que veio após o convite de um primo, e nem mesmo sabia porque veio. Nós estávamos viajando no mesmo ônibus. Tudo parecia estranho a ela e ela não compreendia o que nós fazíamos. Mas quando chegamos, ela foi imediatamente tocada pela graça e descobriu a beleza e a alegria da crença. Em apenas alguns dias, ela tomou passos gigantes na fé.

O que mais frequentemente os jovens perguntam: o que acontecerá depois, uma vez que chegarmos em casa? Nosso conselho é continuar dedicando um momento diário para a oração pessoal, e se possível juntar-se a um grupo de oração, onde seja mais fácil compartilhar experiências. Sobretudo, é isto o que Nossa Senhora pede em Suas mensagens. Deu-nos cinco pedrinhas, e sabemos que nem sempre é fácil para os jovens jejuarem, por exemplo. Estar em um grupo pequeno de oração pode ajudá-los a experimentar a graça recebida em Medjugorje de modo que, pouco a pouco, possa penetrar as raízes de suas vidas e as transformar. Verdadeiramente, a Mãe nos toma pela mão e nos ajuda a seguir a Cristo e nos ajuda a fazer tudo com a força do Espírito Santo e não com nossa própria força.

Q. Você vem de uma familia de 4 irmãos, e todos vocês se consagraram a Deus.
Os planos de Deus são sensacionais. Cada um de nós (eu, meus dois irmãos e irmã) foi chamado a vida religiosa, mas aconteceu de uma maneira muito natural. Eu tenho que admitir que as pessoas, quando sabem sobre nossa historia ficam impressionadas ou ate chocadas, mas cada um de nós tem sua própria história a contar. O Senhor tem uma forma suave de agir. Estas coisas não acontecem de um dia para outro; a graça de Deus estava agindo em cada um de nossos corações. E eu agradeço a Ele por este grande presente. Para mim, em particular, é uma alegria imensa, assim como é para meus irmãos. Eu igualmente agradeço a Deus pelos nossos pais. São pessoas extraordinárias, mas a coisa mais extraordinária é que aceitaram a vontade de Deus para a vida de seus filhos e não os impediram de seguir suas vocações.

Q. Há algo mais que você gostaria de dizer?
Eu gostaria de convidar todos a conhecer a Escola de Maria, a fim de ouvir o que Ela quer nos dizer. Hoje, 5 de agosto, aqui em Medjugorje, nós comemoramos seu aniversário (de acordo com o que Ela mesma revelou em uma mensagem), e penso que a maior alegria que uma mãe poderia experimentar é saber que seus filhos estão abertos. O único desejo da Virgem Maria é de que sejamos felizes. Assim, podemos experimentar esta felicidade de sermos filhos de Deus. Precisamos deixar ser guiados por Ela, que nos dará a felicidade que vem de saber que Cristo é nosso salvador. Também gostaria de convidar todos os jovens a visitarem Medjugorje. Devem vir em particular durante o Festival da Juventude. E aos adultos, eu gostaria de dizer: ofereçam uma peregrinação a Medjugorje, um Natal ou um presente de aniversário, assim como meu amigo o fez por mim. Eu não poderia ter vindo de outra maneira. Também os convido a serem criativos e a promoverem estas visitas para permitir que outros jovens experimentem a alegria do amor pela Rainha da Paz.

Fonte: http://www.medjugorje.ws
Traduzido do Inglês para o Português, por Telma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...